Dicas
O mundo é das Damas: Tudo sobre esse antigo jogo de tabuleiro

Você sabe onde e quando surgiu o jogo de Damas? Quem veio antes, a Damas ou o Xadrez? Não sabe? Então senta que lá vem história!
Damas: uma origem antiga e misteriosa
A verdade é que ninguém sabe exatamente quando ou como o jogo surgiu, mas o que é certo, é que a Damas está por aí há bastante tempo, tendo sido até mencionada por Platão como um jogo que a Grécia pegou emprestado do Egito.
E, respondendo a pergunta inicial, segundo a história, a Damas nasceu primeiro que o Xadrez. #vódoxadrez
Quer conhecer a história do jogo de xadrez? Confira aqui!
A primeira teoria, é que a versão mais antiga de Damas foi um jogo descoberto em uma escavação arqueológica em Ur, no Iraque. A datação por carbono indica que o jogo já existia por volta de 3000 a.C.

Tabuleiro de Alquerque
No entanto, essa suposta primeira versão usava um tabuleiro um pouco diferente, um número diferente de peças e ninguém sabe quais eram suas regras exatas.
No Egito antigo, um jogo chamado Alquerque, que usava um tabuleiro 5X5, era um jogo similar a Damas muito praticado na época.
Os historiadores rastrearam a sua origem para 1400 a.C. e dizem que sua popularidade era tão grande que foi jogado em todo o mundo ocidental por milhares de anos.
Por volta de 1100 d.C., um francês teve a ideia de jogar Damas em um tabuleiro de xadrez. Isso significava expandir o número de peças para 12 de cada lado. Deram a essa nova versão o nome de “Fierges” ou “Ferses”.
Logo, os franceses também perceberam que tornar os saltos obrigatórios deixava o jogo mais desafiador e resolveram chamar essa nova versão de “Jeu Force”.
A variação mais antiga era considerada um jogo social para mulheres e chamava-se “Le Jeu Plaisant De Dames” (O jogo agradável das Damas).
Damas: das mesas às telas
Com as regras de Damas definidas pelos franceses, o jogo foi então exportado para a Inglaterra e América, continuando sua dominação mundial. #whoruntheworld
Na Grã-Bretanha, recebeu o nome de “Draughts” e o famoso matemático William Payne escreveu seu próprio tratado sobre o jogo em 1756.
Ao longo dos anos, a Damas manteve sua popularidade, no entanto, com o passar do tempo, percebeu-se que certas aberturas sempre davam vantagem a um dos lados.

Assim, foram desenvolvidas duas restrições de movimento para jogadores experientes, obrigando-os a iniciar o jogo de maneira aleatória. Hoje, até três restrições de movimentos são usadas em torneios.
Damas e os computadores
A Damas chegou às telas dos programadores de computador antes mesmo da Segunda Guerra Mundial. Embora os computadores estivessem em um estágio rudimentar de desenvolvimento, o genial Alan Turing criou um programa básico para Damas que exigia que os cálculos fossem feitos em papel (porque as máquinas ainda não davam conta do recado).
Finalmente, 1952 foi um ano marcante na colorida história do jogo, quando Arthur L. Samuel criou o primeiro programa de Damas usado por um computador. Gradualmente, esses programas de jogos foram aprimorados, à medida que a velocidade e a capacidade dos computadores aumentavam.

Arthur L. Samuel
Os programas modernos fazem uso de bancos de dados que mostram todas as combinações possíveis de movimentos quando restam dez peças no tabuleiro.
Em julho de 2007, um grupo da Universidade de Alberta liderado por Jonathan Schaeffer anunciou que havia resolvido o jogo de Damas.
O programa Chinook, desenvolvido pelo grupo, chegou a um ponto de sua evolução em que comprovadamente tornou-se imbatível. Desta forma, o grupo pôde demonstrar que a Damas é um jogo de empate, ou seja, sempre terminará em empate se ambos os adversários realizarem as jogadas corretas.
No entanto, o jogo mantém sua popularidade, com pessoas no mundo todo jogando suas diferentes versões para se divertir, treinar seu raciocínio lógico ou simplesmente desfrutar um tempo de qualidade jogando com a família e amigos.
As várias versões de Damas
O jogo de Damas mais conhecido no Brasil é uma variação criada aqui. Assim nomeada de “Damas Brasileiras”, o tabuleiro possui 8 linhas e 8 colunas. Já em outros países o tabuleiro chega a ter 100 casas (10×10).
As regras brasileiras também podem ser diferentes: as pedras podem capturar para trás e a dama pode mover-se livremente nas diagonais.
Além disso, outra variação do jogo bastante parecida é o “Damas Internacionais”, tendo como única diferença um tabuleiro maior, contendo 10 colunas.
E na Europa?
O MegaJogos possui 3 versões de Damas Europeias. Você pode optar pela Espanhola, Italiana ou Inglesa.
Todas as variações contam com um tabuleiro de 8 colunas e as peças podem capturar apenas para frente. A única das versões em que a dama pode fazer movimentos longos é a Damas Espanholas.
Por outro lado, a Italiana possui a grande diagonal de cor branca. Tudo bem que as variações entre essas 3 modalidades são mínimas, mas para vencer é importante conhecê-las e treinar muito!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse jogo tão popular, é hora de acessar o MegaJogos e começar a se divertir!
Aqui você vai encontrar a versão com 64 casas, 12 peças para cada lado. Ganha aquele que capturar todas as peças do adversário ou imobilizá-lo, fazendo com que ele não consiga realizar nenhum movimento válido.
Bom jogo!
Curiosidades
Personalização de jogo: seu app do seu jeito!

Se você é do tipo que gosta de deixar tudo do seu jeito, então vai adorar saber que no MegaJogos é possível fazer personalização de jogo de diversas maneiras.
Seja no baralho, na mesa ou até nas peças de dominó, você tem liberdade para escolher o visual que mais combina com seu estilo. Além disso, você também pode criar o seu avatar e deixar ele a sua cara!

Com o app do seu jeito o jogo fica muito mais divertido! Por isso, vamos mostrar tudo que é personalizável. Vamos nessa?
O que é a personalização de jogo?
Personalização de jogo é o recurso que permite ao jogador modificar elementos visuais dentro do gameplay. No Mega, isso significa que você pode:
- Trocar o estilo das cartas de baralho: Quer algo natalino? Prefere um chocolate? Quem sabe uma carta mais dark? No baralho francês ou espanhol?
- Escolher o fundo da mesa: Que tal se sentir em um cassino? Ou então, em um clima de Halloween? Qual sua cor favorita? Ela pode estar no fundo da sua mesa.
- Personalizar as peças de dominó: Curte peças mais rústicas? Ou quem sabe as peças pretas elegantes? Temos as coloridas também.
- E até aplicar temas diferentes nas partidas: Nos eventos que promovemos (festividades em geral), cartas e mesas são adicionados em temas específicos, podendo combiná-los para ficar dentro do mesmo tema.
A personalização no MegaJogos oferece variedade, estilo e identidade para quem curte uma experiência única. Por isso, cada detalhe faz diferença!

Por que personalizar sua experiência no Mega?
Jogar com um ambiente visual agradável e do seu gosto torna a experiência muito mais imersiva.
No relatório World Happiness Report 2020, há um capítulo dedicado a “Como a qualidade do ambiente afeta a nossa felicidade”.
Por isso, personalizar seu jogo de forma que ele fique de seu agrado pode:
- Criar uma sensação de conforto visual
- Deixar sua mesa única e diferente dos outros jogadores
- Pode refletir seu humor ou estilo pessoal e, assim, gerando conexão
- Traz ainda mais diversão e variedade para quem joga todos os dias
Seja você mais clássico, moderno, ousado ou minimalista, sempre tem uma combinação de cartas e mesa que vai te representar.

Como personalizar sua mesa de jogo?
- O primeiro passo é clicar no botão de personalização de jogo, disponível na sua mesa de jogo, no canto superior direito.
- Então, você pode escolher MESAS. São diversas opções, com cores, texturas e estilos diferentes. Confira algumas opções:
Assim, cada partida ganha uma nova ambientação, ideal para quem gosta de variedade.
Estilos de cartas: mude o baralho do seu jeito
Você também pode trocar o visual das cartas. Esse detalhe faz toda a diferença no momento da jogatina, principalmente se você joga todos os dias.
Algumas opções populares incluem:
Você pode testar diferentes estilos até encontrar aquele que combina com você, ou ir variando sempre que quiser.
Peças de dominó também entram na personalização
E não para por aí: se você é fã de Dominó, então vai gostar de saber que também pode personalizar as peças. Escolha entre diversos estilos visuais, com variações nas cores e detalhes, como:
Essas opções deixam o jogo mais bonito, além disso ajudam na leitura das peças, dependendo da sua preferência visual.
Confira um vídeo tutorial rápido para personalizar seus itens de mesa: https://www.youtube.com/watch?v=qRzlxLA3lbk
Mensagens de chat, emojis e reações animadas
Quer ser notado nos chats da partida? Uma forma disso acontecer é adquirindo as mensagens rápidas que além de agilizarem a comunicação, são super divertidas.
As tão conhecidas carinhas engraçadas (emojis), ícones e reações animadas também são formas de se comunicar deixando o jogo com a sua personalidade. Tudo feito para você se expressar do seu jeito e dentro dos limites saudáveis de “pegação no pé”.
*Saiba mais sobre como se expressar com estilo no MegaJogos!
Seu avatar diz muito sobre você
Sabe quando se diz para não julgar um livro pela capa? Aqui a gente julga sim (falei e sai correndo rsrsrs). Por isso, você precisa gastar um tempinho para escolher entre as infinidades de características que desenhamos “do pé a cabeça”!
Formatos, cores, acessórios, tipos de cabelo, fundos… São tantas opções! A dica é dar aquela geral de tempos em tempos e aproveitar a temática do momento para entrar na onda.

*Aprenda como criar seu avatar no MegaJogos!
Como desbloquear novos visuais?
Alguns visuais estão disponíveis gratuitamente. Os demais podem ser adquiridos em nossa lojinha, trocando-as por moedas virtuais.
Todos os dias são disponibilizados alguns itens, então fique de olho para encontrar aquele que procura.
Além disso, quem é VIP tem acesso ilimitado a todos os itens de personalização de jogo sem pagar nada a mais por isso.
*Confira todas as vantagens de ser VIP no MegaJogos!
A cada nova atualização, adicionamos novos estilos para quem gosta de colecionar e variar. Fique de olho!
Dicas para aproveitar melhor a personalização de jogo
- Teste diferentes combinações de mesa + cartas até encontrar a ideal.
- Explore os visuais sazonais para entrar no clima de eventos especiais.
- Use estilos que combinem com o tipo de jogo (ex: mesa mais “clean” para partidas sérias).
- Personalize com frequência para manter a jogatina sempre interessante.
- Fique ligado nas atualizações, sempre tem novidades chegando!
Jogue do seu jeito com a personalização do Mega
No Mega, cada jogador tem espaço para ser único. A personalização de jogo é a prova disso.
Se você ainda joga com o visual padrão, tá na hora de explorar esse recurso e dar uma cara nova às suas partidas.
Transforme sua mesa, deixe as cartas com o seu estilo e descubra como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.
Atualize agora, personalize e jogue do seu jeito. O Mega é seu, do seu jeito! 🧡

Curiosidades
Fair play nos jogos: como a empatia faz diferença nas partidas

Falar em fair play nos jogos é falar sobre jogar de modo limpo, empático e sobre saber ganhar e perder com elegância.
A gente sabe que a bagunça e provocação fazem parte da tradição de alguns jogos, mas nada melhor do que jogar com alguém que apesar da brincadeira, não deixa as emoções falarem mais alto, e entende que empatia, gentileza e respeito fazem parte da experiência.
Este é um post dedicado ao fair play e ao apoio e amizade que podemos encontrar numa mesa de jogos. 🥂

Fair play nos jogos: muito além das regras
O termo fair play nasceu nos esportes, mas ganhou força no universo digital. Ele representa o comportamento ético dentro das partidas: jogar limpo, respeitar os adversários e valorizar o espírito coletivo.
No entanto, no ambiente online, o fair play nos jogos vai além do cumprimento das regras, envolve também a forma como nos comunicamos e reagimos.
Isso significa não xingar o colega, não debochar de erros alheios e, principalmente, não transformar a competição em uma batalha de egos.
Jogar bem é importante, mas jogar com respeito é o que realmente inspira, cria laços e ajuda a manter a tradição dos jogos firme e forte.
Mesmo no mundo online, jogadores que demonstram gentileza contribuem para um ambiente onde todos se sentem acolhidos, sejam iniciantes ou veteranos. E, no fim das contas, isso é o que torna tudo leve e divertido.
*Jogos que passam de pai pra filho

A importância da empatia nas partidas
Empatia é se colocar no lugar do outro e dentro dos jogos, isso pode significar muita coisa.
Pode ser entender que o adversário também quer se divertir, reconhecer que seu parceiro não errou de propósito, que você não errou de propósito, que todos têm dias ruins ou simplesmente ter paciência e incentivar quem ainda está aprendendo.
Quantas vezes uma palavra de incentivo ou apoio muda o clima de um grupo? Um simples “boa jogada!” ou “valeu pela partida!” pode fazer diferença no dia de alguém.
A gentileza é contagiosa e, quando praticada com sinceridade, cria uma rede de respeito que se reflete em toda a comunidade.
Além disso, pesquisas da Universidade de Stanford e da Universidade de Oxford apontam que comunidades digitais mais empáticas apresentam maior engajamento e menor incidência de comportamentos tóxicos.
Em um estudo publicado na revista Computers in Human Behavior, os pesquisadores mostraram que atitudes positivas e solidárias em ambientes online aumentam significativamente a satisfação e a permanência dos usuários.
Em outras palavras: quando há respeito, há mais diversão. Tá aí porque o fair play nos jogos é tão importante.

Convivência digital saudável: um desafio coletivo
A convivência digital é um reflexo da nossa convivência social. Se nas ruas e no trabalho não valorizamos o respeito e a cooperação, isso vai se repetir nos espaços virtuais.
Na internet a coisa pode ser ainda pior, porque muitas pessoas aproveitam o anonimato para destilar comportamentos tóxicos.
Mas mudar essa realidade é possível. É preciso respirar fundo e pensar no impacto das nossas palavras antes de dar enter naquela ofensa ou provocação.
Se você acha difícil se controlar, coloque a meta de esperar 5 minutos antes de enviar sua raiva online. Acredite, é incrível o tanto de mal que se deixa de causar dando apenas cinco minutos para as emoções acalmarem.
Em prol do fair play nos jogos, jogadores engajados, influenciadores e plataformas vêm promovendo campanhas de convivência positiva, mostrando que ser gentil é uma estratégia vencedora.
Afinal, quem joga com empatia não apenas melhora a experiência dos outros, mas também fortalece seu próprio prazer de jogar.

É clichê, mas é verdade: Gentileza gera gentileza
Lembra daquela sensação boa de jogar com alguém que sabe se divertir, mesmo quando perde? Isso é o verdadeiro espírito do fair play.
Nos jogos de cartas ou tabuleiro, a vitória pode depender de estratégia, mas ter com quem jogar depende de empatia.
Um jogador que briga, reclama e quer passar por cima dos outros acaba sem ser convidado para uma próxima partida.
Já um participante agradável, simpático e que faz o seu melhor, pode até não ser muito bom no jogo, mas parceiros não vão faltar para ajudar na sua evolução.
Em plataformas como o MegaJogos, onde o foco está em reunir pessoas para competir de forma saudável, esse tipo de comportamento faz toda a diferença.
Ser gentil pode parecer um detalhe, mas, na prática, é o que mantém os jogadores voltando. E o melhor, inspira outros a fazer o mesmo.
* Qual desses jogos de cartas combina mais com você?

Dicas para praticar o fair play nos jogos
Quer tornar suas partidas mais leves e divertidas? Aqui vão algumas atitudes simples que fazem toda a diferença:
- Cumprimente seus adversários: Um “boa partida” ou “obrigado pelo jogo” é simples, mas tem seu valor.
- Evite provocações: Não transforme a vitória em humilhação nem a derrota em ofensa.
- Apoie os novatos: Lembre-se de que todos começaram um dia, paciência é sinal de maturidade.
- Seja exemplo: Jogadores positivos influenciam o comportamento do grupo inteiro.
- Saiba a hora de dar uma pausa: Se algo te irritar, dê um tempo. Preservar o equilíbrio emocional também faz parte do fair play nos jogos.
Essas atitudes, quando somadas, constroem uma convivência digital saudável, em que o prazer de jogar supera qualquer tensão competitiva.

Jogar bem também é jogar com respeito 🎯
A essência dos jogos está na diversão compartilhada.
Quando jogamos com respeito, empatia e gentileza, transformamos simples partidas em momentos significativos e memoráveis, aqueles que dá vontade de repetir.
Praticar o fair play nos jogos é reconhecer que a vitória mais importante não está no placar, mas na qualidade das interações que criamos.
Ser campeão da partida é bom, mas ser alguém com quem as pessoas querem jogar de novo é melhor ainda.
Aqui no Mega temos orgulho da comunidade que criamos e das amizades que vimos surgir.
* Melhores jogos para jogar com amigos
Nós demos as mesas, as cartas e as peças, mas são nossos mega jogadores que fazem da nossa plataforma de jogos uma verdadeira comunidade.

Dicas
Jogos Offline: 7 opções para quem está sem internet

Sabe o que é pior do que esperar horas por alguma coisa? Esperar horas por alguma coisa sem ter internet pra pelo menos jogar um joguinho online. 🥴
Seja durante uma viagem, na sala de espera do dentista ou numa queda de conexão demorada, se não houver nem um livro para distrair, a boa notícia é que ainda existem os jogos offline para salvar o dia.
Mas aqui no MegaJogos nossos usuários não passam perrengue, e neste post listamos 7 jogos que não dependem de Wi-Fi, 4G ou qualquer sinal. Bóra lá?
Ficou sem internet? 7 jogos offline que vão te salvar
Não são poucos os momentos do dia que a gente pode acabar sem ter nada pra fazer além de esperar.
Longos trajetos de ônibus, filas de espera para atendimento, intervalos de almoço ou de aulas, enfim, às vezes não resta nada a fazer senão esperar o tempo passar, e é aí que os jogos offline são uma ótima pedida, porque nem sempre temos wi-fi a disposição.
No MegaJogos, temos uma grande lista de jogos que você pode jogar sem depender de internet, e separamos sete que consideramos excelentes opções. Então, confira!
1. Buraco
Buraco tem tantos fãs que foi um dos primeiros jogos offline que providenciamos.
Ele é o queridinho das famílias brasileiras, então é bem provável que você tenha uma memória de infância em que aparece uma mesa com quatro pessoas discutindo se “batida vale ponto extra”.
O Buraco é um jogo de cartas para duas ou quatro pessoas (nesse caso, duas duplas) em que o objetivo é formar combinações (trincas e sequências) e baixar todas as cartas antes dos adversários.
Pode parecer um pouco confuso no começo, mas depois que você pegar o jeito não vai querer parar de jogar.
2. Truco
Ah, o Truco… não dá pra falar de jogos offline sem citar esse que é pura emoção e tapa na mesa.
Seja a versão paulista, gaudéria ou mineira, o que importa é que o Truco é quase um esporte nacional.
Já que, rola blefe, sinais escondidos, e uma dose generosa de gritaria. Tudo isso com apenas um baralho e duas ou quatro pessoas. Cada rodada é rápida, mas intensa.
Quem joga truco sabe: não é só um jogo de cartas, mas uma verdadeira farra. Ideal para animar qualquer momento.
* Principais diferenças entre Truco Mineiro x Truco Paulista x Truco Gaudério
3. Dominó
Dominó é aquele jogo que a gente aprende com os avós, mas que nunca sai de moda. É simples e ótimo para todas as idades.
Com 28 peças numeradas, o objetivo é encaixar as peças na mesa combinando os números nas extremidades.
O charme do dominó está na estratégia: saber quando segurar uma peça, quando travar o jogo, e claro, contar as peças que já saíram.
Entre os jogos offline, esse é ótimo para treinar o raciocínio e se desconectar do mundo digital por um tempo.
4. Xadrez
Na vibe de jogos offline que estimulam o cérebro, o xadrez é imbatível.
Imortalizado por gênios como Bobby Fischer e Garry Kasparov, e trazido de volta a popularidade pelo seriado “O Gambito da Rainha”, o xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais antigos e respeitados do mundo.
Com 16 peças para cada jogador e infinitas possibilidades de jogadas, o jogo desenvolve a lógica, o foco, a paciência e o pensamento estratégico.
Pode parecer um pouco intimidador no começo, mas depois que você aprende as regras básicas, percebe como o xadrez é fascinante.
* 11 dicas de xadrez para iniciantes
5. Paciência
Essa é a opção de muitos lobos solitários por aí, aquelas pessoas que não dispensam um momento de silêncio e ausência de qualquer socialização.
Primeiro jogo de cartas a ganhar sua versão virtual, a Paciência é um dos jogos mais populares do mundo e, assim como o buraco e o truco, tem versões variadas.
No jogo tradicional, o objetivo é organizar todas as cartas por naipes, em ordem crescente, usando apenas o que está disponível na mesa e no monte.
O melhor de tudo é que você só precisa de um baralho e uma superfície para jogar. É a companheira perfeita para um dia offline e introspectivo.
* Evolução do jogo Paciência: uma viagem secular
6. Sueca
Muito popular em Portugal e também no sul do Brasil, a Sueca é um jogo de cartas jogado em duplas.
Cada jogador recebe 10 cartas, e o objetivo é fazer mais pontos do que o time adversário com as cartas que vencerem nas rodadas.
A dinâmica da Sueca é envolvente. É um jogo de cooperação de equipe, onde saber a hora certa de jogar aquela carta alta pode fazer toda a diferença
Se você está procurando um jogo de parceria com mais profundidade do que o truco, a Sueca pode ser a escolha perfeita.
7. Gamão
Fechando a lista dos nossos tops jogos offline, temos o sofisticado Gamão (ou Backgammon, como é conhecido internacionalmente).
Um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, o gamão mistura sorte (com os dados) e estratégia (com o movimento das peças).
O objetivo é tirar todas as suas peças do tabuleiro antes do adversário, enquanto tenta bloquear ou capturar as peças dele.
O tabuleiro pode parecer complicado no começo, mas depois que você aprende é só alegria. Uma ótima maneira de esquecer do resto do mundo por algumas horas.
Outros jogos offline do MegaJogos
Elegemos estes sete como excelentes opções de jogos offline para quem está sem internet porque se obrigou ou foi obrigado.
No entanto, nossa lista é muito maior. Você também pode se desconectar e jogar:
- Tranca
- Conquian
- Chinchon
- Damas
- Cacheta
- Pife
- Scala 40
- Trilha
- Rouba Monte
- Ludo Clássico
- Parchis
- Escopa Italiana
- Scopone Scientifico
Perceba que ficar sem internet não precisa ser um problema. Pelo contrário, pode ser a oportunidade perfeita para revisitar seus jogos favoritos e descobrir novos.
Afinal, vivemos cercados de notificações, mensagens, feeds infinitos e chamadas. Às vezes, tudo o que precisamos é um tempo offline mesmo.
Seja você fã de jogos de cartas, peças ou tabuleiro, o MegaJogos é o seu lugar. Aqui temos opções para todos os gostos. 😉
Então, da próxima vez que o Wi-Fi cair ou você quiser dar um tempo do barulho da internet e das redes sociais, una-se a nós, estamos te esperando!
Curiosidades3 anos atrásMulheres importantes no mundo dos jogos
Atualização10 meses atrásAtualização MegaJogos – Release 137
Curiosidades6 anos atrásBingo e seus apelidos!
Dicas2 anos atrásAprenda como jogar Pife fácil e rápido
Dicas3 anos atrás5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
Dicas7 anos atrás7 dicas para você ganhar no dominó
Curiosidades14 anos atrásSinais no Truco: Como Usar os Sinais para Vencer
Curiosidades5 anos atrás7 Filmes para quem é fã de jogos de cartas
































