Conecte-se conosco

Dicas

Conquian: saiba mais sobre o jogo que está chegando no MegaJogos

Gabi Rigo

Publicado

em

Como jogar Conquian: regras e estratégias

Atenção amigos do MegaJogos, tem novidade chegando na área! Conquian é o nome da nova estrela das nossas salas de jogos.  

Jogo de cartas que nasceu em terras mexicanas e inspirou vários outros jogos populares, saiba mais sobre sua história e regras.

História

Criado no México, as origens exatas do jogo não são claras, mas acredita-se que tenha sido inventado no século 18 ou 19.

Considerado um ancestral dos jogos modernos de rummy, David Parlett o descreve como uma espécie de proto-gin rummy.

Inclusive, antes do surgimento do gin rummy, o conquian era descrito como “um excelente jogo para dois jogadores, bastante diferente de qualquer outro em seus princípios e exigindo muita atenção e boa memória para jogá-lo bem”.

Registros mexicanos sugerem que o Conquian já estava bem estabelecido na década de 1850 no país e, em  1852, cruzou a fronteira com o Novo México, onde foi incluído em uma lista de passatempos legalmente permitidos, sendo taxado como um “jogo de recreação”.

O especialista em jogos de cartas e editor Robert F. Foster rastreou o Conquian até o início da década de 1860.

Segundo ele, o jogo era originalmente disputado nos Estados Unidos por dois jogadores. Além disso, utilizava um baralho espanhol de 40 cartas, do qual estavam ausentes os 8, 9 e 10.

Ele afirma que, em 1873, foi o primeiro a propor que os reis, rainhas e valetes fossem removidos, deixando uma sequência natural de 10 cartas em cada naipe.

As regras mais antigas, no entanto, aparecem apenas em 1887 sob o nome de Coon Can, mas são posteriormente descritas com muito mais detalhes no Foster’s Hoyle de 1897, onde foi dito ser “um grande favorito no México e em todos os estados americanos que fazem fronteira com ele, especialmente no Texas”.

Em 1900, o jogo se espalhou para o leste dos Estados Unidos e, por volta de 1908, surgiram versões para três e quatro jogadores que usavam um baralho completo de 52 cartas

Em 1912, chegou à Inglaterra uma variante com 2 decks de cartas e 2 Jokers, chamada de Coon Can.

A popularidade do Conquian seguiu firme no século 20, com o político mexicano e líder militar, Gonzalo Santos, lembrando que “antes da Revolução [1910–1920] tínhamos uma vida boa. Vivíamos lá em Tampamolón e não fazíamos nada além de jogar Conquián ou dominó nos bares…”.

Como surgiu seu nome

De acordo com algumas teorias, o nome “conquian” vem da palavra “conquista”. Essa teoria sugere que conquistadores espanhóis podem ter inventado o jogo no México.

Outra teoria aponta que o nome deriva de con quién, em espanhol, que significa “com quem”. 

Outras denominações conhecidas do jogo são Coon Can, Cooncan, Conquain, Councan, Conca e Cuncá, uma variação sul-americana.

Na literatura mexicana do século 19, cunquián ou conquián são as formas escritas da palavra, enquanto publicações legais anteriores no Novo México, em espanhol e inglês, a registram como conquian.

Como jogar

O conquian é um jogo bastante flexível, pois permite a participação de 2 a 4 jogadores.

Para jogá-lo, os participantes utilizam um baralho espanhol de 40 cartas, que contém quatro naipes: copas, moedas, espadas e paus.

Primeiramente, o distribuidor entrega 8 cartas para cada jogador. Em seguida, ele coloca as cartas restantes em uma pilha virada para baixo e vira a carta do topo para cima para iniciar a pilha de descarte.

O jogador à esquerda do dealer joga primeiro e os turnos são no sentido horário. A vez de um jogador consiste em duas partes:

  • Compra: O jogador pode comprar a carta do topo do baralho ou a carta da pilha de descarte. O jogador deve adicionar a carta à sua mão sem mostrá-la aos outros jogadores.
  • Descarte: Após a compra, o jogador deve descartar uma carta de sua mão, colocando-a virada para cima no topo da pilha de descarte. Se o jogador criou um conjunto ou sequência, ele também pode colocá-lo na mesa.

Os participantes devem tentar criar conjuntos de três ou quatro cartas do mesmo valor ou em sequência do mesmo naipe. 

Ganha o primeiro jogador que se livrar de todas as suas cartas. 

Após o término do jogo, cada jogador conta os pontos da mão restante. As cartas numeradas valem seu valor nominal, as cartas com figuras valem 10 pontos e os ases valem 11 pontos. O jogador com a menor pontuação total ganha o jogo.

Conquian no Brasil

O conquian também chegou ao Brasil, onde teve algumas de suas regras adaptadas: 

  • Baralho de cartas: Aqui, geralmente joga-se com um baralho padrão de 52 cartas. 
  • Número de jogadores: No México, os jogadores geralmente disputam o conquian em duplas, embora algumas variações permitam até três ou quatro participantes. Por outro lado, no Brasil, a versão mais comum do jogo conta com quatro jogadores.
  • Formas de ganhar: No México, o objetivo do jogo é formar combinações de cartas, incluindo sequências de três ou mais cartas consecutivas do mesmo naipe ou conjuntos de três ou mais cartas do mesmo valor.No Brasil, os jogadores disputam o jogo de maneira semelhante, mas também podem vencer formando uma mão com cinco cartas do mesmo naipe.
  • Regras adicionais: No Brasil, é comum que haja regras adicionais, como “bater” (bater na mesa) quando um jogador forma sua mão e “trincas coringas”, em que um jogador pode usar um coringa para completar um conjunto de três cartas iguais. 

Conquian no MegaJogos

Conquian é um jogo de cartas divertido e desafiador que pode ser jogado com a família e amigos. 

As regras são fáceis de aprender e uma partida pode durar menos de 3 minutos!

Aqui no Mega você vai poder experimentar essa nova modalidade em breve, mas fique atento a algumas de nossas regras:

  • O jogo lembra o Pife, mas cada jogador começa com 8 cartas. Eles utilizam um baralho espanhol (sem 8 e 9) e baixam os jogos assim que os formam na mão.
  • Uma das dinâmicas que caracteriza o jogo é a “Forçar”. Nessa jogada, um jogador obriga um adversário a usar a carta do topo da lixeira em seu jogo, levando-o a descartar uma de suas cartas e interferindo em sua estratégia.
  • O objetivo é formar jogos na mesa usando 9 cartas (oito da mão mais uma).

Curiosos? Nós também! Não vemos a hora de ver o conquian agitando as nossas salas de jogos

Fique atento que em breve vamos anunciar seu lançamento.

Enquanto isso, temos a casa cheia com os melhores jogos de cartas e tabuleiro para você se divertir.

Junte-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Continuar lendo
2 Comentários

1 Comentário

  1. Silvia

    20/09/2023 at 07:12

    Legal, mas Gostaria que o mega adicionasse o jogo “adedonha” o famoso Stop… já temos bastante baralho.

    • Gabi Rigo

      Gabi Rigo

      17/10/2024 at 18:41

      Olá, Silvia, boa tarde. Ótima sugestão! Encaminhamos para o nosso time de desenvolvimento! Muito obrigada!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

Jogos Incríveis para Jogar com o Namorado (a)

Gabi Rigo

Publicado

em

Jogos-Incríveis-para-jogar-com-o-Namorado-(a)

Nesse dia 12 de junho, que tal fazer uma proposta indecente para a sua cara metade? Uma noite de jogos! 🎉Então, esqueça o restaurante lotado e o presente clichê — jogar com o namorado (a) pode ser muito mais divertido, íntimo e inesquecível.

Por isso, neste post, reunimos sugestões de jogos perfeitos para casais, incluindo videogames, jogos de cartas, de perguntas e até ideias para criar seus próprios desafios românticos em casa. 😍

Jogos perfeitos para jogar com o namorado (a)

Flores e bombons? Nahh, isso aqui é muito mais legal. Ou, se não dispensar um docinho, traga o bombom junto.

Temos ideias de jogos para casais gamers, casais clássicos, nerds, enfim, para casal nenhum botar defeito. Então, pegue sua dupla e escolha qual combina mais com uma noite a dois. 😉

Jogos para Gamers in love

Vamos começar com uma listinha cheia de amor e telas.

It Takes Two (PC, PS4, PS5, Xbox)

Para dar aquela bambeada no coração e começar com emoção. 

It Takes Two é uma jornada fofa de dois personagens em crise conjugal que precisam trabalhar juntos para superar obstáculos — literalmente e emocionalmente. 

É divertido, profundo e cheio de surpresas. Ou seja, ótimo para criar memórias e dar boas risadas.

Overcooked! 2 (PC, Switch, PS, Xbox)

Esse é perfeito para fazer aquela competição saudável (ou não) entre casais.

Jogo rápido e dinâmico, você e sua cara metade vão ter a chance de cozinhar a dois, só que numa cozinha absurdamente insana.

Pode gerar algumas tretas, mas com certeza vai gerar risadas, e é ótimo para testar a comunicação. O melhor? Não tem louça pra lavar no final!

Stardew Valley (PC, consoles, mobile)

Querem desacelerar e viver aquele sonho de ter uma fazendinha e criar galinhas juntos?

Então, Stardew Valley é o caminho. Aqui vocês podem construir uma fazenda, pescar, fazer uma hortinha e até se casar ao pôr do sol.

No multiplayer, é possível criar uma vida inteira a dois. Fofo e relaxante, é ótimo para casais que buscam algo mais zen e já querem fazer um test drive de uma vida juntando as escovas de dente no campo.

Unravel Two (PC, PS4, Xbox)


Dois bonequinhos de lã ligados por um fio precisam se ajudar para avançar em belos cenários. Então, romântico ou romântico? 🥰

O jogo é lindo e tem uma mensagem tocante sobre conexão e cooperação. 

Ideal para casais que amam resolver puzzles juntos.

Jogos para os amantes de Cartas 

Jogos de cartas são perfeitos para casais, pois cabem em qualquer lugar, têm regras simples e vão muito bem acompanhados de um vinhozinho.

Paciência a Dois (ou “Competição de Paciência”)

Se “competição de paciência” não é nome de jogo para casal, então, não sei o que é. 😂

Basicamente, nesta versão romântica, cada um joga sua própria paciência ao mesmo tempo, com um baralho separado ou o mesmo jogo, intercalando ações. 

É quase terapêutico — ótimo para jogar juntinhos numa tarde preguiçosa, acompanhados de um café ou vinho.

* Os 5 tipos mais populares de jogos de Paciência

Buraco (ou Canastra)

Não podia ficar de fora e nem precisa de maiores explicações do porque é ótimo para jogar com o namorado, afinal, esse jogo vem formando famílias a gerações. 

Só perguntar para os seus pais o que eles costumavam jogar em sua época de namoro e não vai ter erro, Canastra.

Jogo para curtir a companhia do seu amor sem pressa e sem hora para acabar. #miau

* Conheça todas as variações do jogo Buraco

Jogo da Verdade com Cartas

Esse é para começar a colocar fogo no parquinho. 🌶️

Cada naipe representa um tipo de pergunta (♥ amor, ♠ sexo, ♦ futuro, ♣ passado). Então, em cada jogada um sorteia uma carta e o outro responde.

Tem que ter coragem para jogar com o namorado, mas é uma oportunidade excelente para deixar as coisas mais íntimas e conhecer melhor seu parceiro(a).

Strip Poker (versão leve ou sensual)

Pra incendiar tudo de uma vez. 🌶️🌶️🌶️

O famoso poker, mas na sua versão caliente, com apostas valendo peças de roupas ou, na sua versão mais leve, gestos românticos. 

Aqui vocês escolhem, pode ser jogado só por diversão, com recompensas carinhosas, ou já como deixa para esquentar o clima. 🔥

Jogos apaixonantes de tudo que é tipo

Mais ideias offline para curtir juntos:

Fog of Love

Se sente 100% comprometido? Esse é o seu jogo. Nele você e seu par assumem personagens e vivem uma história de amor inteira, ou seja, desde o primeiro encontro até o relacionamento “pacote completo”.

Ideal para jogar com o namorado que você tá crente que é o amor da sua vida e ver como vocês passariam por diversas decisões, conflitos e momentos engraçados. 

É quase um “filme romântico interativo” onde o casal precisa equilibrar amor, identidade e expectativas.

Love Letter

Leve e divertido, nesse jogo você deve conquistar o coração de uma princesa (ou príncipe).

Seu objetivo é levar a sua carta de amor para as mãos da princesa enquanto desvia as cartas de pretendentes concorrentes.

Embora seja mais conhecido para grupos, a versão de 2 jogadores funciona muito bem. Jogo curto, ótimo para começar a noite.

We’re Not Really Strangers – Couples Edition

Esse, infelizmente, só tem em inglês, mas se você domina o idioma ou não tem preguiça de usar tradutores, é uma boa opção para jogar com o namorado.

São 150 cartões de conversa com 3 níveis de perguntas e curingas cuidadosamente elaborados. 

Perfeito para casais de todos os “níveis”, inclusive os já casados, mas eternos namorados, que querem conhecer mais profundamente os seus parceiros. 

DIY (Crie seu próprio jogo)

Tá afim de jogar com o namorado, mas quer algo ainda mais criativo e personalizado? Crie seu próprio jogo!

Pode ser uma caça ao tesouro:

  • Esconda bilhetes e presentes pela casa.
  • Crie pistas relacionadas à história de vocês.
  • Finalize com um presente especial… 😉

Ou invente coisas como:

  • Jogo de tabuleiro com casas com “ações” como “1 elogio”, “1 beijo”, “conte um segredo”, “faça uma massagem rápida”
  • Desafios tipo “escreva uma carta de amor em 1 minuto” ou “cante uma música romântica”
  • Jogo da memória personalizado com fotos de vocês.


Dá para montar tudo com papel, objetos pessoais e um pouco de criatividade. É uma das ideias mais originais para surpreender o seu amor.

*Os 5 melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos

Sorte no amor E no jogo

Jogar com o namorado é uma forma divertida, íntima e criativa de aproveitar essa data especial.

Seja rindo juntos numa partida de cartas ou fugindo da prisão virtual em dupla, o que importa é o tempo de qualidade.

Liberte-se de restaurantes lotados e superfaturados e aposte nessa experiência diferente e cheia de cumplicidade. 

Se precisar, nossas salas de jogos estarão abertas e em clima romântico esperando vocês.

Esse é o dia perfeito para provar que você pode ter sorte no jogo E no amor. 😉❤️

Continuar lendo

Curiosidades

Manual do Geek Iniciante: Por Onde Começar no Mundo Nerd?

Gabi Rigo

Publicado

em

Manual-do-Geek-Iniciante_Por-Onde-Começar-no-Mundo-Nerd

Saudações, GEEK! 🖖 E então, já está sentindo aquela vontade de tirar a capa do armário? Saiba que é porque o dia mais legal do ano está chegando!

No dia 25 de maio a força se alinha e o mundo comemora o Dia do Orgulho Nerd, então, prepare sua varinha, seu sabre de luz, o que for, porque chegou a sua vez.

E se você não sabe muito bem do que se trata, mas tem uma quedinha secreta por esse  mundo de dragões, espadas, quadrinhos, multiversos, códigos binários e convenções com gente fantasiada, este é o manual de iniciação perfeito para você. 🧙

Mas primeiro… por que o dia 25 de maio?

O Dia do Orgulho Geek é comemorado em 25 de maio por dois motivos épicos:

  1. Estreia de Star Wars – Uma Nova Esperança: Em 25 de maio de 1977, foi lançado o filme que se tornou um marco na cultura pop e transformou o cinema. Então, se você nasceu depois, saiba que esse é o motivo pelo qual usamos sabres de luz imaginários (e reais) até hoje.

  1. Dia da Toalha: Essa é uma homenagem ao autor Douglas Adams e seu clássico “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, onde a toalha é o objeto mais importante que um mochileiro interestelar pode ter. Não entendeu? Ler o livro é uma ótima forma de começar no mundo geek!

Então, graças a esses dois verdadeiros marcos da história nerd, 25 de maio é o dia universal do orgulho geek

Um salve a todos que estão lendo isso usando uma camiseta do Batman e tomando café em uma caneca do Darth Vader. 

Enquanto àqueles que estão começando a assistir The Big Bang Theory e a se identificar com esse mundo, saibam que estão no caminho certo, jovens padawan!

* 9 indicações para os geeks que adoram TV e jogos

O que significa ser geek?

Durante muito tempo ser geek, o famoso nerd, era motivo de bullying na escola.

Sim, o nerd era a pessoa mais inteligente da sala, mas também a vista como mais esquisita. Porém, pode-se dizer que essa era de injustiça acabou.

Hoje em dia os geeks ainda são considerados inteligentes e esquisitos? Sim, mas com orgulho!

Pois o que antes era razão para xingamento escolar, hoje é sinônimo de paixão, inteligência, e mente criativa. Gente que pensa e vive “fora da caixa”.

O nerd/geek pode ser fã de tecnologia, RPG, animes, ficção científica, séries, quadrinhos, ou tudo isso ao mesmo tempo, enquanto programa um app que vai facilitar a vida de muita gente. 

Sim, minha gente, na era da tecnologia, os humilhados foram finalmente exaltados!

E os números não mentem:

  • O mercado global geek movimentou mais de US$ 300 bilhões em 2023, segundo a Grand View Research.
  • Enquanto isso, só o universo Marvel arrecadou mais de US$ 30 bilhões com filmes desde 2008.
  • Stranger Things, uma série incrível cheia de referências nerds, foi assistida por mais de 1 bilhão de horas só na 4ª temporada.

Ser nerd hoje é pop. Mas com referências.

Como começar no mundo geek?

O universo geek tem muitas galáxias. O segredo é descobrir para qual delas você se sente mais inclinado a viajar.

Abaixo, listamos algumas opções (divididas por nichos) para iniciantes:

1. Filmes e Séries

Aqui as opções são inúmeras, mas temos que começar com os blockbusters:

  • Star Wars (comece pela trilogia original: Episódios IV, V e VI)
  • Marvel Cinematic Universe (ordem de lançamento ou cronológica – só cuidado, são 30 filmes e contando)
  • Senhor dos Aneis (clássico e indispensável)
  • The Big Bang Theory (apenas, assistam #amelhor)
  • Stranger Things (RPG, nostalgia dos anos 80, Demogorgons e uma pitada de terror)

Em 2023, o Disney+ atingiu 157 milhões de assinantes, impulsionado por conteúdo geek como Loki, WandaVision e The Mandalorian.

2. Livros e Quadrinhos

Essa foi a fonte em que os primeiros nerds beberam, na época em que as TVs ainda não tinham invadido as casas.

Os geeks originais se reconheciam pela paixão por quadrinhos e obras literárias cheias de magia:

  • O Hobbit e O Senhor dos Anéis – Tolkien é o pai de todos os elfos
  • Fundação (Isaac Asimov) – ficção científica para quem quer usar 130% do cérebro
  • Quadrinhos da Marvel e DC – comece por arcos fechados (ex: Batman: Ano Um, Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven)
  • Harry Potter – revolucionou o mundo da magia

E para quem acha que os quadrinhos ficaram no passado, saiba que o mercado de HQs ultrapassou US$ 2 bilhões em vendas em 2023, segundo a Comichron.

3. Games

Pessoal da época do Atari que chegou até a era do Fortnite e cia, pode se considerar geek de carteirinha. 

Sua alma nerd venceu os piores gráficos possíveis e o alto preço das fitas de vídeo game para um mundo em que só falta entrar na tela.

Para quem está começando, nossas sugestões:

  • Para iniciantes casuais: Stardew Valley, Minecraft, Among Us
  • Para quem curte história: The Last of Us, God of War, Zelda
  • Para quem ama estratégia: Pokémon, Final Fantasy, XCOM

O mercado de games faturou US$ 184 bilhões em 2023, segundo a Newzoo — superando cinema e música juntos. O vício segue firme!

* 8 ideias de presentes que todo gamer vai amar

4. RPG de Mesa

Nunca houve, nem nunca haverá, nada mais geek que isso.

Sentar em uma mesa, sem telas, fantasiado, interpretando um elfo ladino enquanto foge de goblins com um mago bêbado, só usando sua imaginação, papel e dados. Isso é ter sangue geek.

Pessoal que já nasceu na época da internet teve poucas chances de apreciar a beleza desse mundo, mas nunca é tarde para começar:

  • D&D 5ª edição (Dungeons & Dragons) – tem app, vídeos explicando, e comunidades prontas pra te receber
  • Tormenta (brasileiro!) – fantasia nacional com muito humor

Curiosidade: Após a série Stranger Things, o número de jogadores de D&D aumentou em mais de 40% entre 2020 e 2023, segundo a Wizards of the Coast.

5. Cultura Pop e Comunidade

Ser geek sozinho não tem a metade da graça do que ser geek em comunidade. 

Vá atrás do seu povo e seja muito, muito feliz. Algumas ideias para se conectar:

  • Assista vídeos no YouTube (ex: Nerdologia, Ei Nerd, The Enemy)
  • Vá a eventos geeks, como a CCXP (São Paulo), Anime Friends ou convenções locais
  • Entre em grupos de WhatsApp, Discord ou fóruns de fandoms

E vá sem medo! Você não vai ser julgado por não ter lido todos os quadrinhos do Deadpool ou não saber a diferença entre um tie fighter e uma x-wing.

A maioria dos nerds adora ensinar e acolher iniciantes. Afinal, nada melhor do que falar sobre e recomendar o que a gente ama.

* Melhores jogos para jogar com amigos

Dicionário Rápido Nerd 

Aqui uma listinha básica para você, geek iniciante, não ficar “viajando” muito:

  • Canon – o que é oficial na história (o resto é fanfic)
  • Shippar – torcer por um casal (mesmo que impossível)
  • Lore – o conjunto de informações do universo (história, mitologia etc.)
  • Plot twist – reviravolta de enredo (tipo descobrir que o vilão é seu pai)
  • Fandom – grupo de fãs que respira um conteúdo geek 24/7

Conselho mais importante sobre o mundo geek: Divirta-se!

O mundo nerd é feito de paixão, curiosidade e referências. 

Não é preciso saber tudo – basta estar disposto a explorar, rir, e às vezes se emocionar com a morte de um hobbit (brincadeira… ou não).

Nada melhor do que aproveitar o Dia do Orgulho Nerd para começar essa jornada. 

Seja com uma série, um anime, um jogo ou um livro, o primeiro passo é sempre o mais épico.

E lembre-se: não entre em discussões sobre “Marvel vs DC” antes de estar no nível 20. Pode ser perigoso.

Que a força esteja com você! ⚔️

Continuar lendo

Curiosidades

Melhores jogos para jogar com amigos

Gabi Rigo

Publicado

em

Melhores-jogos-para-jogar-com-amigos

Reunir os amigos para uma noite de jogos é uma das formas mais divertidas de passar o tempo, afinal, jogar com amigos é sinônimo de rir até perder o ar, discutir calorosamente até derrubar o copo na mesa e ter história pra contar depois.

O difícil é achar um jogo que todos gostem e conheçam as regras e aí, então, nada melhor do que recorrer aos clássicos atemporais que você vai ver neste post.

6 Jogos de Carta e Tabuleiro para Jogar com Amigos

Jogar com amigos é um dos grandes e simples prazeres da vida, daqueles acessíveis para todo mundo.

Você só precisa de duas ou três pessoas que goste, um baralho e/ou um tabuleiro. Qualquer coisa extra, como pizza e um litrão de coca-cola, é lucro.

Neste post, vamos relembrar seis jogos clássicos que continuam sendo sucesso em qualquer roda de amigos. 

Então, prepare a pipoca (ou pizza, ou batata-frita, até cheetos tá valendo) arrume a mesa e escolha o seu favorito — a diversão está garantida!

1. MauMau (Uno)

MauMau é um dos jogos de cartas mais populares do mundo, e não é pra menos.

Fácil de aprender, dinâmico e cheio de reviravoltas, o jogo é ideal para grupos de 2 a 10 jogadores e, o melhor, agrada qualquer faixa etária.

O objetivo é simples: ser o primeiro a se livrar de todas as cartas da mão. Mas entre cartas especiais como “Compra 4”, “Pula” e “Inverte”, a disputa pode se tornar uma verdadeira guerra.

Isso mesmo, quem já jogou sabe. Você vai rir, reclamar, xingar e pode até deixar escapar um tapinha em alguém, ou seja, perfeito para jogar com amigos. 😂 

* MAU-MAU ou UNO? Saiba mais sobre esse jogo que conquista gerações

2. Imagem & Ação 

Como acontece no Truco, é impossível jogar Imagem & Ação sem gritaria. Coloque homens contra mulheres e a emoção pode chegar num nível ensurdecedor.

Para quem teve uma juventude pouco animada e não conhece, explicamos que o desafio é fazer sua equipe adivinhar uma palavra ou expressão apenas com desenhos ou mímicas (depende que versão você está jogando).

Por isso, Imagem & Ação é garantia de muitas gargalhadas, interpretações malucas, desenhos que não fazem o menor sentido e a possível descoberta de talentos escondidos. 

Um jogo imperdível para jogar com amigos ao menos uma vez na vida. Acredite, vai gerar momentos que vocês jamais vão esquecer. 😂

3. Banco Imobiliário (Monopoly)

Quem nunca passou horas negociando terrenos no Banco Imobiliário e se chocando com regras do mundo capitalista também não viveu certo.

Este clássico dos tabuleiros simula o mercado imobiliário, onde os jogadores compram, vendem e alugam propriedades com o objetivo de levar os adversários à falência. 

Combinando sorte (nos dados) e estratégia (nas negociações), o jogo é uma verdadeira aula de finanças disfarçada de diversão.

As versões modernas, como o Capital do MegaJogos, trazem diferentes cenários, moedas digitais e até temas de cidades ou franquias famosas, o que mantém o jogo atual e atrativo. 

É perfeito para tardes chuvosas ou noites de jogo que podem durar até o café da manhã.

* Jogos da infância que nunca ficam velhos 

4. Buraco

O clássico dos clássicos não podia ficar de fora, afinal, as chances de alguém não conhecer as regras desse ícone da cultura brasileira é quase nula, o que o torna uma escolha perfeita para jogar com amigos.

Buraco é um jogo de cartas que faz parte da vida da família brasileira desde gerações que já se perderam de vista.

Normalmente jogado em duplas, o objetivo é formar combinações de cartas (sequências ou grupos do mesmo valor) para fazer pontos e, eventualmente, fechar a partida ao “bater” ou “baixar tudo”.

Perfeito sem defeitos, reunir os amigos para jogar burado é uma programação que não tem como dar errado.

* Conheça todas as variações do jogo Buraco

5. Detetive (Clue)

Outro jogo que é uma verdadeira paixão, Detetive é pura adrenalina, correria pra chegar em todos os aposentos e descobrir quem é o assassino antes dos outros jogadores.

Se você teve a sorte de jogar com a primeira versão do tabuleiro e suas cartas e acessórios (alô, millennials!), temos certeza que os nomes coronel Mostarda e srta. Rosa nunca mais saíram da sua cabeça.

Uma das melhores opções para jogar com amigos, Detetive é um jogo de tabuleiro clássico que desafia os participantes a resolverem um assassinato misterioso. 

Os jogadores devem fazer perguntas uns aos outros e eliminar possibilidades até chegarem às respostas certas. Quem matou quem? Onde? Com que arma?

Você vai suar, suspeitar de todo mundo (inclusive de si mesmo), blefar, ter pequenos ataques cardíacos, e assim que acabar uma partida, vai querer começar outra.

6. War

Para os amantes de estratégia, War é a pedida certa.

Um jogo de conquista territorial em que os jogadores comandam exércitos e disputam continentes através de batalhas estratégicas. 

Com cartas, dados e objetivos secretos, o jogo exige planejamento, negociação e, claro, um pouco de sorte. A cada rodada, alianças são formadas (e traídas), e o mundo muda de mãos.

Apesar de ser mais complexo e demorado, War é ideal para jogar com amigos que eventualmente têm que te perdoar por táticas de guerra sacanas.

No Megajogos, temos uma opção parecida para quem quiser testar antes de investir num tabuleiro: Mega Batalha Naval.

Jogar com amigos é no MegaJogos!

Jogos de cartas e tabuleiro continuam sendo uma das melhores formas de reunir amigos e passar momentos incríveis. 

Seja você fã de desafios estratégicos, jogos de lógica ou momentos mais descontraídos com muita risada, com certeza existe um clássico esperando para ser redescoberto. 

E se não der para reunir todos os seus amigos na mesma casa, não se preocupe, ainda dá para juntar todos na mesma sala virtual aqui no MegaJogos.

O importante é jogar com amigos e manter viva essa tradição que faz tão bem pro coração. 😍

Continuar lendo

Mais lidas

MEGAJOGOS © 2002 - 2025. Todos os direitos reservados.