Muitas pessoas acham que para ganhar no dominó é preciso ter sorte, pois você depende das peças (ou pedras) que você tira no início e das peças que os outros jogadores usam.

E elas estão certas! Ou melhor, meio certas. Na verdade, dominó é um jogo onde a estratégia e a técnica também são extremamente importantes.

Por isso, é preciso que você conheça mais do que suas peças. É preciso também saber o que fazer com elas para vencer sempre – ou quase sempre.

Pois é isso o que vamos ver neste artigo: algumas dicas importantes para você dominar seus oponentes no dominó. Confira!

1. Desça suas “carroças” assim que puder

Para quem não sabe, “carroça” é um dos outros nomes dado para as peças duplas (como 6-6, 5-5, 1-1, etc.).

MegaCuriosidade: a peça dupla também é chamada de sena, camburão, carreta, carrilhão, carreirão, carretão, bucha, dozão, carrão, bomba, dôbre ou dublê.

Como as “carroças” tem o mesmo valor em qualquer um dos lados, você vai ter menos chances de colocá-las em jogo.

Sendo assim, para ganhar no dominó, é melhor que você as use assim que tiver a oportunidade.

É muito comum jogadores ficarem com as “carroças” nas mãos, até no fim do jogo – e isso pode significar a derrota!

2. Se estiver em dupla, fique atento

Em jogos de pontuação – onde você precisa ficar com o menor número de pontos, pela soma das peças -, você tende a jogar sempre suas pedras mais altas rapidamente. Seu parceiro vai fazer isso também, é claro.

No entanto, ele também vai querer deixar disponível a ponta mais vantajosa para seu jogo.

Então, se a pedra colocada em jogo por sua dupla for muito baixa, tente baixar pedras do outro lado do layout – assim você tem mais chances de ganhar no dominó, seja por seus esforços ou de seu parceiro.

3. Peças variadas? Você não precisa!

Muitos jogadores experientes recomendam que você tenha uma mão diversificada. Nesse caso, se você seguir esse conselho, você evita ter muitas quadras, por exemplo. Isso supostamente aumenta sua chance de jogar, certo?

Errado! Sua chance é a mesma para qualquer uma das pedras.

Por exemplo, se você for capaz de dominar as quadras, tendo a maior parte delas em suas mãos, sua incapacidade de jogar em outros naipes é compensada pela possibilidade de trabalhar suas quadras.

Inclusive, é mais fácil ainda de trancar o jogo, já que você tem a informação de quando se esgotaram as quadras com mais rapidez.

MegaCuriosidade: os naipes (números de pontos de 0 a 6) são chamados de branco, ás (ou pio), duque, terno, quadra, quina e sena. Se você ouvir esses termos num jogo, agora você não vai ficar perdido!

4. Descubra que peças seus oponentes não tem

Vai chegar num ponto do jogo em que, provavelmente, alguém vai passar a vez. É nesse momento que você deve imediatamente olhar a mesa.

Por que? Cada vez que um adversário passa a vez ou compra uma peça, se for um jogo mano-a-mano, isso significa que eles não tem o que precisa para jogar.

Assim, você tem a informação fundamental para bloquear o jogo e conseguir ganhar no dominó com mais facilidade.

5. Trabalhe a mão do seu adversário

Se você estudar as pedras que já foram jogadas, juntamente com as pedras que você tem nas mãos, você consegue sim deduzir o que seu oponente tem nas mãos! Isso fica mais fácil a cada peça posta em jogo.

Assim, logo você vai saber que pedra jogar para bloquear seu oponente.

Por exemplo, se você tem uma quadra (uma peça com 4 pontos) e todas as outras quadras já estão em jogo, ninguém mais vai conseguir seguir por esse lado!

6. Expressões faciais entregam jogos

Você, jogando pela Internet, não consegue ver o rosto de seus oponentes, o que pode dificultar a leitura do jogo deles. Mas, como todo game online, o tempo para definir uma jogada ou o número de mensagens ou emoticons no chat são sinais importantes. Quer saber mais sobre sinais faciais em jogos de cartas? Clique aqui!

Use isso ao seu favor para ganhar no dominó!

Palavras finais

Essas foram apenas algumas dicas básicas para você ganhar no dominó. No entanto, o conselho que daremos agora é o principal e o mais importante, quando se trata de vencer jogos.

Pratique, pratique, pratique.

Não existe maneira melhor de vencer do que treinando e observando, pessoalmente, as formas ideais de superar seus oponentes.

Tem outras táticas para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!

cta-rodape-dicas domino

Deixe um comentário