Praticado em todo o mundo, e conhecido na língua inglesa como backgammon, o Gamão é o típico jogo que reúne elementos de estratégia e habilidade, assim como os jogos xadrez e damas..

Porém, o que os diferencia é a presença do ‘’fator sorte’’, já que são dois dados de 6 faces que decidem os passos de cada um dos jogadores, assim como as regras do jogo.

Ele, como outros jogos de tabuleiro, pode ser jogado online. No MegaJogos, por exemplo, há a possibilidade de jogar com outras pessoas, no formato Gamão multiplayer, sala treino, sem internet (offline)e outros modos.

E a mais recente novidade, para quem é apaixonado por gamão, é que agora o MegaJogos lançou Gamão para Android e em breve lançaremos também para iOS.

E para comemorarmos essa mais nova etapa do nosso novo aplicativo, nada melhor do que falarmos sobre algumas curiosidades deste apaixonante jogo de tabuleiro.

Vamos começar pelas origens desse jogo, que remontam alguns milênios atrás.

As origens e história do jogo Gamão

Houve ao longo do tempo, diversos jogos que podem ser considerados os predecessores do gamão, muito por conta da semelhanças entre eles, como regras e a sua jogabilidade.

Jogos como o Senet no Antigo Egito há 3.500 a.C, o Jogo Real de Ur na antiga Mesopotâmia na região Ur, o Ludus duodecim scriptorum na Roma Antiga, o Parchessi na índia, o Tabula durante a Idade Média, entre outros.

Entretanto, somente em meados do Século X acredita-se que tenha surgido o Gamão como o conhecemos hoje, com as regras, estratégias e o desenho do tabuleiro atual.

O intercâmbio entre as culturas e os povos do ocidente e oriente ao longo do tempo foi importante para que o nosso amado jogo de tabuleiro experimentasse diferentes transformações e até adotar o formato atual.

Apesar disso, existem atualmente variantes que são interessantes conhecermos.

Variantes do Backgammon

Assim como outros jogos que são jogados com tabuleiro, o Gamão teve algumas variantes no passado que tiveram sucesso e espaço em seus países de origem, são eles:

  • Na França do Século XIX, o Triquetraque era uma versão francesa do gamão e que fazia bastante sucesso. Ela recebeu esse nome por causa do som que os dados faziam após serem lançados pelo copo de lançamento.
  • Já nos EUA, no começo do século XX, surgiu o Chaquete, que inclusive foi a variante que começou a utilizar o dado de apostas, que acabou no fim das contas influenciando o gamão moderno e as regras dele.
  • Existem, além dessas, outras variantes do jogo como que é jogada com quatro ou três participantes, o Chouette, o Moultezim ou gamão turco, entre outras.

E assim como todo jogo de tabuleiro hoje em dia, o Gamão tem o seu lugar entre os jogos online e com suas próprias variações, como as do MegaJogos.

Variantes do jogo online

No MegaJogos, é possível jogar Gamão de forma gratuita, entretanto no plano Premium tem-se acesso a mais funcionalidades e modalidades de jogo.

o.

E as variações dele online no MegaJogos são 5: Torneio, Rankeada Pro, Rankeada, Galera e Treino..

Agora, saindo do campo das variações, nosso jogo de tabuleiro favorito é, igualmente, conhecido por seus praticantes famosos e por suas ‘’aparições’’ no mundo da ficção.

Praticantes famosos e na ficção

Um dos praticantes mundialmente conhecidos de gamão era o filósofo escocês David Hume. Ele que afirmava ser ‘’toda especulação metafísica fria, forçada e ridícula’’ se forjada após a pessoa ter jantado e jogado uma partida de Gamão.

Autor do livro ‘’A Origem das Espécies’’ e criador da teoria da seleção natural, o naturalista britânico Charles Darwin também era jogador de Gamão.

charles-darwin - gamão
Charles Darwin

Inclusive, a pessoa com quem ele mais jogou esse jogo em vida foi sua esposa Emma, ele até afirmava, em tom de brincadeira, ter vencido ela em 2795 partidas contra 2490 vitórias de sua esposa.

Em seu livro “A curva do Calombo”, o humorista brasileiro Chico Anysio conta em sua crônica “O jogo de Gamão” a história de uma mãe, que por ciúme das filhas procura ter controle sobre elas, chamando-as sempre para jogar Gamão.

Assim que a mãe morreu, o jogo de tabuleiro passou a ser um meio perfeito para que elas encontrem novos pretendentes.

No filme, 007 contra Octopussy, o vilão do filme, Kamal Khan, acaba perdendo para o agente britânico James Bond, adivinha em que? Em uma partida de Gamão.

Perfeito para desenvolver relações lógico-matemáticas, o Gamão é o hobby perfeito para quem pretende aprimorar a capacidade de formular estratégias.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre esse fantástico jogo de tabuleiro, que tal jogar uma partidinha?

cta-rodape-gamao-android

Deixe um comentário