Conecte-se conosco

Curiosidades

MegaJogos: 20 anos de uma MEGA história

Gabi Rigo

Publicado

em

MegaJogos: 20 anos de uma mega história

Esse ano o MegaJogos completa 20 anos de vida! #xóvem

São duas décadas de muito trabalho, dedicação e muita diversão fazendo o que a gente ama, ajudando você a se divertir com seus jogos favoritos.

Para comemorar este ano tão especial, vamos contar um pouco da nossa história e como chegamos até aqui.

MegaJogos: como tudo começou

O MegaJogos foi desenvolvido pelo fundador e atual sócio administrador Marcos Fonseca que, sozinho, colocou no ar a primeira versão do site em 2002, há exatos 20 anos. 

Mas vamos voltar um pouco mais no tempo para contar como tudo começou.

1998 a 2002 – Ideia e Desenvolvimento

No final dos anos 90, Marcos, então no ramo de publicação de CD ROM, vendo a ascensão da internet e o declínio do seu negócio, começou a pensar em uma nova possibilidade de empreendimento.

Foi uma lembrança de sua infância, quando sua família se reunia para jogar o tradicional jogo de buraco nos fins de semana, que lhe deu a ideia: com a internet, poderiam continuar jogando mesmo a distância.

“O buraco é meio que tradicional na minha família, o pessoal joga direto, na minha infância também joguei bastante aí a primeira ideia foi fazer o jogo de Buraco online e depois que veio outros jogos. O Buraco Canastra era a regra que minha família jogava e acabou sendo a versão oficial do Mega, depois fomos fazendo variações conforme o pessoal foi pedindo.” (Marcos Fonseca, 2022)

Este pensamento foi a inspiração e origem do Megajogos.

Na época, sem recursos para pagar pelo desenvolvimento do jogo online e tendo um conhecimento básico em programação, se lançou na empreitada de fazer o primeiro jogo de cartas online do Brasil por conta própria.

“Eu comprei uns livros na Amazon, Java.1, e comecei a programar. Eu comecei a desenvolver para o CD-ROM, mas quando eu vi que ele estava chegando ao seu fim eu comecei a desenvolver para a internet.” (Marcos Fonseca, 2022)

O trabalho foi grande e se passaram um total de quatro anos até o lançamento da primeira versão do Megajogos, em 2002. 

site e buraco 2002

2002 – Lançamento do Megajogos 

O MegaJogos foi lançado apenas com o jogo de Buraco e uma interface bastante simples, mas bastou o envio de um e-mail com o link do jogo para começar a pipocar gente no site querendo conhecer a novidade. 

No início o crescimento foi todo orgânico e na base do “boca a boca”. Sucesso instantâneo!

Porém, Marcos percebeu que logo viria a concorrência e soube que precisava melhorar o produto e criar novos jogos

“Eu vi que a concorrência estava chegando, um concorrente tentou comprar o MegaJogos logo no início, foi uma proposta indecente, mas eu sabia que a partir disso eles entrariam no mercado também. A ideia inicial era Buraco, mas quando eu fui procurar o domínio para o site já pensei em ter mais jogos, por isso o nome MegaJogos, minha ideia era ir expandindo.” (Marcos Fonseca, 2022)

O primeiro passo foi aumentar a equipe. Seu amigo Márcio entrou como sócio com a responsabilidade de atender aos clientes, o que já demandava bastante trabalho. 

“Como eu comecei sozinho, só o Buraco já era trabalhoso, tinha que dar manutenção, fazer suporte. Quando o suporte ficou pesado, eu chamei o Márcio para ajudar.” (Marcos Fonseca, 2022)

2003 a 2005 – Aumentam os jogos e a equipe

O trabalho dos dois sócios continuou a pleno vapor e, em 2003 e 2004, os jogos de tranca e truco online foram ao ar, aumentando ainda mais a popularidade da plataforma

Em 2005, novos funcionários foram contratados para acelerar o processo de melhorias e lançamentos. 

“Eu cheguei a fazer a tranca também, mas depois disso comecei a contratar desenvolvedores profissionais.” (Marcos Fonseca, 2022)

truco em 2008

2006 – Versão Premium e Bots

A versão Premium com nova interface para download foi lançada em 2006.

Com ela nasceram nossos queridos bots, personagens cheios de personalidade que acompanham nossos mega jogadores nas nossas salas de jogo virtuais desde então, tanto nas partidas de treino, quanto completando a mesa no caso de ausência de um jogador.

Os primeiros bots foram feitos para o Buraco. A ideia inicial era colocar bots de diferentes níveis que usavam diferentes estratégias. 

O bot Lego era o Iniciante, o Anteninhas era o Intermediário, o Sujão era um que tentava bater rápido mesmo sujando canastras, o Lixeiro era o que pegava o lixo sempre (ele virou o Reciclado) e o bot Estrategista (Cérebro) era o que usava as melhores estratégias. 

Posteriormente, foi descartada a ideia deles jogarem de forma diferente e todos viraram estrategistas, mas os avatares (desenhos) únicos de cada um permaneceram.

Muitos usuários tentam ver a diferença entre os bots nos jogos até hoje, mas todos eles jogam da mesma forma, o que muda é só o avatar.

A primeira versão do criador de avatares também foi lançada em 2006.

2008 – Fundação da United Joy e lançamento na Itália 

Em 2008, o MegaJogos começou a ultrapassar as fronteiras do país, fundando a United Joy LLP e lançando seu primeiro site internacional para o público Italiano, com o ClubDelGioco.

2009 a 2011 – Expansão mundial e versão mobile

Em 2009, foram lançadas as versões em espanhol e francês da plataforma, a Magnojuegos e ClubDeJeux, respectivamente.

A versão do app para mobile foi lançada em 2009, contando apenas com o jogo de Truco.

“O surgimento do Facebook e dos smartphones afetaram os apps desktop, entre eles o Megajogos, as pessoas deixaram de jogar para navegar no Facebook e o mobile era um modelo de negócio totalmente diferente do que trabalhávamos, então o Megajogos precisou se reinventar algumas vezes.” (Marcos Fonseca, 2022)

Por fim, em 2011, foi lançada a versão em inglês do MegaJogos, chamada de GameVelvet.

20 anos depois, o MegaJogos é hoje o site com o maior número de jogos casuais do Brasil e o segundo maior em número de usuários.

2019 – Novo avatar para mobile

Em 2019, nossos avatares para a versão do smartphone (mobile) ganharam cara nova, em versão flat, mais fofinha e alinhada com a nova proposta para o design do app.

MegaJogos: hoje

Passados 20 anos, o MegaJogos possui hoje a maior variedade de jogos de cartas e tabuleiro online do mercado. 

São 57 jogos casuais, acessados por mais de 100.000 jogadores distintos por dia e com picos de audiências superiores a 16.000 pessoas online. 

Destes, 29 jogos já são multiplataforma, com versões para desktop, smartphone e tablet  (Windows, Mac, Linux, Android e iOS). 

Em 15 anos, alcançamos a marca de 17 milhões de jogadores cadastrados, sendo 300.000 novos usuários por mês. Temos 550.000 jogadores ativos por mês em nossos aplicativos e mais de 450.000 acessos únicos ao site mensalmente.

O aplicativo “MegaJogos Cartas e Tabuleiro” encontra-se entre os 300 apps mais vendidos da Google Play (na categoria geral), estando entre os primeiros em “Jogos de Cartas”.

Como todo, realizamos mais de 15 mil vendas por mês em uma plataforma de pagamentos que aceita 16 opções de pagamento distintas. 

Com foco no desenvolvimento de jogos de qualidade e 20 anos de experiência, o MegaJogos é hoje uma empresa sustentável, em crescimento e referência no seu mercado de atuação.

Curiosidades do MegaJogos

Assim como os inúmeros jogos que temos em nossa plataforma, o Mega também coleciona 20 anos de curiosidades:

  • Criado em 2002, o MegaJogos foi o primeiro site de buraco online do mundo.
  • Foi pioneiro no Brasil também no lançamento de outras modalidades clássicas de jogos de cartas, como Tranca, Truco e Poker.
  • Nesses 20 anos de história, sempre esteve no topo do ranking dos sites de jogos de cartas e tabuleiro no Brasil, sendo – ainda hoje – um dos maiores. 
  • Com presença internacional na França, Itália, Espanha e Estados Unidos, o MegaJogos já é uma empresa global desde 2007. 
  • Curiosamente, na Itália estabeleceu as regras do jogo que hoje é conhecido no país como Buraco Real. Vale destacar que não foram feitas meras traduções dos jogos para outros idiomas, cada site internacional foi desenvolvido com as regras e características do seu país.
  • Em 2019 fizemos uma parceria com a Copag, unindo os jogadores online das duas plataformas.
  • Quando o MegaJogos fez 18 anos, como presente de maioridade foi feito seu mapa astral
  • Formamos amigos e existem alguns grupos de usuários que realizam torneios anuais valendo prêmios com nosso apoio, por vezes utilizando nossas salas, como o Ases da Sueca e o MegaAmigos.
  • No decorrer desses 20 anos de história, nossa marca também melhorou e evoluiu, até chegar ao resultado que temos hoje, que nos enche de orgulho.

Feliz aniversário MEGAJOGOS!!!

É claro que uma data assim especial não poderia passar em branco. Afinal, só se faz 20 anos uma vez!

Para comemorar os 20 anos do Mega, tivemos um mês cheio de novidades, torneios premiados e surpresas para nossos mega jogadores, com direito também a itens de avatares, baralho comemorativo, mesa personalizada, torneios com troféu e conquistas especiais, música temática, afinal, são vocês o motivo de termos chegado até aqui. <3

Confira todas as novidades na página do evento de 20 anos do MegaJogos!

Para finalizar, como não poderia deixar de ser, fica aqui aquele convite infalível: una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Continuar lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curiosidades

Como jogar Truco Gaudério: regras e dicas para iniciantes

Victória Ganzo

Publicado

em

como-jogar-truco-gauderio

Quem diz que ama truco, mas não conhece o truco gaudério, não tá amando direito. #verdadessejamditas

Versão gaúcha desse clássico dos jogos de cartas, neste post você vai aprender como jogar truco gaudério, entender suas particularidades e descobrir por que ele conquista tantos jogadores. Adiante, tchê!

Como Jogar Truco Gaudério?

O Truco Gaudério é jogado com baralho espanhol de 40 cartas, sem os números 8 e 9. 

Muito popular no sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, ele mantém as regras gerais do truco, mas adiciona elementos estratégicos como Envido e Flor, além de uma hierarquia de cartas bem específica.

* Principais diferenças entre Truco Mineiro x Truco Paulista x Truco Espanhol (Gaudério)

O jogo é disputado por quatro jogadores, divididos em duas duplas, sentados em posições alternadas — ou seja, você joga sempre em parceria com quem está à sua frente.

O objetivo é simples: ser a primeira dupla a alcançar 24 pontos.

A partida é composta por várias “mãos”, e cada mão vale pontos que podem aumentar dependendo de quantas “trucadas” acontecem durante cada rodada.

Ou seja, o truco gaudério segue a estrutura básica:

  • Jogadores: 4 (duas duplas)
  • Cartas: baralho espanhol (sem 8 e 9)
  • Distribuição: 3 cartas para cada jogador
  • Sentido do jogo: horário (para jogar cartas)
  • Início das mãos: alternado no sentido anti-horário

* História e curiosidades do baralho espanhol

Ordem das cartas no Truco Gaudério 

Diferente de outros jogos de cartas, aqui a ordem não segue o valor numérico tradicional. 

Então veja a hierarquia da carta de maior valor para a de menor:

  • 1 de espadas
  • 1 de paus
  • 7 de espadas
  • 7 de ouros
  • Todos os 3
  • Todos os 2
  • 1 de copas e 1 de ouros
  • Reis (12)
  • Cavalos (11)
  • Valetes (10)
  • 7 de paus e 7 de copas
  • 6
  • 5
  • 4

Dominar essa ordem é essencial para jogar bem.

Como funciona uma mão

Cada mão pode ter até 3 rodadas. Em cada rodada, todos os jogadores jogam uma carta.

Quem jogar a carta mais alta vence a rodada e a dupla que vencer 2 rodadas ganha a mão

Em caso de empate, quem venceu a outra rodada leva a mão. Se tudo empatar, ninguém pontua.

Inicialmente, cada mão vale 1 ponto, mas isso pode mudar com as trucadas.

Truco, Retruco e Vale 4

Aqui entra a emoção especial do truco gaudério.

Durante sua vez, antes de jogar uma carta, você pode pedir Truco. Isso aumenta o valor da mão.

Funciona assim:

  • Truco: mão passa a valer 2 pontos
  • Retruco: aumenta para 3 pontos
  • Vale 4: passa a valer 4 pontos

A dupla adversária pode:

  • Aceitar: o jogo continua com o novo valor
  • Fugir: desiste da mão e concede os pontos atuais
  • Aumentar a aposta: escalando para retruco ou vale 4

IMPORTANTE: não dá para pular etapas. Ou seja, não pode pedir Vale 4 sem passar pelo Truco e Retruco antes.

Envido: disputando pontos extras

O Envido é outro toque de mágica do truco gaudério.

Essa é uma forma paralela de pontuar, baseada nas cartas que você tem em mãos.

Para ter envido você precisa ter duas cartas do mesmo naipe, isto somará 20 pontos adicionais. 

Depois serão somados os valores dessas cartas do mesmo naipe e aquele que tiver a maior pontuação será o vencedor.

Valores das cartas:

  • De 1 a 7: valor do número
  • 10, 11 e 12: valem 0

Exemplo de como funciona: um jogador tem um Ás de copas, 7 de copas e 6 de bastos. Esse jogador tem duas cartas do mesmo naipe (20 pontos) mais 1 (Ás), mais 7 (sete), portanto possui 28 pontos.  

Existem três tipo de Envido:

  • Envido: aposta padrão
  • Real Envido: adiciona mais 3 pontos
  • Falta Envido: vale os pontos restantes para fechar a partida

Mesmo sem cartas do mesmo naipe, você pode “blefar” e pedir Envido, afinal, o mundo do truco é dos corajosos e caras de pau. 😇

Flor: uma jogada poderosa

A Flor acontece quando um jogador tem 3 cartas do mesmo naipe e vale inicialmente três pontos.

Ela pode ser “cantada” (pedida) por qualquer jogador que possua 3 cartas do mesmo naipe, desde que ainda não tenha jogado nenhuma carta na mesa.

Essa jogada tem o poder de cancelar o Envido, e durante ela não se pode pedir Truco.

A Flor só pode ser aumentada se o oponente ou parceiro também possuir uma, funcionando da seguinte maneira: um dos jogadores “canta” Flor e ela vale 3 pontos; caso o seu parceiro também tenha uma, ele pode aumentar o valor para 6 pontos. 

Se algum adversário tiver uma Flor, ele terá 3 opções: 

  • Quiero: aceita e aumenta o valor para 9. Caso ambos os adversários escolham Quiero, o valor aumenta para 12. 
  • Contra Flor: dobra a pontuação. Neste caso, os adversários de quem pediu Contra Flor podem pedir Contra Flor e o Resto, em que se disputa os pontos restantes para terminar uma partida. Nessa situação, os adversários de quem “cantou” Contra Flor e o Resto só podem escolher Quiero ou Me Achico.
  • Me achico: se ambos decidiram pela opção Me Achico em qualquer momento do Flor, ganha os pontos a dupla que “cantou” pela última vez. 

No caso de empate no Envido ou na Flor, ganha a dupla que tem o jogador que iniciou a rodada.

* História do Truco, uma verdadeira paixão nacional

Sinais no Truco Gaudério

Não existe Truco sem uma boa dose de sinais, e com o truco gaudério não poderia ser diferente.

Essa comunicação silenciosa e descarada que traz adrenalina pro jogo e favorece os discretos e bons de timing, é bastante ampla nessa versão gaúcha.

Alguns exemplos:

  • 1 de espadas: levantar as sobrancelhas
  • 1 de paus: piscar um olho
  • 7 de espadas: puxar o canto da boca para a direita
  • 3: morder o lábio inferior
  • 2: fazer “bico”
  • Cartas ruins: fechar os olhos (estar “cego”)

Pode até parecer trapaça a primeira vista, mas a verdade é que os sinais fazem parte do Truco e conhecer eles faz toda a diferença na sua estratégia de jogo, ou, no caso, na sua sede de vitória. 😎

Dicas para jogar melhor

Vencer é trilegal e todo mundo gosta!

Para aumentar suas chances de ganhar no Truco Gaudério, vale seguir algumas estratégias:

1. Memorize a hierarquia das cartas: básico para evitar erros e guiar seu jogo na direção certa.

2. Use os sinais com inteligência: comunicação com o parceiro pode virar o jogo, aprenda a ser discreto e, quem sabe, combine seus próprios sinais com antecedência.

3. Saiba quando blefar: pedir Truco ou Envido na hora certa tira o adversário do eixo.

4. Observe o comportamento dos oponentes: ficar de olho e tentar captar alguma troca de sinal entre a dupla adversária, ou ainda “ler” suas reações, também faz toda a diferença na hora de tomar decisões estratégicas.

* 10 Dicas para jogar truco melhor que seus adversários

Onde jogar Truco Gaudério online

Agora você aprendeu como jogar truco gaudério, então já dá para perceber que essa versão vai muito além do básico.

Com regras próprias, apostas estratégicas e o uso de sinais, o jogo é puro suco de truco: adrenalina, tensão, caos, berreiro e diversão.

Se você quer praticar, mas tá sem parceria no momento, o MegaJogos está aqui te esperando.

Na plataforma, você encontra o Truco Gaudério pronto para jogar, com as regras automatizadas, partidas rápidas e jogadores reais. 

É perfeito tanto para iniciantes quanto para quem quer testar estratégias mais avançadas.

Além disso, você pode jogar a qualquer hora, participar de campeonato, ranking e evoluir seu nível no jogo. 

Então, vem pro Mega, aperta o play e prepara pra berrar TRUCO! Pode até bater na mesa, aqui ninguém vai achar ruim. 😜

Continuar lendo

Curiosidades

Como seriam os torcedores da Copa se fossem jogadores do Mega?

Gabi Rigo

Publicado

em

Como seriam os torcedores da Copa se fossem jogadores do Mega_

Torcedores da Copa, se apresentem! 💥💥 Pois aqui é camisa verde e amarela, vuvuzela e gritaria!

Mas e quando o Brasil não joga? Nós também palpitamos no jogo dos outros e, além disso, torcemos fervorosamente pra quem a gente acha que merece mais. Afinal, torcedor é muito mais coração do que lógica.

Esse é o legal da Copa, todo mundo vibrando tanto que vira automaticamente comentarista esportivo, especialista em arbitragem e atleta. 

Técnico tá fazendo escolha ruim? Então me chama que eu resolvo. 😤

Já pensou se os jogadores do Mega fossem assim também? Pois é raro, mas acontece muito. Vem ver!

Torcedores da Copa e suas semelhanças com jogadores do Mega

Um fato: basta a bola rolar para surgirem todos os tipos de torcedores da copa, do fanático, ao pessimista, ao subitamente religioso.

O interessante é que muitos comportamentos que aparecem durante os jogos de futebol se repetem em partidas de cartas e tabuleiro

Pois se existe emoção, a personalidade de cada jogador aparece rapidinho.

Nunca reparou? Então confere só essa lista dos perfis mais clássicos dos torcedores da copa e como eles se assemelham a figurinhas que vemos muito nas nossas salas de jogos. 

Prepare-se para reconhecer amigos, familiares… ou até você mesmo. 😏

* Jogos populares pelo mundo: conheça os favoritos dos países da chave do Brasil

Torcedor narrador

Existe um tipo de pessoa que simplesmente não consegue assistir a uma partida em silêncio. Dá palestra o jogo inteiro e mal percebe. É mais forte do que ela.

Essa pessoa comenta cada lance.

“Boa jogada!”

“Agora vai!”

“Olha a oportunidade!”

“Não acredito que perdeu!”

“Tão roubando!”

Alguma semelhança com algum coleguinha que você já encontrou numa partida de truco, buraco e cia?

Cada carta jogada ganha uma análise completa. A cada rodada, o Galvão interno aparece mais.

Aqui é com emoção e transmissão ao vivo!

Torcedor indignado

Entre os torcedores da copa, esse é um clássico absoluto. Aliás, desse tipo todo mundo tem um pouco. #culpadomasnãoarrependido

Pro torcedor/jogador indignado, tem culpa pra todo mundo, menos pra ele.

O time perdeu? Culpa do juiz.

O atacante errou? Culpa do gramado.

A seleção foi eliminada? O tempo tava ruim.

No Mega, a lógica continua a mesma.

Perdeu a rodada? Deu bug no jogo.

Recebeu cartas ruins? O baralho está estranho.

O parceiro errou? Óbvio, ele que não foi.

De dez palavras que o indignado fala, onze são de protesto. 

Então, o truque é oferecer chá de camomila e aceitar que em toda competição vai ter alguém para reclamar de alguma coisa.

* 6 tipos de jogadores que todo mundo encontra nos jogos online

Técnico de sofá

Esse perfil não merece, mas exige respeito. Esse é o cara que sempre sabe exatamente o que deveria ter sido feito.

O único detalhe é que essa sabedoria costuma aparecer depois que a jogada já aconteceu.

Durante a Copa:

“Era óbvio que tinha que ter chutado.”

“Eu teria feito diferente.”

“Por que botou Joãozinho em vez de Fulaninho?? Quer afundar o time!”

No Mega acontece igual, só adaptar para:

“Óbvio que devia ter apostado.”

“Eu não teria jogado essa carta.”

“Era melhor você ter jogado aquela outra carta.”

Curiosamente, antes da jogada acontecer, ele costuma permanecer em silêncio absoluto.

Mistérios da estratégia esportiva.

Torcedor raiz

Se existe um patrimônio nacional entre os torcedores da copa, é esse.

Pois ele vai pela vuvuzela, pela cara pintada, pela emoção de berrar gol, pelo churrasco depois da partida.

Ou seja, essa é aquela pessoa feliz que gosta da resenha e da diversão.

Se o time ganha, ele comemora.

Se perde, ele faz piada.

Em qualquer dos casos, não perde a festinha nem abre mão do churrasco. Beber para comemorar ou para afogar as mágoas, tanto faz.

Aliás, é muito amado também nas mesas do Mega, esse é aquele jogador que manda emojis, brinca no chat e termina a partida dizendo:

“Boa! Foi divertido.”

“Na próxima a gente ganha.”

“Valeu time!”

Ganhar é ótimo. Mas se divertir é obrigatório.

Consenso geral: todo jogo fica melhor quando existe alguém assim.

Torcedor supersticioso

Esse é aquele que já acorda em jejum porque fez promessa até pros duendes do jardim.

Todo mundo conhece um. A pessoa dos rituais, da meia da sorte, da caneca que não pode ser lavada pra não quebrar a mandinga.

Durante a Copa, ele usa a mesma camisa em todos os jogos e senta sempre no mesmo lugar.

Não levanta nem para buscar água, pra não dar azar, pois tem certeza que se ele parar de olhar o outro time faz um gol.

No Mega, a superstição continua firme.

Esse é o jogador que não troca de mesa e parece sempre no mesmo horário. Além disso, procura o mesmo parceiro.

Não muda a estratégia. Não altera o ritual.

O famoso “em time que tá ganhando não se mexe”.

A lógica não existe, mas a confiança é maior que tudo.

Torcedor ataque cardíaco

Esse é aquele que é tão nervoso que consegue te deixar mais nervoso que o jogo.

Cada chute perto do gol é uma taquicardia, cada lance um momento de vida ou morte.

Ele assiste com um olho aberto e o outro fechado. Ele assiste em pé no canto da sala, perto de uma rota de fuga daquela tensão.

As unhas? Não sobram. O suor? Escorre. O coração? Na boca.

Durante a Copa, sofre por 90 minutos. Enquanto no Mega, sofre durante cada rodada.

Quando finalmente toma uma decisão, o restante da mesa já teve tempo suficiente para pensar sobre a própria existência.

Mas ninguém pode dizer que ele não leva o jogo a sério.

* Rituais para uma vida leve: pausas que transformam o seu dia

Torcedor equilibrado

A figurinha mais rara da Copa. Aquela dourada que aparece uma vez a cada cinco mil pacotes.

Todo mundo gostaria, mas pouquíssima gente é contemplada com tal presença.

Abre a boca quando tem algo interessante para falar.

Não se exalta, só berra quando dá gol, não reclama, não provoca, é um otimista sensato.

Você já viu essa figurinha no Mega?

É aquela que joga bem, respeita os outros participantes, não perde a calma.

Quando algo dá errado, segue em frente. Quando algo dá certo, dá três tapinhas no próprio ombro e segue o jogo.

Com esse nível de equilíbrio, essa é aquela pessoa que aprende rápido e melhora a cada rodada.

O parceiro que todo mundo quer, a figurinha premiada. 

* Fair play nos jogos: como a empatia faz diferença nas partidas

Qual dos torcedores da Copa é você?

E aí, qual desses torcedores da Copa é você? Ou pior, qual desses perfis você mais encontra nas mesas do Mega? 😅

O palestrante? O cara da meia da sorte? O esquentadinho ou o de bem com a vida não importa o que aconteça?

No fundo, todos estes perfis mostram uma verdade simples: competir é divertido justamente porque cada pessoa reage de uma forma diferente.

* Seu mood no jogo: como se expressar com estilo 

E é exatamente essa mistura de personalidades que torna tanto a Copa quanto as partidas no Mega tão divertidas.

Quer encontrar mais dessas figurinhas e aproveitar a Copa enquanto joga seus jogos favoritos? Vem pro MegaJogos!

Nossas salas já estão prontas e vestidas a caráter pra te receber. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

* Mega de Copas: o clima da Copa chegou ao MegaJogos!

Continuar lendo

Curiosidades

Expressões brasileiras em jogos: frases icônicas e indispensáveis

Gabi Rigo

Publicado

em

Jogos populares pelo mundo_ conheça os favoritos dos países da chave do Brasil

Aqui é Brasil! E não basta ser bom de jogo, não, além disso tem que saber zoar e vim com aquela frase de efeito que só brasileiro manja.

Expressões brasileiras em jogos são responsáveis por metade da graça de qualquer partida e uma prova viva da nossa criatividade e bom-humor.

São muitas tiradas icônicas, por isso resolvemos fazer um post para reunir e relembrar essas pérolas.

Expressões brasileiras em jogos: têm pra tudo que é jogo e ocasião

Se você consegue passar uma partida do seu jogo favorito sem soltar nenhuma frasesinha clássica de provocação é porque tá sem voz ou só joga Paciência mesmo.

As expressões brasileiras em jogos são um clássico da nossa cultura e fazem parte da diversão. 

Muitas vezes, elas são tão importantes quanto a própria partida, pois criam momentos engraçados que é o que deixa a ocasião memorável.

Se você já ouviu alguém dizer “Confia no pai!” antes de uma jogada arriscada, ou soltou um “Eita, fui juvenil!” depois de cometer um erro, então este post é para você.

* Paciência com adrenalina: conheça o novo modo Duelo no Mega

1. Provocação calculada ou descompensada

Toda disputa, por mais amigável que seja (ou comece), tem aquele momento em que alguém coloca uma pressão calculada no adversário, ou se descompensa e quer ganhar no grito.

É aí que surgem algumas das expressões clássicas dos jogos brasileiros.

“Aqui é profissional!”

Essa frase costuma aparecer quando um jogador quer mostrar que sabe exatamente o que está fazendo. Ou então, só está tentando distrair para esconder uma mão ruim mesmo.

De qualquer maneira, a intenção é clara: jurar que joga muito e tá com a partida ganha.

“Tá achando que tá jogando sozinho?”

Um lembrete pro adversário que acha que tá arrasando até você dar a sua jogada arrasadora.

É uma forma “peituda” de lembrar que a disputa ainda não acabou.

“Pediu pra perder.”

Cutucão de tirar do sério quem jogou mal e não deu nem pra disfarçar.

Bom para lembrar que no jogo, “bobeou, rodou”.

2. Zoação clássica

Começamos com as provocações, mas todo mundo sabe que as expressões brasileiras nos jogos foram em grande parte inventadas para zoar o adversário.

“Não sabe brincar, não desce pro play!”

Essa clássica é pra pisar no calo daquele esquentadinho que tá fazendo birra porque tá perdendo.

Colega reclamou? Quer discutir contra as regras do jogo? Autorizado o uso dessa zoação.

“Sentiu a pressão?”

Aquela cutucadinha pra acabar de tirar do sério o colega que tá numa sequência de jogadas ruins.

No jogo tá permitido rir da desgraça alheia, no bom sentido. 😅

“Chora não!”

Uma das zoações mais tradicionais e eficazes já inventadas. Funciona para qualquer modalidade em que você esteja ganhando e queira lembrar isso de forma diferenciada.

Entre as expressões brasileiras em jogos, essa tem 100% de probabilidade de irritar o oponente.

* 6 tipos de jogadores que todo mundo encontra nos jogos online

3. Deu ruim…

Por melhor que alguém jogue, todo mundo erra, e para que admitir isso com essas palavras se existem frases tão melhores para se lamentar.

“Eita… fui juvenil!”

Talvez uma das frases mais populares dos últimos anos.

Pra quem não é dessa época, ela nasceu para reconhecer aquele erro que parecia impossível de acontecer, mas aconteceu.

“Essa doeu…”

Maneira singela de se manifestar depois de perder uma partida de lavada.

Às vezes acontece e tudo bem dar uma choradinha discreta.

“Vacilei bonito agora!”

Uma forma bem brasileira de admitir que a jogada não saiu exatamente como planejado.

Saber reconhecer os próprios vacilos faz parte da vida do jogador que tem classe.

* Fair play nos jogos: como a empatia faz diferença nas partidas

4. Deu bom!

Pode parecer zoação/provocação, mas a gente jura que essas expressões brasileiras em jogos mostradas a seguir nasceram com o objetivo de comemoração. 😜

“Joguei o fino!”

Essa frase ganhou enorme popularidade por transmitir exatamente aquela sensação de ter executado uma jogada perfeita.

É a definição do jogador orgulhoso.

“Pode entregar o troféu!”

Frase perfeita para quando você tá indo tão bem na partida que já está sentindo o gostinho da vitória.

Importante pronunciar apenas quando estiver com quase 100% de certeza no sucesso, porque senão vira piada pronta.

Os memes que invadiram os jogos

A internet e seus talentos escondidos também ajudou a popularizar novas expressões para as competições.

Vídeos virais trouxeram uma abundância de memes que não podiam ficar de fora do nosso catálogo de expressões brasileiras nos jogos.

“Confia no pai!”

Poucas frases representam tão bem a autoconfiança brasileira.

Ninguém sabe exatamente onde ela foi dita pela primeira vez, mas desde então costuma aparecer antes de uma jogada arriscada, geralmente acompanhada por uma alta expectativa.

“Segura essa!”

Quem escuta essa frase já dá até uma contraída pra segurar o tranco.

Carregada de pressão e promessa de um ataque fulminante, é ótima pra tocar terror no adversário.

“Só observa!”

É a versão brasileira do famoso “watch me”.

Pronunciada por quem tá com a faca e o queijo na mão e só precisa que a plateia admire sua jogada.

“Receba!”

Não podia faltar o fenômeno criado por Iran Ferreira, o icônico Luva de Pedreiro.

Seu famoso “Receba!” ultrapassou o futebol e passou a ser usado em praticamente qualquer situação de conquista ou comemoração. 

Hoje, a expressão já faz parte da cultura popular brasileira e caiu no vocabulário do povo e do jogo.

Como o Mega entra nessa brincadeira?

Ganhar é divertido. Mas rir junto, provocar os amigos e criar histórias para contar depois é muito mais legal.

No Mega, as interações do chat estão aí para nossos mega jogadores usarem e abusarem (com moderação) das expressões brasileiras nos jogos. 

Com frases rápidas, mensagens divertidas e reações animadas, os jogadores podem comemorar vitórias, brincar, provocar e rir com e dos amigos.

* Seu mood no jogo: como se expressar com estilo 

Afinal, uma vitória fica ainda melhor quando vem acompanhada de um “Joguei o fino!”, e uma derrota dói um pouco menos depois de um “Fui juvenil!”.

Então, vem pro MegaJogos e já deixa suas frases de efeito preparadas. Vai que é tua, Taffarel! 😉🇧🇷

Continuar lendo
Anúncio Visite a loja de produtos oficiais do MegaJogos
Instale o MegaJogos em seu celular, tablet ou computador

Mais lidas