O nome é Sueca, mas o jogo é famoso mesmo em Portugal, Brasil, Açores e Angola. E na Suécia, não jogam? Não temos informações que confirmam ou negam essa hipótese. E por que se chama Sueca então? Eis mais uma excelente pergunta sem resposta! LOL

Agora, o objetivo desse post é justamente falar que, caso você também tenha dúvidas sobre esse jogo de cartas super popular, nós sabemos a quem recorrer.

Adelino Pereira, um verdadeiro fã e amante do jogo, está lançando um livro sobre o assunto, intitulado de “Sueca Para 4 Jogos”.

“Sueca Para 4 Jogos” – um guia fascinante e instrutivo

O autor que nasceu em Aveiro, Portugal, e reside no Brasil desde 2002, joga Sueca regularmente há 3 décadas, já tendo conquistado posições e prêmios de destaque em várias cidades e regiões do seu país de origem.

Adelino Pereira, o autor do livro “Sueca para 4 Jogos”

Segundo Adelino, a ideia de criar esse livro nasceu da paixão pelo jogo e da vontade em estudar e refletir mais profundamente sobre esta fascinante modalidade sobre a qual existem tão poucas informações.

Seu objetivo principal é tornar a Sueca mais conhecida, divulgada e valorizada, dada a sua importância cultural, social e, segundo ele, também bastante terapêutica.

Com conteúdo abrangente, a obra aborda a história da Sueca, estratégias de jogo, uso de estatística na colocação das cartas e chega a apresentar um método inovador de comparação de jogos, reduzindo a importância do fator sorte.

Livro “Sueca para 4 Jogos”

“Ao longo de toda obra, o leitor vai observar que sempre destaquei o fator lógica e raciocínio nas várias análises efetuadas, em detrimento da intuição. O feeling sempre foi relegado para segundo plano, uma vez que depende de vários fatores subjetivos, empíricos e do nosso estado de espírito vigente”, frisa Adelino Pereira.

Publicado pela editora Grama, com aproximadamente 50 páginas, o livro é voltado para jogadores iniciantes ou experientes e já foi lançado no Brasil. Há previsão de lançamento em outros países, como Portugal, Londres, França, Angola e Argentina.

Para amantes dos jogos de cartas e suas variadas histórias e peregrinação pelo tempo, essa é com certeza uma obra imperdível.

Sueca ao redor do mundo

Pode-se dizer que o amor de Adelino pelo tema em questão vem de berço, visto que, em Portugal, a Sueca é provavelmente o jogo de cartas mais praticado.

No Brasil, trazido com a colonização portuguesa, ele também é bastante popular e apreciado por sua versatilidade. Sem contar sua versão alcoólica, que conta com regras próprias e é sucesso em festas universitárias.

Embora não possua uma data ou local de origem definido, de acordo com Adelino, suas pesquisas e observações mostraram que o jogo é praticado por milhares e milhares de pessoas de várias idades e classes sociais diariamente, sobretudo na Europa, América do Sul e África.

A prática é notavelmente maior em países que contam com comunidades portuguesas, como é o caso da França. Nesses lugares, a Sueca serve como bom motivo de aproximação e amizade.

Observações realizadas pelo autor em regiões de Portugal Continental, nordeste brasileiro, São Paulo e Rio de Janeiro, comprovaram a sua admiração e disseminação por grupos de origem portuguesa.

No Rio de Janeiro, Pereira encontrou a Sueca em Clubes Portugueses (Casa do Minho, Casa de Viseu, Casa do Porto, Casa Trás-os-Montes e Casa das Beiras), além de outros lugares, como Calabouças, Praça Machado e na Praça da Cruz Vermelha.

Em São Paulo, será possível encontrar jogadores na Casa de Portugal, na Avenida da Liberdade e na Casa de Portugal do grande ABC.

casa de portugal sp
Casa de Portugal, em São Paulo
casa de portugal
Casa de Portugal do grande ABC

Um jogo silencioso

Para jogar Sueca são necessários quatro jogadores divididos em duplas, sentados em volta da mesa, de modo que cada dupla fique de frente uma para a outra.

Da mesma forma que o truco, o baralho não contém as cartas 8, 9 e 10 (e os coringas), sendo usadas ao todo 40 cartas.

Basicamente, uma pessoa é selecionada para ser o carteador e deve assim distribuir 10 cartas para cada jogador e depositar uma carta como Trunfo, que definirá o naipe mais forte do jogo.

A cada rodada, os jogadores devem colocar cartas de naipes iguais na mesa. O objetivo é somar a maior pontuação ao final das rodadas.

Agora, eis uma curiosidade interessante sobre a Sueca: trata-se de um jogo silencioso, pois parceiros não podem conversar entre si em nenhuma hipótese, sob pena de cancelar a rodada atual e iniciar outra.

Conta a lenda que o motivo disso se deve ao jogo ter sido originalmente praticado por surdos e mudos.

Sueca no MegaJogos

Aqui no MegaJogos a Sueca é sucesso faz tempo e para prestigiar todos os nossos jogadores que não dispensam um bom carteado e se encantam por esse jogo em particular, estaremos sorteando dois exemplares do “Sueca Para 4 Jogos” nas nossas redes sociais!

Então, fique ligado, pois em breve você terá a chance de ser contemplado com essa obra única sobre o jogo.

E lembre-se que nosso salão de jogos virtual está esperando por você. Jogue seus jogos favoritos, como Sueca, Poker, Buraco, Truco, Pife e muito mais, em um só lugar.

Una-se a nós, garanta a sua diversão e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

sueca megajogos jogar

Deixe um comentário