Com uma aura de filme de terror, esse dia é frequentemente associado ao azar e a eventos inesperados. Ou seja, tem gente que evita sair de casa e tem gente que mal pode esperar para apagar as luzes e dar play em “O massacre da serra elétrica”. E você, acredita que esse dia é carregado de má sorte ou é apenas superstição? Se estiver na dúvida e quiser fazer um teste, dê uma olhada na lista de jogos que fizemos para quem quer desafiar o azar!
7 Jogos para você testar a sorte (ou azar) nesta Sexta-Feira 13
Por que a sexta-feira é considerada um dia em que coisas ruins podem acontecer? Bom, depende do que você acredita, pois existem algumas explicações para a data ser tão malfadada.
Historicamente, a sexta-feira já era vista como um dia “azarado” em algumas tradições cristãs, pois acredita-se que Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira. O número 13, por sua vez, é considerado azarado por causa da Última Ceia, onde estavam presentes 13 pessoas, sendo a 13ª Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus.
Em algumas tradições místicas, como a cabala, o número 13 é visto como símbolo de desordem, imperfeição e infortúnio, contrastando com o número 12, que é considerado um número completo e harmonioso (12 meses, 12 apóstolos, 12 signos do zodíaco, etc.).
Já quando se trata de jogos, vários estão associados à sorte e ao azar, seja porque envolvem um elemento significativo de sorte ou porque se desenvolveram superstições em torno deles.
Vários jogos de cartas estão associados à sorte e ao azar, seja porque envolvem um elemento significativo de sorte ou porque se desenvolveram superstições em torno deles.
Para os corajosos ou curiosos que quiserem testar a lenda da sexta-feira 13 e ver se dão azar mesmo, essas são as melhores opções:
1. Poker
Todo mundo concorda que ganhar boas cartas no Poker depende, antes de tudo, de uma boa dose de sorte. Mas é claro que isso nem sempre é determinante, estratégia e blefe podem fazer uma pessoa que começou com combinações ruins sair vitoriosa.
Agora, muitos jogadores são supersticiosos em relação a certas mãos. Por exemplo, “Pocket Jacks” (um par de Valetes) são frequentemente considerados azarados porque podem ser facilmente derrotados por muitas outras mãos.
Contar o dinheiro enquanto ainda está jogando também é considerado algo que traz azar por muitos jogadores. A crença é que fazer isso pode atrair perdas ou mudar a maré de sorte.
2. Truco
Como não poderia deixar de ser com um dos jogos que mais faz brotar emoções, o Truco tem várias superstições associadas.
Muitos jogadores acreditam que certos dias da semana, como terça-feira 13 (semelhante à sexta-feira 13), ou dias específicos do mês, podem trazer azar. Jogar Truco em um dia considerado de má sorte pode ser visto como um prenúncio de derrota.
Alguns jogadores também acreditam que certas cartas têm poderes ou características especiais. Por exemplo, em algumas variantes do Truco, o 4 de paus é considerado uma carta “mágica” ou “trunfo”.
3. Bridge
O Bridge é um jogo de cartas intelectual e desafiador, onde a sorte tem um papel menor em comparação com a estratégia, a cooperação e a habilidade dos jogadores.
No entanto, muitos jogadores consideram receber um “yarborough” (uma mão sem cartas superiores a 9) como particularmente azarado.
Isso porque, a probabilidade de receber um yarborough é extremamente baixa — cerca de 1 em 1.827 mãos. Isso faz com que recebê-lo seja um evento raro, mas, quando ocorre, é geralmente visto como um sinal de azar.
4. Tarot
Embora o Tarot seja amplamente conhecido por seu uso na adivinhação e leitura de cartas, essa prática se desenvolveu apenas no final do século XVIII.
Antes disso, o Tarot era utilizado principalmente em jogos de cartas, e muitos dos jogos originais ainda são populares em várias regiões da Europa.
Hoje em dia, as cartas de tarô são frequentemente associadas a superstições, e alguns acreditam que certas cartas (como a Torre ou a Morte) podem trazer azar mesmo em jogos casuais.
5. Xadrez
O xadrez tem uma história rica e é considerado um jogo de estratégia e inteligência, mas, com o tempo, surgiram superstições ao seu redor.
Alguns jogadores acreditam que certas peças ou posições podem trazer sorte ou azar. Por exemplo, alguns evitam mover o peão do rei (peão e2) primeiro, temendo que isso possa levar a uma posição vulnerável.
Além disso, há uma superstição de que não se deve usar um tabuleiro ou peças que pertenciam a alguém que perdeu frequentemente. Com essa a gente até concorda.. ;p
6. Go Fish
O jogo Go Fish é inteiramente baseado na sorte, com os jogadores confiando na compra de cartas ou na chance de outros jogadores terem as cartas de que precisam.
Alguns jogadores acreditam que pedir repetidamente a mesma carta pode trazer azar ou reduzir suas chances de obter a carta em questão. Eles preferem variar os pedidos para “enganar a sorte”.
A ideia é que insistir em uma carta pode “esgotar” sua sorte.
7. Monopólio (Capital)
No jogo Monopólio, que é muito parecido com o nosso Capital, alguns jogadores acreditam que certas propriedades são “azaradas” ou “sortudas”.
Por exemplo, muitos consideram a propriedade “Boardwalk” (ou “Avenida Atlântica” na versão brasileira) como uma armadilha, já que é cara de manter e pode levar à falência se não for gerida corretamente.
Algumas famílias têm regras de casa ou rituais que acreditam trazer sorte, como rolar os dados de uma certa maneira ou sempre escolher a mesma peça (como o cachorro ou o carro).
Teste sua sorte nos jogos do MegaJogos!
Esses jogos demonstram como o acaso e a superstição podem desempenhar um papel importante na experiência de jogar cartas.
Antes de uma partida, muitas pessoas seguem rituais próprios que acreditam trazer sorte ou, no mínimo, evitar o azar, como usar sempre o mesmo sapato, cor de camisa ou sentar na mesma posição na mesa de jogo.
Seja como for, aqui no MegaJogos acreditamos que o importante é jogar e se divertir. E, caso você perca, lembre-se daquela famosa frase cheia de superstição: “Azar no jogo, sorte no amor”. 😉