Aqui no Mega a bandeira de paz e amor está sempre hasteada, mas, infelizmente, não podemos dizer o mesmo de muitos outros lugares por aí.

Mais uma vez notícias de conflitos armados pairam nos jornais e, se dependesse de nós, convidaríamos todos os envolvidos para resolver suas pendengas de um jeito muito (muito!) melhor: jogando uma partida de stratego.

Já até pensamos no convite. Seria algo seria mais ou menos assim: “Ei, deixa disso amigo, pega lá um cafézinho e vamos resolver quem manda mais aqui, disputando uma partida.” O mundo todo agradece hein?!

Mas, enquanto não conseguimos colocar esse plano em ação, convidamos vocês, megas amigxs, a se juntar a nós para descobrir um pouco mais sobre esse incrível jogo de estratégia chamado Stratego.

Breve história do Stratego

Conta a história que o Stratego apareceu na França, em 1910, de onde migrou para a Grã-Bretanha, chegando pouco antes da Primeira Guerra Mundial.

Originalmente batizado de L’attaque, o famoso jogo de tabuleiro com foco em guerra, foi desenhado por uma senhora (pasmem), chamada mademoiselle Hermance Edan, que registrou patente para um “jeu de bataille avec pièces mobiles sur damier” (um jogo de batalha com peças móveis em um tabuleiro).

O registro foi lançado pelo Escritório de Patentes da França, em 1909, e o jogo começou a ser vendido em 1910 por um fabricante chamado Au Jeu Retrouvé, responsável por chamá-lo de L’attaque, uma vez que sua inventora não havia escolhido um nome para a sua criação. 

Essa versão original era jogada com 36 peças (por jogador), em um tabuleiro 9 × 10 e os exércitos eram divididos em vermelho e azul. 

As regras do L’attaque eram basicamente as mesmas do jogo que conhecemos como Stratego. A diferença, é claro, está no “design” da época, comparado com o atual.

 

 

Em sua primeira edição, o jogo era composto por peças retangulares de papelão, impressas em cores, com soldados que usavam uniformes pré-napoleônicos.

L’attaque foi posteriormente produzido na Inglaterra pelo fabricante de jogos HP Gibson and Sons, que comprou os direitos do jogo em 1925 e os manteve até a década de 1970.

O jogo batizado de Stratego, com mínimas alterações do original francês, foi criado por Jacques Johan Mogendorff pouco antes de 1942. 

O nome foi registrado como marca comercial em 1942 pela empresa holandesa Van Perlstein & Roeper Bosch NV (que também produziu a primeira edição do monopólio). 

A empresa Hausemann e Hotte adquiriu uma licença, em 1958, para distribuição europeia e em 1959 para distribuição global. 

 

 

O jogo moderno de Stratego, com suas imagens napoleônicas, foi originalmente fabricado na Holanda. 

Guerra de versões

As versões europeias do jogo dão ao marechal o número mais alto (10), enquanto as versões iniciais americanas dão ao marechal o número mais baixo (1). 

As versões americanas mais recentes do jogo, que adotaram o sistema europeu, causaram consideráveis ​​reclamações entre os jogadores americanos que cresceram nas décadas de 1960 e 1970. 

Isso pode ter sido o motivo que impulsionou o lançamento de uma edição nostálgica, em uma caixa de madeira, reproduzindo a clássica edição do início dos anos 1970.

 

 

Mas, afinal, como se joga Stratego?

Em um campo de batalha solitário, você encontra seu oponente para uma embate que decidirá o destino do seu exército. 

Objetivo:

Você deve planejar a batalha, avançar seus homens, atacar e capturar a bandeira inimiga.

Peças (exército):

80 peças: 40 azuis e 40 vermelhas. Sendo que ambas as cores possuem:

  • 1x espião (1): única peça que pode derrotar o marechal.
  • 8x soldados (2): podem andar quantas casas livres quiserem, na horizontal ou na vertical. Também podem andar e atacar no mesmo turno.
  • 5x cabos-armeiros (desarmadores – 3): todas as peças que atacam uma bomba são removidas do tabuleiro. Exceto o cabo-armeiro, que desarma e captura a bomba.
  • 4x sargentos (4)
  • 4x tenentes (5)
  • 4x capitães (6)
  • 3x majores (7)
  • 2x coronéis (8)
  • 1x general (9) 
  • 1x marechal (10): o Marechal ganha de todas as outras peças de valor menor, só pode ser capturado se for atacado pela Espiã. Caso o Marechal ataque a Espiã primeiro, ele vence.
  • 6x bombas
  • 1x bandeira

Um marechal (número 10) supera um general (número 9) e qualquer outra peça de classificação inferior. 

Um general (número 9) supera um coronel (número 8) e qualquer peça de classificação mais baixa e assim por diante, até o espião, que é a peça de menor valor.

Dinâmica do jogo:

Antes do início da partida, cada jogador deve escolher a formação do seu exército, distribuindo as peças como desejar nas 4 linhas inferiores do tabuleiro.

Lembre-se que:

Seu marechal é o seu homem mais forte, mas vulnerável se não estiver protegido do espião. 

Seus soldados são fracos, mas móveis e eficazes para descobrir inimigos. 

Você precisa das habilidades dos seus cabos-armeiros para desarmar as bombas inimigas, então cuidado para não perder todos logo no início da batalha. 

Plante suas bombas habilmente. Elas protegerão a peça mais preciosa do tabuleiro, sua bandeira.

Stratego no MegaJogos

Stratego é um jogo em que planejamento hábil, movimentos inteligentes e bom trabalho de memória são usados ​​para derrotar seu oponente. 

Trata-se de um jogo de informações incompletas, o que, além de sequências calculadas de movimentos, dá origem a aspectos da psicologia da batalha, como ocultar, blefar, ficar à espera e adivinhar. 

(Obs: vamos acrescentar essa frase em nosso convite às autoridades, mencionado no início do post, temos certeza que vai ser um incentivo extra.) 

Toda vez que você joga a batalha é diferente e isso faz com que esse jogo nunca perca a graça. 

Então, se você quiser sentir a adrenalina de um campo de batalha sem ferir nada além do ego do seu adversário, temos uma sala de jogos à sua espera. 

Basta fazer login no site do MegaJogos e escolher esse e diversos outros jogos que temos à sua disposição, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Aqui a diversão é garantida!

Deixe um comentário