Faz um tempinho que não falamos de dominó por aqui e vamos aproveitar essa novidade do Mega para matar a saudade do assunto.

Se você leu nossos posts anteriores, deve estar pensando: sério que existe mais alguma curiosidade sobre o jogo? E a resposta é: sempre há (e é sempre bom relembrar). Então, vamos lá!

13 curiosidades sobre o dominó 

Existem muitos fatos interessantes sobre o dominó. Isso inclui como e onde foi inventado, quais materiais são usados ​​para fazê-lo, como ganhou seu nome, onde é mais popular, por que é usado para ensinar e desenvolver habilidades cognitivas básicas, etc.

Na lista a seguir, reunimos algumas respostas para essas perguntas. Então, se você está pronto para aprender mais sobre o maravilhoso mundo do dominó, vamos começar!

1. O dominó foi inventado na China há muitos séculos

Apesar de a teoria mais aceita dizer que o dominó teria surgido na China entre 243 a 181 a.C., criado por um soldado chamado Hung Ming, os escritos mais antigos conhecidos sobre o jogo de Dominó datam do século 12! Os escritores chineses da Dinastia Yuan o descrevem como um jogo de azar vendido por vendedores ambulantes. Eles se referiam ao jogo como ‘pupai’.

2. O dominó (como o conhecemos) veio da Europa

A versão moderna do dominó começou na Europa no início do século XVIII. Como o jogo chegou até lá, mas especificamente na França e na Itália, não se sabe ao certo. Muitos estudiosos acreditam que pode ter sido com uma ajudinha dos missionários italianos. 

3. Os dominós são feitos de muitos materiais diferentes

As peças são tradicionalmente feitas de marfim, osso ou madeira escura como o ébano com listras contrastantes (preto no marfim ou branco no ébano) incrustadas ou pintadas sobre elas. No entanto, também são produzidos em granito, mármore, pedra-sabão, cedro, carvalho, sequóia, latão, estanho, argila cerâmica, vidro fosco e até mesmo cristal.

4. Conjuntos de dominó modernos parecem bastante diferentes dos conjuntos tradicionais

Enquanto a maioria de nós está familiarizada com os conjuntos monocromáticos, preto ou branco, as versões modernas do jogo parecem bastante diferentes. Os conjuntos mais novos geralmente são feitos de materiais sintéticos leves, como plástico colorido ou translúcido ou resina para criar uma aparência mais contemporânea. Eles também usam cores diferentes para os pontos, como vermelho, azul, verde, etc. #viroubagunça

5. Os conjuntos europeus são diferentes dos conjuntos chineses

Os conjuntos de dominó europeus modernos diferem dos conjuntos clássicos chineses. As versões européias têm 28 peças, enquanto as chinesas usam 32. Os conjuntos chineses foram inicialmente projetados para representar todas as “faces” ou lances possíveis de dois dados de 6 lados.

6. Desconhece-se a origem do nome do jogo

Até hoje, ninguém sabe realmente como ou por que o jogo se chama dominó. Alguns historiadores acreditam que seu nome é uma homenagem à capa usada pelos padres há muitos anos atrás, cujo capuz era branco no interior e preto no exterior. Outros acreditam que o nome vem da expressão “domino gratias” que quer dizer “graças a Deus”, dita pelos padres europeus quando ganhavam.

7. Inspirou a frase ‘o efeito dominó’

A frase ‘efeito dominó’, que faz referência a pequenos eventos que se combinam para criar uma catástrofe, foi inspirada no jogo. Colocar as peças próximas umas das outras e, em seguida, bater na primeira fila para fazer todas tombarem é o que é conhecido como ‘efeito dominó’.

8. Conjuntos de dominó jogados como cartas

Os conjuntos de dominó eram frequentemente adaptados para se adequar às regras dos jogos de cartas populares. Essas versões eram jogadas em áreas onde certas religiões condenavam o jogo. No Texas, um jogo de Dominós chamado 42, que é semelhante ao Espadas, continua bastante popular até hoje.

9. Jogar dominó ajuda a desenvolver habilidades cognitivas

Jogar dominó com crianças é uma ótima maneira de ensinar e reforçar habilidades matemáticas básicas, como contagem e multiplicação. Também ajuda a desenvolver o pensamento crítico, o planejamento estratégico e o reconhecimento de padrões. Incorporar este jogo na sala de aula está se tornando amplamente popular na América do Norte.

 


10. Existem muitas variações do jogo

As muitas versões diferentes são baseadas nos três tipos mais populares de jogos de dominó, que incluem jogos de bloqueio, jogos de pontuação e alternativas de jogos de cartas.

 


11. Jogo disputado em um nível profissional

Você sabia que o Dominó pode ser jogado profissionalmente? Semelhante ao poker, torneios e competições são realizados em países de todo o mundo. O jogo evoluiu de um esporte recreativo para um esporte altamente qualificado.

12. O dominó é mais popular nos países da América Latina

Embora o dominó seja jogado em muitos países ao redor do mundo, ele é mais popular em Cuba, República Dominicana, Bahamas, Jamaica e Porto Rico, entre outros. 

13. O dominó mais caro do mundo

A Lieb Manufaktur é uma empresa alemã que cria produtos únicos e extremamente atraentes. O seu mais recente projeto é conhecido pelo conjunto de dominó mais caro do mundo. Um jogo espetacular, repleto de diamantes e feito de ouro maciço. Quem quer e quem venderia? ?‍♀️

Nova versão do Dominó no app do MegaJogos

No MegaJogos você encontra as 3 versões mais populares do jogo: clássico, mano a mano e ponta de 5.

A grande novidade é que agora também temos a versão do Dominó com compra! Nessa variante, a principal mudança é que se você fica sem peças que se encaixam no jogo na sua vez, pode comprar do monte (dorme) até achar uma que sirva.

Esse pequeno “detalhe” deixa o jogo mais divertido e desafiador para os participantes e vale a pena chamar seus amigos para uma partida dessa nova opção que promete movimentar nossas salas de jogos.

O jogo está disponível no app Dominó e no app Jogos de Tabuleiro. Faça agora seu login no MegaJogos e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

4 Comments

  • Maradona
    Posted 27/08/2021 17:20 0Likes

    Boa tarde

    Achei que com pontuaçao ficou meio forçado e sem graça.. deveria ser por sistema de melhor de 5 ou de 9 por exemplo: acabar quando a dupla ganhar 3 ou 5 vezes! Zelador deu mancada acho q seria mais atraente assim mas enfim veremos se vai lotar ou nao até mesmo no torneio?

    Abraços

    • Gabi Rigo
      Posted 15/05/2023 10:03 0Likes

      Olá, Maradona, bom dia. Agradecemos a sua sugestão e encaminhamos para a equipe de desenvolvimento!

  • ALEXANDRE SANTOS DE PAULA
    Posted 05/09/2021 20:33 0Likes

    Vocês tiraram o buraco fechado limpo de quatro trancado,
    CHEGAVA A DAR 15000 PESSOA JOGANDO.
    Existe a possibilidadede de voltar com essa modalidade? Fico no aguardo e uma boa noite.

    • Gabi Rigo
      Posted 15/05/2023 09:03 0Likes

      Olá, Alexandre, verifique as modalidades “Buraco Fechado” e “Buraco STBL” e confira se não é nenhuma dessas que você deseja! ˆˆ

Deixe um comentário