Atenção amigos do MegaJogos, tem novidade chegando na área! Conquian é o nome da nova estrela das nossas salas de jogos.  

Jogo de cartas que nasceu em terras mexicanas e inspirou vários outros jogos populares, saiba mais sobre sua história e regras.

História do Conquian

Criado no México, as origens exatas do jogo não são claras, mas acredita-se que tenha sido inventado no século 18 ou 19.

Considerado um ancestral dos jogos modernos de rummy, David Parlett o descreve como uma espécie de proto-gin rummy.

Inclusive, antes do surgimento do gin rummy, o conquian era descrito como “um excelente jogo para dois jogadores, bastante diferente de qualquer outro em seus princípios e exigindo muita atenção e boa memória para jogá-lo bem”.

Registros mexicanos sugerem que o Conquian já estava bem estabelecido na década de 1850 no país e, em  1852, cruzou a fronteira com o Novo México, onde foi incluído em uma lista de passatempos legalmente permitidos, sendo taxado como um “jogo de recreação”.

O especialista em jogos de cartas e editor Robert F. Foster rastreou o Conquian até o início da década de 1860.

Segundo ele, mesmo nos Estados Unidos, o jogo era originalmente jogado por dois jogadores com um baralho espanhol de 40 cartas das quais faltavam os 8, 9 e 10. 

Ele afirma que, em 1873, foi o primeiro a propor que os reis, rainhas e valetes fossem removidos, deixando uma sequência natural de 10 cartas em cada naipe.

As regras mais antigas, no entanto, aparecem apenas em 1887 sob o nome de Coon Can, mas são posteriormente descritas com muito mais detalhes no Foster’s Hoyle de 1897, onde foi dito ser “um grande favorito no México e em todos os estados americanos que fazem fronteira com ele, especialmente no Texas”.

Em 1900, o jogo se espalhou para o leste dos Estados Unidos e, por volta de 1908, surgiram versões para três e quatro jogadores que usavam um baralho completo de 52 cartas

Em 1912, chegou à Inglaterra uma variante com 2 decks de cartas e 2 Jokers, chamada de Coon Can.

A popularidade do Conquian seguiu firme no século 20, com o político mexicano e líder militar, Gonzalo Santos, lembrando que “antes da Revolução [1910–1920] tínhamos uma vida boa. Vivíamos lá em Tampamolón e não fazíamos nada além de jogar Conquián ou dominó nos bares…”.

Como surgiu seu nome

De acordo com algumas teorias, o nome “conquian” vem da palavra “conquista”. Esta teoria sugere que o jogo pode ter sido inventado por conquistadores espanhóis no México.

Outra teoria aponta que o nome deriva de con quién, em espanhol, que significa “com quem”. 

Outras denominações conhecidas do jogo são Coon Can, Cooncan, Conquain, Councan, Conca e Cuncá, uma variação sul-americana.

Na literatura mexicana do século 19, a palavra é escrita cunquián ou conquián, mas publicações legais anteriores no Novo México, tanto em espanhol quanto em inglês, registram-na como conquian.

Como jogar Conquian

Bastante flexível, o conquian pode ser jogado com 2 a 4 jogadores.

Um baralho espanhol de 40 cartas é usado no jogo, consistindo de quatro naipes: copas, moedas, espadas e paus.

Para começar, cada jogador recebe 8 cartas. As cartas restantes são colocadas em uma pilha com a face para baixo e a carta do topo é virada para cima para iniciar a pilha de descarte.

O jogador à esquerda do dealer joga primeiro e os turnos são no sentido horário. A vez de um jogador consiste em duas partes:

  • Compra: O jogador pode comprar a carta do topo do baralho ou a carta da pilha de descarte. O jogador deve adicionar a carta à sua mão sem mostrá-la aos outros jogadores.
  • Descarte: Após a compra, o jogador deve descartar uma carta de sua mão, colocando-a virada para cima no topo da pilha de descarte. Se o jogador criou um conjunto ou sequência, ele também pode colocá-lo na mesa.

Os participantes devem tentar criar conjuntos de três ou quatro cartas do mesmo valor ou em sequência do mesmo naipe. 

Ganha o primeiro jogador que se livrar de todas as suas cartas. 

Após o término do jogo, cada jogador conta os pontos da mão restante. As cartas numeradas valem seu valor nominal, as cartas com figuras valem 10 pontos e os ases valem 11 pontos. O jogador com a menor pontuação total ganha o jogo.

Conquian no Brasil

O conquian também chegou ao Brasil, onde teve algumas de suas regras adaptadas: 

  • Baralho de cartas: Aqui, o jogo é geralmente jogado com um baralho padrão de 52 cartas. 
  • Número de jogadores: No México, o Conquian é geralmente jogado com dois jogadores, embora haja variações que permitem até três ou quatro jogadores. No Brasil, o jogo é frequentemente jogado com quatro jogadores. 
  • Formas de ganhar: No México, o objetivo do jogo é formar combinações de cartas, incluindo sequências de três ou mais cartas consecutivas do mesmo naipe ou conjuntos de três ou mais cartas do mesmo valor. No Brasil, o jogo é jogado de maneira semelhante, mas também é possível ganhar o jogo fazendo uma mão de cinco cartas do mesmo naipe. 
  • Regras adicionais: No Brasil, é comum que haja regras adicionais, como “bater” (bater na mesa) quando um jogador forma sua mão e “trincas coringas”, em que um jogador pode usar um coringa para completar um conjunto de três cartas iguais. 

Conquian no MegaJogos

Conquian é um jogo de cartas divertido e desafiador que pode ser jogado com a família e amigos. 

As regras são fáceis de aprender e uma partida pode durar menos de 3 minutos!

Aqui no Mega você vai poder experimentar essa nova modalidade em breve, mas fique atento a algumas de nossas regras:

  • No MegaJogos o conquian é jogado entre 3 pessoas (adversárias). 
  • O jogo lembra o pife, mas começa com 8 cartas, é jogado com um baralho espanhol (sem 8 e 9) e os jogos são baixados assim que são formados na mão.
  • Uma das dinâmicas que caracteriza o jogo é a “Forçar”, onde você faz com que a carta do topo da lixeira seja usada no jogo de algum dos seus adversários, induzindo-o a descartar uma de suas cartas da mão e interferindo na sua estratégia.
  • O objetivo é formar jogos na mesa usando 9 cartas (oito da mão mais uma).

Curiosos? Nós também! Não vemos a hora de ver o conquian agitando as nossas salas de jogos

Fique atento que em breve vamos anunciar seu lançamento.

Enquanto isso, temos a casa cheia com os melhores jogos de cartas e tabuleiro para você se divertir.

Junte-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Deixe um comentário