Jogos de Cartas
Conheça os jogos de cartas italianos que amamos!

Nutella, Moka, Escopa, Scala… de fato, é longa a lista de coisas que amamos sobre a Itália.
Podemos dizer que nossos amigos da terra da pizza contribuíram muito para deixar nossa vida mais saborosa e divertida.
Então para mostrar um pouco de toda nossa apreciação, reunimos aqui seis jogos de cartas italianos que amamos e um pouco de suas histórias. Confira!
História dos jogos de cartas italianos
A história dos jogos de cartas italianos remonta ao final do século XIV. Acredita-se que as primeiras cartas conhecidas no país tenham sido trazidas do Egito mameluco, devido as imagens usadas.
Antes da fusão dos seus estados independentes, a Itália ocupava muitas regiões diferentes, formando um caldeirão aberto para influências de jogos vindos de todas as partes.
As cartas italianas tradicionais usavam os naipes latinos de espada, copas, moedas e paus, e tinham três cartas com personagens: Valete, Cavaleiro e Rei. Porém, devido à variação regional, era comum encontrar baralhos espanhóis, franceses e alemães em circulação.
Os jogos de cartas italianos modernos usam o baralho de 52 cartas padrão, com algumas cartas removidas (8, 9 e 10) para simular os baralhos tradicionais que costumavam ter apenas 40 cartas.
Como os italianos não dispensam um bom jogo, que podem usar para expressar todas as suas emoções acaloradas, 500 anos depois, jogos como Scala 40 e Briscola ainda são bastante populares no país. #mammamia!
Vamos conhecer um pouco mais sobre os jogos que fazem sucesso lá e aqui no MegaJogos também!
Scala 40
O Scala 40 é um popular jogo de rummy italiano com algumas semelhanças com o mexe-mexe no Brasil e o Kalookie do norte da Europa.
Possivelmente adaptado do jogo de rummy chinês conhecido como Khanhoo, ele deu origem ao Rumino e ao famoso Gin Rummy dos Estados Unidos.
O Scala 40 é jogado por 2 a 5 participantes usando 2 baralhos franceses de 52 cartas e 2 Curingas.
O objetivo é formar trincas ou quadras de cartas de naipes diferentes, mas do mesmo valor, ou sequências de três ou mais cartas do mesmo naipe com valores seguidos (1, 2, 3…).
O vencedor é o jogador que consegue “fechar” o jogo juntando todas as suas cartas às combinações que estão na mesa e descartando a última carta na lixeira.
Escopa
A escopa (em italiano scopa) é um dos jogos de cartas italianos introduzido no Brasil pelos imigrantes no início do século XX.
O jogo, que já foi bastante popular na Itália, ainda é comum em pequenas cidades, onde pessoas se reúnem em torno de uma mesa e idosos trocam palavrões enquanto disputam uma partida de Escopa.
Fácil de aprender, mas é difícil de dominar, tradicionalmente é jogado com um baralho de cartas napolitanas.
O objetivo é combinar uma carta da mão com uma ou várias da mesa, para fazer o maior número de pontos e alcançar, antes dos oponentes, a pontuação selecionada no início da partida: 11, 16 ou 21.
Até hoje o Escopa mantém sua popularidade nos bairros italianos de São Paulo, ABC Paulista e outras cidades de origem italiana, como Santa Teresa (Espírito Santo).
Scopone
O Scopone é uma variante do Escopa para duplas. Na versão do MegaJogos, usamos um baralho de 40 cartas, e cada participante recebe 9 cartas, enquanto as 4 restantes ficam viradas sobre a mesa.
A meta é conseguir os pontos estabelecidos para a partida (normalmente 16). Se um jogador pega todas as cartas na mesa, ele consegue uma ‘Scopa’, que vale 1 ponto.
A dupla que primeiro chegar ou passar dos 16 pontos ganha a partida, somando os pontos obtidos em cada mão (rodada) aos pontos das mãos anteriores.
Briscola
Este é um jogo popular em todo o Mediterrâneo. Provavelmente praticado por marinheiros italianos, acabou se espalhando para Espanha, Croácia e Portugal.
Um dos jogos de cartas italiano mais popular atualmente, Briscola é feito para 2 a 6 participantes.
Disputado com um baralho de 40 cartas, os jogadores de cada dupla se posicionam na mesa em ordem alternada.
O carteador distribui em sentido horário 3 cartas para cada um e vira uma carta sobre a mesa. Essa carta representa o naipe da Briscola, válido para aquela mão.
O jogador à direita do carteador começa baixando uma carta na mesa. A escolha da carta é livre (não sendo obrigatório baixar uma carta do Naipe de Briscola). Ao final da rodada, ganha e recolhe as cartas quem jogou a carta de maior valor do Naipe de Briscola. Ou caso nenhum jogador tenha cartas desse naipe, ganha quem jogou a carta de maior valor do naipe baixado pelo primeiro jogador.
Os pontos disponíveis para cada partida são 120. Vence a dupla que alcançar ao menos 61 pontos.
Tressette
Tressette é um dos principais jogos de cartas italianos, junto com Scopa e Briscola.
Seus registros datam apenas a partir do início do século XVIII, embora acredite-se que suas origens sejam bem mais antigas.
O nome do jogo, “três sete”, pode se referir a sete conjuntos de possibilidades de três ou quatro pontos, quando combinam-se um mínimo de três de cada (três, dois, ás ou todas de um mesmo naipe), ou ao fato de jogarem até vinte e um pontos.
O Tressette é jogado por 4 pessoas (duplas), com um baralho de 40 cartas.
Ao começar, cada jogador recebe 10 cartas. O primeiro de mão, que é o jogador à direita do carteador, coloca uma carta na mesa; o jogador à sua direita deve responder com uma carta do mesmo naipe. Segue a dupla do primeiro de mão e o carteador fecha a rodada. Ganha quem tiver jogado a carta de maior valor.
A dupla que chegar primeiro aos pontos prefixados ganha o jogo.
Escoba
Escoba é uma variante do jogo Scopa, que significa “vassoura”, um nome que se refere à situação no jogo em que todas as cartas da mesa são “varridas” em um turno.
É um jogo que requer habilidade e sorte. Existem tantas variantes de escoba quanto maneiras de jogar poker, então, cuidado ao sentar-se com um monte de velhos aparentemente inocentes em uma pequena praça em Nápoles. Sempre haverá uma regra local que você não conhece.
Aqui no MegaJogos, jogamos escoba com baralho espanhol e o objetivo é fazer o máximo de combinações de cartas que somem 15 pontos.
Quando o jogador consegue, utilizando uma carta de sua mão, pegar todas as cartas da mesa para somar 15 pontos, acontece uma escoba.
Por fim, ganha o jogador que nas diversas rodadas chegar primeiro a pontuação escolhida no início da partida (21 ou 31).
Jogos de cartas italianos no MegaJogos
Os jogos de cartas italianos mais populares são os praticados em dupla, o que deixa claras algumas das maiores características da sociedade italiana: sociabilidade, paixão e competitividade.
De fato, os jogos de cartas sempre fizeram parte da vida urbana italiana, e provavelmente continuarão a fazer. Então, se você tiver a oportunidade de visitar a Itália, não perca a chance de jogar uma partida por lá, para aproveitar ainda mais essa experiência.
Enquanto isso, fique a vontade para praticar e se divertir nas salas do MegaJogos, temos todos esses jogos e muitos outros a sua disposição.
Crie sua conta agora mesmo e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil (que tem um pézinho no globo todo)!
Jogos de Cartas
Paciência Spider: Tudo o que você precisa saber

O Paciência Spider ocupa um lugar especial no coração dos jogadores, dentro do vasto universo do clássico Paciência.
Popularizado pelo Windows, esse jogo de cartas conquistou milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas, afinal, o que torna algo tão simples tão viciante e desafiador? Agora é o momento de descobrir!
História da Paciência
Se você acompanha nosso blog, já deve ter percebido que muitos jogos clássicos, tanto de cartas quanto de tabuleiro, surgiram há séculos, quando era raro registrar esse tipo de criação. Por isso, a origem da maioria deles permanece incerta até hoje.
A história do Paciência não é diferente. O que sabemos (diz a lenda) é que as cartas foram usadas pela primeira vez para jogar paciência durante a no século 18.
Supostamente, um nobre preso à espera de sua execução começou a jogar o jogo, que logo se espalhou entre seus companheiros de prisão e entre os novos ricos, que também tinham muito tempo para gastar.
O primeiro registro oficial que se tem do jogo, no entanto, aparece em um livro publicado em 1788 na Alemanha.
Intitulado The New Royal l’Hombre, o livro reúne as regras de diferentes jogos. Além disso, há um capítulo chamado Paciência, que explica um jogo de cartas para duas pessoas, no qual apenas uma joga ativamente. Enquanto isso, a outra pode apostar a favor ou contra o jogador. Após uma rodada, eles trocam de posição.
Embora não se saiba ao certo quando ou por que esse elemento desapareceu, ele acabou transformando Paciência em um verdadeiro jogo single-player. Provavelmente, essa mudança ocorreu porque os jogadores, ao praticarem sozinhos para aprimorar suas habilidades, tornaram o formato solo mais comum.
* Evolução do jogo Paciência: uma viagem secular
Origem do Paciência Spider
Em meados do século 19, o Paciência ganhou força na França e na Inglaterra e, cem anos depois, nossas versões modernas começaram a surgir.
O Paciência Klondike é a versão mais clássica e amplamente conhecida dos jogos de paciência.
Muitas pessoas provavelmente imaginam essa imagem primeiro ao pensar no jogo, especialmente porque o Windows a popularizou em 1990.
O Paciência Spider é mais jovem do que outras variações, aparecendo pela primeira vez no início do século 20.
Sem dúvidas, a Microsoft contribuiu amplamente para o sucesso dessa versão ao publicar o jogo na atualização Microsoft Plus! para Windows 98. Antes, o Windows já oferecia Klondike e FreeCell Solitaire.
CURIOSIDADE: A Microsoft criou o Paciência na sua versão básica para ensinar de forma divertida os usuários a usarem o mouse e o conceito de arrastar e soltar. Pasme, geração mais nova. 🤯
O jogo alcançou seu auge de popularidade no Windows XP, onde vinha pré-instalado, sendo jogado por milhões de pessoas no mundo todo.
* Os 5 tipos mais populares de jogos de Paciência
Nome do jogo
O nome “Paciência” vem do francês patience, que significa “paciência” ou “perseverança”. Já em inglês, o jogo se chama “Solitaire“, enfatizando que é para ser jogado sozinho. Da mesma forma, em espanhol, recebe o nome de “Solitario”, com o mesmo significado.
O nome “Spider” (aranha) surgiu porque o jogador organiza 8 sequências completas de cartas, do Rei ao Ás. Como uma aranha tem 8 patas, essa analogia destaca a complexidade e o planejamento exigidos para vencer. Já o nome “Paciência” vem do francês “patience”, que significa “paciência” ou “perseverança”.
Mecânica do Jogo
O Spider é mais desafiador do que o Klondike devido à sua mecânica mais complexa. No início do jogo, o sistema distribui 54 cartas no tableau (mesa) em dez pilhas, deixando apenas as cartas do topo viradas para cima. À medida que o jogo avança, os jogadores constroem as pilhas em ordem crescente e podem mover sequências do mesmo naipe juntas, facilitando a organização.
As 50 cartas restantes podem ser distribuídas ao tableau dez de cada vez, quando nenhuma das pilhas estiver vazia.
Um layout Spider típico requer o uso de dois baralhos. O tableau consiste em 10 pilhas, com 6 cartas nas primeiras 4 pilhas, com a 6ª carta virada para cima, e 5 cartas nas 6 pilhas restantes, com a 5ª carta virada para cima. Cada vez que o estoque é usado, ele distribui uma carta para cada pilha.
O objetivo do Paciência Spider é organizar todas as cartas em sequências completas do mesmo naipe, do Rei ao Ás. Assim que uma sequência é completada, ela é removida do jogo.
O jogador vence quando todas as cartas são organizadas e removidas.
Dependendo do nível de dificuldade, o Paciência Spider pode ser jogado com 1, 2 ou 4 naipes:
- 1 Naipe: Mais simples, ideal para iniciantes.
- 2 Naipes: Dificuldade intermediária.
- 4 Naipes: O nível mais difícil, que exige planejamento estratégico e paciência.
Alguns jogadores dedicados se especializam em completar partidas no menor tempo possível.
Existem comunidades online onde eles compartilham estratégias e seus tempos recordes.
Dicas para Jogar Paciência Spider Bem
Quer arrasar no Paciência Spider? Fique atento a essas dicas:
- Priorize Sequências do Mesmo Naipe: Sempre que possível, forme sequências completas com cartas do mesmo naipe para facilitar a remoção.
- Revele Cartas Ocultas: Tente mover cartas estrategicamente para revelar aquelas que estão viradas para baixo, pois isso aumenta suas opções de jogadas.
- Cuidado ao Usar o Monte de Estoque: Não distribua cartas do estoque (pilhas) antes de esgotar todas as possibilidades de jogadas. Adicionar novas cartas pode complicar o jogo.
- Espaços Vazios: Use espaços vazios para reorganizar grandes sequências ou liberar cartas estratégicas. Lembre-se de que apenas Reis podem ocupar espaços vazios.
* 6 estratégias para vencer na Paciência
Paciência: um ícone que você encontra no MegaJogos
O sucesso do Paciência Spider levou ao desenvolvimento de outras variantes digitais, cada uma com suas próprias regras e desafios.
Ele se tornou um dos jogos de cartas solitários mais influentes no mundo dos jogos online.
Aqui no MegaJogos você encontra várias versões da Paciência para testar sua concentração, estratégia e habilidades.
* Conheça o Novo Paciência MegaJogos: Diversão Garantida!
Jogo perfeito para quem quer se desafiar e curtir apenas o barulho dos próprios pensamentos, não deixe de experimentar!
Jogos de Cartas
Mexe Mexe: um jogo de cartas onde vale quase tudo!

Um jogo que, embora ninguém fale muito, todo mundo joga ou já jogou: esse é o Mexe Mexe.
Inicialmente despretensioso, ele foi chegando aos poucos. No entanto, sem fazer muito barulho, acabou se popularizando no Brasil. Afinal, é bem a cara do país: dinâmico, divertido e cheio de possibilidades. Além disso, oferece várias oportunidades — e algumas chances de fazer você passar raiva!
Ficou curioso? Então, descubra agora tudo sobre o Mexe Mexe!
Como surgiu o jogo mexe mexe?
Essa é uma boa pergunta. Não existem registros exatos (pelo que conseguimos apurar) sobre exatamente como e onde surgiu o mexe mexe.
O que se sabe é que ele é parente do Rummikub, jogo inventado no início dos anos 30 que combina elementos de rummy, dominó, mahjong e xadrez. Pensa numa mistura interessante!
O criador do jogo, Ephraim Hertzano, construiu à mão, junto com sua família, os primeiros conjuntos de peças do rummikub no quintal de sua casa.
No começo, Hertzano vendia estes conjuntos para pequenas lojas. Com o tempo, a família licenciou o uso para outros países e, em 1977, ele se tornou o jogo mais vendido nos Estados Unidos.
O Rummikub é jogado com um conjunto de 106 peças, mas também pode ser jogado com dois baralhos normais de 52 cartas (há algumas pessoas que jogam com apenas um).
* 5 tipos de baralhos que você precisa conhecer
De modo geral, cada participante recebe 14 pedras e precisa ser o primeiro a baixar todas elas. Todos compartilham as séries ou as sequências numéricas formadas e postas sobre a mesa.
Como mencionamos, as regras do Rummikub são muito semelhantes às do Mexe-mexe no Brasil.
Na Itália, existe uma variante do jogo chamada Machiavelli. E na Turquia, um jogo muito parecido batizado de Okey, praticado com peças de madeira ou plástico.
Como jogar Mexe Mexe
No Mexe Mexe o objetivo é ser o primeiro a bater, e pra fazer isso você precisa acabar com todas as cartas que tem na mão.
Um dos seus pontos mais divertidos é que os jogos que estão na mesa são propriedade de todo mundo!
Na sua vez, você pode baixar jogo pronto, adicionar cartas nos jogos da mesa e, até mesmo, desfazer combinações para formar novas sequências e trincas, desde que todos os jogos baixados permaneçam válidos.
O jogador só compra do monte quando realmente não possui nenhuma carta que possa usar.
Achou confuso? Vamos entender melhor como funcionam as regras do mexe mexe no MegaJogos.
Regras Gerais
São distribuídas 11 cartas para cada um dos 4 jogadores. As que restam formam o monte.
O mão verifica se tem algum jogo que pode baixar – sequências e trincas – e dá início à mesa.
Caso não tenha jogo nenhum na mão, deve comprar uma carta do monte e aguardar até a próxima vez para baixar suas cartas, passando a vez ao próximo jogador, em sentido horário.
O próximo da vez faz o mesmo e assim sucessivamente, até um jogador bater e vencer a partida.
Se, durante a partida, o monte acabar, o jogo também termina e o vencedor é quem tiver menos pontos na mão.
No Mexe Mexe, os jogos na mesa são de propriedade de todos. Ou seja, o jogador da vez pode movimentar livremente as cartas da mesa para formar novos jogos, desde que adicione ao menos 1 carta da sua mão.
À sua vez, cada jogador pode baixar ou manipular quantas cartas e/ou jogos quiser, de forma a tentar livrar-se do maior número de cartas da mão.
A jogada só é válida se, após todas as movimentações feitas, restarem apenas jogos válidos na mesa (sequências e trincas devem permanecer com, no mínimo, 3 cartas, e trincas com naipes diferentes também).
Nenhuma carta da mesa pode voltar para a mão ou para o monte de compra, e não existe descarte.
Se após mexer na mesa, um jogador não realizar nenhuma jogada válida dentro do tempo limite, toda sua movimentação será automaticamente desfeita: as sequências ou trincas voltarão ao estado em que estavam, as cartas baixadas voltarão para sua mão. Uma carta do monte lhe é dada e ele tem que aguardar até a próxima vez para jogar.
Mexe Mexe é no MegaJogos
As regras até podem parecer um pouco confusas numa primeira leitura, mas acredite, é muito fácil aprender a jogar mexe mexe.
No entanto, não pense que é moleza. Conforme a mesa aumenta, as combinações e possibilidades de jogadas também crescem, exigindo visão ampla, raciocínio rápido e estratégico.
Não dá para dar bobeira e perder sua chance de bater, porque logo os jogos se mexem e outro jogador pode conseguir acabar com suas cartas antes de você ter nova chance de jogar.
Quer experimentar a adrenalina do mexe mexe? Jogue com os robôs na sala Treino ou sem compromisso na sala Galera. Para os mais experientes, as salas Rankeadas e os Torneios são uma ótima opção.
No MegaJogos temos os melhores jogos de cartas, tabuleiro e diversos outros à sua disposição.
Una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!
Curiosidades
Evolução do jogo Paciência: uma viagem secular

Jogo capaz de relaxar a mente ou dar uma baita dor de cabeça, o Paciência encanta muitas mentes brilhantes por aí há séculos.
Da cela de Napoleão à tela do primeiro Windows, senta que lá vem história!
Paciência: 4 séculos de história
A história do Paciência, como muitos jogos de cartas e tabuleiro, tem origens incertas, mas acredita-se que tenha sido criado no Norte da Europa, particularmente na Suécia, Alemanha e França, por volta do final do século XVIII.
Uma das lendas em torno da invenção do jogo conta que um homem nobre preso, sem nada para fazer e com um baralho de cartas na mão enquanto esperava sua execução durante a revolução francesa, começou a jogar o que seria a primeira versão do Paciência para passar o tempo.
* Jogos de cartas franceses que amamos
O jogo supostamente se espalhou entre outros prisioneiros e de lá, de alguma forma, chegou às casas dos ricos, que também tinham cartas de baralho e muito tempo para gastar.
Agora, saindo do mundo das lendas, a primeira prova escrita que existe sobre jogos de paciência está em um livro publicado em 1788 na Alemanha, que abordava as regras de diferentes jogos.
O título do livro se traduz em The New Royal l’Hombre, que se refere a um jogo de cartas popular, provavelmente espanhol, na época. Um capítulo do livro, intitulado Paciência, explica esse jogo de cartas.
O livro define Paciência como um jogo para duas pessoas, com apenas um jogador ativo. A pessoa passiva podia apostar a favor ou contra o jogador, e eles trocavam após uma rodada.
Não há fonte sobre quando ou por que esse elemento desapareceu e o Paciência se tornou um jogo individual.
O que é mais provável, é que os jogadores praticando sozinhos suas habilidades tenham motivado essa mudança.
* 6 estratégias para vencer na Paciência
Nome do jogo
“Paciência” é o nome mais antigo registrado em fontes britânicas e americanas.
A palavra é de origem francesa, e foi a escolhida porque o jogo é considerado “um exercício de paciência”.
O termo “solitaire” (solitário), como muitas pessoas conhecem o jogo em diversos países, surgiu do francês e entrou para o inglês, sendo amplamente usado na América do Norte e no Canadá.
Sobre o melhor uso do nome, os autores americanos de jogos Wood e Goddard explicam: “Os jogadores chamam de Paciência qualquer jogo de cartas em que precisam organizar as cartas em alguma ordem sistemática.”
Eles observam que “há excelentes jogos de Paciência para dois ou mais jogadores; mas a maioria é projetada para um jogador” e que “Solitaire se aplica adequadamente a qualquer jogo que um jogador pode jogar sozinho.”
* Descubra a origem dos nomes de jogos de cartas famosos
Século 19: Difusão e Variação
No século 19, o jogo ganhou grande popularidade em toda a Europa.
Era frequentemente associado à realeza e à aristocracia e tornou-se popular na sociedade vitoriana, onde os jogos de paciência eram praticados como passatempo.
Nessa época, muitas variações e histórias foram documentadas, como o suposto interesse de Napoleão pelo jogo durante seu exílio em Santa Helena.
A associação do jogo com a solidão e a contemplação pode tê-lo tornado atraente para aqueles que estavam em reclusão ou isolamento, daí o mito duradouro sobre Napoleão.
Na Inglaterra, o jogo ganhou um status mais refinado e apareceu em livros e manuais que registravam e formalizavam diferentes conjuntos de regras.
Diversas variantes conhecidas – como “Klondike”, “FreeCell” e “Spider Solitaire” – começaram a surgir neste período, adicionando camadas de estratégia ao jogo.
* Os 5 tipos mais populares de jogos de Paciência
Apesar de suas pequenas diferenças, a maioria dos jogos de Paciência exibem dois ou mais dos seguintes componentes:
- Um lugar onde uma ou mais pilhas de cartas devem ser construídas em ordem numérica, geralmente do mesmo naipe. Este lugar pode estar vazio para começar ou marcado com “cartas de base”, normalmente o ás de cada naipe a ser construído em sequência até os reis.
- Um baralho de cartas embaralhado, ou dois baralhos embaralhados juntos, formando um estoque do qual o jogador vira (geralmente) uma carta de cada vez e a joga para uma das pilhas de construção se continuar corretamente a sequência.
- Um tableau (layout) de cartas, que pode estar cheio ou vazio para começar, no qual as cartas que não podem ser adicionadas a uma pilha de construção podem ser armazenadas temporariamente, desde que sigam regras específicas que regem sua colocação lá.
- Uma pilha de descarte, para a qual é jogada virada para cima uma carta que, quando virada do estoque, não pode ser legalmente jogada para uma pilha de construção ou para o tableau.
Os nossos jogos de paciência modernos começaram a surgir cem anos depois, chegando a um novo auge de popularidade na década de 80, com o desenvolvimento dos primeiros computadores pessoais (PCs).
Século 20: A Era Digital
Paciência ganhou uma vida totalmente nova com a chegada dos computadores da Microsoft no século XX.
Em 1989, o jogo “Microsoft Solitaire” foi incluído no Windows 3.0 como uma ferramenta para ajudar os usuários a praticar o uso do mouse.
Desenvolvido por Wes Cherry, tornou-se um sucesso instantâneo, apresentando a milhões de pessoas o Paciência como um passatempo de computador.
A versão original incluía “Klondike”, mas levou ao desenvolvimento de várias versões digitais, como “FreeCell”, “Spider” e “Pyramid”, cada uma com estratégicas únicas.
Esta adaptação digital tornou o Paciência um fenômeno global, já que usuários de todas as idades agora podiam acessar o jogo facilmente. Também contribuiu para uma tendência maior de jogos de cartas digitais que ainda hoje são populares.
Dias Atuais: Jogos Móveis e Plataformas Online
Com a ascensão dos smartphones, o Paciência fez a transição para plataformas móveis, onde continua a prosperar.
As versões móveis permitem que os usuários joguem em qualquer lugar, muitas vezes incorporando novos gráficos, temas e variações para atrair os jogadores mais jovens.
O jogo também viu um ressurgimento da popularidade devido às plataformas online onde os usuários podiam jogar competitivamente ou rastrear recordes pessoais, como acontece aqui no MegaJogos. 😉
Paciência: daqui ao infinito
O sucesso do Paciência nas plataformas digitais o tornou um dos jogos mais jogados da história.
Ainda hoje ele continua a ser atualizado, adaptado e aproveitado, afirmando seu lugar nas culturas de jogos digitais e tradicionais.
Desde o seu provável início nas salas de estar europeias, esse solitário jogo de cartas continua mantendo as pessoas envolvidas, mesmo no mundo acelerado de hoje, onde, inclusive, ele serve mais do que nunca como um momento de paz e foco mental.
Esse ano o MegaJogos lançou uma versão mobile aprimorada do jogo, com animações fluídas e diversas opções de personalização.
São várias novidades que vão deixar os amantes do jogo ainda mais apaixonados e, quem ainda não pegou o gostinho, agora vai!
* Conheça o Novo Paciência MegaJogos!
Quer saber o motivo de tantos séculos de sucesso? Baixe Paciência agora e descubra!
- Atualização3 meses atrás
Atualização MegaJogos – Release 137
- Curiosidades2 anos atrás
Mulheres importantes no mundo dos jogos
- Curiosidades6 anos atrás
Bingo e seus apelidos!
- Dicas1 ano atrás
Aprenda como jogar Pife fácil e rápido
- Dicas6 anos atrás
7 dicas para você ganhar no dominó
- Dicas2 anos atrás
5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
- Curiosidades3 meses atrás
Esquenta Carnaval: história, folia e muito brilho
- Curiosidades13 anos atrás
Sinais no Truco: Como Usar os Sinais para Vencer