Já falamos de jogos antigos por aqui, mas agora, abram alas, porque o Matusalém dos jogos de tabuleiro está chegando: o xadrez!

O jogo dos gênios, dos matemáticos, de quem queria pular a educação física na escola, é sem dúvidas uma prova de que as coisas boas de verdade resistem ao tempo. 

Sua Origem

Como é normal entre os jogos criados há bons séculos atrás, não há uma fonte 100% segura que prove onde e quando o xadrez foi criado.

O que grande parte dos estudiosos concordam é que ele teria surgido na Ásia, mais especificamente na Índia, por volta do século VI, sendo batizado de Chaturanga.

O nome dado ao jogo seria mais uma prova da origem indiana do xadrez, pois segundo Harold Murray, a palavra chaturanga designava as quatro partes do exército indiano – bigas, elefantes, cavalaria e infantaria.

Apesar de essa ser a versão mais aceita, há ainda quem diga que o jogo teria sido criado anteriormente, na China e na Pérsia.

O debate é grande e objeto de muito estudo entre os historiadores do enxadrismo. Sim, enxadrismo, você não leu errado.

Para quem não sabe, enxadrismo ou xadrezismo é tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez. É o corpo de conhecimentos que foi desenvolvido em torno da prática enxadrística. #nofa

De acordo com o mestre internacional de xadrez Nelson Pinal Borges, “consideramos o xadrez como uma cultura que evoluiu paralelamente ao desenvolvimento da humanidade; julgá-lo simplesmente como uma diversão intelectual seria minimizar as verdadeiras qualidades desportivas, artísticas e científicas deste jogo milenar. É por isso que, para adquirir a formação integral de um verdadeiro mestre de xadrez, é necessário dominar não só a técnica mais complexa, mas também os diferentes aspectos culturais que contribuíram para que este jogo tenha perdurado na mente humana através dos séculos”.

Profundo… bonito… gostamos! #selodeaprovaçãodaredação

Índia, China ou Pérsia (atual Irã), o fato é que o jogo se espalhou pela Ásia, mas foi só por volta do século X que teria chegado à Europa, após a conquista da Pérsia pelos árabes, que levaram o xadrez ao norte da África e até as atuais Espanha e Itália.

Enfim, por volta do século XV, o jogo estava amplamente difundido pela Europa e, dentre as variantes criadas, a europeia foi a que mais se destacou devido à rapidez proporcionada pela inclusão da Dama e do Bispo.

Torneio Internacional de Xadrez

Londres foi o lar do primeiro torneio internacional de xadrez, realizado em 1851.

Howard Staunton, um mestre inglês do xadrez, organizou o evento como uma maneira de reunir os melhores jogadores da Europa.

A ideia deu certo e Adolf Anderssen venceu o evento, derrotando outros 15 jogadores e posteriormente se tornando campeão ao longo das décadas de 1850 e 1860.

Celebridades do xadrez

No hall de nomes famosos do mundo do xadrez, Wilhelm Steinitz é um que se destaca.

Nascido na Áustria, venceu o primeiro campeonato mundial em 1886 e 25 partidas de xadrez no total, perdendo apenas duas.

Aos 58 anos, ele perdeu para Emanuel Lasker, que passou a ser o campeão mundial que manteve o título por mais tempo, exatamente 26 anos e 337 dias.

Lasker era um bom amigo de outra figura notória sobre a qual você já deve ter ouvido falar: Albert Einstein.

Embora nosso brilhante físico tenha dito a princípio que não tinha tempo para o xadrez e não queria suportar nada que forçasse sua mente a trabalhar mais depois de um dia difícil, ele acabou se tornando um fã do jogo de tabuleiro mais tarde na vida.

Alguns números e curiosidades do mundo do xadrez

Existem 5.949 jogadas possíveis em um jogo de xadrez. A partida mais longa até hoje teve 269 jogadas e terminou em empate entre os jogadores Nikolic e Arsovic, em 1989. 

Com 64 quadrados em um tabuleiro de xadrez, é impossível imaginar mais do que alguns milhares de resultados em um jogo. No entanto, após cada jogador ter feito quatro movimentos, há mais de 318 bilhões de posições possíveis.

O menor número de jogadas para conseguir xeque-mate é de apenas duas jogadas.

O tabuleiro de xadrez moderno, como o conhecemos hoje, apareceu pela primeira vez na Europa em 1090.

O tabuleiro dobrável foi inventado em 1125 por um padre que jogava xadrez. Como a Igreja proibia os padres de jogar, ele criou esse tabuleiro que, quando fechado, parecia dois livros juntos. #sensacional

Alan Turing desenvolveu o primeiro programa de computador para jogar xadrez em 1951. No entanto, como nenhum computador era poderoso o suficiente para processá-lo, Turing o testou fazendo os cálculos e jogando de acordo com o resultados, levando vários minutos por movimento. #gênio

Um computador chamado Deep Thought se tornou o primeiro do seu tipo a vencer um mestre internacional do xadrez, em novembro de 1988, em Long Beach, Califórnia.

Oscar Shapiro tornou-se mestre de xadrez aos 74 anos de idade e, Jordy Mont-Reynaud, o mais jovem de todos os tempos, aos 10 anos.

Juntamente com o Sudoku e outros quebra-cabeças e jogos, o xadrez foi apontado como uma das melhores maneiras de melhorar a mente e a memória. Pacientes com Alzheimer são incentivados a jogar xadrez em seu tempo livre.

O mais antigo conjunto de xadrez descoberto foi usado durante as filmagens de Harry Potter e a Pedra Filosofal. #OMG Ele foi encontrado na ilha de Lewis, na Escócia, mas foi feito em algum lugar na Escandinávia antes do século XII.

A palavra “xeque-mate” vem da palavra árabe “shah mat”, que se traduz em “O rei está morto” em inglês.

Xadrez no MegaJogos

Informações não faltam sobre esse lendário e fascinante jogo e a gente entende porquê.

Quem vê o xadrez como um jogo monótono certamente nunca jogou uma partida e que não seja por falta de oportunidade ou parceiro! Entre agora no Megajogos e jogue uma partida online para ver que euforia toda é essa em torno de um “simples” jogos de tabuleiro.

Os mistérios e possibilidades do mundo de xadrez são inúmeros e você não pode perder a chance de se divertir e fazer o cérebro suar um pouco sem nem precisar sair de casa.

Nosso salão de jogos virtual está sempre de portas abertas para quem não dispensa um bom jogo de tabuleiro, cartas e diversos outros.

Então, fica o convite: una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!


Deixe um comentário