Se você adora uma festa e já está com saudades das comemorações de fim de ano, saiba que ainda há esperança!

O Ano Novo Lunar (também conhecido como Ano Novo Chinês) é comemorado HOJE, 22 de janeiro de 2023, e pessoas de várias regiões do mundo (além da China) celebram a data, então, sinta-se convidado a fazer o mesmo.

Agora, se você adorou o convite mas está se perguntando que negócio é esse de um segundo ano novo, coelho e tudo mais, continue lendo que a gente explica.

Por que a China tem um ano novo diferente?

O calendário tradicional da China é um calendário lunissolar, o que significa que é baseado em observações astronômicas da posição do Sol no céu e nas fases da Lua. 

Este antigo calendário remonta ao século 14 aC, enquanto o calendário gregoriano, que a gente segue,  foi introduzido apenas em 1582. 

Seguindo essa matemática, o ano 2023 corresponde ao ano 4721 do calendário chinês.

A China adota o calendário gregoriano para negócios do dia a dia, mas segue o calendário chinês para festivais importantes e datas auspiciosas, como datas de casamento e as fases da lua.

Quando acontece o Ano Novo Lunar?

O Ano Novo Lunar começa na data (no Leste Asiático) da segunda Lua Nova após o solstício de inverno, que acontece sempre no final de dezembro. 

Em 2023, esta lua nova ocorre na China no domingo, 22 de janeiro, marcando o início do Ano Novo Lunar que irá terminar no dia 9 de fevereiro de 2024.

Quem celebra o Ano Novo Lunar?

Embora este feriado seja comumente chamado de “Ano Novo Chinês” no Ocidente, a China não é o único país a adotá-lo. 

O Ano Novo Lunar, também conhecido como Festival da Primavera, é o mais celebrado e o mais longo de todos os festivais asiáticos e é celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Vários outros países do leste da Ásia, incluindo Vietnã, Coréia, Japão e Filipinas, realizam suas próprias comemorações de ano novo nesta época. 

ano novo china

Oshougatsu – Festividade de ano novo lunar no Japão


Seollal – Festividade de ano novo lunar na Coreia

Como é celebrado o Ano Novo Lunar na China?

Como em muitas celebrações do solstício de inverno, a escuridão simbólica da noite é banida pela luz de fogos de artifício, lanternas e velas. 

Lanternas de papel são penduradas por todos os lados, como modo de trazer boa sorte para o ano novo. Há danças de dragão, apresentações e desfiles com música e acrobacias. 

festival china

Festival de Lanternas

As pessoas limpam suas casas e abrem a porta para deixar a boa sorte entrar.

Claro que comida não pode faltar! Para o Ano Novo, é tradicional servir o famoso noodles, simbolizando uma vida longa. 

Outra receita popular do festival são os bolinhos chineses, que representam boa sorte e riqueza. As famílias geralmente os preparam, embrulham e deixam para comer quando o relógio marca meia-noite.

comida tradicional china

Comidas típicas do ano novo chinês

As festividades duram duas semanas, terminando com o famoso Festival das Lanternas.

Qual é o animal do ano novo chinês em 2023?

Em 2023 entramos no ano do coelho, um dos 12 animais do zodíaco chinês

Diz-se que as pessoas nascidas no ano do Coelho são gentis, quietas e educadas. Elas são pacientes, inteligentes e chiques. Seu senso de responsabilidade e atenção aos detalhes levam a um grande sucesso na carreira. Elas também levam o amor a sério e são leais a quem amam.

E aí, se identificou? Confira na tabela abaixo o ano em que você nasceu para descobrir qual seu signo no zodíaco chinês.

zodíaco-china

A lenda do Coelho na Lua na China

E por falar em coelho, você já olhou para a lua e viu o que parece ser um coelho batendo em um tronco ou pilão

Isto é o que é conhecido na ciência como um ‘pareidolia‘, uma imagem ou som que pareça ser algo significativo. 

Da Ásia às Américas, muitas histórias foram contadas sobre o coelho na lua ao longo dos séculos.

Segundo a lenda chinesa, o coelho é companheiro da deusa da lua Chang’e e uma de suas tarefas é bater o elixir da vida para ela em seu pilão. Ele pode ser visto todos os anos em meados do outono.

Na China, o coelho da lua também costuma ser chamado de “coelho de jade”, e há várias lendas associadas a ele.

coelho-de-jade-china

Coelho de Jade

Uma delas conta que o Imperador de Jade se disfarçou como um velho pobre e faminto e implorou por comida para um macaco, lontra, chacal e coelho. O macaco, para atendê-lo, colheu frutas nas árvores. A lontra, peixes no rio. O chacal roubou um lagarto e um pote de coalhada. O coelho, por sua vez, só conseguia colher grama. Sabendo muito bem que capim não pode ser oferecido como alimento aos humanos, o coelho decidiu oferecer seu próprio corpo, sacrificando-se no fogo que o homem havia ateado. O velho, porém, se revelou o grande Imperador de Jade e evitou que o animal se queimasse. Tocado profundamente pelo sacrifício altruísta do coelho, ele o enviou à lua para se tornar imortal.

O Coelho de Jade é um símbolo de abnegação, piedade e sacrifício. Um belo símbolo para o Ano Novo que se aproxima, não concorda?

Jogos populares na China

Se você acompanha o nosso blog, deve saber que alguns de nossos jogos favoritos tiveram suas origens na China, como o dominó e, nada mais nada menos, do que as cartas do baralho.

Isso mesmo, na China, as primeiras cartas que aparecem em relatos históricos, eram fabricadas com marfim ou ossos e jogadas de forma semelhante aos dominós.

Mas nós também contribuímos com a alegria oriental com nossos jogos, como é o caso do famoso “Caneco”.

Caneco (Liar’s Dice)

Acontece que nosso copinho com cinco dados é extremamente popular na China.

Rastrear sua origem exata é difícil, mas diz a lenda que o caneco veio da América do Sul e foi popularizado na Espanha no século 16. 

De lá, o jogo de dados viajou para China, onde é popular em clubes e bares, sendo feito apostas valendo bebidas. 

Jogo Caneco, ou Liar’s Dice

Xadrez (Xiangqi ou xadrez chinês)

O xadrez chinês apresenta várias particularidades em relação ao xadrez tradicional, sendo a primeira que suas peças representam um exército, e não a nobreza.

Além disso, ainda se destaca a existência de uma peça chamada canhão, uma regra que proíbe que os generais avistem um ao outro (na mesma linha sem qualquer peça no meio do caminho), áreas especiais no tabuleiro como rio e palácio, etc.

As peças do xadrez chinês são botões nos quais estão desenhados ideogramas, mas também há os sets de peças tradicionais.

Partida de xadrez no MegaJogos

Mahjong

Mahjong é um jogo milenar chinês, tendo sido exportado, a partir de 1920, para o resto do mundo. É composto de 144 peças, chamadas de “pedras”.  O objetivo do jogo é observar o posicionamento das pedras e usar as que estão livres para formar pares e remover todas as peças do jogo. 

Um jogo ocidental que muito se assemelha ao Mahjong é o Gin Rummy e também a Canastra (Buraco).

No ano de 2010, o Mahjong foi considerado o jogo de mesa mais jogado no Japão

Jogo Mahjong

E aí, gostou desse balde de cultura chinesa? Aqui no Mega temos jogos e jogadores do mundo todo, e gostamos de dar a volta no nosso planetinha e conhecer um pouco mais da cultura de cada um.

Afinal, jogos bons existem em todos os lugares e não podemos perder nenhum.

Não é à toa que somos a maior plataforma de jogos online do Brasil!

Quer jogar seu jogo favorito? Vem que no Mega tem!

Deixe um comentário