O jogo é jogado com 4 participantes formando duas duplas situadas em posições alternadas.
- Jogadores – 4.
- Baralhos – dois de 52 cartas.
- Distribuição – onze cartas para cada participante e dois mortos de 11 cartas.
- Objetivo – Fazer mais pontos.
Definições
- Jogo – três ou mais cartas, ordenadas, do mesmo naipe ou ordenadas com o mesmo valor (lavadeira). Ex.: 4,5 e 6 de Paus; 9 de paus, 9 de ouros e nove de espadas; 10, Valete e Dama de Copas. O Ás vale acima do Rei. número mínimo de cartas é três, mas podem ser descidas mais cartas simultaneamente, ou outras cartas serem acrescentadas no decorrer da partida.
- Curingas – Os dois são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta. Exemplo: Dama-dois-Ás de Ouros; sete-sete-dois; cinco,cinco e dois.
- Três Preto (Tranca) – Não pode ser usado para fazer um jogo. Quando baixado na lixeira, tranca a mesma, não podendo o próximo jogador comprar a lixeira.
- Três Vermelho – Deve ser baixado sozinho na mesa e vale 100 pts caso o jogador ou dupla tenham feito pelo menos uma canastra ou menos 100 pts caso não tenham feito canastra.
- Batida – é acabar as cartas da mão.
- Morto – No caso de jogo com 2 participantes, cada jogador recebe após bater 11 cartas (morto). Se for jogo de dupla, só recebe o primeiro da dupla a bater.
- Batida Direta e Batida Indireta Batida – direta é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta. Batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.
- Canastra – Jogo de sete cartas ou mais em sequencia do mesmo naipe. Tem dois tipos de canastra: “Limpa” (sem curinga), “Suja” (com curinga) .
O Jogo
O mão compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartasque sobrarem após a distribuição), verifica quais as combinações quepode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interessa. Essacarta começa a lixeira, refugo ou cartas da mesa. Após jogar fora,jogará o segundo jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, atéque alguém termine a partida. Após cada compra o jogador poderá baixaruma combinação de cartas – jogo – antes de descartar (jogar fora) umacarta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e estápassando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Do segundo jogador emdiante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas ascartas da lixeira no caso de não estar trancada com um três preto. Paracomprar a lixeira, o jogador obrigatóriamente terá que justificar acompra da carta de cima, encaixando-a diretamente em um jogo na mesa oujuntando com duas cartas ou mais da mão e baixando como um novo jogo. Ojogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará as onze cartas deseu morto e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cadamorto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater,terminará a partida, mas para isso precisa-se de pelo menos uma canastralimpa. Se a outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, deverádescontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes aomorto, além das cartas que tem em mãos. Se tiver baixado três vermelho etiver canastra, soma-se 100 pts para cada três e se não tiver canastra,deduz-se 100 pts para cada três vermelho baixado.
Contagem
Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja osvalores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Deduz -seos valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla quebateu, soma mais 100 pontos da batida e caso o outro jogador ou duplanão tenha pego o morto, diminúi-se 100 pontos como penalidade.
Detalhe: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e oadversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o mortodeverá ser pago, como se não o tivesse sido comprado.
Valor em pontos
- Batida = 100 pontos.
- Todas as cartas = 10 pontos.
- Do Oito ao Rei = 10 pontos cada carta.
- Canastra Limpa = + 200 pontos.
- Canastra Suja = + 100 pontos.
- Três vermelho baixado, tendo canastra = +100 pontos.
- Três vermelho baixado, não tendo canastra = – 100 pontos (negativos).
- Por não pegar o morto = -100 pts (negativos).
2 Comments
maria ignez
Para usar o 3 como coringa o joador deverá ter um pau ou jogo de seguida na mão ou poderá pegar o 3 vermelho descartado colocando-o em uma seguida na mesa fazendo canastra
Gabi Rigo
Olá, Maria, bom dia. Não é possível utilizar o 3 como curinga.