Para um jogo tão adorado, que movimenta tantos torneios por aí, é difícil entender como temos tão poucas informações sobre a origem da Tranca.

Jogo de cartas que se assemelha a uma versão mais dinâmica do Buraco, vamos ver o que conseguimos descobrir sobre essa paixão nacional.

Origem da Tranca

Ao que se sabe, a tranca teve origem na América do Sul, provavelmente no início do século XX, no Uruguai.

Como todo bom jogo, logo ficou conhecida nos países vizinhos e parece que foi a Argentina que definiu suas regras do modo como as conhecemos hoje.

Conta a história, que a Tranca chegou aos Estados Unidos em 1949 e tornou-se popular tão rapidamente, que, no fim do ano, já havia 15 milhões de jogadores de Tranca na América do Norte. 

Como dissemos antes, a tranca é um jogo muito similar ao famoso Buraco ou Canastra, motivo pelo qual também é conhecida como Canastra Argentina, Chilena ou Uruguaia.

Porém, criatividade não falta no mundo do baralho, e algumas regrinhas novas e divertidas foram criadas com o tempo, para deixar tudo um pouco mais emocionante.

Como jogar Tranca

A tranca não possui regras  oficiais ou universais e, embora se assemelhe ao Buraco, apresenta muitas variações e “regras particulares” por aí.

De modo geral funciona da seguinte maneira:

  • Número de jogadores: 2 ou 4 
  • Total de cartas no jogo: 2 baralhos com 52 cartas 
  • Organização: 11 cartas para cada jogador + 2 mortos de 11 cartas
  • Objetivo: fazer a maior pontuação. 

 

Início do jogo

O primeiro jogador deve pegar uma carta do baralho e tentar fazer sequências do mesmo naipe ou jogar 3 cartas do mesmo valor, independente do naipe (mínimo de 3 cartas). Ele pode baixar quantos jogos quiser.

Ao terminar, o jogador deve obrigatoriamente descartar uma carta da sua mão e deitá-la com a face para cima no centro da mesa (lixo).

No início de cada turno, o jogador terá a opção de pegar uma carta do baralho ou todas da pilha.

No entanto, o lixo deve permanecer empilhado com apenas a carta superior visível. Para comprá-lo, o jogador deve conseguir utilizar a carta de cima, descendo imediatamente um jogo feito com essa carta e duas da própria mão.

Curingas

Todos os Jokers do baralho são retirados e o “2” assume o papel de curinga. 

Em um jogo só pode haver um curinga, porém, é possível substituir um curinga em jogo pela carta correspondente. Nesse caso, o curinga será movido na sequência, de acordo com as seguintes condições:

  • Ele continuará funcionando como um curinga na extrema direita da sequência (onde estão as cartas mais altas).
  • Se não for possível, continuará funcionando como um curinga na extremidade esquerda (com as cartas mais baixas).

Canastras 

Uma canastra é formada por uma sequência de 7 cartas ou mais.

Dependendo de como elas são formadas, são diferenciadas da seguinte forma:

  • Canastra suja: É formada com a ajuda de um curinga.
  • Canastra limpa: É formada sem curingas.

A “pegadinha” do 3 

O três preto não pode ser usado para fazer jogo, serve apenas para descarte. Eles são chamados de “tranca” e quando descartados, o próximo jogador não pode comprar o lixo, sendo obrigado a comprar uma carta do baralho.

Devido a essa regra, as sequências só podem ser feitas do quatro para cima e o Ás só vale depois do Rei.

Quem pegar o três vermelho também deve ficar esperto. A carta não pode ser usada no jogo e deve ser colocada imediatamente na mesa pelo jogador que a recebeu ou comprou.

Ao final, o 3 vermelho conta + 100 pontos se o jogador ou dupla tiver canastra; ou – 100 caso não tenha.  

Batida

Um jogador “fecha” o jogo quando não tiver mais cartas na mão. Existem diferentes maneiras de bater:

  • Direta: Quando um jogador baixa sua última carta, pega o morto e continua jogando sem precisar comprar uma carta.
  • Indireta: Quando um jogador joga sua última carta na pilha e pega o morto, que só poderá utilizar na rodada seguinte.

A partida termina quando um participante que possui canastra joga sua última carta na mesa e não há mais morto para comprar. 

Pontuação

As cartas que permanecerem nas mãos dos jogadores, inclusive do jogador parceiro do que bateu, também devem ser contadas e somadas, para que os pontos sejam deduzidos do total.

Tranca no MegaJogos

Ufa! Parece muita coisa para aprender, mas jogar é mais simples (e mais legal!) do que você imagina.

No MegaJogos temos vários jogadores apaixonados pela Tranca e, para eles, desenvolvemos uma versão online do jogo 100% nacional! #vaiBrasilsilsillll

Aqui, as partidas são disputadas por 4 participantes, só pode bater com canastra limpa, vale trinca e a compra da lixeira tem que ser justificada.

Como temos um bom time de jogadores fiéis e experientes, separamos algumas dicas para quem for iniciante e temos salas de treino para você praticar com nossos queridos MegaBots.

Acesse o site do Mega, comece a jogar Tranca, se divertir e quem sabe em breve você também vai estar participando de um torneio presencial organizado por nossos megas amigos!

E para não perder o costume, fica o convite: se você é fã de jogos de cartas, tabuleiro e tantos outros, entre agora mesmo no MegaJogos e  faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Deixe um comentário