A gente dá voltas, mas sempre acaba voltando “pra casa”, ou seja, aos posts sobre os nossos jogos favoritos. E o queridão da vez é o poker!

Como sempre estão aparecendo novas pessoas interessadas nessa lenda dos jogos de cartas, reunimos aqui as dez dúvidas mais comuns sobre o poker. Confira!

Perguntas e respostas sobre o poker

Apesar de todo o glamour e mistério que são associados ao jogo, graças, principalmente, aos filmes de Hollywood, o poker não é um jogo complicado. 

Em poucos minutos qualquer um pode aprender suas regras básicas e entender qual das mãos é a melhor. No entanto, dominar a maneira como você joga e se tornar um mestre no jogo pode levar uma vida inteira.

Quem está pensando em se aventurar pelas mesas de poker geralmente começa com muito entusiasmo e o dobro de dúvidas, o que é uma combinação pouco favorável.

Por isso, antes de apostar todas as suas fichas, confira quais as perguntas mais comuns sobre o jogo e suas respectivas respostas.

1. Poker é mais sorte ou habilidade?

Esta pergunta foi feita a alguns dos melhores jogadores de poker do mundo anos atrás. Todos eles concordaram com a mesma resposta. Na opinião deles, o jogo é 70% de sorte e 30% de habilidade no curto prazo e 70% de habilidade e 30% de sorte no longo prazo.

2. Existe uma estratégia para o poker?

Embora a sorte faça parte da equação da vitória, bons jogadores percebem que há um forte elemento estratégico no jogo. Aqueles que usam uma boa estratégia podem definitivamente esperar ganhar mais partidas do que aqueles que tomam decisões aleatórias.

3. Como posso aprender uma boa estratégia?

Em vez de tentar dominar o jogo por conta própria, é recomendável estudar e praticar. Sites sobre o jogo, vídeos de treinamento, artigos de estratégia, fóruns e coaching privado são excelentes maneiras de aprender estratégias de poker de alto nível. Mas se você só está na mesa pela curtição, no Mega você pratica a hora que quiser, melhorando seu jogo enquanto se diverte.

4. Qual é a melhor estratégia no poker?

São as chamadas estratégias de “exploração”. Este conceito envolve sondar o jogo do nosso oponente em busca de fraquezas e tentar mirar essas fraquezas o mais agressivamente possível.

5. Quais são os diferentes tipos de jogos de poker?

Existem muitos tipos diferentes de poker mas, como um novato, tudo que você precisa saber é sobre o Texas Hold’em e o Omaha. Essas são as duas variantes mais populares do jogo.

No Texas Hold’em, você recebe duas cartas e há cinco cartas comunitárias. Você faz a melhor mão de cinco cartas possível das sete disponíveis (duas cartas de espera + cinco cartas comunitárias).

O Omaha é semelhante, mas você recebe quatro cartas fechadas e só pode usar duas delas. Ainda é preciso fazer a melhor mão de cinco cartas das sete disponíveis. Essa versão tem mais ação e leva o jogador a querer chegar ao nuts (a melhor mão possível).

Para quem é iniciante, é indicado começar com o Texas Hold’em. É um jogo de ritmo um pouco mais lento, com mais análise, o que lhe dará tempo para aprender e melhorar suas habilidades.

6. Qual é a melhor mão inicial no Hold’em?

As melhores cartas que você pode receber no Hold’em são dois Ases. O Ás é a carta mais poderosa em quase todas as formas de poker, e começar com duas delas o coloca em uma posição inicial muito boa. No entanto, ainda há cinco cartas comunitárias por vir, o que pode ajudar seus oponentes mais do que você e fazer com que eles o superem quando o showdown chegar.

A próxima mão inicial mais poderosa são dois Reis. Outras boas mãos iniciais incluem duas Damas, um Ás e um Rei do mesmo naipe, e um Ás e Rei de naipes diferentes. Duas cartas do mesmo naipe aumentam muito suas chances de fazer um flush, embora isso não signifique que você deva jogar todas as mãos do mesmo naipe que receber.

7. Qual é a pior mão inicial no Hold’em?

A mão mais baixa no Hold’em é um 3 e um 2 de naipes diferentes. No entanto, muitas pessoas preferem esta mão a um 7 e 2 de naipes diferentes. Com um 3-2, pelo menos, você tem a chance de usar as duas cartas para completar uma sequência.

8. O que é um ‘flush draw’?

Diz-se que você está em um flush draw quando tem a chance de fazer um flush após o flop (ou turn). Quando você tem quatro cartas do mesmo naipe, diz-se que você tem um ‘four-flush’. Mais uma irá completar seu flush. Por outro lado, quando você tem apenas três cartas do mesmo naipe, você ainda precisa de mais duas. Este tiro longo é conhecido como backdoor flush draw.

9. O que é um ‘straight draw’?

Draws diretos ocorrem quando você tem quatro cartas para um straight e só precisa de mais uma para completá-lo. Por exemplo, se você tem um Valete e Dez e há uma Dama e Nove na mesa, então você tem um straight draw ‘aberto’. Qualquer Rei ou Oito completará sua sequência. Por outro lado, se você tiver um Valete e um Dez e houver apenas um Ás e uma Dama na mesa, então você só terá um straight draw “interno”. Você precisa de um Rei para fazer um straight.

10. O que é uma ‘bad beat’?

Uma bad beat ocorre quando você perde uma mão na qual era um grande favorito. Onde quer que os jogadores de poker se reúnam, você ouvirá muitas ‘histórias de bad beat’!

Teste suas habilidades no poker no MegaJogos

O mundo do poker é amplo e é preciso pesquisa e muitas horas de jogo para dar conta de conhecer todos os seus termos e artimanhas, mas, que “trabalho” difícil, não?!

Para começar, você pode ver outros posts aqui no blog do Mega sobre o assunto e, claro, criar sua conta na plataforma e começar a praticar pra valer.

Temos salas em que você pode jogar contra outros usuários online, mas, se preferir, pode treinar em salas específicas contra nossos bots.

De qualquer forma, a diversão é garantida e antes que você perceba já vai estar participando de vários torneios por aí!

Deixe um comentário