Vocês já sabem que aqui no MegaJogos nós adoramos tudo relacionado a jogar cartas, e essa paixão nos leva a querer saber tudo sobre jogos diferentes, tipos de baralhos e suas histórias. Hoje nós vamos falar sobre a origem e a história dos naipes do baralho, qual a sua função, de onde eles surgiram e onde eles são utilizados nos jogos.

Tá curioso? Então se liga no que a gente encontrou sobre esse assunto.

Naipe é o nome das “famílias” das cartas, designado para diferenciar os conjuntos de valores de 2 a 10, Ás, Valete, Dama e Rei. Geralmente os naipes não possuem ordem de importância nos jogos, mas há variações do jogo de Truco onde algumas cartas de naipe específico são mais fortes do que as outras, como o Zap (4 de Paus), o 7 de Copas e o Espadilha (Ás de Espadas).

Na nossa publicação sobre os jogos de cartas nós falamos um pouco sobre os diferentes tipos de baralhos, mas você sabia que os naipes também já foram bem diferentes do que conhecemos hoje?

 

Antigamente os naipes das cartas representavam as diferentes classes da sociedade europeia de acordo com cada região. Por exemplo, o baralho espanhol utilizava os naipes com a seguinte representação:

  • Bastos ou Bastões – representando a classe operária e camponesa
  • Ouros – simbolizado por moedas de ouro, que representavam a classe dos comerciantes
  • Espadas – representando a classe militar
  • Copas – simbolizado por taças, que representavam o clero

Já o baralho francês modificou alguns nomes e símbolos do baralho espanhol, como o Bastos para Paus (ou Trevos) e o símbolo de Copas para o coração (em vez das taças). Algumas dessas mudanças facilitaram a impressão das cartas no século XIX, o que tornou o baralho francês um padrão por todo o mundo.

Há também variações em outras regiões da Europa como os naipes do baralho alemão e italiano, cada um com seus símbolos e representações únicas.

Os naipes do baralho como conhecemos hoje surgiu da mistura entre o baralho espanhol e o baralho francês, e com o tempo foram perdendo a representação das classes para se tornarem apenas símbolos que agrupam um conjunto de cartas.

Gostou de saber um pouco mais sobre a história dos naipes por trás dos nossos jogos favoritos do MegaJogos? Então entra e joga na maior plataforma de jogos de cartas online do Brasil! Nossas salas estão sempre cheias de fanáticos por jogos, prontos para uma partidinha de Buraco, Cacheta, Truco ou Dominó.

Esperamos você lá!

Deixe um comentário