Pode parecer mentira, mas é fato que existem pessoas que não sabem como jogar baralho ou, melhor, não estão familiarizadas com nenhum jogo de cartas.

Para a geração anterior aos anos 2000, que cresceu jogando canastra com a vó, truco com os vizinhos e poker com os primos, a probabilidade de alguém que não saiba jogar baralho (nada, zero, nadinha mesmo) pode soar como algo impossível.

Mas, se considerarmos que a geração que nasceu na era da internet e do videogame teve uma infância e opções de jogos bem diferentes, bom, é triste, mas pode acontecer.

Porém, não temas, porque aqui no MegaJogos a gente não discrimina ninguém! Muito pelo contrário, queremos cada vez mais pessoas se divertindo nas mesas de jogos conosco, por isso, separamos 3 jogos de cartas adorados por gerações para apresentar a quem quer aprender como jogar baralho. Confira!

3 jogos clássicos para você aprender como jogar baralho

Velho conhecido da humanidade, o baralho tem séculos de existência e os mais diversos jogos que se originaram a partir desse conjunto de cartas, encontra suas origens em diferentes épocas, por todo o mundo.

Cartas pertencentes ao baralho turco conservadas no Museu Topkapi, Istanbul, encontradas por L.A. Mayer em 1939. Embora não sejam anteriores a 1400, conhecem-se cartas que poderiam provir de baralhos similares e anteriores a este (séculos XII e XIII).

Passa o tempo, mudam-se culturas e hábitos e os jogos de cartas permanecem, como um lembrete feliz de que o que é bom, nunca desaparece.

Neste hall de jogos, alguns parecem se popularizar com mais facilidade, agradando e fazendo parte da rotina de pessoas das mais diversas idades e situações.

Os clássicos jogos de cartas costumam ser aqueles divertidos e fáceis de aprender a jogar, perfeitos para uma partida em qualquer lugar, seja em casa ou num bar. 

A lista é grande, mas reunimos 3 jogos que consideramos perfeitos para quem quer aprender como jogar baralho e aproveitar esse novo conhecimento para se divertir com amigos, familiares e até mesmo sozinho. 

1. Poker Texas Hold’Em

No imenso catálogo de jogos de cartas, é seguro dizer que o Poker Texas Hold’Em é provavelmente um dos mais conhecidos do mundo.

* Para saber mais sobre a história do Poker, clique aqui!

Nessa versão texana do Poker, das 5 cartas que você precisa para fazer uma boa mão e ganhar a aposta, 2 são distribuídas aos jogadores e 5 são baixadas na mesa, ficando visíveis e acessíveis a todos os participantes.

 

Para jogar, apenas certifique-se de ter um baralho, fichas (ou qualquer outra coisa com que apostar) e escolha um Dealer para iniciar o jogo. 

Mas fique calmo se não começar arrasando, apesar de ser fácil aprender suas regras, para pegar a verdadeira “manha” do jogo são necessárias boas horas e dias de prática.

Afinal, só aprender seu extenso vocabulário de termos e expressões já leva um tempo considerável.

E não desanime com essas informações, lembre-se que há um motivo pelo qual o Poker se tornou uma verdadeira febre em todo o mundo, capaz de movimentar torneio milionários, servir de carreira para jogadores e garantir seu lugar de destaque nos filmes de Hollywood.

Para aprender um pouco mais sobre as regras do Poker Texas Hold’Em, acesse o MegaJogos e teste suas habilidades em uma de nossas mesas de jogo.

2. Truco

Para jogar Truco você precisa de pelo menos mais uma pessoa. Embora seja melhor com 4, para jogar em duplas e deixar tudo mais emocionante (e barulhento). 

Normalmente jogado com um baralho espanhol, atualmente, nós temos 3 versões de truco praticadas no Brasil: o truco mineiro, o truco paulista e o truco gaúcho ou gaudério.

O objetivo principal do Truco é fazer 12 pontos antes dos seus adversários.

Os pontos são disputados em mãos que são divididas em 3 rodadas (“melhor de três”), onde cada uma começa valendo 1 ponto, sendo possível aos jogadores aumentarem para 3, 6, 9 e 12 pontos, nessa ordem. Como? Trucando!

Em cada disputa, uma carta é virada na mesa (vira) definindo quais serão as cartas mais altas (manilhas) naquela mão.

Barulhento e alegre, é difícil acreditar que o truco tem origem europeia, afinal, é realmente a cara do Brasil.

Com suas expressões únicas, sinais que indicam manilhas e diversas regras extra-oficiais divertidas, como obrigar quem perdeu de zero a passar por debaixo da mesa do jogo, esse é definitivamente um jogo que você quer aprender.

A boa notícia é que não é necessário esperar alguém ter a boa vontade de te ensinar. Basta entrar no MegaJogos, escolher a versão mais popular na sua região, dar uma lida nas regras e começar a praticar. Afinal, é jogando que se aprende!

3. Paciência

Finalmente, se você estiver sozinho, querendo passar o tempo, relaxar, se divertir ou testar sua concentração, Paciência é o nome do jogo que pode ser seu melhor amigo. 

Jogo de cartas para um jogador, você só precisa de um baralho e uma mesa para começar.

O jogo popular de Paciência utiliza um baralho completo (52 cartas) e o objetivo é empilhar todas as cartas em sequências agrupadas por naipes.

Durante o jogo você vira cartas do monte em uma sequência de valores de naipes alternados (naipes pretos e vermelhos). 

É preciso tempo, estratégia e, como o próprio nome sugere, ser paciente para ganhar.

A Paciência apareceu oficialmente pela primeira vez em 1783, em livros alemães, nos quais era descrito como um jogo individual, praticado para que os jogadores pudessem elevar suas habilidades para jogos competitivos.

Diz a lenda que Napoleão Bonaparte jogou quando foi exilado na ilha de Santa Helena, para trabalhar suas habilidades mentais e estratégicas. 

Bom, certamente funcionou para ele, então, porque não dar uma chance, certo?

Ainda mais que, hoje em dia, você não precisa nem mais se dar ao trabalho de arrumar as cartas, o MegaJogos faz isso para você.

Jogar baralho no MegaJogos

Atualmente, aprender a jogar baralho é mais fácil do que você imagina, pois qualquer jogo de cartas está acessível para que você jogue e pratique quando quiser.

O MegaJogos funciona como um grande salão de jogos virtual, onde pessoas do mundo inteiro podem se encontrar para jogar seus jogos de cartas favoritos, como Truco, Tranca, Buraco, Poker e diversos outros games.

Por isso, não há mais motivos para você se sentir o excluído da turma. Aliás, nada como uma mesa de jogo para fazer bons amigos.

Quer começar a se divertir com uma boa partida de baralho?

 

Deixe um comentário