Difícil achar alguém que viveu a década de 90 e não jogou Paciência. E campo minado. E FreeCell. Por quê? Porque esses eram os jogos que vinham no Windows, nos primórdios da era dos computadores no Brasil. #classico #genZpira

Provavelmente também é culpa da Microsoft que a grande maioria das pessoas pense que só existe um tipo de Paciência, quando na verdade existem no mínimo uns cinco bastante conhecidos.

– pausa dramática –

Chocados? Pois é, Bill Gates enganou muita gente.

Haja Paciência: Conheça 5 versões do famoso jogo de cartas

O termo Paciência é frequentemente usado incorretamente (pasme!) para se referir a um tipo específico de jogo de cartas conhecido como Klondike ou Paciência no Reino Unido. 

Klondike, a versão amplamente conhecida, graças a Microsoft, ainda é a mais popular do jogo. No entanto, existem várias outras que também são bastante conhecidas e praticadas.

Uma coisa todas têm em comum: são feitas para serem jogadas por apenas uma pessoa. No mais, pequenas diferenças tornam cada variante desafiadora à sua maneira. Confira!

1. Klondike

Klondike é a versão mais popular da Paciência. Suas origens são incertas, mas é provável que tenha surgido pela primeira vez durante a corrida do ouro, no século 19, na região de Klondike, no Canadá, de onde deriva seu nome. 

Sua enorme popularidade pode se deve a sua inclusão no Windows 3.0 da Microsoft, em 1990.

Como jogar 

Klondike usa um baralho de 52 cartas. O objetivo é organizá-lo por naipe em ordem ascendente, começando com o Ás e terminando com o Rei, em áreas vazias chamadas de fundações.

As cartas são distribuídas em 7 colunas na mesa, todas viradas para baixo, com exceção da primeira de cada pilha. Para revelar as cartas ocultas, o jogador deve construir sequências (do Rei ao Ás) com cores alternadas. Apenas os Reis podem ser movidos para os espaços vazios na mesa. 

As cartas restantes que não foram distribuídas são organizadas em uma pilha de estoque (baralho reserva). Elas podem ser usadas para ajudar o jogador a construir suas sequências. 

2. Spider

Embora o Klondike seja a versão mais popular em geral, o Spider ocupa o primeiro lugar entre os jogos de Paciência que usam dois baralhos.

Seu nome vem das 8 fundações que devem ser construídas para vencer o jogo, já que as aranhas normalmente têm 8 pernas.

 Estima-se que as chances de ganhar no Spider são cerca de 1 em cada 3 jogos. 

Como jogar

Dependendo do nível de dificuldade, o Paciência Spider pode ser jogado com um ou mais naipes. A disposição da mesa é semelhante ao Klondike, com pilhas, baralho reserva e fundações. No entanto, as cartas estão todas expostas e apenas sequências completas podem ser enviadas para as fundações.

O objetivo é construir sequências começando com o Rei e terminando com o Ás, movendo as cartas entre colunas. O jogo se torna consideravelmente mais desafiador se mais de um naipe for usado. 

Usar o baralho de reserva adiciona uma nova carta em todas as colunas.

3. FreeCell

Dos diferentes tipos de jogos de Paciência, o FreeCell é o que mais se assemelha a versão tradicional.

Considerada uma variante mais estratégica, é preciso “suar” mais para resolver o jogo.

No entanto, curiosamente, é um dos jogos de paciência com maiores probabilidades de resolução. Estima-se que cerca de 99% dos jogos tenham uma solução possível.

Como jogar

O FreeCell usa um único baralho. Todas as cartas são distribuídas em 8 colunas, com seus valores à mostra, e não há pilha de estoque. 

As sequências são construídas da mesma forma que na Paciência tradicional, em ordem decrescente (do Rei ao Ás,) em cores alternadas. 

A principal diferença entre as duas versões do jogo é a existência de 4 espaços vazios no quadro: as células livres (que dão nome ao jogo). As cartas podem ser enviadas a essas células e deixadas em espera para liberar as que estão abaixo delas. 

Uma vez que uma carta está em uma célula livre, ela só pode ser chamada ao jogo novamente para construir sequências nas colunas ou nas fundações.

4. Tripeaks

Tripeaks recebe seu nome por causa do modo que as cartas são dispostas na mesa, formando três picos de pirâmides. É também conhecido como Three Peaks, Tri Towers e Triple Peaks. 

O jogo foi inventado por Robert Hogue, em 1989. Hogue fez uma análise estatística de computador em sua criação original e concluiu que aproximadamente 90% de todos os jogos Tripeaks podem ser vencidos.

Como jogar

É usado um baralho de 52 cartas que são posicionadas em forma de três pirâmides de 4 linhas. A base de cada pirâmide contém 4 cartas voltadas para cima, enquanto as outras permanecem ocultas. As cartas restantes são colocadas em uma pilha de estoque.

O objetivo do jogo é eliminar todas as cartas da mesa. Para isso, o jogador deve desconstruir as pirâmides construindo sequências de cartas com apenas 1 valor mais alto ou mais abaixo da anterior, independentemente do naipe. Por exemplo, um 4 pode construir uma sequência com um 3 ou um 5 e assim por diante. 

As cartas removidas da pirâmide são enviadas para uma pilha de descarte. A carta do topo desta pilha se torna a base para a próxima sequência.

Quando não houver mais movimentos possíveis, o jogador pode usar a pilha de estoque e enviar uma carta diferente para a pilha de descarte para ser usada como base da sequência. 

5. Pirâmide

Um dos tipos mais simples de Paciência, Pirâmide recebe esse nome porque as cartas são dispostas na mesa em forma de pirâmide. 

Note a ironia: apesar de seu layout e regras simples, é uma das versões do jogo com a menor probabilidade de resolução. 

A vitória neste jogo é condicionada pelas diferentes formas como as cartas podem ser posicionadas na mesa e pela abordagem estratégica do jogador. Quando as regras são definidas para permitir que o jogador vire a pilha de estoque apenas uma vez, as chances de ganhar são de cerca de 1 em 50.

Como jogar

Esse não é um jogo de construção, mas de emparelhamento. As cartas são colocadas na mesa em forma de pirâmide, com a face voltada para cima. Apenas as cartas descobertas podem ser chamadas para o jogo.

O objetivo é desconstruir a pirâmide combinando cartas cujo total seja igual a 13 pontos, independentemente do naipe (por exemplo, 8 + 5 = 13). Ao usar um baralho de 52 cartas padrão, o Rei tem um valor de 13 e pode ser removido sozinho. As rainhas são avaliadas em 12 e os valetes em 11.

O jogador pode tirar uma carta de cada vez da pilha de estoque para tentar encontrar uma correspondência para uma carta na pirâmide. A dificuldade do jogo é definida justamente dependendo do número de vezes que um jogador pode utilizar esse baralho reserva.

Paciência no MegaJogos

A inclusão de diferentes tipos de Paciência no software da Microsoft ao longo dos anos contribuiu para o aumento da popularidade desses jogos de cartas

Klondike ainda reina supremo entre eles, mas FreeCell e Spider estão logo atrás na corrida pela preferência do público.

Quer testar suas habilidades neste jogo que exige paciência e é um excelente passa tempo? Faça login na sua conta no MegaJogos e divirta-se!

Deixe um comentário