A maioria dos jogadores amadores de Poker, antes de ter experiência e saber “ler” todo o meio-ambiente do jogo, preocupa-se apenas com a matemática do jogo e esquece de ler os seus oponentes.
A leitura dos oponentes talvez seja a mais importante e poderosa arma do jogo pois muito se aprende e muito se percebe analisando as reações dos jogadores.

E, para ler, analisar e aprender o estilo de cada jogador e com isso antecipar seus movimentos, você deve ter a sensibilidade de perceber cada reação, cada nuance e cada movimento facil e de linguagem corporal do oponente.

Grandes jogadores da história do Poker afirmam que a leitura do oponente representa até 80% das chances de vitória e isso certamente faz muita diferença nos resultados.

Por isso, o Blog MegaJogos trouxe algumas dicas e tipos mais comuns de jogadores, classificando-os por apelidos que exprimem suas características pessoais e comportamentos de jogo.

Os esteótipos mais comuns:

O Maníaco (loose-aggressive)

É o tipo mais comum nas mesas de Poker e ele sempre está buscando ação e emoção.Adora apostar, blefar e entrar em quase todas as mãos, sempre tendo um bom pretexto.
Esse tipo de jogador é viviado em adrenalina que, para ele, importa mais que a vitória. E essa postura agressiva e ousada muitas vezes o leva à vitória ou à uma derrota retumbante. O jogador loose-aggressive adora se divertir e não tem muitos problemas em perder as fichas pois busca emoção acima de tudo.

Esse tipo de jogador também perde facilmente a concentração pois ao considerar o jogo apenas como diversão, não tem muita disciplina, distrai-se facilmente e até se dá ao luxo de deixar o álcool reduzir sua capacidade analítica.

Como combater esse tipo:
Pela sua característica “suicida”, é muito difícil blefar jogando contra ele pois o seu stack está em risco constante e ele não tem medo de perder. O melhor a fazer é jogar mãos fortes e mãos incompletas, também conhecidas como “draws especulativos” (por exemplo, quatro cartas do mesmo naipe, faltando uma para o flush) e esperar que ele tente blefar quando você tiver um jogo forte.

O Pagador (loose-passive)

Este é um tipo que costuma entrar com mãos fracas e paga a todo o momento na esperança de acertar mãos bem difíceis.

Esse jogador costuma dar call em vez de apostar quando tem uma mão forte e não aumenta a aposta, deixando de ganhar mais fichas com mãos com mais potencial de vitória.

E não se surpreenda quando encontrar um “calling station” segurando a melhor mão possível naquela rodada.Nessa hora fique satisfeito por ter perdido menos fichas do que perderia se estivesse encarando um oponente forte.

Como combater esse tipo:
É o oponente mais fácil de se enfrentar na mesa pois tudo que você precisa fazer é levar a mão até o final, pois na hora de mostrar as cartas ele quase sempre apresentará mãos que farão você se perguntar “como é que ele pagou tanto com um jogo tão micho?”

Assim como acontece com os maníacos, não tente blefar contra o pagador pois ele simplesmente não entende o que a sua aposta está querendo dizer e isso irá frustrá-lo na sua tentativa.

 

A Rocha (tight-passive)

Esse é bastante frio e calculista pois passa quase todo tempo analisando e selecionando as cartas e quando decide apostar acaba entregando que tem um jogo forte, espantando todo mundo daquela mão. Com isso, ele intimida seus adversários fazendo-os desistir da mão e levando a mesa por menor que ela seja. Essa estratégia funciona muito bem pois ele sempre sai vencedor do jogo mesmo que ganhando pouco, em muitas rodadas.

Como combater esse tipo:
Esse sujeito costuma ser medroso e prudente e contra ele o blefe pode se tornar uma arma poderosa.

Esse tipo morre de medo de perder fichas e sempre enxerga na mesa um monstro que derrotará seu jogo a não ser que ele tenha uma combinação muito forte, ele provavelmente desistirá da mão caso você aposte.

E, se ele ficar em êxtase de repente, desita da mão pois ele certamente terá um jogo imbatível.

 

O Shark (tight-aggressive)

É o tipo que todo jogador deve ser pois não joga muitas mãos e quando entra no jogo é para ganhar.

Considerando que você não joga todas as mãos, como faz o maníaco, seus oponentes não saberão quando você tiver uma mão forte, uma incompleta, ou estiver apenas blefando e, ao selecionar boas mãos, as chances de fazer um jogo forte no flop são maiores. Assim, as chances de você ter a melhor mão também aumentam facilitando bastante o seu jogo e a sua vitória.

Como combater esse tipo:
Caso você encontre outro shark na mesa, deve evitar enfrentá-lo, a não ser que você tenha uma mão muito forte e lembre-se de que há bastantes patos para vocês dois caçarem e se saírem bem naquela mesa de Poker.

Deixe um comentário