Jogo dinâmico, favorito entre tropas e universitários, saiba como surgiu o Espadas e porque ele continua sendo um sucesso quase 100 anos após sua criação.

Como surgiu o jogo Espadas

Acredita-se que o Espadas foi criado com base em um jogo chamado Whist, sendo que a principal diferença entre os jogos é que, em vez de a carta mais alta (trunfo) ser decidida pelo lance mais alto ou aleatoriamente, como no Whist, no Espadas, o naipe de Espadas é sempre o mais valioso, daí o nome.

Quanto à data de sua origem, George Coffin, conhecido autor de livros sobre Bridge, traçou as raízes do jogo até algum momento entre 1937 e 1939. 

Criado no Centro-Oeste dos Estados Unidos, Espadas parece uma versão simplificada do Contract Bridge, de modo que se considera que um jogador de Espadas pode aprender Bridge com facilidade.

Espadas foi muito jogado durante a Segunda Guerra Mundial justamente graças a simplicidade em comparação com Bridge e Euchre, e pelo fato de poder ser mais facilmente interrompido do que o Poker, que também eram jogos de cartas militares populares. 

Assim, o jogo se tornou bastante popular durante a Guerra, quando foi espalhado por soldados que viajavam ao redor do mundo. 

Quando o conflito acabou, os veteranos trouxeram o jogo de volta para os Estados Unidos, onde ele se tornou popular entre os estudantes universitários e no meio familiar.

Também permaneceu amplamente popular em países onde as tropas dos EUA estavam estacionadas, tanto na Segunda Guerra Mundial como em ocupações posteriores.

Como a maioria dos jogos de cartas, Espadas tem variações de regras que podem ser encontradas em diferentes regiões e entre grupos de jogadores, mas a versão básica envolve o uso de estratégia, blefes e habilidades matemáticas para ganhar o jogo.

Como jogar Espadas

Espadas é um jogo de apostas de vazas, semelhante ao copas (hearts), mas mais parecido com o bridge.

No MegaJogos, joga-se com 4 participantes que formam duas duplas, em posições alternadas na mesa.

É usado um baralho de 52 cartas, sendo que cada jogador recebe 13 cartas.

Características e definições

  • Vaza: uma rodada ganha.
  • Rodada: uma sequência de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta e o vencedor ganha uma vaza.
  • Carta mais alta: a carta de maior valor do naipe. A ordem das cartas é a seguinte, da menor para a maior: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A. O naipe que de maior valor é o naipe de espadas (trunfo).
  • Seguir o naipe: jogar uma carta do mesmo naipe da primeira carta da rodada.
  • Aposta: o número de vazas que um jogador pretende ou acha que vai ganhar.
  • Contrato: as apostas combinadas de dois parceiros.
  • Sobrevazas: qualquer rodada ganha por uma equipe que esteja além do previsto no contrato. No jogo é referido como S.V.
  • Nula (0): aposta vazia. Neste caso, o jogador acha que não vai ganhar nenhuma vaza. Esta aposta vale 100 pontos, mas se não for alcançada a dupla perde esses pontos (-100).
  • Nula Cega (00): o mesmo que nula, mas valendo 200 pontos. Nesse caso, quando não alcançada o jogador perde 200 pontos (-200). Um jogador só pode apostar um nula cega com a mão cega, ou seja, sem ver nenhuma carta de sua mão. Estas serão reveladas após a aposta ser feita.

Como jogar

São distribuídas 13 cartas para cada jogador, uma a uma, no sentido horário. Então, você precisa tentar prever quantas rodadas vai levar. Após isso, são realizadas 13 rodadas. 

O jogador que começa a primeira rodada é o que está sentado à esquerda de quem deu as cartas. 

O primeiro jogador deve baixar uma carta que não seja do naipe de espadas. Os jogadores seguintes (no sentido horário) devem seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador. 

Se algum jogador não possuir uma carta desse naipe, ele pode jogar qualquer outra carta que tiver na mão. 

Cartas do naipe de espadas só poderão ser baixadas após a primeira rodada e após algum jogador baixar uma carta do naipe de espadas por não possuir cartas do naipe correspondente. 

No final da rodada determina-se o vencedor da seguinte forma: se uma ou mais cartas do naipe de espadas tiverem sido jogadas, a carta mais alta de espadas é a vencedora.

Caso o naipe de espadas não tiver sido jogado, a carta mais alta do naipe da primeira carta é a vencedora. 

O vencedor da rodada ganha 1 vaza. Este jogador inicia a próxima rodada.

Após 13 rodadas, todos os jogadores estarão sem cartas na mão, e é realizada a contagem dos pontos. 

Caso nenhuma equipe atinja 100 pontos, são distribuídas 13 cartas novamente para cada participante, e cada um deverá fazer novas apostas, iniciando assim um novo jogo. 

Esse processo é repetido até uma equipe alcançar 100 pontos. Esta equipe será a vencedora.

Penalidades e pontuação

Se o contrato, definido no início da partida, for cumprido pela dupla, ou seja, acertarem o seu palpite de número de rodadas que levariam, ela recebe o número de vazas do contrato multiplicado por 10 e 1 ponto por cada uma de suas sobrevazas.

Se a dupla não conseguir ganhar o número de vazas que apostaram (contrato), ela recebe o número de vazas do contrato multiplicado por -10 (menos dez), somando assim uma pontuação negativa. 

Quando uma dupla atingir 10 pontos de sobrevazas, receberá uma penalidade de cem pontos e os pontos de sobrevazas serão zerados.

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