Verdadeiro símbolo de confraternização e conversa de bar, a sinuca é um jogo amado por muitos ao redor do mundo.

Talvez por isso mesmo, sua origem seja tão difícil de rastrear, uma vez que versões do jogo atual parecem ter surgido em vários lugares, criado por povos diversos.

Não entendeu? Vem que a gente explica melhor essa história.

Muitos caminhos para uma mesma história

O termo ‘sinuca” é um abrasileiramento do termo inglês “snooker”, um tipo de jogo de bilhar.

Para quem não sabe, bilhar é o nome genérico atribuído a vários jogos de mesa que utilizam tacos e bolas.

Quando pesquisamos sobre a origem da sinuca, a teoria mais aceita é que ela evoluiu de um jogo de gramado semelhante ao croquet, muito jogado no século 15, no norte da Europa (provavelmente na França).

sinuca-croquet

Croquet, jogo aparentemente inventado na Irlanda por volta de 1830, sendo um derivado do golfe.

Mas, se colocarmos nosso raciocínio em ação, parece óbvio que jogos em que se acertavam bolas (ou pedras) com um bastão, devem ter sido inventados bem antes que isso.

Realmente, estudiosos acreditam que pedras e bastões já eram usados em brincadeiras sociais em 3000 a.C., sendo versões ancestrais de jogos como croquet e cricket.

sinuca-cricket

Cricket, jogo originado na Inglaterra no século XVI que tornou-se um esporte conhecido globalmente.

Com o tempo, as disputas realizadas com esse modo de jogo foram evoluindo, mas ainda sendo travadas em campos abertos.

Finalmente, o primeiro registro do jogo de mesa aparece de fato no século 15, sendo praticado pela aristocracia na corte do rei Luís XI da França. 

O jogo teria finalmente evoluido para a sua versão de mesa por causa do rigor do inverno francês, que impossibilitava que se continuasse praticando ao ar livre.

No século seguinte, a febre do bilhar chega ao Reino Unido, conquistando a adoração da rainha escocesa Mary Stuart de tal maneira, que conta a história que ao ser decapitada por ordem da rainha inglesa Elizabeth I, o pano da sua mesa de jogo foi usado como sua mortalha.

No mesmo período, os espanhóis introduzem o jogo de bilhar na América do Norte, onde ele haveria de sofrer diversas variações de regras e nomes.

Mais de 300 anos depois, em 1875, um coronel do exército inglês modificou algumas regras do bilhar e inventou a sinuca internacional ou snooker, que viria a batizar o jogo (sem querer) por aqui.

Quando a “snooker” finalmente aportou no Brasil, no século 20, não demorou para ganhar aquele jeitinho brasileiro.

“No salão de sinuca, os malandros desafiavam outros jogadores apostando cervejas. Para conseguir vencer mais adversários e faturar alto, os malandros encurtaram a duração tirando bolas da mesa de jogo. Nascia a sinuca brasileira, com apenas uma bola vermelha”, afirma o coordenador da Federação Paulista de Bilhar e Sinuca, Luiz Admir Fraisoli.

Note que ao longo da história, a sinuca foi praticada por todas as classes sociais, como aconteceu com jogos de baralho e tantos outros.

Coisas que você não sabia que queria saber sobre a sinuca

Incrível como há coisas a se dizer sobre a sinuca! São tantas que tivemos até que dividir por categorias.

Curiosidade históricas

  • Em 1765 dC, a primeira sala de bilhar foi construída na Inglaterra. Lá era jogado o “One Pocket”, em uma mesa com uma caçapa e quatro bolas.
  • A cúpula em Monticello, a casa de Thomas Jefferson, esconde uma sala de bilhar. Nos tempos de Jefferson, o bilhar era ilegal na Virgínia.

cúpula em Monticello

Monticello, palácio localizado nas proximidades de Charlottesville, Virginia, EUA. 

  • O capitão Mingaud, o inventor da dica de ponta de couro, foi preso por motivos políticos durante a Revolução Francesa. Com a ajuda de um companheiro de prisão, ele conseguiu instalar uma mesa de bilhar em sua cela. Foi durante seu encarceramento que ele planejou e aperfeiçoou sua invenção. Sua obsessão tornou-se tão intensa que, no final de sua prisão, ele realmente pediu uma sentença mais longa para poder completar seu estudo do jogo. #acreditesepuder
  • A Igreja, para variar, faz parte da história (boicote) do bilhar. Desde seus primeiros dias, o jogo foi frequentemente denunciado como uma atividade pecaminosa, perigosa e moralmente corrupta. 
  • Ninguém sabe exatamente quando ou onde a primeira mesa de bilhar foi construída. O mais antigo registro documentado de uma mesa de bilhar foi feito em 1470. Em um inventário das posses do rei Luís XI da França, sua mesa dizia: uma cama de pedra, uma coberta de tecido e um buraco no meio do campo de jogo, para o qual as bolas possam ser conduzidas.
  • Durante a Guerra Civil americana, era comum os resultados do bilhar receberam uma cobertura mais ampla do que as notícias de guerra. Os jogadores eram tão famosos que foram emitidos cartões de cigarro com a suas imagens.

[sinuca]caixa de cigarro

Curiosidade aleatórias

  • A sinuca é um dos esportes mais seguros do mundo (a menos que você seja atingido na cara pela bola branca).
  • O bilhar foi o primeiro esporte a ter um campeonato mundial (1873).
  • Surpreendentemente, o principal componente do pano de bilhar permaneceu inalterado por mais de 400 anos. A lã foi usada nos anos 1500 e continua a ser a escolha hoje. Evidentemente, ela foi aperfeiçoada (e algumas misturas de lã/nylon também são produzidas).
  • A primeira mesa de bilhar operada por moedas foi patenteada em 1903. O custo de um jogo era de um centavo.
  • Antes da invenção do celulóide e de outros plásticos da nova era, as bolas de bilhar eram feitas de marfim. #salveoselefantes
  • O termo “sala de bilhar”, no século 19, se referia a uma sala de apostas para corridas de cavalos. Mesas de bilhar/sinuca foram instaladas para que os usuários pudessem passar o tempo entre as corridas e acabou sendo associado desde então.
  • Os diversos jogos de bilhar existentes ganham muitos nomes conforme a região em que são praticados, como mata-mata, bola 8, bola 9, carambola, etc. 

Sinuca no MegaJogos

Como você deve ter percebido, o amor pela sinuca e jogos de bilhar ao redor do mundo é grande, e no MegaJogos não poderia ser diferente.

Somos tão fãs do jogo, que temos 3 versões disponíveis para nossos jogadores escolherem: Sinuca Bola 8 3D, Sinuca Bola 8 2D e Sinuca Brasileira.

É pura verdade que o jogo sofre variações dependendo do local onde é jogado, por isso tentamos aumentar seu leque de opções.

Acesse nosso site, confira as regras e modo de jogo de cada modalidade e escolha qual é a sua favorita.

E fique a vontade para dar uma olhada ao redor, temos jogos de cartas, tabuleiro e diversos outros à sua disposição.

Procurando diversão e amigos sem precisar sair de casa? Una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

cta_sinuca

Deixe um comentário