Curiosidades
Orgulho Nerd: 9 indicações para os geeks que adoram TV e jogos

25 de maio se comemora o Dia do Orgulho Nerd e o bando de geeks aqui do Mega já está tão animado, que resolvemos juntar num post duas paixões: TV e jogos.
Fizemos uma lista com alguns filmes, seriados e animes que envolvem jogos para nerd nenhum botar defeito. Confira!
Luz, câmera, ação: Nerd em cena!
Segundo a Wikipédia (um site bem nerd, diga-se de passagem), “Nerd é uma pessoa vista como excessivamente intelectual, obsessiva por assuntos que a maioria das pessoas não se interessa, e com falta de habilidades sociais. Tal pessoa pode gastar quantidades excessivas de tempo em atividades impopulares, que geralmente são altamente técnicas, complexas, abstratas ou relacionadas a livros, filmes e séries de ficção ou fantasia, com exclusão de atividades mais comuns”.
Isso é para ser uma ofensa? Um grande elogio? Não sabemos, mas nós gostamos, afinal somos representados pelos melhores personagens, como Hermione Granger, a trupe de The Big Bang Theory, Spencer Reid e Penelope Garcia, e tantos outros.
Com uma inteligência fora do comum, todos esses heróis CDFs das telas começaram suas jornadas humilhados e acabaram exaltados.
Com tanta inspiração, a nação geek parou de esconder suas HQs dos coleguinhas, se rebelou e, em 2006, criou o Dia do Orgulho Nerd.
A data escolhida foi 25 de maio, porque foi neste dia, em 1977, que estreou Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança. E nada pode ser mais nerd nesse mundo do que Guerra nas Estrelas.
Então, vamos comemorar as mentes científicas, criativas, peculiares, que fogem do quadrado, fazendo uma lista de filmes e séries que todo nerd que adora jogos deve ver.
Filmes
Batman
Primeiramente vamos começar com esse clássico imortal que nasceu nas histórias em quadrinhos. Nos filmes do homem-morcego mais rico de Gotham, temos dois personagens que homenageiam o mundo dos jogos: Coringa e Charada.
O primeiro é um dos vilões mais surpreendentes e bem construído de todos os tempos, que se identifica com a carta Joker do baralho e ri enquanto comete todo tipo de crime violento.
Já o Charada é o verdadeiro nerd do mal: inteligente, estrategista e com zero vontade de suar a camisa, por isso ele contrata capangas para fazer o trabalho sujo. Sua particularidade é que ele é incapaz de cometer delitos sem o uso de diversos enigmas, charadas, quebra-cabeças e palavras cruzadas.
Alice no país das maravilhas
No filme que nasceu do famoso livro de Lewis Carrol, o país das maravilhas de Alice é todo inspirado em jogos.
Sua personagem principal vive na era Vitoriana do Reino Unido. O autor criou personagens que eram cartas, e relacionou os símbolos das cartas de baralho com sua função na sociedade da época. Assim, as cartas de espadas são jardineiros, as de paus são soldados, as de ouro são membros da corte e as de copas são as crianças reais.
Seguindo essa lógica, a rainha de “coração” (rainha vermelha), explicou Carroll, “é a incorporação da paixão desgovernada”.
Mas nem só de baralho vive esse espetáculo. Na cena da batalha final, o chão é uma imitação de um tabuleiro de xadrez e o exército da rainha branca luta com armaduras de peças do jogo. A cena é uma alusão ao jogo de xadrez que, no livro, Alice estaria jogando o tempo todo. É ou não é uma pérola nerd maravilhosa?!

Harry Potter e a Pedra Filosofal
Essa é uma preciosidade tão grande que agradou todo mundo, desde geeks a pessoas que nunca tinham encostado num livro do bruxo mais famoso de todos os tempos. Baseado no primeiro livro da saga Harry Potter, de J.K. Rowling, o xadrez é parte importante da história.
Rony, amigão do Harry, é famoso por herdar velharias da parentada, como roupas bem fora de moda e até animais de estimação. Até que ele ganha um jogo de xadrez que era de seu avô, o que no mundo mágico é uma vantagem, pois as peças confiam nele e colaboram no jogo.
Eis que Rony é um bom jogador, o que se prova muito útil! Porque a penúltima camada de segurança da Pedra Filosofal, artefato mágico que os amigos têm que encontrar antes do vilão, é justamente um enorme Tabuleiro de Xadrez bruxo. E eles precisam vencer a partida (em que são peças, aliás) para passar. Muito incrível, sim ou com certeza? Harry Potter não erra nunca. #potterhead
Séries
Meteor Garden
No rastro dos doramas (séries asiáticas) que vêm fazendo o maior sucesso, surge então Meteor Garden.
Essa série chinesa conta a história de Dong Shancai, uma garota simples que vai estudar em Mingde, a faculdade de maior prestígio do país. Lá ela conhece o F4, quatro amigos que são a famosa panelinha dos populares da escola.
Onde os jogos entram nessa história aparentemente clichê? Através de partidas de bridge (pasme!) que os outros estudantes desafiam o F4 a jogar, para provar que são melhores que eles.
Para isso, o grupinho pop criou a regra do coringa: quem quiser desafiá-los precisa achar uma oportunidade de dizer que quer um desafio. Se eles acharem que o adversário é capaz, ele recebe uma carta coringa e um prazo. Porém, antes do jogo, é preciso apostar algo.
Justo dizer que com um enredo desses, Meteor Garden arrebatou uma boa porcentagem de nerds românticos por aí.
Alice in Bordeland
Adaptação do mangá Alice in Borderland (Imawa no Kuni no Alice), essa série estreou na Netflix em dezembro de 2020 e já está com sua segunda temporada garantida. E sim, como sugere o nome, a série é uma adaptação livre de Alice no País das Maravilhas, nossa outra já citada pérola geek.
O mangá conta a história de Ryohei Arisu (pronunciado como “Alice” em japonês), um estudante do ensino médio entediado que sai uma noite com seus amigos e vê o mundo que ele conhece virar do avesso, quase literalmente.
Em razão disso, a super movimentada Tóquio vira uma cidade fantasma e os três amigos são forçados a participar de jogos perigosos, cujo tipo e dificuldade são determinados pelo jogo de cartas. Resumindo: acabou o tédio! Os três têm que lutar para sobreviver e encontrar o caminho de volta para casa.

O gambito da Rainha
Série que levou uma enxurrada de prêmios para casa, o Gambito da Rainha já tem como título um movimento de xadrez, provando que aí vem coisa boa.
A história conta a vida de Beth Harmon, uma órfã com zero habilidades sociais que, ainda na infância, se mostra um prodígio do xadrez e se vicia em medicamentos.
Toda essa mistura de eventos gera uma personagem complexa, que tenta ser a melhor jogadora do mundo ao mesmo tempo em que se afunda em comportamentos autodestrutivos.
Uma mistura de geek com sexo, drogas e rock and roll pra ninguém botar defeito!
Animes
No game, no life
Se você é um nerd real oficial, provavelmente adora um desenho, seja em HQ, mangá ou anime, ou quem sabe os três.
Nerds otakus vão adorar essa história na qual dois irmãos anti-sociais e desempregados, passam o dia jogando RPG online, onde são conhecidos como uma espécie de lenda urbana por nunca terem perdido uma partida.
A confusão começa quando eles vencem uma partida de xadrez contra um ser misterioso. Daí recebem a super normal proposta de renascerem em seu mundo, Disboard, lugar onde tudo é resolvido através de jogos.
Como todo bom geek insano, eles aceitam a proposta, são “sugados” por um computador e vão parar em um lugar onde precisam enfrentar vários adversários e disputar seus tronos. Um reinado em troca de uma partida de poker, o que você acha?
Kakegurui
Temos que bater palmas para a criatividade dos japoneses, haja ideia doida.
Hyakkaou Private Academy é uma escola de elite que tem como objetivo preparar os filhos das pessoas mais ricas do mundo para a vida real.
Acontece que, se de dia ela é como qualquer outra instituição de ensino, à noite a escola se transforma em uma casa de jogos, onde os estudantes aprendem como manipular as pessoas e o poder do dinheiro. Como criar gente boa, você não vê aqui!
Para quem gosta de jogos esse anime é um prato cheio, porque em Kakegurui se joga de tudo, desde pedra, papel e tesoura, jogo da memória e poker, até jogos inéditos inventados com cartas de baralho.
Desenho
Cuphead (Netflix)
Cuphead é um desenho baseado em um dos clássicos jogos de ação, com foco em batalhas contra chefes.
Inspirado nos desenhos animados da década de 1930, os visuais e o áudio são criados com as mesmas técnicas da época. Ou seja, animação tradicional desenhada à mão, fundos em aquarela e gravações originais de jazz! #oldbutgold
Os personagens principais são uma xícara e uma caneca, irmãos, que fazem uma aposta com o Diabo tentando ficar ricos e acabam perdendo, óbvio. Aí, para conseguir perdão, eles têm que recolher as almas de outros personagens devedores (os chefes). Um desses chefes é um dado chamado King Dice, que controla um cassino e um show de talentos. Tá doido e nerd que chega pra você?
Comemore o dia do Orgulho Nerd jogando seus jogos favoritos
E é isso aí povo nerd desse mundão, vamos comemorar este 25 de maio vendo bons filmes, jogando nossos jogos favoritos e trocando ideias sobre essa infinidades de assuntos geeks que tornam nossos dias mais gloriosos.
As salas de jogos do Mega já estão à sua espera, é só entrar e se divertir.
Temos partidas, torneios e rankings para você provar quem é o mais crânio e super poderoso do Mega.
Que a Força esteja com você.
Curiosidades
Bastidores MegaJogos: pessoas, propósito e diversão

Quando alguém entra no MegaJogos para jogar uma partida de truco, buraco, dama ou qualquer outro dos nossos clássicos, nem imagina o tanto de gente que existe por trás de cada clique.
Dando vida a cada carta e pecinha, existe um bando de apaixonados por jogos, tecnologia, conexão e diversão.
Pra nós, o MegaJogos é casa, é onde pessoas se encontram e, como bons anfitriões, queremos que todos que chegam se sintam bem-vindos e servidos.
E é sobre isso que vamos falar: os bastidores, quem faz tudo acontecer e por que cada detalhe é pensado com tanto cuidado para que você encontre o seu lugar à mesa.

Por que o Mega existe?
O MegaJogos nasceu de um propósito simples e poderoso: conectar pessoas e encurtar distâncias por meio de jogos de cartas e tabuleiros.
Desde os princípios do tempos, os jogos são uma paixão universal, símbolos de momentos de confraternização e união.
Então, nada mais justo, de que com a chegada na internet essa paixão pudesse ser compartilhada entre pessoas de todos os cantos do mundo, mesmo que elas não tenham como viajar horas para se ver.
E nem precisa ser conexão internacional não, familiares e amigos que moram em CEPs diferentes também podem matar a saudades de jogar aquela partida de canastra juntos, e até marcar um torneio de poker virtual.
No MegaJogos a gente joga para se divertir, mas acaba ganhando de presente uma experiência afetiva.
Não se trata apenas de vencer ou perder, mas de compartilhar momentos. Por isso, dizemos com orgulho:
“Aqui, cada partida é mais do que um jogo: é uma risada compartilhada, uma lembrança criada e um pedacinho da nossa cultura em ação.”
O Mega existe porque o jogo tem poder de unir, de fazer rir (chorar também vale), de acender memórias e de criar novas.
* Do Xadrez ao Poker: Os Melhores Torneios do Mundo dos Jogos

Bastidores MegaJogos: Quem faz a mágica acontecer
Se o Mega é um grande salão de jogos digital, nos bastidores existe um time inteiro trabalhando para que nenhuma jogada trave, nenhum bug saia campeão e cada mega jogador seja bem recebido.
Os bastidores MegaJogos funcionam assim:
Marketing: ideias pra que te quero
Todos os updates que você recebe do Mega, incluindo esse blog post que vos informa, é “culpa” do marketing.
A missão dessa equipe é informar e ter ideias novas para aproximar nossos mega jogadores.
Torneios, posts nas redes sociais, promoções, eventos especiais e temáticos, tudo isso fica a cargo desse pessoal fora da caixa.
São horas pensando em textos, vídeos, datas comemorativas, novidades e na forma mais legal de conversar com quem joga.
É o marketing que alimenta o clima de festa que queremos transmitir.
* O evento de Fim de Ano chegou no Mega!

Design, Web e Desenvolvimento: onde as ideias ganham forma
Antes de um novo recurso aparecer na sua tela, existe todo um longooo processo por trás. 🫠
É um esforço conjunto do time de Design e dos times de Web e Desenvolvimento.
O primeiro trabalha para que tudo seja visualmente agradável, acessível e fácil de entender. É aqui que nascem os layouts, as animações, as interfaces intuitivas e tudo que faz a experiência ser clara, interessante e bonita.
Já o pessoal do desenvolvimento é responsável por transformar essas ideias em realidade.
Eles escrevem o código, constroem funcionalidades, corrigem problemas, otimizam desempenho e garantem que o Mega esteja brilhando.
* Personalização de jogo: seu app do seu jeito!

Marketing e Atendimento: a ponte com o jogador
O diálogo com quem joga é uma das partes mais importantes do nosso trabalho. Por isso, Marketing e Atendimento caminham juntos quando o assunto é ouvir o povo.
Atento, vigilante e muito paciente, o time de Atendimento está sempre ali, fazendo o melhor para resolver problemas, tirar dúvidas e oferecer suporte rápido e gentil.
Já o Marketing capta os sentimentos e anseios da comunidade, recebe feedbacks, observa tendências e transforma essas informações em melhorias.
Essa dupla é essencial: é ela que garante que o Megajogos continue evoluindo e agradando o jogador.

Infraestrutura: o time que garante que tudo funcione
Nada disso seria possível sem o time de infraestrutura, o tijolo, vigas e argamassa da casa toda.
São eles que mantêm tudo estável e fluindo. Como? Garantindo que os servidores aguentem a demanda, que o site e os jogos estejam sempre disponíveis e que tudo aconteça sem travamentos ou quedas inesperadas.
Resumindo, graças ao pessoal da infra, você vem aqui para se divertir, não passar raiva. 😂
Eles são a base do MegaJogos — quando tudo funciona perfeitamente, agradeça a esse pessoal. #InfraPraPresidente

Cuidado com a experiência: o jogador no centro de tudo
No Mega, cada decisão é guiada por uma única pergunta: como isso melhora a experiência de quem joga?
Como falamos no início, nosso objetivo é garantir que o jogador se sinta em casa.
Isso envolve muito mais do que apenas criar jogos. É preciso criar um ambiente agradável, confortável, respeitoso e inclusivo.
Focamos em três pilares para que isso aconteça:
- Moderação: Às vezes, o clima pode esquentar em jogos competitivos, por isso temos um time e sistemas de moderação que trabalham para controlar ânimos e garantir a boa educação e convivência saudável. #xôtóxicos
- Design acessível: Acessibilidade é prioridade. Pensamos em cores, fontes, contrastes, navegabilidade e formas de interação que atendam todo tipo de jogador.
- Equilíbrio entre tradição e inovação: O Mega honra a tradição dos jogos clássicos, mas sempre com um olhar para o futuro. Buscamos modernizar sem descaracterizar, inovar sem tirar a essência.
Porque, no fim das contas:
“Seja no truco, no buraco ou na dama, o que a gente quer mesmo é que todo mundo encontre o seu lugar à mesa.”
* Jogos Clássicos vs. Modernos: qual combina mais com você?

A paixão que move tudo
Se existe um fio invisível nos bastidores MegaJogos que une e alinha todos os times e esforços, esse fio é a paixão — por jogos, por pessoas e pelas histórias que cada partida carrega.
É ela que faz a equipe vibrar quando um torneio dá certo, quando uma atualização melhora a experiência ou quando recebemos feedbacks positivos.
Pra nós o que vale é isso, ver a casa cheia de pessoas se divertindo, criando conexões e compartilhando bons momentos.
Mergulhamos de cabeça no nosso trabalho e dividimos essa paixão com vocês.
É por isso que dizemos, com toda verdade:
“A diversão é o que nos une e é por isso que, nos bastidores, a gente nunca para de jogar.”

Curiosidades
Personalização de jogo: seu app do seu jeito!

Se você é do tipo que gosta de deixar tudo do seu jeito, então vai adorar saber que no MegaJogos é possível fazer personalização de jogo de diversas maneiras.
Seja no baralho, na mesa ou até nas peças de dominó, você tem liberdade para escolher o visual que mais combina com seu estilo. Além disso, você também pode criar o seu avatar e deixar ele a sua cara!

Com o app do seu jeito o jogo fica muito mais divertido! Por isso, vamos mostrar tudo que é personalizável. Vamos nessa?
O que é a personalização de jogo?
Personalização de jogo é o recurso que permite ao jogador modificar elementos visuais dentro do gameplay. No Mega, isso significa que você pode:
- Trocar o estilo das cartas de baralho: Quer algo natalino? Prefere um chocolate? Quem sabe uma carta mais dark? No baralho francês ou espanhol?
- Escolher o fundo da mesa: Que tal se sentir em um cassino? Ou então, em um clima de Halloween? Qual sua cor favorita? Ela pode estar no fundo da sua mesa.
- Personalizar as peças de dominó: Curte peças mais rústicas? Ou quem sabe as peças pretas elegantes? Temos as coloridas também.
- E até aplicar temas diferentes nas partidas: Nos eventos que promovemos (festividades em geral), cartas e mesas são adicionados em temas específicos, podendo combiná-los para ficar dentro do mesmo tema.
A personalização no MegaJogos oferece variedade, estilo e identidade para quem curte uma experiência única. Por isso, cada detalhe faz diferença!

Por que personalizar sua experiência no Mega?
Jogar com um ambiente visual agradável e do seu gosto torna a experiência muito mais imersiva.
No relatório World Happiness Report 2020, há um capítulo dedicado a “Como a qualidade do ambiente afeta a nossa felicidade”.
Por isso, personalizar seu jogo de forma que ele fique de seu agrado pode:
- Criar uma sensação de conforto visual
- Deixar sua mesa única e diferente dos outros jogadores
- Pode refletir seu humor ou estilo pessoal e, assim, gerando conexão
- Traz ainda mais diversão e variedade para quem joga todos os dias
Seja você mais clássico, moderno, ousado ou minimalista, sempre tem uma combinação de cartas e mesa que vai te representar.

Como personalizar sua mesa de jogo?
- O primeiro passo é clicar no botão de personalização de jogo, disponível na sua mesa de jogo, no canto superior direito.
- Então, você pode escolher MESAS. São diversas opções, com cores, texturas e estilos diferentes. Confira algumas opções:
Assim, cada partida ganha uma nova ambientação, ideal para quem gosta de variedade.
Estilos de cartas: mude o baralho do seu jeito
Você também pode trocar o visual das cartas. Esse detalhe faz toda a diferença no momento da jogatina, principalmente se você joga todos os dias.
Algumas opções populares incluem:
Você pode testar diferentes estilos até encontrar aquele que combina com você, ou ir variando sempre que quiser.
Peças de dominó também entram na personalização
E não para por aí: se você é fã de Dominó, então vai gostar de saber que também pode personalizar as peças. Escolha entre diversos estilos visuais, com variações nas cores e detalhes, como:
Essas opções deixam o jogo mais bonito, além disso ajudam na leitura das peças, dependendo da sua preferência visual.
Confira um vídeo tutorial rápido para personalizar seus itens de mesa: https://www.youtube.com/watch?v=qRzlxLA3lbk
Mensagens de chat, emojis e reações animadas
Quer ser notado nos chats da partida? Uma forma disso acontecer é adquirindo as mensagens rápidas que além de agilizarem a comunicação, são super divertidas.
As tão conhecidas carinhas engraçadas (emojis), ícones e reações animadas também são formas de se comunicar deixando o jogo com a sua personalidade. Tudo feito para você se expressar do seu jeito e dentro dos limites saudáveis de “pegação no pé”.
*Saiba mais sobre como se expressar com estilo no MegaJogos!
Seu avatar diz muito sobre você
Sabe quando se diz para não julgar um livro pela capa? Aqui a gente julga sim (falei e sai correndo rsrsrs). Por isso, você precisa gastar um tempinho para escolher entre as infinidades de características que desenhamos “do pé a cabeça”!
Formatos, cores, acessórios, tipos de cabelo, fundos… São tantas opções! A dica é dar aquela geral de tempos em tempos e aproveitar a temática do momento para entrar na onda.

*Aprenda como criar seu avatar no MegaJogos!
Como desbloquear novos visuais?
Alguns visuais estão disponíveis gratuitamente. Os demais podem ser adquiridos em nossa lojinha, trocando-as por moedas virtuais.
Todos os dias são disponibilizados alguns itens, então fique de olho para encontrar aquele que procura.
Além disso, quem é VIP tem acesso ilimitado a todos os itens de personalização de jogo sem pagar nada a mais por isso.
*Confira todas as vantagens de ser VIP no MegaJogos!
A cada nova atualização, adicionamos novos estilos para quem gosta de colecionar e variar. Fique de olho!
Dicas para aproveitar melhor a personalização de jogo
- Teste diferentes combinações de mesa + cartas até encontrar a ideal.
- Explore os visuais sazonais para entrar no clima de eventos especiais.
- Use estilos que combinem com o tipo de jogo (ex: mesa mais “clean” para partidas sérias).
- Personalize com frequência para manter a jogatina sempre interessante.
- Fique ligado nas atualizações, sempre tem novidades chegando!
Jogue do seu jeito com a personalização do Mega
No Mega, cada jogador tem espaço para ser único. A personalização de jogo é a prova disso.
Se você ainda joga com o visual padrão, tá na hora de explorar esse recurso e dar uma cara nova às suas partidas.
Transforme sua mesa, deixe as cartas com o seu estilo e descubra como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.
Atualize agora, personalize e jogue do seu jeito. O Mega é seu, do seu jeito! 🧡

Curiosidades
Consciência Negra: Jogos africanos e sua influência na cultura brasileira

Se os jogos fazem parte da nossa herança cultural, então não é de se admirar que muitos deles tenham raízes africanas.
Capoeira, Cinco Marias, Ciranda, são só alguns exemplos de jogos africanos que criaram raízes no Brasil e, por isso, fazem parte da nossa cultura e cotidiano.
Novembro é mês da Consciência Negra e entre todas as incontáveis contribuições do povo africano, hoje celebramos os jogos e brincadeiras que alegram gerações de brasileiros.

20 de Novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
O Mês da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil, com foco especial no dia 20 de novembro, pois foi o dia em que Zumbi dos Palmares foi morto.

Imagem retirada do site: muraldehistoria.com.br/2024/10/zumbi-dos-palmares.html
A data virou feriado nacional pela lei nº 14.759/2023, assim reconheceu a importância da cultura e história afro-brasileira para o país.
Esse é um período dedicado ao combate ao racismo, de convite à reflexão, ao reconhecimento e, além disso, da valorização da contribuição histórica, social e cultural dos povos africanos e afrodescendentes no Brasil.
A história brasileira é inseparável da história africana, pois do idioma à culinária, da música às expressões religiosas, praticamente toda a nossa cultura têm raízes que dialogam com tradições africanas. E com os jogos não é diferente.

Jogos africanos e suas raízes
Entre os povos africanos, os jogos sempre tiveram um papel importante na educação das crianças, na socialização e na transmissão de conhecimento.
Assim, alguns desses jogos atravessaram o oceano e chegaram ao Brasil durante o período da diáspora (imigração forçada de escravizados), sofrendo adaptações.
Um dos exemplos mais antigos é o mancala, conhecido em algumas regiões como “awalé” ou “omi”. Ele é considerado um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, com registros que remontam a mais de 3 mil anos.
Mancala é uma família de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, praticados com pequenas pedras, feijões, bolinhas de gude ou sementes. O objetivo geralmente é capturar todas ou algumas das peças do oponente.
Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do Xadrez no Ocidente.
Outros jogos africanos populares incluem:
- Senet (Egito Antigo): Considerado o precursor do gamão e um dos primeiros jogos de tabuleiro da história, o Senet era jogado há mais de 5 mil anos e foi encontrado em tumbas faraônicas. Embora as regras modernas sejam reconstruídas, o jogo simbolizava a passagem da alma pelo além.

- Zamma (norte e oeste da África): Muito semelhante às damas, mas com variações estratégicas próprias, o Zamma é muito popular na Mauritânia, onde é considerado um jogo nacional. Ele é um dos jogos africanos usados para treinar raciocínio, paciência e lógica.

- Morabaraba (África do Sul, Lesoto e Botswana): Jogo tradicional dos povos Sotho e Zulu, semelhante ao “Nine Men’s Morris”. O objetivo é formar “moinhos”, alinhando três peças. É tão importante culturalmente que existem até campeonatos internacionais.

- Bao / Gebeta (África Oriental): Embora seja uma variante do Mancala, o Bao tem regras tão complexas que é considerado um dos jogos estratégicos mais elaborados do mundo. Muito popular na Tanzânia, Quênia e Zanzibar.
Esses jogos revelam como a cultura africana produziu sistemas sofisticados de estratégia, lógica e simbolismo.
Muitos desses jogos africanos influenciaram diretamente jogos modernos ou inspiraram designers contemporâneos.
* 5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
Jogos africanos que fazem parte da cultura brasileira
Resgatar e valorizar os jogos africanos é uma forma de reconhecer a contribuição dessa cultura que moldou o Brasil.
Por isso, diversas escolas e projetos culturais pelo país têm buscado reintroduzir brincadeiras africanas em atividades educativas, mostrando que elas são instrumentos poderosos de inclusão e valorização da diversidade.
Por já fazerem parte da nossa cultura há tanto tempo, muitas vezes não sabemos que jogos têm origem africana, por isso fizemos uma listinha breve e esclarecedora. 😉
1. Jogo da Onça
Embora tradicionalmente associado a povos indígenas, o Jogo da Onça tem estrutura semelhante a jogos africanos de caça e estratégia, como o Tigres e Cabras (África Oriental) e o Awithlaknannai (Norte da África).
A diáspora africana ajudou a difundir jogos assimétricos (predador vs. grupo), reforçando, assim, a presença desse formato no Brasil.

2. Ouri / Mancala (versões praticadas no Nordeste)
Comunidades afrodescendentes na Bahia, Maranhão e Pernambuco praticavam, no século XIX, versões do Mancala trazidas por africanos da África Ocidental.
Essas versões, chamadas às vezes de our, eram jogadas com sementes e cavidades feitas no chão ou no colo.

3. Capoeira
A capoeira é uma expressão afro-brasileira que combina luta, dança, jogo e música.
Apesar de não ser um jogo de cartas ou tabuleiro, é reconhecido como um jogo cultural, com regras, estratégias e até “partidas”.
Além disso, sua musicalidade e movimentação têm raízes diretas de Angola e Moçambique.
* Por que os jogos de cartas e tabuleiro são bons para a mente?

4. Brincadeiras de roda e jogos rítmicos
Muitas brincadeiras que envolvem círculos ou argolas foram adaptadas de práticas africanas, como o Bambolê, Ciranda, Samba Lelê e Sapo Cururu.
O mesmo acontece com o “Caxangá”, marcado pelo ritmo e pela repetição melódica, elementos centrais das tradições musicais africanas.

5. Maculelê
Originário do Recôncavo Baiano, o Maculelê combina dança, luta e jogo rítmico com bastões.
É uma herança cultural dos africanos escravizados e continua sendo praticado em rodas culturais por todo o país.

6. Cinco Marias
O jogo das “cinco marias” tem sua origem em Moçambique, onde é chamado de Matacuzana.
É um dos jogos africanos de habilidade manual, coordenação motora e precisão. Ele envolve lançar e pegar pequenas pedrinhas (ou saquinhos de pano pequenos) enquanto uma delas está no ar.

Por que falar de jogos no Mês da Consciência Negra?
Porque jogos são cultura e cultura é memória, identidade e pertencimento.
O Mês da Consciência Negra é um convite para aprender, valorizar e celebrar a influência africana em todas as suas formas, incluindo no universo dos jogos.
Ao olhar para os jogos que fazem parte do nosso cotidiano, reconhecemos a profunda influência africana que moldou não só nossa cultura, mas também nossa forma de brincar e competir.
Reconhecer essa contribuição é honrar histórias e promover mais inclusão e respeito.

Curiosidades3 anos atrásMulheres importantes no mundo dos jogos
Atualização10 meses atrásAtualização MegaJogos – Release 137
Dicas2 anos atrásAprenda como jogar Pife fácil e rápido
Curiosidades6 anos atrásBingo e seus apelidos!
Dicas3 anos atrás5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
Dicas7 anos atrás7 dicas para você ganhar no dominó
Curiosidades14 anos atrásSinais no Truco: Como Usar os Sinais para Vencer
Dicas6 anos atrásGuia definitivo sobre o TRUCO!

































Pedro
16/09/2022 at 08:12
Bem daohra,os únicos que assisti daqueles são Kakegurui e chuphead recomendo!