Você sabe tudo sobre jogos de cartas?? Hmm… Eu Truco!
O Truco online é um dos jogos de cartas favoritos da comunidade MegaJogos, esse divertido jogo que combina astúcia, parceria e principalmente blefe! Por isso hoje nós trazemos para vocês as respostas para todas as dúvidas e curiosidades sobre o jogo.

Onde surgiu?

Há muita discussão sobre a história desse tradicional jogo de cartas, mas sabe-se que asua primeira versão era muito popular na Inglaterra no século XVII. Entretanto as versões que se tornaram populares na América Latina foram adaptadas das versões francesas e espanholas.

O que é o tento?

O tento é como é chamada a pontuação do jogo, geralmente representada por pedrinhas, sementes ou feijões para facilitar a contagem manual, mas o seu valor  varia de acordo com o tipo de Truco que está sendo jogado. A versão paulista utiliza a pontuação onde a mão vale 1 ponto e a mão trucada 3 pontos, entretanto o Truco mineiro utiliza a pontuação onde vale 2 pontos e a mão trucada 4 pontos.

O que é manilha?

Manilha são as cartas mais fortes do jogo e possuem algumas características. A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, são: Paus, Copas, Espadas e Ouros. No Truco paulista utiliza-se a regra de “manilha móvel”, sendo todas as cartas do valor seguinte ao valor revelado no tombo, as manilhas da rodada. Já no truco mineiro as manilhas são fixas, que são o 4 de Paus (zap ou gato), o 7 de Copas (copilha), o Ás de Espadas (espadilha) e o 7 de Ouros (mole ou pica-fumo).

Quantas cartas são necessárias para jogar?

Depende da variação de truco sendo jogada.

No paulista utiliza-se o baralho francês com 40 cartas, onde retira-se os valores de 8, 9 e 10 de todos os naipes.
Na variação argentina (ou gaudério), o baralho espanhol é usado no carteado e também são retiradas as mesmas cartas.
No Truco mineiro,  joga-se com o “baralho limpo” onde são retirados os valores de 4 a 7, mantendo apenas as Manilhas.

 

Pode pedir truco na mão de onze?

Não! Pelas regras, as partidas de mão de onze valem 3 pontos (ou 4 no truco mineiro) e a dupla que trucar, perderá automaticamente o jogo.

O que é Mão de Ferro?

A Mão de Ferro é a rodada decisiva da partida. Quando as duas duplas chegam a 11 pontos, ocorre a rodada de Mão de Ferro, onde as cartas são distribuídas viradas para baixo e os jogadores tem que jogar no “escuro”, seguindo as mesmas regras para manilhas.

O que é o Pé e a Mão da partida?

O Pé e a Mão são, respectivamente, o último e o primeiro jogador da partida. O Pé é o jogador que distribuiu as cartas naquela rodada e a Mão é o jogador a sua direita.

 

Já sabia de todas essas curiosidades e dúvidas sobre Truco? Então está na hora de treinar suas habilidades nas nossas mesas de Truco Online.

O MegaJogos possui a maior plataforma de jogos de cartas online do mundo e uma comunidade cheia de parceiros para uma partidinha. Além de vários outros jogos como, Canastra, Dominó, Tranca, Poker e vários outros.

Deixe um comentário