Curiosidades
A curiosa história do Coringa

Já falamos aqui quase tudo que se tem para falar sobre o baralho. Os diferentes tipos que existem, suas cartas, naipes, cores, modelos, enfim, de tudo um pouco. PORÉM, nunca falamos especificamente sobre o Coringa (ou curinga).
O famoso Joker que já inspirou tantas histórias e personagens épicos, tem uma história única que vale a pena ser contada.
Origem do Coringa
É consenso entre muitos estudiosos que a carta do coringa foi criada nos Estados Unidos.
Embora alguns autores afirmem que o Coringa apareceu pela primeira vez no Poker, a maioria sustenta que foi inventado para o jogo de Euchre, em meados da década de 1850.
Euchre foi o jogo de cartas nacional da América de 1850 a 1910, sendo popular em vários países de língua inglesa.
Derivado do jogo Juckerspiel, praticado na região da Alsácia, no leste da França, quatro jogadores se dividem em duplas e têm como objetivo somar pontos mais rápido que seus adversários.
No euchre, os dois trunfos são os valetes, conhecidos como o “right bower” (arco direito) e o “left bower” (arco esquerdo), já que bauer é a palavra alemã usada para valete.
Na década de 1860, os jogadores americanos de Euchre resolveram criar algumas regras novas para seu amado jogo. Essas regras exigiam um trunfo extra, que eles chamavam de Best Bower, o trunfo mais alto disponível, que podia vencer os valetes.
Por sorte, naquela época, os fabricantes de cartas incluíam um “cartão em branco” extra em seus baralhos de 52, que era então usado pelos jogadores de euchre para desempenhar o papel de Best Bower.
As fabricantes de cartas americanas adotaram a ideia rapidamente, incluindo esses trunfos extras em seus baralhos. Os fabricantes britânicos fizeram o mesmo na década de 1880.
Joker by Chas Goodall and Son, London
Used with permission – wopc.co.uk
A escolha da palavra “Joker”
Segundo a historiadora de cartas Catherine Perry Hargrave e outros, com o tempo, a carta branca dos baralhos passou a ser chamada de Coringa, ou Joker.
Como Joker soa bem parecido com Jucker e Eucher, algumas pessoas acreditam que é daí que vem o nome. Mas nem todos concordam com isso. A fabricante de cartas de baralho Bicycle, diz em seu site que isso não passa de uma coincidência.
O Tolo
Alguns dizem que o coringa é primo em primeiro grau de Le Fou, O Tolo do baralho de Tarô.
A carta do Tolo, ou Louco no tarô italiano, tem uma história que remonta a várias centenas de anos. No início do século 19, seu papel é apontado como o maior “trunfo”, a carta que pode vencer todas as outras
A autoridade do baralho de tarô, Dr. Robert O’Neill, diz que “O ancestral do curinga moderno é o clássico Louco do tarô”. O’Neill explica que ele “pertence a um conjunto de 22 trunfos, não é um sujeito individual”.
A carta Joker em Euchre, como Best Bower, é semelhante à carta o Louco, pois não pertence a nenhum naipe em particular, mas é classificada como a carta mais alta de todos os naipes.

Bobo da corte
Outra possibilidade é que o personagem do bobo da corte tenha sido escolhido simplesmente porque combinava com reis, rainhas e todo o tema da corte medieval usado nas cartas de baralho.
Os jogadores de cartas gostavam das cartas clássicas vestidas de realeza dos séculos XV e XVI. Durante este período, a Corte Real sempre teve um bobo da corte que tinha liberdade para entreter.
O tolo do rei era visto como um trapaceiro, alguém com poderes místicos especiais.
O bobo da corte que conhecemos e amamos só se tornou mais popular quando o título “Joker” foi universalmente adaptado.
Desenhando o Coringa
Como o Ás de Espadas, as cartas do Coringa geralmente recebiam um design exclusivo que continha as imagens únicas da fabricante. Às vezes era um logotipo, um motivo floral ou arquitetônico ou algo completamente diferente.
Em meados da década de 1870, a carta mostrava um diabinho jocoso, um bobo da corte ou um palhaço. Muitos outros personagens também foram empregados, e o cartão em branco tornou-se popular para usos políticos, sátira social e publicidade.
Catherine Perry Hargrave observou em seu livro A History of Playing Cards, que uma carta produzida por Samuel Hart para a sua marca Club House Cards, datada de 1857, parece ter sido um dos primeiros curingas.
Mais tarde, em 1963, ele lançaria outro, rotulado como “Imperial Bower”, mas ainda sem nenhuma referência ao desenho do bobo da corte.
O curinga de Hart não foi o primeiro como alguns historiadores de cartas afirmaram. Pelo menos dois curingas foram feitos antes e possivelmente mais, mas foram perdidos para a história.
Designed by Chas Goodall and Son – Joker about 1875.
Used with permission – wopc.co.uk
Nenhuma carta do baralho americano inspirou mais personagens e usos do que a carta do Coringa.
Ela influenciou a criação do famoso personagem nos quadrinhos do Batman, da década de 40. Sua popularidade como arqui-inimigo do homem-morcego cresceu tanto que, mais tarde, vários filmes representaram o Coringa como um personagem notório, um trapaceiro bem-humorado e sádico.
Em 2006, retratado de uma maneira mal-humorada, o coringa foi classificado como número um na Wizard Magazine “Maiores Vilões de Todos os Tempos”.
Embora não seja usado em muitos dos jogos de cartas, para os colecionadores, o curinga é a carta mais cobiçada do baralho, devido à variedade de estilos e desenhos que já recebeu ao longo do tempo.
Se essa história toda te deu vontade de uma boa partida de baralho, entre agora no site do Mega e escolha com qual jogo quer começar. Estamos te esperando!
Curiosidades
X, Y e Z: Quais os jogos favoritos de cada geração

Memes comparando hábitos e comportamentos de cada geração não faltam na internet, mas e quando falamos dos seus jogos favoritos?
Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, mas nós tentamos!
Fizemos algumas pesquisas para tentar descobrir o que as três últimas gerações de adultos gostam de jogar nas suas horas de lazer e neste post você confere o que descobrimos. 😉
Gerações X, Y e Z: quem são? do que vivem? como se alimentam?
Vamos começar do começo, ou seja, com uma breve explicação sobre cada uma dessas gerações.
Geração X (nascidos entre 1965-1980)
Se você parou para prestar atenção em muitos dos memes que circulam na internet comparando pessoas de cada uma dessas gerações, deve ter notado que o pessoal “X” é considerado bastante independente e adaptável.
A Geração X cresceu em um período de grandes transformações tecnológicas e culturais. Testemunharam a ascensão dos computadores pessoais, dos videogames e da globalização.
Tranquilos e com zero preguiça de trabalhar, eles prezam por estabilidade financeira, pessoal e familiar.
Geração Y (Millennials, nascidos entre 1981-1996)
Geralmente retratados como “esquentadinhos” e idealistas, os Millennials cresceram em meio à revolução da internet, dos celulares e das redes sociais.
Diferentemente da Geração X, eles valorizam mais experiências do que bens materiais e são conhecidos pelo desejo de liberdade, propósito no trabalho e na vida.
São a geração que popularizou a economia do compartilhamento (Uber, Airbnb) e o consumo de mídia digital, incluindo streaming e redes sociais.
Geração Z (nascidos entre 1997-2012)
A Geração Z é a primeira totalmente digital, crescendo com smartphones, redes sociais e acesso instantâneo à informação.
Adeptos do aprendizado autodidata,são extremamente conectados, mas também valorizam autenticidade, diversidade e inclusão.
Diferente dos Millennials, que adoram uma festa, tendem a ser mais pragmáticos e reclusos, buscando estabilidade financeira e independência desde cedo.
Jogos favoritos de cada geração
Sem dúvidas, cada geração tem seus jogos favoritos de videogame, mas hoje vamos focar nos jogos clássicos de carta e tabuleiro, que são nossa especialidade.
Focando a pesquisa para esse lado, eis o que descobrimos:
Geração X
- Xadrez
Clássico milenar e totalmente estratégico, não é de surpreender que o xadrez era um dos jogos favoritos de uma geração anterior a era da internet e videogames.
A prática do xadrez também costumava ser amplamente incentivada em escolas, clubes e até na mídia.
Além disso, nos anos 70 e 80, houve um grande interesse global pelo jogo devido a figuras como Bobby Fischer e Garry Kasparov, cujas rivalidades e partidas históricas atraíram a atenção do público.
* 5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
- Banco Imobiliário (Monopoly)
Sim, o famoso Banco Imobiliário é “assim velho”. 😂
Um dos jogos de tabuleiro mais jogados no mundo, ele entreteu muitos jovens da geração X em dias de férias ou reuniões na casa dos amigos, trazendo boas lembranças e muita nostalgia até os dias de hoje.
Eram horas contando dinheiro de papel e aprendendo conceitos básicos de economia, como investimentos, hipotecas e riscos financeiros. Não é à toa que essa geração cresceu valorizando segurança financeira e estabilidade no trabalho.
- Buraco
Jogo de cartas tradicionalmente jogado em família e entre amigos, o Buraco era mais do que apenas um jogo; era um ritual social.
Fosse em reuniões de família, encontros de amigos ou até em clubes e associações, jogar Buraco era uma atividade tão esperada quanto comer ou conversar.
Sem dúvidas um dos jogos favoritos dos boomers, geração anterior a X, sempre tinha uma tia ou avó pronta para ensinar as regras para crianças assim que elas aprendiam a contar.
* Jogos da infância que nunca ficam velhos
Millennials
- Truco
Se você é um millennial e não tem vontade de bater na mesa sempre que ouve a palavra “truco”, volta lá que você cresceu errado.
Truco é um jogo de cartas que combina perfeitamente com o espírito descontraído, social e competitivo dessa geração.
Muitos Millennials passaram boa parte da adolescência e juventude em encontros com amigos, seja na escola, na faculdade ou em festas, e o truco era um dos seus passatempos favoritos, uma vez que é rápido, animado e cheio de blefes e gritos. 😎
* Tudo que você precisa saber sobre Truco
- Detetive
Outro clássico de uma noite de jogo, o Detetive é a nostalgia dos millennials. Quanto arrepio, raiva e diversão ele trouxe para essa geração.
Tudo a ver com quem cresceu embalado por Harry Potter, Scooby-Doo e CSI, Detetive é um jogo que estimula o raciocínio lógico e a dedução, algo que combina com o perfil analítico e curioso dessa geração.
Pergunte a um Millennial quem matou o sr. Mostarda e você tem grande chance de ouvir que foi “a srta. Rosa, com a faca, na sala de estar. #oldbutgold
* 9 jogos para divertir a família toda
- War
Aqui o negócio é competir e derrubar, por isso War só poderia estar entre os jogos favoritos dessa geração de esquentadinhos. 💥
Fazer alianças, enganar, batalhar e conquistar, toda a socialização e adrenalina que um bom millennial gosta.
Além disso, muitos jovens dessa geração cresceram jogando videogames de estratégia, como Age of Empires e Civilization, o que ajudou a reforçar seu interesse por jogos de guerra e conquista.
Geração Z
- Dominó
Para uma geração totalmente digital, imersa no mundo dos jogos de computador, é difícil dizer se algum jogo clássico, que envolva se sentar em uma mesa com mais pessoas, vai agradar ou não. Mas parece que o dominó ganhou sua cota de aprovação.
Talvez seja porque a Geração Z também se diverte com a competitividade e a estratégia do jogo, já que o Dominó não é apenas sorte, mas exige atenção, memória e tática para antecipar os movimentos do adversário.
Além disso, sua facilidade de adaptação ao digital ajudou a manter o jogo vivo entre os mais jovens, com versões mobile e até desafios multiplayer em tempo real.
* 5 Estratégias para você arrasar no Dominó
- Uno (Mau-Mau)
Uno é um dos poucos jogos de cartas que até os nativos digitais cresceram jogando.
Talvez porque seja um jogo que agrada a todas as faixas etárias, o que fez com que os pais se empolgassem para ensinar e brincar com os filhos, mas o Uno também fez parte da infância dessa geração que aprendeu a ler scrollando.
Com suas cartas coloridas chamativas, regras fáceis de aprender e partidas rápidas, ele parece agradar as mentes mais inquietas.
- Jenga
Como essa geração cresceu em um mundo cheio de estímulos rápidos e interativos, eles preferem jogos que proporcionem diversão instantânea, e Jenga é exatamente isso.
Há um suspense crescente à medida que a torre fica mais instável e esse clima de tensão gera reações espontâneas e engraçadas, perfeitas para posts para as redes sociais.
Vídeos de torres desmoronando ou de alguém conseguindo uma façanha de equilíbrio que desafia a física costumam viralizar, reforçando ainda mais a popularidade do jogo.
Os jogos favoritos de todas as gerações você encontra no MegaJogos
No MegaJogos temos os jogos favoritos de cada geração, sendo o lugar perfeito para encontrar amigos e se divertir.
Jogue online sozinho ou numa sala cheia de gente, a hora que quiser, e sinta a adrenalina que os jogos de cartas e tabuleiro trazem, mesmo em um mundo dominado por jogos eletrônicos.
Passam os anos, mudam as gerações, mas os melhores jogos permanecem. Não é à toa que o ditado diz que “tudo que é bom resiste ao tempo”. 😉
Curiosidades
Mega Rainhas

As mulheres sempre possuíram papéis fundamentais na sociedade. Seja em papéis domésticos ou mesmo em atuações sociais, elas são as grandes estrategistas de suas jornadas, enfrentando desafios diários como quem encara uma partida decisiva. São verdadeiras rainhas e damas que fazem história como protagonistas. Por isso, as chamamos de Mega Rainhas!
Vamos ver então, o que cada simbolismo referente às mulheres em jogos de cartas e tabuleiro podem significar?

Mulher Multitarefa: A Rainha do Xadrez
Ela enxerga vários lances à frente, calculando cada movimento com precisão. No trabalho, organiza reuniões, cumpre prazos e supera desafios. Em casa, equilibra responsabilidades, cuida da família e, quando dá, encontra tempo para si. Assim como no xadrez, a mulher moderna se movimenta em todas as direções, sempre com estratégia e inteligência. Ela não espera pelo xeque-mate – ela o cria.

Mulher que se Reinventa: No Jogo das Damas
Quando uma peça chega ao outro lado do tabuleiro de Damas, então ela se transforma em uma dama, ganhando mais poder e liberdade de movimento. Da mesma forma, quantas mulheres já passaram por essa transformação? Ao longo da vida, recomeçar uma carreira, mudar de cidade, superar um obstáculo e, por fim, sair mais forte são desafios constantes. Por isso, cada desafio vencido é um novo poder conquistado.

Mulher Líder: Uma Carta Alta no Baralho
No baralho, a Rainha tem valor alto, muitas vezes sendo decisiva para a vitória na contagem dos pontos. Assim são as mulheres que lideram, seja no trabalho, seja na própria vida, elas comandam sem medo, desafiam as regras e mostram sua importância no jogo. No mundo dos jogos e fora dele, elas são protagonistas de suas próprias histórias.

Vocês são todas Mega Rainhas!
No MegaJogos, cada jogadora carrega a força dessas rainhas – seja na estratégia do xadrez, na resiliência do jogo de damas ou, ainda, na liderança do baralho. Afinal, cada vitória, cada partida disputada e cada desafio superado representa um reflexo da sua força feminina.
Hoje, no Dia Internacional da Mulher (08/03), celebramos todas vocês! Que continuem jogando, vencendo e mostrando ao mundo que a verdadeira rainha nunca sai do jogo – ela comanda a partida.
Feliz Dia das Mulheres!

Curiosidades
Rosas de Ouro em uma Grande Jogada

“O medo de perder não pode superar, a gana de vencer, o jogo vai virar Rosas de Ouro, a grande jogada pode apostar…” E virou mesmo! Ao som desse inspirador samba enredo, a sorte sorriu para a escola Rosas de Ouro que levou o troféu de campeã no carnaval de São Paulo em 2025!
Com o enredo “Rosas de Ouro em uma Grande Jogada”, a escola paulista explorou o universo dos jogos e da sorte como metáfora para os desafios da vida, mostrando que vencer exige mais do que azar dos oponentes ou esperar pelo destino — é preciso estratégia, coragem e paixão.
*Poker é mais sorte, ou habilidade? Confira 10 perguntas frequentes sobre o jogo!
O MegaJogos está de olho na Avenida!
Com esse tema tão especial, o MegaJogos não podia deixar passar em branco e conferir o que está por trás desse título tão importante para a comunidade da Freguesia do Ó.
A conquista do título de melhor escola de samba em 2025 quebrou um jejum de 15 anos sem campeonatos, marcando o retorno triunfal da Roseira ao topo do Carnaval de São Paulo.
Conheça a Rosas de Ouro
A escola foi fundada em 1971, na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. Ela se destacou pela organização e pelo comprometimento com desfiles bem planejados e grandiosos.
Seu primeiro título no Grupo Especial veio em 1975, apenas quatro anos após sua fundação, o que já demonstrava o seu potencial no cenário carnavalesco paulista.
No decorrer de sua história, a escola ganhou campeonatos importantes, incluindo os de 1983, 1984 e 1990. Com desfiles luxuosos e sambas memoráveis, conquistou o público e tornou-se uma das favoritas do carnaval paulistano.
Em 2010, a escola foi campeã com o enredo “Cacau: Um Grão Precioso que Virou Chocolate”, um desfile muito elogiado por sua criatividade e impacto visual.
Após essa vitória, a escola enfrentou períodos de altos e baixos, ficando perto do título em diversas ocasiões, mas sem conseguir novas vitórias.
O jogo virou para a Rosas de Ouro
Em 2025 a escola volta para a avenida apresentando um desfile que foi aclamado por seu luxo, carros alegóricos bem elaborados e um samba-enredo envolvente.
O desfile foi estruturado para levar o público a uma viagem pelo universo dos jogos, desde os tradicionais até os modernos, destacando como eles influenciam a sociedade e refletem aspectos culturais.
E não é à toa que nós, do MegaJogos, nos sentimos tão representados, pois nosso App une tanto a tradicionalidade dos jogos, quanto a modernidade de estar na palma da mão através dos celulares e tablets. Haja coração!!!!
Comissão de Frente – “Uma noite no cassino”: A abertura do desfile contou com uma comissão de frente que representou figuras emblemáticas dos jogos de tabuleiro, como dados, simbolizando a introdução ao mundo lúdico e estratégico.
Foto: Rebeca Schumacker
Abre -Alas: O primeiro carro alegórico, conhecido como abre-alas, trouxe uma representação grandiosa de um cassino luxuoso, com elementos como roletas e dados gigantes, ilustrando o fascínio e o glamour associados aos jogos de azar.
Foto: Rebeca Schumacker
Ala 1 – O embaralhar das cartas: a primeira ala convida o público a refletir sobre como, em um simples embaralhar, histórias e destinos podem se entrelaçar, destacando a importância dos jogos como espelhos da condição humana.

Foto: Felipe Iruata / Folhapress
Carro Alegórico 2: Este carro destacou os “Jogos de Cartas”, apresentando figuras como reis, rainhas e coringas em uma estrutura que remetia a um baralho em movimento, simbolizando a versatilidade e a popularidade desses jogos ao longo dos séculos.
Foto: Instagram – Divulgação Rosas de Ouro
Ala 2 – Go Jogo Chinês: aborda a origem e a evolução dos jogos na China, destacando sua importância cultural e histórica.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Rainha da Bateria – Ana Beatriz Godoi: “Em suas costas, uma grande flor de cristal destaca em led as cores azul e rosa, que representam a escola. Além disso, os sensores no costeiro borrifam perfume a cada minuto.” trecho retirado do g1.
Assim como a escola trouxe o jogo chinês Go, também trouxe referências a diversas culturas e períodos históricos, como a Grécia Antiga e Egito, ilustrando a evolução dos jogos desde os tempos antigos até os dias atuais.
Bateria – O Tabuleiro de UR dos Sumérios
Foto: Felipe Araujo/Liga-SP
Ala 3 – Jogos de Guerra os Espartanos
Foto: Rebeca Schumacker
Ala 4 – Mancala Africana
Ala das Baianas – Senet
Foto: Rebeca Schumacker
Carro alegórico 3 – A inspiração dos Deuses
Foto: Reinaldo Campos/AGIF via Reuters Connect
Na sequência a escola trouxe alas que homenagearam clássicos como xadrez, damas e gamão, ressaltando a importância desses jogos na formação do pensamento estratégico e na socialização.
*Conheça os 05 melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos!
Ala 6 – O jogo de Damas
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Ala 7 – O jogo de Xadrez
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Ala 8 – A inquisição aos jogos
Foto: Maria Isabel Oliveira
Ala 9 – Batalha Naval
Ala 10 – Gamão o jogo dos reis
Carro alegórico 4 – O renascimento dos jogos: Aborda a evolução cultural dos jogos de tabuleiro que se espalharam pelos continentes.
Foto: Maria Isabel Oliveira
As próximas alas da escola mostraram jogos modernos de tabuleiro e também traz referências a jogos famosos de vídeo games.
Ala 11 – O jogo Detetive
Ala 12 – O Jogo War
Ala 13 (inclusiva) – Pac Man
Foto: Felipe Araujo/Liga-SP
Ala 14 – Zelda e Link
Foto: Felipe Araujo/Liga-SP
Ala 15 – Banco Imobiliário
Foto extraída do site istoe.com.br
Carro alegórico 5 – O mundo na palma das mãos: Focado nos “Jogos Eletrônicos“, este carro apresentou elementos de videogames clássicos e modernos, com personagens icônicos e consoles, mostrando a evolução tecnológica e o impacto dos jogos digitais na cultura pop.

Foto: Roberto Sungi/Ato Press/Estadão Conteúdo
Cada ala e carro alegórico foram cuidadosamente elaborados para transmitir a diversidade e a relevância dos jogos na sociedade, contribuindo para o entendimento do enredo e proporcionando um espetáculo visual rico em detalhes e significados.
Destaques do desfile
No Carnaval de 2025, a Rosas de Ouro reafirmou seu compromisso com a inclusão ao apresentar uma ala inclusiva em seu desfile campeão. Essa ala foi composta por membros de diversos projetos sociais da escola, incluindo participantes do “Samba se Aprende na Escola” e do “Roseira do Futuro”, uma iniciativa que oferece cursos de dança e comunicação para jovens de 7 a 16 anos.
A presença dessa ala no desfile não apenas enriqueceu a apresentação, mas também destacou a importância de iniciativas que promovem a inclusão e a valorização de todos os membros da comunidade no universo do samba.
Alguns pontos que atraíram o público para uma experiência mais sensorial foram: a bateria da escola imitou sons de máquinas caça níqueis, o principal carro alegórico retratou um grande cassino, com luzes e efeitos visuais, o figurino da rainha de bateria Ana Beatriz Godói exalava aroma de flores.
Desfile das escolas campeãs
Você não assistiu o desfile e perdeu a chance de ver essa linda história desenhada na avenida?
Fica tranquilo, no dia 08 de março de 2025 (sábado), a partir das 20h, as cinco primeiras colocadas no carnaval de SP (Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tatuapé, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco) desfilam novamente, junto com a vice-campeã do Grupo de Acesso I e II.
Classificação geral das escolas de São Paulo em 2025
A importância dos jogos no MegaJogos
Quer experienciar os benefícios dos jogos na prática? Vem jogar com a gente e fazer parte dessa história! Temos mais de 30 jogos no mesmo app, disponível pra você jogar online, com amigos, ou offline e tudo de graça! Baixe agora e divirta-se onde e quando você quiser!

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