Conecte-se conosco

Curiosidades

China em foco: Ano novo, coelho e jogos milenares

Anna Appel

Publicado

em

China: Ano novo e jogos milenares

Se você adora uma festa e já está com saudades das comemorações de fim de ano, saiba que ainda há esperança!

O Ano Novo Lunar (também conhecido como Ano Novo Chinês) é comemorado HOJE, 22 de janeiro de 2023. Embora a celebração tenha forte ligação com a China, muitas outras culturas ao redor do planeta também participam das festividades. Então, que tal entrar no clima e celebrar essa data especial junto com milhões de pessoas?

Agora, se você adorou o convite mas está se perguntando que negócio é esse de um segundo ano novo, coelho e tudo mais, continue lendo que a gente explica.

Por que a China tem um ano novo diferente?

O calendário tradicional chinês segue um sistema lunissolar, combinando a posição do Sol no céu com as fases da Lua. , o que significa que é baseado em observações astronômicas da posição do Sol no céu e nas fases da Lua. 

Este antigo calendário remonta ao século 14 aC, enquanto o calendário gregoriano, que a gente segue,  foi introduzido apenas em 1582. 

Seguindo essa matemática, o ano 2023 corresponde ao ano 4721 do calendário chinês.

A China adota o calendário gregoriano para negócios do dia a dia, mas segue o calendário chinês para festivais importantes e datas auspiciosas, como datas de casamento e as fases da lua.

Quando acontece o Ano Novo Lunar?

O Ano Novo Lunar começa na data (no Leste Asiático) da segunda Lua Nova após o solstício de inverno, que acontece sempre no final de dezembro. 

Em 2023, esta lua nova ocorre na China no domingo, 22 de janeiro, marcando o início do Ano Novo Lunar que irá terminar no dia 9 de fevereiro de 2024.

Quem celebra o Ano Novo Lunar?

No Ocidente, muitas pessoas chamam esse feriado de “Ano Novo Chinês”, mas ele não se restringe à China. Diversos países também adotam essa celebração.

O Ano Novo Lunar, conhecido como Festival da Primavera, reúne milhões de pessoas ao redor do mundo. Além de ser o mais celebrado, é também o festival asiático mais longo, repleto de tradições e simbolismos que marcam a chegada de um novo ciclo.

Vários outros países do leste da Ásia, incluindo Vietnã, Coréia, Japão e Filipinas, realizam suas próprias comemorações de ano novo nesta época. 

ano novo china

Oshougatsu – Festividade de ano novo lunar no Japão


Seollal – Festividade de ano novo lunar na Coreia

Como é celebrado o Ano Novo Lunar na China?

Como em muitas celebrações do solstício de inverno, a escuridão simbólica da noite é banida pela luz de fogos de artifício, lanternas e velas. 

Lanternas de papel são penduradas por todos os lados, como modo de trazer boa sorte para o ano novo. Nesse meio tempo, danças de dragão, apresentações e desfiles com música e acrobacias. 

festival china

Festival de Lanternas

As pessoas limpam suas casas e abrem a porta para deixar a boa sorte entrar.

Claro que comida não pode faltar! Para o Ano Novo, é tradicional servir o famoso noodles, simbolizando uma vida longa. 

Outra receita popular do festival são os bolinhos chineses, que representam boa sorte e riqueza. As famílias geralmente os preparam, embrulham e deixam para comer quando o relógio marca meia-noite.

comida tradicional china

Comidas típicas do ano novo chinês

As festividades duram duas semanas, por fim terminando com o famoso Festival das Lanternas.

Qual é o animal do ano novo chinês em 2023?

Em 2023 entramos no ano do coelho, um dos 12 animais do zodíaco chinês

Diz-se que as pessoas nascidas no ano do Coelho são gentis, quietas e educadas, e além disso, pacientes, inteligentes e chiques. Seu senso de responsabilidade e atenção aos detalhes levam a um grande sucesso na carreira. Ademais, elas levam o amor a sério e são leais a quem amam.

E aí, se identificou? Confira na tabela abaixo o ano em que você nasceu para descobrir qual seu signo no zodíaco chinês.

zodíaco-china

A lenda do Coelho na Lua na China

E por falar em coelho, você já olhou para a lua e viu o que parece ser um coelho batendo em um tronco ou pilão

Isto é o que é conhecido na ciência como um ‘pareidolia‘, uma imagem ou som que pareça ser algo significativo. 

Da Ásia às Américas, muitas histórias foram contadas sobre o coelho na lua ao longo dos séculos.

Segundo a lenda chinesa, o coelho é companheiro da deusa da lua Chang’e e uma de suas tarefas é bater o elixir da vida para ela em seu pilão. Ele pode ser visto todos os anos em meados do outono.

Na China, o coelho da lua também costuma ser chamado de “coelho de jade”, e há várias lendas associadas a ele.

coelho-de-jade-china

Coelho de Jade

Uma delas conta que o Imperador de Jade se disfarçou como um velho pobre e faminto e implorou por comida para um macaco, lontra, chacal e coelho. O macaco, para atendê-lo, colheu frutas nas árvores. A lontra, peixes no rio. O chacal roubou um lagarto e um pote de coalhada. O coelho, por sua vez, só conseguia colher grama. Sabendo muito bem que capim não pode ser oferecido como alimento aos humanos, o coelho decidiu oferecer seu próprio corpo, sacrificando-se no fogo que o homem havia ateado. O velho, porém, se revelou o grande Imperador de Jade e evitou que o animal se queimasse. Tocado profundamente pelo sacrifício altruísta do coelho, ele o enviou à lua para se tornar imortal.

O Coelho de Jade é um símbolo de abnegação, piedade e sacrifício. Um belo símbolo para o Ano Novo que se aproxima, não concorda?

Jogos populares na China

Se você acompanha o nosso blog, deve saber que alguns de nossos jogos favoritos tiveram suas origens na China, como o dominó e, nada mais nada menos, do que as cartas do baralho.

Isso mesmo, na China, as primeiras cartas que aparecem em relatos históricos, eram fabricadas com marfim ou ossos e jogadas de forma semelhante aos dominós.

Mas nós também contribuímos com a alegria oriental com nossos jogos, como é o caso do famoso “Caneco”.

Caneco (Liar’s Dice)

Acontece que nosso copinho com cinco dados é extremamente popular na China.

Rastrear sua origem exata é difícil, mas diz a lenda que o caneco veio da América do Sul e foi popularizado na Espanha no século 16. 

De lá, o jogo de dados viajou para China, onde é popular em clubes e bares, sendo feito apostas valendo bebidas. 

Jogo Caneco, ou Liar’s Dice

Xadrez (Xiangqi ou xadrez chinês)

O xadrez chinês apresenta várias particularidades em relação ao xadrez tradicional, sendo a primeira que suas peças representam um exército, e não a nobreza.

Além disso, ainda se destaca a existência de uma peça chamada canhão, uma regra que proíbe que os generais avistem um ao outro (na mesma linha sem qualquer peça no meio do caminho), áreas especiais no tabuleiro como rio e palácio, etc.

As peças do xadrez chinês são botões nos quais estão desenhados ideogramas, mas também há os sets de peças tradicionais.

Partida de xadrez no MegaJogos

Mahjong

Mahjong é um jogo milenar chinês, tendo sido exportado, a partir de 1920, para o resto do mundo. É composto de 144 peças, chamadas de “pedras”.  O objetivo do jogo é observar o posicionamento das pedras e usar as que estão livres para formar pares e remover todas as peças do jogo. 

Um jogo ocidental que muito se assemelha ao Mahjong é o Gin Rummy e também a Canastra (Buraco).

No ano de 2010, o Mahjong foi considerado o jogo de mesa mais jogado no Japão

Jogo Mahjong

E aí, gostou desse balde de cultura chinesa? Aqui no Mega temos jogos e jogadores do mundo todo, e gostamos de dar a volta no nosso planetinha e conhecer um pouco mais da cultura de cada um.

Afinal, jogos bons existem em todos os lugares e não podemos perder nenhum.

Não é à toa que somos a maior plataforma de jogos online do Brasil!

Quer jogar seu jogo favorito? Vem que no Mega tem!

Continuar lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curiosidades

Jogos que poderiam ser episódios de Black Mirror

Gabi Rigo

Publicado

em

Jogos que poderiam ser episódios de Black Mirror

Se você é fã de Black Mirror, então provavelmente já queimou alguns neurônios imaginando como seria viver em um de seus episódios.

O seriado faz a gente pensar sobre o uso da tecnologia no nosso dia a dia e as consequências que isso pode ter. Trazendo, assim, episódios bem loucos e reflexivos!

Felizmente (ou não), alguns jogos conseguem capturar muito bem essa atmosfera de distopia tecnológica, colocando o jogador no centro de decisões morais complicadas, realidades alternativas e sociedades controladas por algoritmos.

Parece ruim? Parece, PORÉM interessante e desafiador demais para ignorar. Então, vem descobrir que jogos são esses. 🫣

Black Mirror: jogos inspirados na série ou ao contrário?

A nova temporada de Black Mirror chegou e os fãs já estão prontos e ansiosos para passar nervoso com seus novos episódios.

Para quem nunca viu, Black Mirror é aquela série com enredos sombrios e futuristas, que aborda temas como vigilância, inteligência artificial, redes sociais e manipulação da realidade.

A coisa toda às vezes pode parecer muito doida, mas no final sempre deixa aquele “e se” lá no fundo da nossa mente, junto com uma reflexão um tanto amarga de se fazer. 

Se você curtiu essa breve sinopse ou já é fanzão da série, confira então jogos que tem tudo a ver com esse universo.

Prepare-se para mergulhar em experiências interativas que vão desafiar sua mente e sua ética.

* 7 Filmes para quem é fã de jogos de cartas

1. Controle, Manipulação e Vigilância

Para facilitar, dividimos os jogos por temas que são abordados em Black Mirror, começando com o assunto que abre a série.

The Resistance (tabuleiro, multiplayer)

The Resistance é um jogo de mesa (board game) para grupos, onde os jogadores assumem papeis secretos em uma rebelião contra um governo opressor. 

Alguns são agentes da Resistência e outros são espiões infiltrados do governo. O objetivo dos rebeldes é completar missões com sucesso, enquanto os espiões tentam sabotá-las sem revelarem suas verdadeiras identidades.

Para ser mais parecido com Black Mirror, só se fossem agentes de IA infiltrados em um grupo humano tentando desestabilizar a sociedade.

Black Mirror - the resistance

Do Not Feed the Monkeys (digital, single player)

O jogador é membro do “Clube dos Observadores de Primatas”, uma organização clandestina que monitora pessoas (os “macacos”) por meio de câmeras escondidas. 

Seu papel é apenas observar, sem interferir. Mas, claro, existe a opção de quebrar essa regra e interagir com o mundo observado… e aí é que os dilemas começam.

Um jogo interessante que explora voyeurismo, manipulação, privacidade e moralidade.

Black Mirror - do not feed the monkeys

Papers, Please (digital, single player)

Você é um oficial de imigração recém-contratado na fictícia república comunista de Arstotzka, um país opressor e cheio de tensões políticas. 

Seu trabalho é analisar os documentos dos viajantes e, assim, decidir quem entra e quem não entra no país. 

Um dos jogos independentes mais aclamados dos últimos anos, pois ele coloca o jogador diante de dilemas morais constantes, expondo o peso de decisões “burocráticas” em vidas humanas, bem o tipo de crítica social que Black Mirror adora.

Black Mirror - papers, please

2. Inteligência Artificial, Identidade e Consciência

Próximo tema: a rebelião das máquinas! #skynetfeelings

Inhuman Conditions (jogo físico, 2 jogadores)

Em Inhuman Conditions, um dos jogadores assume o papel de um investigador do governo, enquanto o outro é um suspeito que pode ser um humano inocente, um robô cooperativo, ou um robô criminoso tentando se passar por humano.

A missão do investigador é descobrir a verdade por meio de um interrogatório de cinco minutos, usando um formulário cheio de perguntas e protocolos. Enquanto o suspeito precisa responder às perguntas sem expor pistas que revelam sua verdadeira natureza.

O jogo inteiro gira em torno da pergunta “essa pessoa é humana?” — ecoando episódios como “Be Right Back” e “White Christmas“, que exploram limites entre humanos e máquinas.

Black Mirror - inhuman conditions

Detroit: Become Human (digital, single player)

Ambientado em uma versão futurista da cidade de Detroit, o jogo se passa em 2038, onde androides fazem parte do cotidiano — como empregados, cuidadores, policiais e até parceiros afetivos. 

Eles foram criados para obedecer sem questionar. Mas, claro, algo começa a dar errado: alguns androides desenvolvem emoções e livre-arbítrio, tornando-se os chamados “desviantes”.

É um jogo que mistura escolhas morais, inteligência artificial e questões sociais, ou seja, se Black Mirror fosse um filme, ele se pareceria muito com esse jogo.

3. Psicodélicos, Distópicos e com Dilemas Morais

Para finalizar, vamos a loucura menos louca do que parece.

The Mind (cartas, cooperativo)

The Mind é jogado em grupo (de 2 a 4 jogadores) e tem uma única mecânica central: os jogadores precisam jogar cartas numeradas de 1 a 100 em ordem crescente… sem conversar, sem combinar nada, sem fazer sinais.

Você recebe uma ou mais cartas (dependendo do nível) e precisa, de alguma forma, sentir o momento certo para jogar sua carta sem interromper a sequência. Se alguém jogar uma carta fora de ordem, o grupo perde uma vida. 🤯

A ideia de eliminar completamente a comunicação verbal em prol de uma conexão abstrata remete a episódios como “White Bear” ou “White Christmas“, onde o comportamento humano é testado em condições bizarras.

Observer (digital, single player)

Em Observer o jogador é Daniel Lazarski, um detetive da unidade de polícia que possui a capacidade de acessar as mentes das pessoas através de uma tecnologia chamada Neural Drift. 

Essa habilidade permite que ele leia as memórias, traumas e medos das pessoas ao entrar em seus cérebros, fazendo com que o jogo tenha uma atmosfera de investigação psicótica e surreal.

Mais Black Mirror impossível, o jogo explora temas como privacidade, controle mental, e as consequências de viver em um mundo onde as pessoas são desumanizadas pela tecnologia.

We Become What We Behold (online, single player)

Jogo de point-and-click onde você assume o papel de um fotógrafo que observa e captura imagens de uma sociedade em um ciclo de comportamentos. 

À medida que você tira fotos de comportamentos específicos, essas ações começam a se multiplicar, espalhando-se pela cidade, e criando uma reação em cadeia. O jogo explora como comportamentos negativos podem se espalhar rapidamente através da mídia. 

A maneira como as pessoas mudam com base nas imagens que você fotografa é uma crítica direta a como a sociedade cria estereótipos e vilaniza certos grupos. 

Gostou? Quer mais? Vem pro MegaJogos!

E é isso, fãs de Black Mirror, gostaram? Se forem testar algum desses jogos, voltem aqui e contem para gente o que acharam. 

Quem prefere os jogos que desafiam a mente de um jeito um pouco mais clássico, é só vim para o MegaJogos.

Nossa plataforma de jogos online de cartas e tabuleiro está à sua espera. Aqui temos bastante tecnologia, mas o único dilema é decidir qual jogo jogar primeiro. 😉

Continuar lendo

Curiosidades

X, Y e Z: Quais os jogos favoritos de cada geração

Gabi Rigo

Publicado

em

X-Y-e-Z-Quais-os-jogos-favoritos-de-cada-geração

Memes comparando hábitos e comportamentos de cada geração não faltam na internet, mas e quando falamos dos seus jogos favoritos?

Fizemos algumas pesquisas para tentar descobrir o que as três últimas gerações de adultos gostam de jogar nas suas horas de lazer e neste post você confere o que descobrimos. 😉

Gerações X, Y e Z: quem são? do que vivem? como se alimentam?  

Vamos começar do começo, ou seja, com uma breve explicação sobre cada uma dessas gerações.

Geração X (nascidos entre 1965-1980)

Se você parou para prestar atenção em muitos dos memes que circulam na internet comparando pessoas de cada uma dessas gerações, deve ter notado que o pessoal “X” é considerado bastante independente e adaptável

A Geração X cresceu em um período de grandes transformações tecnológicas e culturais. Testemunharam a ascensão dos computadores pessoais, dos videogames e da globalização. 

Tranquilos e com zero preguiça de trabalhar, eles prezam por estabilidade financeira, pessoal e familiar.

Geração Y (Millennials, nascidos entre 1981-1996)

Geralmente retratados como “esquentadinhos” e idealistas, os Millennials cresceram em meio à revolução da internet, dos celulares e das redes sociais. 

Diferentemente da Geração X, eles valorizam mais experiências do que bens materiais e são conhecidos pelo desejo de liberdade, propósito no trabalho e na vida. 

São a geração que popularizou a economia do compartilhamento (Uber, Airbnb) e o consumo de mídia digital, incluindo streaming e redes sociais. 

Geração Z (nascidos entre 1997-2012)

A Geração Z é a primeira totalmente digital, crescendo com smartphones, redes sociais e acesso instantâneo à informação. 

Adeptos do aprendizado autodidata,são extremamente conectados, mas também valorizam autenticidade, diversidade e inclusão. 

Diferente dos Millennials, que adoram uma festa, tendem a ser mais pragmáticos e reclusos, buscando estabilidade financeira e independência desde cedo. 

Jogos favoritos de cada geração

Sem dúvidas, cada geração tem seus jogos favoritos de videogame, mas hoje vamos focar nos jogos clássicos de carta e tabuleiro, que são nossa especialidade.

Focando a pesquisa para esse lado, eis o que descobrimos:

Geração X 

  • Xadrez 

Clássico milenar e totalmente estratégico, não é de surpreender que o xadrez era um dos jogos favoritos de uma geração anterior a era da internet e videogames. 

A prática do xadrez também costumava ser amplamente incentivada em escolas, clubes e até na mídia. 

Além disso, nos anos 70 e 80, houve um grande interesse global pelo jogo devido a figuras como Bobby Fischer e Garry Kasparov, cujas rivalidades e partidas históricas atraíram a atenção do público.

jogos favoritos xadrez

* 5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer 

  • Banco Imobiliário (Monopoly) 

Sim, o famoso Banco Imobiliário é “assim velho”. 😂 

Um dos jogos de tabuleiro mais jogados no mundo, ele entreteu muitos jovens da geração X em dias de férias ou reuniões na casa dos amigos, trazendo boas lembranças e muita nostalgia até os dias de hoje.

Eram horas contando dinheiro de papel e aprendendo conceitos básicos de economia, como investimentos, hipotecas e riscos financeiros. Não é à toa que essa geração cresceu valorizando segurança financeira e estabilidade no trabalho.

jogos favoritos monopoly
  • Buraco 

Jogo de cartas tradicionalmente jogado em família e entre amigos, o Buraco era mais do que apenas um jogo; era um ritual social

Fosse em reuniões de família, encontros de amigos ou até em clubes e associações, jogar Buraco era uma atividade tão esperada quanto comer ou conversar. 

Sem dúvidas um dos jogos favoritos dos boomers, geração anterior a X, sempre tinha uma tia ou avó pronta para ensinar as regras para crianças assim que elas aprendiam a contar. 

jogos favoritos buraco

* Jogos da infância que nunca ficam velhos 

Millennials 

  • Truco

Se você é um millennial e não tem vontade de bater na mesa sempre que ouve a palavra “truco”, volta lá que você cresceu errado.

Truco é um jogo de cartas que combina perfeitamente com o espírito descontraído, social e competitivo dessa geração. 

Muitos Millennials passaram boa parte da adolescência e juventude em encontros com amigos, seja na escola, na faculdade ou em festas, e o truco era um dos seus passatempos favoritos, uma vez que é rápido, animado e cheio de blefes e gritos. 😎

* Tudo que você precisa saber sobre Truco

  • Detetive 

Outro clássico de uma noite de jogo, o Detetive é a nostalgia dos millennials. Quanto arrepio, raiva e diversão ele trouxe para essa geração.

Tudo a ver com quem cresceu embalado por Harry Potter, Scooby-Doo e CSI, Detetive é um jogo que estimula o raciocínio lógico e a dedução, algo que combina com o perfil analítico e curioso dessa geração.

Pergunte a um Millennial quem matou o sr. Mostarda e você tem grande chance de ouvir que foi “a srta. Rosa, com a faca, na sala de estar. #oldbutgold

* 9 jogos para divertir a família toda 

  • War 

Aqui o negócio é competir e derrubar, por isso War só poderia estar entre os jogos favoritos dessa geração de esquentadinhos. 💥

Fazer alianças, enganar, batalhar e conquistar, toda a socialização e adrenalina que um bom millennial gosta.

Além disso, muitos jovens dessa geração cresceram jogando videogames de estratégia, como Age of Empires e Civilization, o que ajudou a reforçar seu interesse por jogos de guerra e conquista. 

Geração Z 

  • Dominó 

Para uma geração totalmente digital, imersa no mundo dos jogos de computador, é difícil dizer se algum jogo clássico, que envolva se sentar em uma mesa com mais pessoas, vai agradar ou não. Mas parece que o dominó ganhou sua cota de aprovação.

Talvez seja porque a Geração Z também se diverte com a competitividade e a estratégia do jogo, já que o Dominó não é apenas sorte, mas exige atenção, memória e tática para antecipar os movimentos do adversário. 

Além disso, sua facilidade de adaptação ao digital ajudou a manter o jogo vivo entre os mais jovens, com versões mobile e até desafios multiplayer em tempo real.

* 5 Estratégias para você arrasar no Dominó

  • Uno (Mau-Mau)

Uno é um dos poucos jogos de cartas que até os nativos digitais cresceram jogando.

Talvez porque seja um jogo que agrada a todas as faixas etárias, o que fez com que os pais se empolgassem para ensinar e brincar com os filhos, mas o Uno também fez parte da infância dessa geração que aprendeu a ler scrollando.

Com suas cartas coloridas chamativas, regras fáceis de aprender e partidas rápidas, ele parece agradar as mentes mais inquietas.

jogos favoritos maumau

  • Jenga 

Como essa geração cresceu em um mundo cheio de estímulos rápidos e interativos, eles preferem jogos que proporcionem diversão instantânea, e Jenga é exatamente isso.

Há um suspense crescente à medida que a torre fica mais instável e esse clima de tensão gera reações espontâneas e engraçadas, perfeitas para posts para as redes sociais.

Vídeos de torres desmoronando ou de alguém conseguindo uma façanha de equilíbrio que desafia a física costumam viralizar, reforçando ainda mais a popularidade do jogo.

jogos favoritos jenga

Os jogos favoritos de todas as gerações você encontra no MegaJogos

No MegaJogos temos os jogos favoritos de cada geração, sendo o lugar perfeito para encontrar amigos e se divertir.

Jogue online sozinho ou numa sala cheia de gente, a hora que quiser, e sinta a adrenalina que os jogos de cartas e tabuleiro trazem, mesmo em um mundo dominado por jogos eletrônicos.

Passam os anos, mudam as gerações, mas os melhores jogos permanecem. Não é à toa que o ditado diz que “tudo que é bom resiste ao tempo”. 😉

Continuar lendo

Curiosidades

Mega Rainhas

Fábio Feminella

Publicado

em

As mulheres sempre possuíram papéis fundamentais na sociedade. Seja em papéis domésticos ou mesmo em atuações sociais, elas são as grandes estrategistas de suas jornadas, enfrentando desafios diários como quem encara uma partida decisiva. São verdadeiras rainhas e damas que fazem história como protagonistas. Por isso, as chamamos de Mega Rainhas!

Vamos ver então, o que cada simbolismo referente às mulheres em jogos de cartas e tabuleiro podem significar?

Mulher Multitarefa: A Rainha do Xadrez

Ela enxerga vários lances à frente, calculando cada movimento com precisão. No trabalho, organiza reuniões, cumpre prazos e supera desafios. Em casa, equilibra responsabilidades, cuida da família e, quando dá, encontra tempo para si. Assim como no xadrez, a mulher moderna se movimenta em todas as direções, sempre com estratégia e inteligência. Ela não espera pelo xeque-mate – ela o cria.

Mulher que se Reinventa: No Jogo das Damas

Quando uma peça chega ao outro lado do tabuleiro de Damas, então ela se transforma em uma dama, ganhando mais poder e liberdade de movimento. Da mesma forma, quantas mulheres já passaram por essa transformação? Ao longo da vida, recomeçar uma carreira, mudar de cidade, superar um obstáculo e, por fim, sair mais forte são desafios constantes. Por isso, cada desafio vencido é um novo poder conquistado.

Mulher Líder: Uma Carta Alta no Baralho

No baralho, a Rainha tem valor alto, muitas vezes sendo decisiva para a vitória na contagem dos pontos. Assim são as mulheres que lideram, seja no trabalho, seja na própria vida, elas comandam sem medo, desafiam as regras e mostram sua importância no jogo. No mundo dos jogos e fora dele, elas são protagonistas de suas próprias histórias.

Vocês são todas Mega Rainhas!

No MegaJogos, cada jogadora carrega a força dessas rainhas – seja na estratégia do xadrez, na resiliência do jogo de damas ou, ainda, na liderança do baralho. Afinal, cada vitória, cada partida disputada e cada desafio superado representa um reflexo da sua força feminina.

Hoje, no Dia Internacional da Mulher (08/03), celebramos todas vocês! Que continuem jogando, vencendo e mostrando ao mundo que a verdadeira rainha nunca sai do jogo – ela comanda a partida.

Feliz Dia das Mulheres!

Continuar lendo

Mais lidas

MEGAJOGOS © 2002 - 2025. Todos os direitos reservados.