Olá amigxs do MegaJogos! Conforme prometido, voltamos com a segunda parte do nosso post de dicas de xadrez feito especialmente para os fãs e entusiastas do jogo.

Aprendeu com o primeiro? Já começou a virar o jogo e derrubar alguns reis por aí? Então prepare-se, porque você está prestes a subir mais um nível na sua jornada para se tornar um mestre do xadrez.

11 dicas para quem quer acabar com a competição no Xadrez

A essa altura do campeonato, você já sabe tudo que tem para saber sobre o xadrez, desde sua origem até os principais recordes do mundo desse jogo tão famoso e antigo.

Agora só falta uma coisa: aprender como se tornar um jogador melhor. E é pra isso que esse post foi feito, então, preste bastante atenção nas dicas abaixo, estude, absorva e já comece a praticar em um de nossas salas de xadrez, porque é jogando que se aprende de verdade.

Vamos a sequência dos conselhos dados por experts do xadrez do mundo todo!

  1. MANTENHA SUAS PEÇAS O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO CENTRO

Uma peça no centro controla mais casas do que em qualquer outra parte do tabuleiro. Enquanto um cavalo colocado no centro pode se mover para oito casas, um cavalo situado em um dos cantos tem apenas duas opções de movimento. O controle do centro também é importante porque é através dele que as peças se movimentam de um lado para o outro do tabuleiro e, se as suas peças conseguem se movimentar mais rapidamente do que as peças do seu adversário, então você terá mais chances de criar um ataque bem sucedido.

  1. EVITE OS PEÕES DOBRADOS

Peões dobrados são dois peões da mesma cor, numa mesma coluna. Os peões dobrados têm menos mobilidade que os peões normais e são mais vulneráveis ao ataque inimigo, especialmente quando são isolados. Contudo, nem sempre peões dobrados são uma desvantagem. Muitas vezes, o domínio da coluna aberta ou semi-aberta adjacente ou o controle adicional do centro, pode ser uma compensação suficiente.

  1. EVITE OS PEÕES ISOLADOS

Peões isolados são aqueles que não têm peões da mesma cor nas colunas vizinhas. Portanto, quando são atacados, não podem ser defendidos por outro peão, mas devem ser defendidos por peças. A principal fraqueza de um peão isolado é que a casa em frente dele é débil porque não pode ser controlada por outro peão e pode ser ocupada por uma peça inimiga. Os peões isolados são ainda mais vulneráveis quando estão em colunas semi-abertas, pois são alvos fáceis para as torres adversárias.

  1. NÃO DÊ CHEQUES DESNECESSÁRIOS

Cheque desnecessário é aquele que pode ser facilmente defendido pelo adversário. Durante a abertura, a maioria dos cheques pode ser defendida com lances que favorecem o desenvolvimento.

  1. EVITE AS ILHAS DE PEÕES

Cada grupo de peões separados por uma ou mais colunas é chamado de ilha. Cada ilha possui uma base que deve ser defendida por peças. Portanto, quanto mais ilhas de peões você tiver, maior a dificuldade para defendê-las. Sempre que fizer uma troca é muito útil considerar como ela influenciará a sua estrutura de peões. Nos finais de partida, o menor número de ilhas de peões pode ser considerada uma vantagem significativa.

  1. EVITE AVANÇAR OS PEÕES COLGANTES

Chamamos peões colgantes, quando dois peões vizinhos não possuem amigos em suas colunas adjacentes. Se eles estiverem numa mesma fila, eles podem controlar várias casas à sua frente, o que é uma vantagem, mas em compensação eles não podem ser defendidos por outros peões. Se um deles avança, se cria um peão atrasado e uma casa débil que pode ser explorada pelo adversário.

  1. SEMPRE QUE POSSÍVEL, CRIE UM PEÃO PASSADO

Peão passado é aquele que não possui peões adversários no seu caminho, tanto na coluna onde está como nas colunas vizinhas. O peão passado é considerado uma arma muito perigosa pois tem a possibilidade de avançar até a oitava fila e se promover.

  1. COLOQUE SEMPRE UMA TORRE ATRÁS DE UM PEÃO PASSADO

As torres se tornam mais ativas quando estão atrás de um peão passado, tanto para apoiar os seus próprios peões, quanto para atacar os peões adversários. 

Peão passado protegido
  1. BLOQUEIE SEMPRE OS PEÕES PASSADOS DO ADVERSÁRIO

Um peão passado, principalmente quando está bem defendido por peças inimigas, pode se tornar uma arma muito poderosa e por isso deve ser bloqueado o mais rápido possível. Bloquear um peão significa conter o seu avanço colocando uma peça no seu caminho. O cavalo e o bispo são consideradas as melhores peças para fazer o bloqueio.

  1. EVITE AVANÇAR OS PEÕES QUE PROTEGEM O SEU REI

Cada movimento de peão cria uma debilidade que, embora pareça irrelevante à primeira vista, pode vir a ser explorada mais tarde pelo adversário.

  1. EVITE TROCAS DESNECESSÁRIAS

Como regra geral você só deve trocar peças quando:

  • Quando o seu adversário detém a iniciativa;
  • Quando você tiver uma posição restrita;
  • Para enfraquecer a estrutura de peões do seu oponente;
  • Quando você tiver vantagem material;
  • Para trocar uma peça passiva por uma peça ativa adversária;
  • Para simplificar a posição e conseguir um final mais favorável.

E agora? Pratique!

Depois de aprender com essas dicas dos mestres, você poderá testar todas elas, jogando contra oponentes competitivos e experientes.

Onde? Como? Quando? No site do MegaJogos é claro! Basta fazer login e acessar uma de nossas salas de xadrez para começar a praticar agora mesmo.

No Mega você encontra os melhores jogos de tabuleiro, cartas e diversos outros que fazem sucesso no mundo todo.

Não perca tempo, una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Deixe um comentário