Você com certeza já ouviu falar sobre a existência de diferentes tipos de baralhos, como o espanhol e o francês. 

Mas, além das variações regionais, o que a grande maioria das pessoas não sabe é que existem outros tipos de baralhos no mercado, que são uma verdadeira obra de arte e têm diferentes funções.

É fã de baralho? Vem com a gente!

O fantástico mundo dos baralhos

Hoje em dia, uma grande variedade de baralhos é produzida regularmente, enchendo os olhos de quem joga cartas e de quem coleciona também.

Muitos deles exibem uma criatividade maravilhosa em termos de design gráfico, com faces e pips (índices) altamente personalizados. Mas, ao contrário do que se pode imaginar, essa variedade não é um fenômeno novo.

Já nos séculos 15 e 16, quando as cartas de jogar estavam se espalhando rapidamente pela Europa, elas tinham tudo menos um “padrão”. 

A história do baralho inclui uma ampla gama de estilos diferentes, ricos em detalhes, simbolismos e significados.

Neste artigo, vamos apresentar alguns dos tipos de baralhos que estão por aí, enriquecendo o maravilhoso mundo das cartas.

Baralho padrão

Quando jogadores e colecionadores se referem a um “deck padrão”, o que eles normalmente têm em mente é um baralho com uma aparência tradicional. 

Com o passar dos anos, as cartas com figuras (cartas da corte) tornaram-se mais ou menos padronizadas, assim como a forma e o estilo dos pips

Embora o verso das cartas varie e o Ás de Espadas e Jokers também possam ser personalizados, o resto de um baralho padrão normalmente parece o mesmo. 

Quem joga cartas tende a preferir este tipo, por razões práticas. As cartas precisam ser funcionais e imediatamente reconhecíveis, a fim de facilitar o jogo para todos. 

A maioria dos mágicos também prefere trabalhar com um deck padrão, porque eles não querem que seus espectadores sejam distraídos por obras de arte extravagantes ou índices difíceis de ler. Além disso, as habilidades manuais que desenvolveram muitas vezes farão com que os truques pareçam mais impossíveis e milagrosos se o baralho que estão usando for comum em todos os aspectos. 

Baralhos personalizados

Um baralho personalizado é aquele que apresenta uma novidade, um design exclusivo

A definição da palavra novidade é algo novo, original ou incomum. Como resultado, qualquer baralho que tenha sido fortemente “customizado” com elementos originais ou incomuns às vezes será descrito como um baralho novo.

Em contraste com um baralho padrão, este terá, no mínimo, uma arte totalmente personalizada para as cartas da corte. Frequentemente, os pips também são estilizados e diferenciados. 

Este tipo de baralho é geralmente o preferido pelos colecionadores, uma vez que cada carta tem uma aparência única.

Baralhos de jogo

Alguns baralhos padrão foram ligeiramente alterados para otimizar seu uso em jogos de cartas populares, embora muitos desses jogos pudessem ser praticados com a mesma facilidade com um baralho padrão. 

Frequentemente, esse tipo de deck adiciona valores de pontos a cartas específicas. Um exemplo clássico é Canastra.

Conjuntos de cartas específicos para a canastra geralmente consistem em dois baralhos, e os cartões de pontuação têm seus valores impressos para facilitar o jogo.

Outro exemplo é o popular jogo inglês Euchre, que está longe de usar um baralho completo. Os baralhos de Euchre normalmente incluem cartas suficientes para dois jogos da modalidade, junto com cartas especiais que podem ser usadas para pontuar durante o jogo. 

Já o clássico jogo de cartas Pinochle requer um baralho personalizado, porque necessita de duas cópias das cartas de 9 a Às em cada naipe, criando assim um baralho de 48 cartas. 

Baralhos Gaff

Assim como existem baralhos para jogadores, também existem baralhos para mágicos

Alguns baralhos personalizados hoje em dia podem vir com “cartas gaff” (cartas para truques), então os colecionadores estão acostumados a obter um baralho moderno que vem com cartas com faces duplas ou uma carta em branco. 

Modelo de baralho Gaff da Copag.

Um baralho gaff, no entanto, é quando o baralho inteiro consiste em cartas gaffed, às vezes também chamadas de cartas gimmick. Trata-se de decks especiais criados puramente como “decks de truques”, e eles permitem que você realize coisas que não conseguiria com um baralho padrão. 

Baralhos Gaff altamente especializados são ocasionalmente criados para uma única rotina mágica, mas também existem alguns bastante comuns e acessíveis.

Baralhos marcados

Outra ferramenta útil para o mágico é o baralho marcado. Não se fala muito sobre esse baralho, por respeito ao profissional e a quem adora um espetáculo.

Também é importante ressaltar que a maior parte dos truques com cartas que você vê por aí são realizados com um baralho completamente padrão, contando apenas com a   habilidade e talento do mágico.

Mas, ocasionalmente, o profissional pode contar com um baralho marcado, que é aquele em que as cartas de jogo têm marcas secretas no verso, permitindo-lhes identificar o valor e o naipe da carta em questão.

Existem dois sistemas principais usados ​​por decks marcados. Os decks marcados com sistemas de leitura têm o nome do cartão escrito em algum lugar no verso – geralmente apenas com um número e uma letra que indicam seu valor e naipe – cuidadosamente camuflado na arte. 

Baralhos marcados com sistemas codificados indicam o valor e o naipe das cartas usando formas ou alguma outra pista visual que precisa ser decodificada no verso da carta.

Ficou curioso para ver um? Nós também!

Jogo de cartas no MegaJogos

E aí, descobriu algo que você não sabia sobre baralhos? E isso é só o começo, esse post tem continuação com mais novidades para quem adora cartas.

Enquanto isso, você pode se divertir e usar diferentes baralhos nas nossas salas de jogos online.

Basta fazer seu login no MegaJogos e escolher qual vai ser a partida da vez.

Temos os melhores jogos de cartas a sua disposição, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Então, fica o convite: junte-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Deixe um comentário