Jogos de Cartas
Jogos de cartas franceses que amamos

Oui mon ami, chegou a vez de falar dos jogos de cartas franceses que amamos!
Pra você que pensa que a melhor coisa que a França inventou foi o pãozinho, saiba que os jogos que vieram de lá também são ótimos (e a champagne).
E já que a pandemia e o euro não ajudam, vamos aproveitar e dar uma viajada virtual pela Europa, direto para a terra da Torre Eiffel.
3 jogos de cartas franceses que fazem sucesso
Existem três jogos de cartas franceses que ganharam bastante popularidade no resto do mundo, vindo parar nas salas do MegaJogos.
Sucesso entre nossos meja jogadores, vamos falar um pouco sobre a história do Belote, Tarot e Rami.
Belote
Pesquisas recentes mostram que o Belote é de longe o jogo de cartas mais popular da França.
Desde a Segunda Guerra Mundial, o Belote se tornou o jogo de cartas “nacional” dos franceses – ocupando o lugar do Manille, que até então detinha essa posição.
Apesar de não haver nenhum dado concreto sobre a origem do Belote, estima-se que ele apareceu por volta de 1920, numa versão para apenas dois jogadores.
Atualmente, além do Belote padrão, existem muitas variações do jogo, tais como: Belote bridgée, Belote à la découverte e Belote coinchée.

Belote nas salas do Megajogos
O Coinchée é uma das variantes mais famosa do jogo. As regras são praticamente as mesmas da versão clássica, com algumas poucas diferenças em como as cartas são distribuídas e como os trunfos são escolhidos.
Atualmente o Belote é um jogo de duplas praticado também em países como Armênia, Bulgária, Croácia, Chipre, Grécia, Luxemburgo, Moldávia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita.
Parente próximo dos jogos de cartas Klaberjass (também conhecido como Bela) e Klaverjas, praticados em países vizinhos como Alemanha e Holanda,o Belote já mostrou que é um daqueles jogos que sobrevive ao tempo.
Tarot
O nome lhe parece familiar? Pois é, o tarot é um jogo de cartas jogado com um baralho de tarô mesmo, embora não tenha nada a ver com adivinhações.
O jogo é conhecido como Tarot (francês), Tarocks (alemão), Tarocchi (italiano) e outras variações da mesma palavra, de acordo com o idioma dos jogadores.
Bastante popular na França, Áustria e Itália, o tarot também é praticado na Suíça, Alemanha, Dinamarca, República Tcheca, Hungria e outros países do antigo Império Austro-Húngaro, havendo pouca variação entre as regras usadas em cada país.
As cartas de tarô são mencionadas pela primeira vez em meados do século XV na Itália. Inicialmente chamadas de trionfi, que significa “triunfo”, daí o nome “trunfo” em inglês, os italianos mais tarde as chamaram de tarocchi, quando a ideia do trunfo se espalhou para outros jogos de cartas.
Tanto a palavra italiana tarocchi quanto a palavra francesa tarot apareceram no início do século XVI, embora não esteja claro se uma derivou da outra.
O Tarot foi introduzido na França no início do século XVI como resultado da Primeira e Segunda Guerras Italianas (1494-1522) e é bastante mencionado na literatura francesa daquele século.
Em 1622, ele havia se tornado mais popular na França do que o xadrez, permanecendo em voga até 1650, quando sua popularidade começou a diminuir gradativamente a ponto de, na França do século 18, mal ser jogado fora da região da Provença.
O renascimento do tarot aconteceu no decorrer dos séculos XVIII e XIX. As cartas originais italianas tipificadas pelo Tarot de Marseille foram substituídas por desenhos franceses, notadamente o Tarot Nouveau.

Imagem: Cartas de Tarot Nouveau. Fonte: Wikipedia.
Durante a Guerra Franco-Prussiana (1870), Primeira Guerra Mundial (1914-18) e Guerra da Argélia (1954-62), soldados franceses levaram baralhos de Tarot ao campo de batalha, ajudando a disseminar o jogo pelo mundo.
Em 1973, a Federação Francesa de Tarot foi formada e, no final do século XX, o Tarot se tornou o segundo entre os jogos de cartas mais populares da França, atrás apenas do Belote.
Parte da razão pela qual o jogo venceu o tempo, é o fato de que as regras têm sido muito consistentes onde quer que ele seja praticado.
Na França do século XVIII, as cartas de tarô foram associadas pela primeira vez à leitura da sorte, uma prática que se espalhou por grande parte do mundo ocidental.
No entanto, as cartas preferidas para a adivinhação são os decks italianos mais antigos ou os com desenhos modernos, que têm simbologia ocultista, em vez dos pacotes com cenas da vida cotidiana, como o Tarot Nouveau francês.

Tarot nas salas do Megajogos

Rami
Rami (ou Rummy) na Europa, ou seu equivalente anglo-saxão Rum, são jogos de combinação, ao contrário do bridge ou belote, que são jogos de truque.
Os jogos Rummy apareceram pela primeira vez no início do século XX e provavelmente derivam do jogo mexicano Conquian, considerado pelo estudioso David Parlett como ancestral de todos os jogos de rummy, o qual é derivado de um jogo chinês chamado Khanhoo.

Rami nas salas do Megajogos
O Rami é conhecido como a versão francesa do Scala Quaranta (Scala 40), um popular jogo de cartas italiano.
O Scala 40 é um jogo de rummy possivelmente adaptado do original chinês e que, graças a imigração, deu origem a outros tipos de jogos, como o Rumino e o famoso Gin Rummy dos Estados Unidos.
Suas principais diferenças em relação ao Rummy padrão são que há um valor mínimo necessário para a primeira combinação de abertura de um jogador e as cartas da lixeira não podem ser usadas por um participante antes que ele faça sua primeira combinação.
Variações de rami jogadas no mundo todo requerem qualidades semelhantes às do poker: observações e leituras de outros jogadores, cálculos e estratégias.

Scala 40 nas salas do Megajogos
Jogos de cartas franceses no MegaJogos
Gostou da nossa breve visita à França? A graça dos jogos de cartas online é que se Maomé não vai até a montanha, a montanha vem até Maomé.
Nas salas de jogo virtuais do MegaJogos temos sempre uma partida do seu jogo favorito pronta para começar.
E quem gosta de aprender coisas novas, não pode deixar de experimentar jogos que são populares em outros países.
Aproveite que o MegaJogos reúne jogadores do mundo todo e faça amizades enquanto se diverte.
Basta fazer login na plataforma e começar agora mesmo!
Curiosidades
Buraco STBL: o favorito entre jogadores experientes

O Buraco STBL é uma variação de um dos jogos de cartas mais populares do Brasil, criado, portanto, para agradar jogadores exigentes e experientes.
Mas, o que significa STBL? Como funciona essa variação e por que ela atrai jogadores que querem subir a barra da dificuldade? Tudo isso você descobre neste post. 😉
Origem do Buraco
Simples de aprender e com uma dinâmica cativante, é difícil achar alguém que dispense o convite para uma partida de Buraco.
Sua raiz mais direta é o jogo de cartas Canasta, criado em 1939 no Uruguai por uma dupla de advogados que desejava um jogo que tivesse a complexidade estratégica do Bridge, mas fosse mais simples e rápido de aprender.
A Canasta foi um sucesso tão grande que acabou se espalhando pela América Latina e, assim, vindo parar no Brasil por volta dos anos 1940 e 1950, onde ficou conhecido como Canastra ou Buraco.
Mas, aqui, o jogo acabou sofrendo algumas adaptações, originando outras versões como o Buraco Fechado, Buraco Justificado e o Buraco STBL.
Essas adaptações tornaram as partidas mais dinâmicas e emocionantes, adicionando novas regras e camadas de dificuldade ao jogo.
* Guia definitivo sobre a CANASTRA!
O que significa Buraco STBL?
STBL significa Sem Trinca Bate Limpo. Ou seja, reúne as principais dificuldades das outras modalidades.
Nessa versão só pode bater com canastra limpa, os coringões são usados (Jokers), não vale trinca e a compra da lixeira deve ser justificada.
Essas restrições são o motivo que tornam o jogo tão atrativo para quem busca partidas mais desafiadoras.
Como jogar Buraco STBL
Vamos começar com as regras básicas:
- É jogado normalmente em duplas, com dois baralhos de 52 cartas cada, mais os 2 coringões (Jokers).
- O objetivo é formar sequências de cartas do mesmo naipe.
- NÃO vale trincas.
- Cada dupla deve baixar o maior número de combinações possíveis e, ao final, somar mais pontos que os adversários.
Agora, as principais características que fazem o buraco STBL desafiador e o favorito entre os mais experientes é:
- Para comprar da lixeira, o jogador deverá justificar a compra, baixando a carta de cima da lixeira em um jogo que já estivesse baixado, ou em um novo jogo sem usar nenhuma outra carta da lixeira.
- O morto tem 11 cartas e num jogo de duplas, existe um morto para cada DUPLA – só vai um morto para cada jogador da mesa quando for um contra um.
- Para bater e terminar a partida, a dupla precisa ter ao menos uma canastra limpa na mesa.
Essas variações afetam diretamente a estratégia e a duração das partidas.
Em torneios, o Buraco STBL é usado como padrão em diversas mesas, por proporcionar rodadas mais equilibradas e empolgantes.
Essa competitividade atrai jogadores que não querem apenas diversão, mas também aprimorar suas técnicas.
* Conheça todas as variações do jogo Buraco
Dicas para jogar Buraco STBL como um expert
Se você ficou interessado em experimentar o STBL, aqui vão algumas dicas para se sair bem:
- Estude cada variação antes de jogar – não entre em uma partida “sem trinca” pensando que pode usar as mesmas estratégias do modo tradicional.
- Administre os curingas com cuidado – nessa variação eles são ainda mais valiosos.
- Observe o descarte dos adversários – isso ajuda a prever quais sequências eles estão tentando montar e qual estratégia você deve seguir.
Como há muitas variáveis, contar apenas com sorte não basta. É preciso planejar bem cada jogada e acompanhar de perto o que o adversário está fazendo.
Lembre-se que o STBL exige raciocínio tático apurado, já que as combinações de regras criam mais possibilidades de jogadas (e também mais armadilhas).
* Conheça 10 melhores estratégias de buraco
Leve seu jogo para o próximo patamar com o Buraco STBL
Com o crescimento dos jogos online, o Buraco STBL também ganhou espaço em plataformas digitais.
Sites e aplicativos como o MegaJogos oferecem a possibilidade de escolher essa variação, permitindo que jogadores de todo o Brasil e do mundo aprimorem suas habilidades.
Se você já domina o Buraco tradicional, experimentar o STBL pode ser o próximo passo para elevar sua experiência de jogo. Afinal, como dizem os fãs mais apaixonados: depois que você joga STBL, dificilmente volta para outra versão.
Acesse agora o MegaJogos e desafie a si mesmo numa partida!

Jogos de Cartas
Qual desses jogos de cartas combina mais com você?

Truco, Buraco e Paciência, três jogos de cartas clássicos que têm fãs no mundo inteiro. São muito populares, por isso, muita gente fica em dúvida sobre qual dos três gosta mais.
Nós aqui do Mega achamos difícil eleger um favorito, por isso resolvemos passar a pergunta aos nossos leitores. E então, você sabe responder?
Qual deles combina mais com o seu estilo? A farra do “Truco!”, a organização e dinamismo do Buraco ou então a calma e raciocínio da Paciência?
Ficou na dúvida? Então, bóra fazer um quiz para descobrir! 😉
Jogos de cartas: Como saber qual o seu jogo ideal?
A escolha entre Truco, Buraco e Paciência depende muito da sua personalidade, além disso, do momento e até da companhia. De qualquer maneira, vamos a um breve resumo do perfil de cada jogo:
Truco: blefe e muita farra
O Truco é sem dúvidas sinônimo de emoção, blefe e berros, ou seja, muita risada.
Popular em várias regiões do Brasil, por isso, possui três versões diferentes (mineiro, paulista e gaudério), é um jogo normalmente jogado em duplas, com um baralho espanhol.
Dinâmico, cheio de sinais, grande parte da graça do Truco está no blefe e na leitura do adversário. Por isso, a confiança nesse jogo conta muito!
Perfil típico do jogador de Truco: extrovertido, competitivo, bom de improviso e fã de festa.
* Diferenças entre Truco Mineiro x Truco Paulista x Truco Gaudério
Buraco: estratégia e trabalho em equipe
Uma lenda entre os jogos de cartas, o Buraco é jogado com dois baralhos e geralmente em duplas. Enquanto o objetivo é formar combinações e sequências de cartas.
Mas, diferente do Truco, o Buraco é mais silencioso e estratégico. Uma vez que as partidas são mais demoradas e disputadas em várias rodadas.
Por isso, esse jogo exige atenção aos descartes, planejamento de jogadas e um bom trabalho de equipe.
Perfil típico do jogador de Buraco: estratégico, gosta de desafios, é paciente e valoriza boas parcerias.
* Conheça todas as variações do jogo Buraco
Paciência: concentração e jogo solo
A Paciência (ou Solitaire) é provavelmente o jogo de cartas mais conhecido no mundo para se jogar sozinho.
Sua versão mais famosa ficou eternizada pelo Windows, mas, muito antes, cantos de mesas já eram usados como tabuleiro.
Ao contrário de Truco e Buraco, não há interação social — por isso, aqui, o desafio é contra si mesmo, exigindo lógica, memória e foco.
Perfil típico do jogador de Paciência: introspectivo, analítico, gosta de desafios individuais e prefere jogos sem pressa.
* 6 estratégias para vencer na Paciência
Quiz: 10 perguntas para achar o jogo que é sua cara metade
Se mesmo com todas essas explicações você ainda não conseguiu definir qual desses três jogos de cartas mais se alinha com o seu perfil, então, esse quiz veio para resolver.
Responda às perguntas abaixo e marque a alternativa A, B ou C que mais parece com você. No final, conte qual letra apareceu mais vezes e, assim, descubra seu jogo ideal.
1. Como você reage quando recebe uma mão ruim?
A) Tento blefar e enganar o adversário.
B) Penso em como transformar a situação ao longo da partida.
C) Aceito o desafio e continuo o jogo tranquilo e focado.
2. O que mais valoriza em um jogo?
A) Emoção e dinamismo. Gosto de partidas breves.
B) Estratégia e trabalho em equipe. Sem pressa pra ir embora.
C) Foco e desafio mental. Meu momento.
3. Como é seu estilo de interação com outras pessoas durante um jogo?
A) Sou a alegria da festa, por isso, falo e brinco bastante.
B) Converso, mas com foco no jogo e no parceiro.
C) Silêncio pra que te quero.
4. Qual ambiente de jogo mais te agrada?
A) Casa cheia e copo também.
B) Sala com mesa grande e aperitivos.
C) Canto tranquilo e organizado.
5. Como você lida com derrotas?
A) Rindo, mas já planejando a revanche.
B) Analisando o que errei para, assim, melhorar.
C) Tranquilamente, pois há sempre um próximo jogo.
6. Qual destas frases combina mais com você?
A) “A melhor defesa é o ataque.”
B) “Um bom planejamento é a chave do sucesso.”
C) “Devagar se vai ao longe.”
7. Quanto tempo você gosta que dure uma partida?
A) Rápida e intensa.
B) Média ou longa, com várias rodadas.
C) Pode demorar o quanto precisar.
8. Quando você pensa em “diversão com jogos de cartas”, o que vem primeiro à mente?
A) Rir e brincar com os amigos.
B) Uma boa disputa, que vença o melhor.
C) Um momento pra mim.
9. Como você prefere aprender um jogo novo?
A) Jogando direto, sem muita explicação.
B) Estudando as regras e testando aos poucos.
C) Experimentando sozinho até dominar.
10. O que te dá mais satisfação durante o jogo?
A) A diversão da partida.
B) Elaborar estratégias.
C) O desafio do jogo.
Então, bora conferir o resultado?
Resultado do Quiz
- Mais respostas A: Seu jogo é Truco
Você gosta de emoção, improviso e interação com outras pessoas. Prefere desafios rápidos, além disso, não tem medo de arriscar. - Mais respostas B: Seu jogo é Buraco
Você é estratégico e paciente, aprecia um bom trabalho em equipe e gosta de pensar no longo prazo. - Mais respostas C: Seu jogo é Paciência
Você prefere desafios individuais e momentos de concentração. Por isso, o jogo é quase uma meditação, e cada carta colocada no lugar certo traz satisfação.
* Os 5 tipos mais populares de jogos de Paciência
Jogos de cartas para todos os gostos
E aí, gostou do resultado? Ficou surpreso? Sempre soube?
Independentemente do resultado do quiz, o mais importante é lembrar que todos esses jogos de cartas garantem bons momentos, seja com amigos, seja na sua própria companhia.
Se tudo que esse quiz te deu foi vontade de jogar, então, o MegaJogos está aqui pra você. Temos truco, buraco, paciência e muitos outros jogos de cartas e tabuleiro, é só dar play na partida.
Nas nossas salas você também encontra outros jogadores, prontos para deixar cada jogo ainda mais emocionante.
Então, baralho na mão — e que vença o melhor!

Curiosidades
Gin Rummy: história, contos e muito mais

A estrela do post de hoje é o Gin Rummy, pois ele é um jovem relativamente recém-chegado na escala de tempo da história, mas já chegou chegando!
*Quem veio antes, a Damas ou o Xadrez?
Desde que surgiu, no início do século XX, o gin rummy ganhou milhões de adeptos em todo o mundo.
Seu trunfo? Ser um daqueles jogos em que você aprende as regras em poucos minutos, mas pode passar uma vida inteira aprendendo a jogar melhor.
Com isso, o gin rummy faz você pensar que está se saindo super bem em um minuto e, no entanto, o deixa decepcionado no próximo. Essa mistura de emoções é justamente o que torna o jogo tão irritantemente tentador.
A grande família do Rummy
A história do Gin Rummy está naturalmente ligada à história do Rummy em geral, então é melhor começarmos pelo começo.
O Rummy, na verdade, não é apenas um jogo específico, mas sim uma grande família de jogos baseada em uma maneira particular de jogar cartas.
Chamamos esse método de “comprar e descartar”: a cada turno, você compra uma ou mais cartas do monte e troca uma indesejada por outra. Assim, você busca formar combinações, as quais podem surgir das seguintes maneiras:
- três ou quatro cartas do mesmo valor.
- três ou mais cartas de mesmo naipe em sequência.
Qualquer jogo baseado em compra, descarte e criação de combinações é algum tipo de jogo Rummy por definição.
Assim, os Rummies se enquadram em vários grupos de acordo com seus respectivos objetivos. Uma das variedades mais famosas de Rummy, por exemplo, é nossa amada Canastra.
O Gin se assemelha à versão original e mais antiga de um jogo de Rummy, o objetivo é ser o primeiro a se livrar de todas as suas cartas, colocando-as com a face para cima na mesa em conjuntos iguais chamados spreads, ou, posteriormente, combinações.
Você recebe uma pontuação com base no valor de penalidade de todas as cartas que sobraram nas mãos dos seus oponentes – também conhecidas como madeira morta.
Mas como surgiu o primeiro jogo de Rummy?
O Rummy mais antigo, uma espécie de proto-Gin, foi apresentado brevemente pela primeira vez sob o nome Coon Can na publicação The Standard Hoyle (Nova York, 1887), e com mais detalhes sob o nome Conquian, por R. F. Foster em Foster’s Complete Hoyle, de 1897.
Mas até Foster, um pesquisador acadêmico de certa reputação, ficou confuso com seu nome e origem, dizendo apenas que “pouco se sabe, exceto que é um grande favorito no México e em todos os estados americanos que o cercam, especialmente no Texas”.
*Jogue Conquian online onde e quando você quiser!
Isso é bastante provável, sendo que o gin rummy é normalmente jogado com o baralho espanhol de 40 cartas, assim como é mais plausível que tenha se originado no Novo Mundo, e não na Espanha.
Mas se quisermos ir um pouco mais a fundo nessa história, podemos encontrar uma origem mais provável no Oriente. #aculpaédoschineses
O princípio do Rummy de comprar e descartar para fazer combinações, aparece nos jogos de cartas chineses no início do século 18 e é, de fato, a essência do Mah-jong.
Um jogo de cartas chinês semelhante também foi relatado sob o nome de Kon Khin, que parece bastante com Conquian ou Coon-Can, para dar muito o que pensar.
Uma possibilidade é que esse jogo tenha chegado aos estados do sudoeste nas mãos de imigrantes chineses. Outra é que ele foi transmitido primeiro aos portugueses e eles o levaram para o México.
Voltando ao Gin Rummy
Quase todas as referências ao Gin Rummy na internet dizem que o jogo foi inventado em 1909 por Elwood T. Baker, um professor de whist do Brooklyn.
Segundo Albert H Morehead e Geoffrey Mott-Smith, em sua introdução ao jogo na publicação Culbertson’s Card Games Complete, ““Gin Rummy (então chamado simplesmente Gin) foi inventado em 1909 por Elwood T. Baker, do Brooklyn, NY, professor de whist; o nome, sugerido pelo filho do Sr. Baker, brincava com a afinidade alcoólica do rum e do gin”.
Também se sugere que a contribuição de Baker para a evolução desse jogo de Rummy, foi especificamente a proibição de qualquer jogador de baixar combinações até que ele pudesse sair com o valor total de quaisquer cartas não combinadas (madeira morta) sendo 10 ou menos.
Isso parece plausível, pois é nesse sentido significativo que o Gin difere de outros jogos de compra e descarte de seu tempo.
O Gin chega a Hollywood
Uma circunstância que a ajudou a popularizar o jogo foi a crise norte-americana de 1929, quando o dinheiro ficou curto e as pessoas tiveram que redescobrir a arte de se divertir em casa.
O gin rummy era muito mais simples de aprender do que o Bridge, e mais agradável no círculo familiar do que o Poker.
Mas, talvez o que realmente tenha ajudado nesse caminho, foi sua popularidade entre estrelas da Broadway e Hollywood, e a consequente publicidade que isso rendeu para o jogo.
Dificilmente um filme desse período deixa de mencioná-lo em algum momento. Até Flora Robson, como Elizabeth I, e Errol Flynn, como conde de Essex, parecem estar jogando gin rummy – embora, infelizmente, sem mencionar – em The Sea Hawk (1940).
A verdade é que o gin se tornou uma verdadeira mania nesse período. O escritor e jornalista Damon Runyon escreveu diversos contos engraçados ambientados na Broadway e seus arredores, envolvendo o jogo e personagens um tanto peculiares:
“As cartas no Gin Rummy ficam quentes e frias, da mesma forma que os dados em um jogo de azar. De maneira alguma é necessário ir a Harvard para aprender a jogar Gin e, de fato, um idiota está apto a jogá-lo melhor do que Einstein. Quase todo mundo nos Estados Unidos joga Gin Rummy. As crianças pequenas na rua jogam. Os velhos jogam. Entendo que há um macaco treinado no zoológico do Bronx que o joga muito bem e não estou surpreso, porque posso ensinar qualquer animal a jogar Gin-Rummy se conseguir que ele segure dez cartas”.
Gin Rummy online
O Gin Rummy acabou se tornando um jogo clássico e, como tal, foi adotado pela era do computador, com destaque para este site que aqui vos fala.
No ano 2013, o jogo entrou no nosso catálogo de jogos para computador e esse ano ele iniciou sua jornada para ingressar no mobile! Isso mesmo, se você queria jogar Gin Rummy na fila do banco pode comemorar, ele chegou!
Isso mesmo, lançamos o Gin Rummy mobile, assim, você jogar onde e quando quiser! Aprenda a jogar com nossas regras rápidas e tutoriais guiados! Treine com nossos robôs e, então, desafie seus amigos! Jogue Online, ou se preferir, sem internet!
Conheça pessoas que também gostam desse jogo em nossa comunidade e faça novos amigos! Aqui no Mega temos sempre uma sala de jogos pronta à sua disposição! Baixe agora e vem se divertir com a gente! Disponível para Android.
- Curiosidades3 anos atrás
Mulheres importantes no mundo dos jogos
- Atualização7 meses atrás
Atualização MegaJogos – Release 137
- Curiosidades6 anos atrás
Bingo e seus apelidos!
- Dicas2 anos atrás
Aprenda como jogar Pife fácil e rápido
- Dicas2 anos atrás
5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
- Dicas6 anos atrás
7 dicas para você ganhar no dominó
- Curiosidades5 anos atrás
7 Filmes para quem é fã de jogos de cartas
- Curiosidades13 anos atrás
Sinais no Truco: Como Usar os Sinais para Vencer