Mau-mau é um jogo de baralho muito comum no Brasil e na Alemanha, ideal para se jogar com muitos jogadores, sendo cada um por si. O mínimo são dois, porém o recomendável é de 5 a 12.

Quanto mais jogadores, mais engraçado e emocionante o jogo fica; porém, acima de 12 o jogo pode se tornar cansativo por demorar demais para chegar na vez de cada um.

Pouco se sabe sobre o surgimento das primeiras regras do jogo mas, algumas fontes apontam que ocorreu por volta de 1976 na Alemanha, porém não existem maiores detalhes sobre esta versão.

Outras histórias apontam para o surgimento no Brasil, mais especificamente na cidade de Taquaritinga, no início da Década de 1980, por um grupo de jovens que se reuniam todas as noites para jogar Buraco. Cansados de as cartas ficarem automaticamente posicionadas após poucas rodadas, resolveram desenvolver regras que pudessem ser jogadas de forma rápida e que “desorganizassem” o baralho novamente.

Muitos relacionam a história do jogo Mau-mau com o jogo Uno pela semelhança de regras, apesar deste último ser jogado em um baralho próprio. Não se sabe ao certo se o Mau-mau serviu de base para o Uno ou vice-versa.

Confira abaixo as regras de Mau-Mau do MegaJogos.
O jogo tem de quatro a oito participantes, que jogam de forma individual.
•Jogadores – 4 a 8.
•Baralhos – 2 baralhos, sendo que os coringas não são utilizados.
•Sentido de jogo – horário e anti-horário.
•Distribuição – cada jogador recebe 5 cartas.
•Objetivo – descartar todas as cartas.

O Jogo

Após a distribuição das cartas, a primeira carta a ser descartada na mesa é retirada do topo do monte. Essa carta é considerada como um descarte do primeiro jogador. Após essa jogada, o próximo jogador deve descartar uma carta do mesmo naipe ou mesmo número da carta no topo da mesa.
Quando um jogador não possuir uma carta adequada para o descarte (não possui nenhuma carta com o mesmo naipe ou número da carta que está no topo da mesa), deve clicar no monte e comprar uma carta, se ainda assim não possuir nenhuma carta para o descarte, deve passar a vez clicando no botão apropriado (este botão aparece somente quando o jogador já comprou uma carta). A compra de cartas pode ser feita mesmo se o jogador possuir alguma carta que possa ser descartada. Pode-se comprar no máximo 1 carta por vez.
Quando um jogador possuir 2 cartas na mão, for a sua vez de jogar e tiver uma carta para descartar sem a necessidade de comprar uma outra carta, este jogador deverá avisar aos outros jogadores clicando no botão de “MAU-MAU”. Após isso, deverá descartar a carta, ficando agora somente com uma carta na mão. O jogador que não avisar aos outros jogadores clicando no botão de “MAU-MAU”, poderá ser acusado por qualquer outro jogador até o momento em que o próximo jogador descarte alguma carta ou passe a vez. o jogador acusado deverá então pagar uma punição comprando 5 cartas. Se um jogador clicar no botão de “MAU-MAU” tendo mais de 2 cartas na mão, ou se tiver 2 cartas porém nenhuma adequada para descartar, deverá também pagar uma punição comprando 5 cartas. O mesmo ocorre quando o botão de acusar é clicado e não haver nenhum jogador para acusar.
O jogo termina quando um jogador não possuir mais cartas na sua mão, ou seja, conseguir descartar todas as cartas, uma a uma.

Cartas de efeito e punições

As cartas de efeito são cartas que quando descartadas provocam algum efeito a algum jogador ou a certas características do jogo.
•Ás – faz com que o próximo jogador não jogue a rodada pulando a sua vez.
•Dama (Q) -quando essa carta é descartada, inverte o sentido de jogo. Se o sentido era horário, o sentido passa a ser anti-horário e vice-versa.
•Valete (J) – o jogador que a descartou tem o direito de escolher um naipe, sendo que o próximo jogador deve descartar uma carta do naipe escolhido ou outro valete. O valete pode ser descartado mesmo se o naipe e/ou o número da carta no topo da mesa não forem o mesmo (esta regra não é válida quando a carta no topo da mesa for um 7).
•Sete – o próximo jogador compra duas cartas e não descarta nenhuma. Porém, se este possuir outro sete para descartar, ele pode optar por não comprar as duas cartas e descartar o sete. Neste caso o sete foi rebatido, e o próximo jogador deverá comprar 4 cartas exceto se ele puder rebater novamente o sete, aumentando em mais 2 cartas a punição para o jogador seguinte, e assim sucessivamente.
•Nove – quando um nove é descartado, o jogador anterior deve comprar 1 carta. Diferentemente de um sete, o nove não pode ser rebatido

Final do jogo e contagem de pontos

O vencedor do jogo é aquele jogador que conseguir descartar todas as as suas cartas, ficando com zero pontos. Quando isso acontece, o jogo chega ao seu fim. Quanto menos pontos um jogador somar, melhor a sua colocação.
O valor de cada carta é igual ao seu número, as exceções são o valete que vale 30 pontos, a dama e o rei que valem 10 pontos cada uma. A pontuação de cada jogador é igual a soma do valor das cartas que restaram na sua mão.

Para jogar os melhores jogos Online, visite o MegaJogos .

 

Deixe um comentário