Conta a história, que a origem da Paciência remonta ao século XVIII, porém, se perguntarem para alguém hoje em dia como essa pessoa conhece o jogo, provavelmente ela vai citar a versão icônica lançada pelo Windows, quando os computadores começaram a se popularizar por aqui.

O jogo da Microsoft, criado por um estagiário chamado Wes Cherry, tinha como objetivo ensinar as pessoas a usarem o mouse (pasme geração Z!), e fez tanto sucesso que completou 30 primaveras em 2020, registrando o número impressionante de 35 milhões de jogadores por mês no mundo todo.

O que você precisa saber para ganhar na Paciência

Existem várias versões de Paciência, algumas exigindo mais habilidade do que outras. A mais popular se chama Klondike, que é a forma básica padrão do jogo.

Devido às diversas variações, é possível encontrar o jogo com nomes diferentes, dependendo da região ou cassino. Por exemplo, algumas pessoas se referem a Klondike como Canfield Solitaire. Porém, apesar da diferença do nome, as regras se mantêm as mesmas.

Jogo de cartas bastante curioso, se você já jogou Paciência alguma vez, provavelmente ficou na dúvida se o jogo requer sorte ou estratégia para vencer. Bem, isso depende da versão que você joga. Por exemplo, algumas pessoas argumentam que o Klondike depende em grande parte da sorte, enquanto outras versões mais difíceis, como o FreeCell, dependem de movimentos estratégicos habilidosos.

A verdade é que nem todo jogo de paciência pode ser vencido. No entanto, existem diferentes estratégias que você pode seguir para melhorar suas chances de ganhar. Confira!

Antes de iniciar, uma legenda para você não se perder nas dicas:

1. Mire nas pilhas maiores primeiro

É sempre aconselhável expor as colunas com pilhas grandes primeiro ao mirar nas cartas ocultas. 

Fazer isso o ajudará a ter uma melhor chance de revelar cartas úteis que podem ser usadas ​​para construir pilhas de cartas com a face para cima.

Também é essencial que você comece movendo todas as cartas do monte (pilha de estoque). 

2. Distribua uniformemente as pilhas no tabuleiro

Um erro comum que muitos jogadores cometem é tentar completar uma única pilha. Se você tiver a opção de manter duas pilhas com quatro cartas ou combiná-las para fazer uma pilha única de 8, deixe-as separadas se não for revelar uma carta oculta.

É melhor deixar pequenas pilhas separadas, pois você terá uma escolha maior de conjuntos, especialmente depois de revelar a carta virada para baixo.

Se tiver espaço para apenas duas pilhas longas, tente fazê-las opostas. Isso significa que se o Rei da primeira pilha for vermelho, o Rei da segunda deve ser preferencialmente preto.

3. Pense na cor ao preencher espaços

Decidir preencher um espaço com um Rei vermelho ou preto é uma jogada que deve ser bem pensada. Observe que a cor do Rei determina a ordem das cores dessa pilha até você terminar o jogo.

Analise cuidadosamente as cartas que você tem primeiro para garantir que não ficará preso ao empilhar as pilhas. Além disso, você deve manter a ordem correta. 

Por exemplo, as pilhas de fundação são construídas de Ases a Reis de acordo com o naipe, enquanto as sequências são organizadas de Reis a Ases, e os jogadores precisam alternar cartas de cores diferentes. Não coloque cartas de qualquer cor em qualquer lugar. Pense e planeje cuidadosamente seus movimentos.

4. Manuseie as cartas com a face para baixo primeiro 

As cartas com a face para baixo são geralmente as mais difíceis de mexer. Portanto, não perca a chance de libertá-las, se ela aparecer. E se você puder jogar esta carta da pilha de estoque, é sempre aconselhável fazê-lo. Os jogadores devem mirar nas pilhas viradas para baixo mais longas.

Também aconselhamos que você jogue Reis apenas se isso antecipar benefícios reais. Lembre-se de que os Reis são os únicos que podem preencher um espaço livre. Portanto, não os mova se você perceber que isso não lhe trará qualquer vantagem. Certifique-se de que está desenvolvendo sua fundação de maneira inteligente.

Embora seja difícil construir pilhas de fundação no começo, isso não é uma coisa completamente ruim. Você pode permitir que algumas cartas permaneçam na pilha de estoque, pois elas podem ajudar mais tarde, se você ficar preso.

5. Evite esvaziar um local sem um Rei

Se você esvaziar os espaços do quadro sem ter um Rei, esses espaços permanecerão vazios, pois apenas os Reis podem preenchê-los. Assim, toda a coluna do jogo será bloqueada, a menos que você possa revelar um Rei de suas outras cartas.

Além disso, também aconselhamos que você mova as cartas apenas quando for necessário. Claro, pode ser tentador mudar as cartas de pilha em pilha e construí-las lentamente. Mas, isso pode acabar bloqueando cartas valiosas de cores diferentes atrás de cartas mais baixas. Portanto, a menos que ganhe uma vantagem, não mova as cartas sem motivo.

Novamente, já que estamos falando sobre mover cartas, você deve sempre se certificar de mover Ases e Valetes para suas pilhas o mais rápido possível. Observe que eles são uma ameaça ao seu sucesso se você os deixar no quadro. Além disso, eles não o ajudarão se você ficar preso.

6. Não tenha medo de mudar de estratégia na Paciência

Se você está lutando para revelar cartas ou adicionar cartas à sua fundação, deve considerar mudar sua estratégia. É inútil seguir qualquer regra se você estiver travado. Tente fazer uma única pilha ou mover todos os Reis, ou jogar 5s, 6s e 7s até encontrar um caminho bem-sucedido.

No entanto, lembre-se de que nem todos os jogos de paciência podem ser vencidos. Portanto, se você esgotou todas as opções e ainda não está ganhando, pode estar preso em um cenário impossível.

Por último, entenda que um bom jogador de paciência faz a pontuação mais alta usando poucos movimentos. Portanto, tente vencer no ponto mais alto.

Teste suas habilidades na Paciência no MegaJogos

Gostou dessas dicas? Acha que está pronto para vencer como se não houvesse amanhã? Então é hora de praticar!

Faça agora seu login no MegaJogos e teste suas habilidades neste jogo épico que envolve muito raciocínio, sorte e PACIÊNCIA.

Nas nossas salas de jogos e fóruns de discussão você ainda encontra dicas de outros jogadores e pode participar do ranking para ver quem é o melhor dos melhores!

Aqui a emoção não para! Una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Deixe um comentário