Curiosidades
História e curiosidades do Dominó

Jogo antigo, o dominó costuma passar de geração para geração, e a gente aposta que você aprendeu a jogar com algum vô ou vó ou tio da sua família.
Ao primeiro olhar, aquelas pecinhas em preto e branco parecem ser algo muito pouco emocionante, mas, é só alguém te convencer a sentar para jogar uma partida que a coisa muda.
Desde que foi inventado, há muitas centenas de anos, o hábito de jogar dominó persiste firme e forte, seja como passatempo em uma tarde familiar, seja valendo prêmio em um torneio disputadíssimo.
Mas, vamos voltar um pouco mais no tempo para entender de onde saíram essas pequenas pecinhas bicolores.
Mais uma vez… os chineses!
Se você é leitor assíduo do nosso blog, já deve ter notado que toda vez que mencionamos a possível origem de um jogo ou pelo menos das peças com que é praticado, os chineses tendem a ser mencionados.
Como todas as coisas muito antigas, fica difícil dizer com certeza onde surgiu e quem criou o dominó, porém, a teoria mais aceita é a de que ele teria surgido na China entre 243 a 181 a.C., criado por um soldado chamado Hung Ming.
Na época, as peças se assemelhavam muito ao baralho, outra invenção do país, e inclusive eram chamadas de “cartas ponteadas”.
No ocidente, não se tem registro do dominó até meados do século XVIII, quando apareceu na França e na Itália, mais precisamente nas cortes de Veneza e Nápoles, onde o jogo era usado como passatempo.
A próxima parada parece ter sido a Inglaterra, introduzido por prisioneiros franceses no final do século XVIII.
Daí por diante, fica para a nossa imaginação e conhecimento básico de história, mas só podemos agradecer aos imigrantes, bem vindos ou não, que trouxeram o jogo para terras brasileiras.
Jogo e objeto de decoração
Bloco pequeno, plano e retangular, os dominós podem ser fabricados com materiais diversos, como madeira, osso, pedra ou plástico.

Dominó de madeira

Dominó de osso
As versões mais luxuosas, encomendadas por amantes do jogo e colecionadores, são fabricadas em mármore, granito e pedra-sabão.
Esses refinados exemplares costumam ser embalados em caixas personalizadas, normalmente feitas de veludo, e são expostos como verdadeiros itens de decoração.
Como as cartas de baralho, das quais são variantes, os dominós carregam marcas de identificação de um lado e estão em branco no outro.
A face portadora de identidade de cada peça é dividida, por uma linha ou cume, em dois quadrados, cada um dos quais é marcado com um arranjo de pontos, como aqueles usados em dados, exceto em alguns quadrados que permanecem em branco.
Na versão europeia do jogo, existem sete peças a mais do que na chinesa, totalizando 28 peças.
Enquanto a pedra de maior numeração do nosso dominó padrão é 6-6, conjuntos maiores com até 9-9 (58 peças) e até 12-12 (91 peças) são usados às vezes.
Os Inuit, da América do Norte, jogam uma versão do dominó usando conjuntos que contam com 148 peças.
Na China, onde a criatividade para jogos parece não ter fim, o dominó serviu ainda como base e modelo para um jogo semelhante, mas mais complexo: o mahjong.

Jogo mahjong
Interessante e bonito de se ver, ele é composto por 144 peças, mas em lugar de números como no dominó tradicional, são utilizados naipes (desenhos) e suas subcategorias: Círculo, Bambu, Caracteres, Vento (Leste, Norte, Leste e Oeste), Dragões (Centro, Branco e Fortuna), Flores (Ameixa, Orquídea, Crisântemo e Bambu) e, por fim, Estações (Primavera, Verão, Outono e Inverno).
O mahjong é jogado com quatro participantes e o objetivo é ficar atento ao posicionamento de suas peças e utilizar as que estão livres na configuração do jogo para formar pares e, assim, ir eliminando as pedras até acabarem.
Várias maneiras de se divertir
O dominó tradicional pode ser jogado por dois, três ou quatro participantes.
Tudo começa com as peças sendo embaralhadas. Feito isso, cada jogador escolhe aleatoriamente sete pedras, ficando as que restam em um monte para serem “compradas”.
Quem tiver a pedra “mais pesada” (aquela com a maior contagem total de pontos) começa, colocando essa peça no centro da mesa.
Cada jogador, na sua vez, deve encaixar uma peça nas pontas do jogo. Quando o jogador não tem nenhuma peça que encaixe em um dos lados e não sobrou nenhuma para comprar, ele passa a vez, sem jogar.
A partida termina em duas circunstâncias: quando um jogador consegue bater o jogo (fica sem peça alguma), ou quando o jogo fica trancado, o que acontece quando não tem mais nenhuma peça que “caiba” no jogo, quando não existem mais peças com os números das pontas na mão dos participantes e ninguém mais consegue fazer uma jogada.
Existem muitas variações do jogo, incluindo o Matador, em que o objetivo não é combinar um dominó com número igual ao da ponta, mas jogar um número que totalize sete quando adicionado a um final, e muggins, onde a meta é fazer a soma do número das pedras das extremidades ser um múltiplo de cinco.

Jogo “muggins”
E que jogue a primeira pedra quem nunca inventou a sua própria variação do jogo, com regras feitas para dar ainda mais emoção ao passatempo caseiro.
Nós aqui no MegaJogos não mexemos nas regras, mas fizemos questão de trazer esse jogo ancião para o mundo virtual.
Quer se divertir a qualquer hora do dia? Experimente o Dominó do MegaJogos!
E se você for fã de jogos com peças, em geral, explore o site do Megajogos e divirta-se com jogos como Xadrez, Damas, Ludo, Bingo e muito mais.
Junte-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!
Curiosidades
X, Y e Z: Quais os jogos favoritos de cada geração

Memes comparando hábitos e comportamentos de cada geração não faltam na internet, mas e quando falamos dos seus jogos favoritos?
Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, mas nós tentamos!
Fizemos algumas pesquisas para tentar descobrir o que as três últimas gerações de adultos gostam de jogar nas suas horas de lazer e neste post você confere o que descobrimos. 😉
Gerações X, Y e Z: quem são? do que vivem? como se alimentam?
Vamos começar do começo, ou seja, com uma breve explicação sobre cada uma dessas gerações.
Geração X (nascidos entre 1965-1980)
Se você parou para prestar atenção em muitos dos memes que circulam na internet comparando pessoas de cada uma dessas gerações, deve ter notado que o pessoal “X” é considerado bastante independente e adaptável.
A Geração X cresceu em um período de grandes transformações tecnológicas e culturais. Testemunharam a ascensão dos computadores pessoais, dos videogames e da globalização.
Tranquilos e com zero preguiça de trabalhar, eles prezam por estabilidade financeira, pessoal e familiar.
Geração Y (Millennials, nascidos entre 1981-1996)
Geralmente retratados como “esquentadinhos” e idealistas, os Millennials cresceram em meio à revolução da internet, dos celulares e das redes sociais.
Diferentemente da Geração X, eles valorizam mais experiências do que bens materiais e são conhecidos pelo desejo de liberdade, propósito no trabalho e na vida.
São a geração que popularizou a economia do compartilhamento (Uber, Airbnb) e o consumo de mídia digital, incluindo streaming e redes sociais.
Geração Z (nascidos entre 1997-2012)
A Geração Z é a primeira totalmente digital, crescendo com smartphones, redes sociais e acesso instantâneo à informação.
Adeptos do aprendizado autodidata,são extremamente conectados, mas também valorizam autenticidade, diversidade e inclusão.
Diferente dos Millennials, que adoram uma festa, tendem a ser mais pragmáticos e reclusos, buscando estabilidade financeira e independência desde cedo.
Jogos favoritos de cada geração
Sem dúvidas, cada geração tem seus jogos favoritos de videogame, mas hoje vamos focar nos jogos clássicos de carta e tabuleiro, que são nossa especialidade.
Focando a pesquisa para esse lado, eis o que descobrimos:
Geração X
- Xadrez
Clássico milenar e totalmente estratégico, não é de surpreender que o xadrez era um dos jogos favoritos de uma geração anterior a era da internet e videogames.
A prática do xadrez também costumava ser amplamente incentivada em escolas, clubes e até na mídia.
Além disso, nos anos 70 e 80, houve um grande interesse global pelo jogo devido a figuras como Bobby Fischer e Garry Kasparov, cujas rivalidades e partidas históricas atraíram a atenção do público.
* 5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
- Banco Imobiliário (Monopoly)
Sim, o famoso Banco Imobiliário é “assim velho”. 😂
Um dos jogos de tabuleiro mais jogados no mundo, ele entreteu muitos jovens da geração X em dias de férias ou reuniões na casa dos amigos, trazendo boas lembranças e muita nostalgia até os dias de hoje.
Eram horas contando dinheiro de papel e aprendendo conceitos básicos de economia, como investimentos, hipotecas e riscos financeiros. Não é à toa que essa geração cresceu valorizando segurança financeira e estabilidade no trabalho.
- Buraco
Jogo de cartas tradicionalmente jogado em família e entre amigos, o Buraco era mais do que apenas um jogo; era um ritual social.
Fosse em reuniões de família, encontros de amigos ou até em clubes e associações, jogar Buraco era uma atividade tão esperada quanto comer ou conversar.
Sem dúvidas um dos jogos favoritos dos boomers, geração anterior a X, sempre tinha uma tia ou avó pronta para ensinar as regras para crianças assim que elas aprendiam a contar.
* Jogos da infância que nunca ficam velhos
Millennials
- Truco
Se você é um millennial e não tem vontade de bater na mesa sempre que ouve a palavra “truco”, volta lá que você cresceu errado.
Truco é um jogo de cartas que combina perfeitamente com o espírito descontraído, social e competitivo dessa geração.
Muitos Millennials passaram boa parte da adolescência e juventude em encontros com amigos, seja na escola, na faculdade ou em festas, e o truco era um dos seus passatempos favoritos, uma vez que é rápido, animado e cheio de blefes e gritos. 😎
* Tudo que você precisa saber sobre Truco
- Detetive
Outro clássico de uma noite de jogo, o Detetive é a nostalgia dos millennials. Quanto arrepio, raiva e diversão ele trouxe para essa geração.
Tudo a ver com quem cresceu embalado por Harry Potter, Scooby-Doo e CSI, Detetive é um jogo que estimula o raciocínio lógico e a dedução, algo que combina com o perfil analítico e curioso dessa geração.
Pergunte a um Millennial quem matou o sr. Mostarda e você tem grande chance de ouvir que foi “a srta. Rosa, com a faca, na sala de estar. #oldbutgold
* 9 jogos para divertir a família toda
- War
Aqui o negócio é competir e derrubar, por isso War só poderia estar entre os jogos favoritos dessa geração de esquentadinhos. 💥
Fazer alianças, enganar, batalhar e conquistar, toda a socialização e adrenalina que um bom millennial gosta.
Além disso, muitos jovens dessa geração cresceram jogando videogames de estratégia, como Age of Empires e Civilization, o que ajudou a reforçar seu interesse por jogos de guerra e conquista.
Geração Z
- Dominó
Para uma geração totalmente digital, imersa no mundo dos jogos de computador, é difícil dizer se algum jogo clássico, que envolva se sentar em uma mesa com mais pessoas, vai agradar ou não. Mas parece que o dominó ganhou sua cota de aprovação.
Talvez seja porque a Geração Z também se diverte com a competitividade e a estratégia do jogo, já que o Dominó não é apenas sorte, mas exige atenção, memória e tática para antecipar os movimentos do adversário.
Além disso, sua facilidade de adaptação ao digital ajudou a manter o jogo vivo entre os mais jovens, com versões mobile e até desafios multiplayer em tempo real.
* 5 Estratégias para você arrasar no Dominó
- Uno (Mau-Mau)
Uno é um dos poucos jogos de cartas que até os nativos digitais cresceram jogando.
Talvez porque seja um jogo que agrada a todas as faixas etárias, o que fez com que os pais se empolgassem para ensinar e brincar com os filhos, mas o Uno também fez parte da infância dessa geração que aprendeu a ler scrollando.
Com suas cartas coloridas chamativas, regras fáceis de aprender e partidas rápidas, ele parece agradar as mentes mais inquietas.
- Jenga
Como essa geração cresceu em um mundo cheio de estímulos rápidos e interativos, eles preferem jogos que proporcionem diversão instantânea, e Jenga é exatamente isso.
Há um suspense crescente à medida que a torre fica mais instável e esse clima de tensão gera reações espontâneas e engraçadas, perfeitas para posts para as redes sociais.
Vídeos de torres desmoronando ou de alguém conseguindo uma façanha de equilíbrio que desafia a física costumam viralizar, reforçando ainda mais a popularidade do jogo.
Os jogos favoritos de todas as gerações você encontra no MegaJogos
No MegaJogos temos os jogos favoritos de cada geração, sendo o lugar perfeito para encontrar amigos e se divertir.
Jogue online sozinho ou numa sala cheia de gente, a hora que quiser, e sinta a adrenalina que os jogos de cartas e tabuleiro trazem, mesmo em um mundo dominado por jogos eletrônicos.
Passam os anos, mudam as gerações, mas os melhores jogos permanecem. Não é à toa que o ditado diz que “tudo que é bom resiste ao tempo”. 😉
Curiosidades
Mega Rainhas

As mulheres sempre possuíram papéis fundamentais na sociedade. Seja em papéis domésticos ou mesmo em atuações sociais, elas são as grandes estrategistas de suas jornadas, enfrentando desafios diários como quem encara uma partida decisiva. São verdadeiras rainhas e damas que fazem história como protagonistas. Por isso, as chamamos de Mega Rainhas!
Vamos ver então, o que cada simbolismo referente às mulheres em jogos de cartas e tabuleiro podem significar?

Mulher Multitarefa: A Rainha do Xadrez
Ela enxerga vários lances à frente, calculando cada movimento com precisão. No trabalho, organiza reuniões, cumpre prazos e supera desafios. Em casa, equilibra responsabilidades, cuida da família e, quando dá, encontra tempo para si. Assim como no xadrez, a mulher moderna se movimenta em todas as direções, sempre com estratégia e inteligência. Ela não espera pelo xeque-mate – ela o cria.

Mulher que se Reinventa: No Jogo das Damas
Quando uma peça chega ao outro lado do tabuleiro de Damas, então ela se transforma em uma dama, ganhando mais poder e liberdade de movimento. Da mesma forma, quantas mulheres já passaram por essa transformação? Ao longo da vida, recomeçar uma carreira, mudar de cidade, superar um obstáculo e, por fim, sair mais forte são desafios constantes. Por isso, cada desafio vencido é um novo poder conquistado.

Mulher Líder: Uma Carta Alta no Baralho
No baralho, a Rainha tem valor alto, muitas vezes sendo decisiva para a vitória na contagem dos pontos. Assim são as mulheres que lideram, seja no trabalho, seja na própria vida, elas comandam sem medo, desafiam as regras e mostram sua importância no jogo. No mundo dos jogos e fora dele, elas são protagonistas de suas próprias histórias.

Vocês são todas Mega Rainhas!
No MegaJogos, cada jogadora carrega a força dessas rainhas – seja na estratégia do xadrez, na resiliência do jogo de damas ou, ainda, na liderança do baralho. Afinal, cada vitória, cada partida disputada e cada desafio superado representa um reflexo da sua força feminina.
Hoje, no Dia Internacional da Mulher (08/03), celebramos todas vocês! Que continuem jogando, vencendo e mostrando ao mundo que a verdadeira rainha nunca sai do jogo – ela comanda a partida.
Feliz Dia das Mulheres!

Curiosidades
Rosas de Ouro em uma Grande Jogada

“O medo de perder não pode superar, a gana de vencer, o jogo vai virar Rosas de Ouro, a grande jogada pode apostar…” E virou mesmo! Ao som desse inspirador samba enredo, a sorte sorriu para a escola Rosas de Ouro que levou o troféu de campeã no carnaval de São Paulo em 2025!
Com o enredo “Rosas de Ouro em uma Grande Jogada”, a escola paulista explorou o universo dos jogos e da sorte como metáfora para os desafios da vida, mostrando que vencer exige mais do que azar dos oponentes ou esperar pelo destino — é preciso estratégia, coragem e paixão.
*Poker é mais sorte, ou habilidade? Confira 10 perguntas frequentes sobre o jogo!
O MegaJogos está de olho na Avenida!
Com esse tema tão especial, o MegaJogos não podia deixar passar em branco e conferir o que está por trás desse título tão importante para a comunidade da Freguesia do Ó.
A conquista do título de melhor escola de samba em 2025 quebrou um jejum de 15 anos sem campeonatos, marcando o retorno triunfal da Roseira ao topo do Carnaval de São Paulo.
Conheça a Rosas de Ouro
A escola foi fundada em 1971, na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. Ela se destacou pela organização e pelo comprometimento com desfiles bem planejados e grandiosos.
Seu primeiro título no Grupo Especial veio em 1975, apenas quatro anos após sua fundação, o que já demonstrava o seu potencial no cenário carnavalesco paulista.
No decorrer de sua história, a escola ganhou campeonatos importantes, incluindo os de 1983, 1984 e 1990. Com desfiles luxuosos e sambas memoráveis, conquistou o público e tornou-se uma das favoritas do carnaval paulistano.
Em 2010, a escola foi campeã com o enredo “Cacau: Um Grão Precioso que Virou Chocolate”, um desfile muito elogiado por sua criatividade e impacto visual.
Após essa vitória, a escola enfrentou períodos de altos e baixos, ficando perto do título em diversas ocasiões, mas sem conseguir novas vitórias.
O jogo virou para a Rosas de Ouro
Em 2025 a escola volta para a avenida apresentando um desfile que foi aclamado por seu luxo, carros alegóricos bem elaborados e um samba-enredo envolvente.
O desfile foi estruturado para levar o público a uma viagem pelo universo dos jogos, desde os tradicionais até os modernos, destacando como eles influenciam a sociedade e refletem aspectos culturais.
E não é à toa que nós, do MegaJogos, nos sentimos tão representados, pois nosso App une tanto a tradicionalidade dos jogos, quanto a modernidade de estar na palma da mão através dos celulares e tablets. Haja coração!!!!
Comissão de Frente – “Uma noite no cassino”: A abertura do desfile contou com uma comissão de frente que representou figuras emblemáticas dos jogos de tabuleiro, como dados, simbolizando a introdução ao mundo lúdico e estratégico.
Foto: Rebeca Schumacker
Abre -Alas: O primeiro carro alegórico, conhecido como abre-alas, trouxe uma representação grandiosa de um cassino luxuoso, com elementos como roletas e dados gigantes, ilustrando o fascínio e o glamour associados aos jogos de azar.
Foto: Rebeca Schumacker
Ala 1 – O embaralhar das cartas: a primeira ala convida o público a refletir sobre como, em um simples embaralhar, histórias e destinos podem se entrelaçar, destacando a importância dos jogos como espelhos da condição humana.

Foto: Felipe Iruata / Folhapress
Carro Alegórico 2: Este carro destacou os “Jogos de Cartas”, apresentando figuras como reis, rainhas e coringas em uma estrutura que remetia a um baralho em movimento, simbolizando a versatilidade e a popularidade desses jogos ao longo dos séculos.
Foto: Instagram – Divulgação Rosas de Ouro
Ala 2 – Go Jogo Chinês: aborda a origem e a evolução dos jogos na China, destacando sua importância cultural e histórica.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Rainha da Bateria – Ana Beatriz Godoi: “Em suas costas, uma grande flor de cristal destaca em led as cores azul e rosa, que representam a escola. Além disso, os sensores no costeiro borrifam perfume a cada minuto.” trecho retirado do g1.
Assim como a escola trouxe o jogo chinês Go, também trouxe referências a diversas culturas e períodos históricos, como a Grécia Antiga e Egito, ilustrando a evolução dos jogos desde os tempos antigos até os dias atuais.
Bateria – O Tabuleiro de UR dos Sumérios
Foto: Felipe Araujo/Liga-SP
Ala 3 – Jogos de Guerra os Espartanos
Foto: Rebeca Schumacker
Ala 4 – Mancala Africana
Ala das Baianas – Senet
Foto: Rebeca Schumacker
Carro alegórico 3 – A inspiração dos Deuses
Foto: Reinaldo Campos/AGIF via Reuters Connect
Na sequência a escola trouxe alas que homenagearam clássicos como xadrez, damas e gamão, ressaltando a importância desses jogos na formação do pensamento estratégico e na socialização.
*Conheça os 05 melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos!
Ala 6 – O jogo de Damas
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Ala 7 – O jogo de Xadrez
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Ala 8 – A inquisição aos jogos
Foto: Maria Isabel Oliveira
Ala 9 – Batalha Naval
Ala 10 – Gamão o jogo dos reis
Carro alegórico 4 – O renascimento dos jogos: Aborda a evolução cultural dos jogos de tabuleiro que se espalharam pelos continentes.
Foto: Maria Isabel Oliveira
As próximas alas da escola mostraram jogos modernos de tabuleiro e também traz referências a jogos famosos de vídeo games.
Ala 11 – O jogo Detetive
Ala 12 – O Jogo War
Ala 13 (inclusiva) – Pac Man
Foto: Felipe Araujo/Liga-SP
Ala 14 – Zelda e Link
Foto: Felipe Araujo/Liga-SP
Ala 15 – Banco Imobiliário
Foto extraída do site istoe.com.br
Carro alegórico 5 – O mundo na palma das mãos: Focado nos “Jogos Eletrônicos“, este carro apresentou elementos de videogames clássicos e modernos, com personagens icônicos e consoles, mostrando a evolução tecnológica e o impacto dos jogos digitais na cultura pop.

Foto: Roberto Sungi/Ato Press/Estadão Conteúdo
Cada ala e carro alegórico foram cuidadosamente elaborados para transmitir a diversidade e a relevância dos jogos na sociedade, contribuindo para o entendimento do enredo e proporcionando um espetáculo visual rico em detalhes e significados.
Destaques do desfile
No Carnaval de 2025, a Rosas de Ouro reafirmou seu compromisso com a inclusão ao apresentar uma ala inclusiva em seu desfile campeão. Essa ala foi composta por membros de diversos projetos sociais da escola, incluindo participantes do “Samba se Aprende na Escola” e do “Roseira do Futuro”, uma iniciativa que oferece cursos de dança e comunicação para jovens de 7 a 16 anos.
A presença dessa ala no desfile não apenas enriqueceu a apresentação, mas também destacou a importância de iniciativas que promovem a inclusão e a valorização de todos os membros da comunidade no universo do samba.
Alguns pontos que atraíram o público para uma experiência mais sensorial foram: a bateria da escola imitou sons de máquinas caça níqueis, o principal carro alegórico retratou um grande cassino, com luzes e efeitos visuais, o figurino da rainha de bateria Ana Beatriz Godói exalava aroma de flores.
Desfile das escolas campeãs
Você não assistiu o desfile e perdeu a chance de ver essa linda história desenhada na avenida?
Fica tranquilo, no dia 08 de março de 2025 (sábado), a partir das 20h, as cinco primeiras colocadas no carnaval de SP (Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tatuapé, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco) desfilam novamente, junto com a vice-campeã do Grupo de Acesso I e II.
Classificação geral das escolas de São Paulo em 2025
A importância dos jogos no MegaJogos
Quer experienciar os benefícios dos jogos na prática? Vem jogar com a gente e fazer parte dessa história! Temos mais de 30 jogos no mesmo app, disponível pra você jogar online, com amigos, ou offline e tudo de graça! Baixe agora e divirta-se onde e quando você quiser!

- Atualização2 meses atrás
Atualização MegaJogos – Release 137
- Curiosidades2 anos atrás
Mulheres importantes no mundo dos jogos
- Curiosidades6 anos atrás
Bingo e seus apelidos!
- Dicas1 ano atrás
Aprenda como jogar Pife fácil e rápido
- Dicas6 anos atrás
7 dicas para você ganhar no dominó
- Dicas2 anos atrás
5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
- Curiosidades2 meses atrás
Esquenta Carnaval: história, folia e muito brilho
- Curiosidades13 anos atrás
Sinais no Truco: Como Usar os Sinais para Vencer