Curiosidades
Mulheres importantes no mundo dos jogos

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, e, para celebrar, o MegaJogos decidiu prestar uma homenagem especial. Afinal, muitas mulheres fizeram história no mundo dos jogos de cartas e tabuleiro. 🎉✨
Por muito tempo, esse universo foi predominantemente masculino. No entanto, diversas personalidades femininas se destacaram e abriram caminhos. Assim sendo, a elas — e a todas que continuam esse legado — fica nosso reconhecimento e um grande #hiphiphurra! 🎉💜
Porque se comemora o Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março de cada ano.
A data, oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970, inicialmente, remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
Sua origem remonta ao início do século XX, quando as mulheres começaram a se organizar em busca de melhores condições de trabalho e de igualdade de direitos.
Através de diversas manifestações, greves, comitês e mobilizações políticas, foi instituído por fim o Dia Internacional da Mulher como um momento de reflexão e de luta.

Mulheres importantes na história dos jogos de cartas
Com uma história de séculos de repressão, não é de se estranhar que a presença feminina foi por muito tempo proibida em bares e casas de jogo.
No entanto, isso não impediu que as almas mais corajosas ocupassem seu lugar e se destacassem também no mundo dos jogos de cartas.
Um dos primeiros registros que se tem dessa “rebeldia”, foi a criação do grupo “Faro Ladies” por aristocratas inglesas no século 18, quando o ato de jogar em público não era aceitável para as mulheres.
Esse grupo organizava reuniões femininas para jogar faro, um jogo de cartas popular na época.
Essa pequena iniciativa acabou abrindo caminho para que grandes nomes começassem a surgir e as mulheres finalmente passaram a ser respeitadas no âmbito dos jogos.
Dá só uma olhada nessa lista poderosa:
Eleanor Dumont:
- Conhecida como “Madame Moustache”, Dumont era uma jogadora profissional de cartas no Oeste americano do século XIX. Ela ficou famosa por suas habilidades no Blackjack e por vir a administrar seu próprio cassino em Nevada.
Alice Ivers:
- Também conhecida como “Poker Alice”, Ivers era uma jogadora profissional de poker no final do século XIX e início do século XX. Ela ficou famosa por sua “poker face”, faturando US$ 6 mil em uma única noite.
Claudine Williams:
- Já na década de 60, Claudine foi a primeira mulher indicada para o Gaming Hall of Fame. Ela teve a chance de dirigir seu próprio clube de jogos antes mesmo de completar 21 anos, abrindo muitos caminhos para todas as jogadoras que ainda viriam.

Finalmente, na década de 1970, aconteceu o 1º World Series Of Poker para mulheres.
O evento chamou a atenção do público e abriu portas para novos talentos, como Vanessa Selbst, conhecida por acumular US$ 12 milhões em torneios ao vivo ou, ainda, Annette Obrestad, que ganhou um bracelete no WSOP, em 2007.
Outro grande nome que merece destaque é o de Jennifer Harman, hoje considerada a jogadora mais rica do mundo no que diz respeito aos jogos de poker, sendo a única mulher a integrar um TOP 10 ao lado de nove homens.

Também não podemos deixar de mencionar Day Kotoviezy, considerada uma das principais revelações do Brasil no poker, em evidência em toda a América Latina.
Além dela, temos Gabriela Belisario, a primeira mulher a se tornar campeã do maior circuito de poker do hemisfério Sul, o BSOP Belo Horizonte, em 2008.

Mulheres importantes na história dos jogos de tabuleiro
Nos jogos de tabuleiro as mulheres também fizeram história, com destaque para:
Elizabeth Magie:
- Magie foi uma escritora e ativista política americana que criou o jogo de tabuleiro “The Landlord’s Game” em 1903. Esse jogo mais tarde se tornou a base do jogo Monopoly (Banco Imobiliário).
Carol Shaw:
- Shaw foi uma desenvolvedora de jogos de computador pioneira, que criou vários jogos de sucesso na década de 1980, incluindo “River Raid” e “Video Checkers”.

Catherine Ullman:
- Ullman é uma das criadoras do jogo de cartas “Magic: The Gathering”, que se tornou um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo.
Muitas mais…
Essas são apenas algumas das mulheres famosas na história dos jogos de tabuleiro. Há muitas outras que fizeram e ainda fazem contribuições significativas para o mundo dos jogos.
Em julho de 2020, por exemplo, no meio da pandemia de Covid-19, a cientista social Bárbara Côrtes resolveu fundar a Liga Brasileira das Mulheres Tabuleiristas, que esteve em atividade até dezembro de 2022.
Apesar do encerramento da liga, que chegou a ter uma revista com 24 edições, os projetos e iniciativas individuais e coletivas continuam.
Bárbara aponta que “As mulheres já começaram a ocupar mais espaço como consumidoras, mas ainda há uma grande demanda para que elas pensem e desenvolvam mais jogos. Acredito que, desde 2020, esse mercado já esteja se tornando mais feminino. Hoje, a designer de games mais famosa do mundo, por exemplo, é a estadunidense Elizabeth Hargrave”.
“Precisamos investir em educação para que as pessoas compreendam os jogos como uma linguagem cultural – e não apenas como produto de consumo –, que deve participar da vida das pessoas e estar presente no cotidiano. Quando alguém se permite conhecer esse universo, seja de qualquer idade ou gênero, essa pessoa se encanta”, complementa.
Marina Takejame, criadora e sócia do Universo Uia, empresa de jogos modernos de mesa dedicada a oferecer experiências mais diversas e inclusivas, destaca que, atualmente, muitas mulheres estão jogando e, além disso, se organizando para desenvolver novos jogos com foco em inclusão e educação. Dessa maneira, a presença feminina no universo dos jogos não apenas cresce, mas também influencia diretamente a criação de experiências mais equitativas e representativas.
“Há uma mulherada com ideias fantásticas, preocupações feministas, antirracistas e de diversidade. Todas sobrecarregadas, mas tentando mudar o mundo ao mesmo tempo”.
Mulheres nos Jogos
Para variar, a mulherada não desaponta, e temos orgulho de ter inúmeras jogadoras aqui no Mega.
Sem dúvidas os jogos online vieram para democratizar ainda mais o mundo dos jogos, criando um ambiente em que todos jogam de igual para igual.
Para todas que nos leem, um feliz Dia das Mulheres e o desejo de um mundo cada vez mais justo, seguro e respeitoso.
E se estiverem procurando um lugar para jogar seus jogos favoritos, fica o convite para se unirem a nós aqui no MegaJogos. 🙂

Curiosidades
Melhores jogos para jogar com amigos

Reunir os amigos para uma noite de jogos é uma das formas mais divertidas de passar o tempo, afinal, jogar com amigos é sinônimo de rir até perder o ar, discutir calorosamente até derrubar o copo na mesa e ter história pra contar depois.
O difícil é achar um jogo que todos gostem e conheçam as regras e aí, então, nada melhor do que recorrer aos clássicos atemporais que você vai ver neste post.
6 Jogos de Carta e Tabuleiro para Jogar com Amigos
Jogar com amigos é um dos grandes e simples prazeres da vida, daqueles acessíveis para todo mundo.
Você só precisa de duas ou três pessoas que goste, um baralho e/ou um tabuleiro. Qualquer coisa extra, como pizza e um litrão de coca-cola, é lucro.
Neste post, vamos relembrar seis jogos clássicos que continuam sendo sucesso em qualquer roda de amigos.
Então, prepare a pipoca (ou pizza, ou batata-frita, até cheetos tá valendo) arrume a mesa e escolha o seu favorito — a diversão está garantida!
1. MauMau (Uno)
MauMau é um dos jogos de cartas mais populares do mundo, e não é pra menos.
Fácil de aprender, dinâmico e cheio de reviravoltas, o jogo é ideal para grupos de 2 a 10 jogadores e, o melhor, agrada qualquer faixa etária.
O objetivo é simples: ser o primeiro a se livrar de todas as cartas da mão. Mas entre cartas especiais como “Compra 4”, “Pula” e “Inverte”, a disputa pode se tornar uma verdadeira guerra.
Isso mesmo, quem já jogou sabe. Você vai rir, reclamar, xingar e pode até deixar escapar um tapinha em alguém, ou seja, perfeito para jogar com amigos. 😂
* MAU-MAU ou UNO? Saiba mais sobre esse jogo que conquista gerações
2. Imagem & Ação
Como acontece no Truco, é impossível jogar Imagem & Ação sem gritaria. Coloque homens contra mulheres e a emoção pode chegar num nível ensurdecedor.
Para quem teve uma juventude pouco animada e não conhece, explicamos que o desafio é fazer sua equipe adivinhar uma palavra ou expressão apenas com desenhos ou mímicas (depende que versão você está jogando).
Por isso, Imagem & Ação é garantia de muitas gargalhadas, interpretações malucas, desenhos que não fazem o menor sentido e a possível descoberta de talentos escondidos.
Um jogo imperdível para jogar com amigos ao menos uma vez na vida. Acredite, vai gerar momentos que vocês jamais vão esquecer. 😂
3. Banco Imobiliário (Monopoly)
Quem nunca passou horas negociando terrenos no Banco Imobiliário e se chocando com regras do mundo capitalista também não viveu certo.
Este clássico dos tabuleiros simula o mercado imobiliário, onde os jogadores compram, vendem e alugam propriedades com o objetivo de levar os adversários à falência.
Combinando sorte (nos dados) e estratégia (nas negociações), o jogo é uma verdadeira aula de finanças disfarçada de diversão.
As versões modernas, como o Capital do MegaJogos, trazem diferentes cenários, moedas digitais e até temas de cidades ou franquias famosas, o que mantém o jogo atual e atrativo.
É perfeito para tardes chuvosas ou noites de jogo que podem durar até o café da manhã.
* Jogos da infância que nunca ficam velhos
4. Buraco
O clássico dos clássicos não podia ficar de fora, afinal, as chances de alguém não conhecer as regras desse ícone da cultura brasileira é quase nula, o que o torna uma escolha perfeita para jogar com amigos.
Buraco é um jogo de cartas que faz parte da vida da família brasileira desde gerações que já se perderam de vista.
Normalmente jogado em duplas, o objetivo é formar combinações de cartas (sequências ou grupos do mesmo valor) para fazer pontos e, eventualmente, fechar a partida ao “bater” ou “baixar tudo”.
Perfeito sem defeitos, reunir os amigos para jogar burado é uma programação que não tem como dar errado.
* Conheça todas as variações do jogo Buraco
5. Detetive (Clue)
Outro jogo que é uma verdadeira paixão, Detetive é pura adrenalina, correria pra chegar em todos os aposentos e descobrir quem é o assassino antes dos outros jogadores.
Se você teve a sorte de jogar com a primeira versão do tabuleiro e suas cartas e acessórios (alô, millennials!), temos certeza que os nomes coronel Mostarda e srta. Rosa nunca mais saíram da sua cabeça.
Uma das melhores opções para jogar com amigos, Detetive é um jogo de tabuleiro clássico que desafia os participantes a resolverem um assassinato misterioso.
Os jogadores devem fazer perguntas uns aos outros e eliminar possibilidades até chegarem às respostas certas. Quem matou quem? Onde? Com que arma?
Você vai suar, suspeitar de todo mundo (inclusive de si mesmo), blefar, ter pequenos ataques cardíacos, e assim que acabar uma partida, vai querer começar outra.
6. War
Para os amantes de estratégia, War é a pedida certa.
Um jogo de conquista territorial em que os jogadores comandam exércitos e disputam continentes através de batalhas estratégicas.
Com cartas, dados e objetivos secretos, o jogo exige planejamento, negociação e, claro, um pouco de sorte. A cada rodada, alianças são formadas (e traídas), e o mundo muda de mãos.
Apesar de ser mais complexo e demorado, War é ideal para jogar com amigos que eventualmente têm que te perdoar por táticas de guerra sacanas.
No Megajogos, temos uma opção parecida para quem quiser testar antes de investir num tabuleiro: Mega Batalha Naval.
Jogar com amigos é no MegaJogos!
Jogos de cartas e tabuleiro continuam sendo uma das melhores formas de reunir amigos e passar momentos incríveis.
Seja você fã de desafios estratégicos, jogos de lógica ou momentos mais descontraídos com muita risada, com certeza existe um clássico esperando para ser redescoberto.
E se não der para reunir todos os seus amigos na mesma casa, não se preocupe, ainda dá para juntar todos na mesma sala virtual aqui no MegaJogos.
O importante é jogar com amigos e manter viva essa tradição que faz tão bem pro coração. 😍

Curiosidades
O Eternauta: Truco na Netflix

Cenário pós apocalíptico em plena partida de Truco? Temos por aqui! Na nova série da Netflix, “O Eternauta”, que já está no top 10 das séries do streaming, o mundo inicia um colapso justo durante um “Envido” de uma partida de Truco Argentino!
Envido? Truco Argentino? Eternauta? Que? Vem comigo que eu te conto tudo!
Nova Série O Eternauta
A série argentina foi lançada pela Netflix na última quarta-feira, 30 de abril de 2025, e hoje encontra-se em primeiro lugar no top 10 do site.
Ela é uma aguardada adaptação da icônica graphic novel argentina criada por Héctor Germán Oesterheld e ilustrada por Francisco Solano López, originalmente publicada entre 1957 e 1959.
A produção é uma parceria entre a Netflix e a K&S Films e dirigida por Bruno Stagnaro. Além disso, Martín Oesterheld, neto do autor original, atuou como consultor criativo na série, garantindo a fidelidade ao espírito da obra.
A trama se inicia com uma misteriosa nevasca mortal que atinge Buenos Aires, exterminando grande parte da população.
Juan Salvo, interpretado por Ricardo Darín, junto a um grupo de sobreviventes, descobre que o fenômeno é apenas o primeiro passo de uma invasão alienígena.
Além disso, o elenco ainda conta com Carla Peterson, César Troncoso, Andrea Pietra, Ariel Staltari, Marcelo Subiotto, Claudio Martínez Bel, Orianna Cárdenas e Mora Fisz.
A série acompanha a luta desses personagens comuns que, unidos, enfrentam a ameaça extraterrestre em uma narrativa que destaca a importância da solidariedade e da resistência coletiva.
O Eternauta e o Truco Argentino
No primeiro episódio da série, Juan Salvo (Ricardo Darín) e mais quatro amigos estão em um encontro, onde jogam uma partida de Truco Argentino.
Durante a partida eles trocam sinais e blefam, como em qualquer partida de truco, até que ocorre o apagão seguido da nevasca e, então, o enredo começa a se desenrolar.
Os sinais no Truco são uma das principais táticas estratégicas, ela envolve o uso de sinais faciais. Os jogadores os empregam para indicar que possuem uma Manilha, ou seja, as cartas mais fortes do baralho.
*Não sabe como usar os sinais de Truco? A gente te explica!
O Truco Argentino é uma variação comum também no sul do Brasil, por isso, também é conhecido como Truco Gaudério, ele é uma adaptação do Truco Espanhol.
Truco Gaudério no MegaJogos
Aqui no Mega, essa variação é jogada com um baralho espanhol de 40 cartas, sem as cartas 8 e 9, e diferente das demais variações de Truco, aqui o objetivo é fazer 24 pontos.
As regras da jogabilidade são bem semelhantes aos demais tipos de Truco, mas aqui existem umas regrinhas a mais.
*De onde veio? Como surgiu? Como joga? Conheça tudo sobre o Truco Gaudério?
Envido
O “Envido” é uma forma de ganhar pontos, para tê-lo você precisa ter pelo menos 2 cartas de mesmo naipe.
Caso, você não tenha essas duas cartas, ainda pode “cantar” o Envido, vulgo blefar, mas não contará os pontos adicionais, serve mais pra você por os adversários para correr.
Depois, são somados o valor das cartas de mesmo naipe e quem tiver a maior pontuação ganha o Envido.
Ainda é possível ampliar o Envido, com o Real Envido que vale mais três pontos e o Falta Envido que vale a pontuação faltante para o fim da partida (semelhante ao esquema de seis e nove).
Flor
Já a “Flor” pode ser cantada por quem possui 3 cartas do mesmo naipe, desde que ainda não tenha jogado nenhuma carta na mesa.
Inicialmente, ela vale 3 pontos, caso seu parceiro também tiver uma, ele pode aumentar o valor para 6 pontos.
Caso algum adversário tenha uma Flor também, ele terá 3 pontos e poderá escolher entre as opções:
- Quero: o valor da Flor aumenta para 9 e se ambos os adversários escolherem essa opção ela aumenta para 12;
- Contra Flor: dobra a pontuação atual da Flor. Quando essa opção é selecionada, quem cantou a Flor inicialmente receberá mais duas opções “Contra Flor”, ou “Resto” (onde se disputa os pontos restantes para terminar uma partida). Após isso, para quem “cantou” a Contra Flor, aparece as opções “Quero”, ou “Me Achico”.
- Me Achico: Caso ambos da dupla tenham escolhido essa opção em qualquer momento da Flor, ganham os pontos a dupla que “cantou” pela última vez.
Desempate
Caso haja empate de pontos entre oponentes no envido/flor, ganha a dupla que contém o jogador que começou a rodada.
*Confira a regra completa do jogo!
Truco Mobile no MegaJogos
Eu sei, eu sei, você está doido para desafiar seus amigos em uma partida de Truco Argentino/Gaudério. Aqui no MegaJogos você pode jogar essa variação em nosso aplicativo para Desktop!
Mas, se pra você tem que ser no celular mesmo, temos outras várias opções de Truco pra você jogar onde e quando quiser!
Jogue online, offline, com robôs, amigos, em torneios… Você escolhe! Só vem!

Curiosidades
Jogos que poderiam ser episódios de Black Mirror

Se você é fã de Black Mirror, então provavelmente já queimou alguns neurônios imaginando como seria viver em um de seus episódios.
O seriado faz a gente pensar sobre o uso da tecnologia no nosso dia a dia e as consequências que isso pode ter. Trazendo, assim, episódios bem loucos e reflexivos!
Felizmente (ou não), alguns jogos conseguem capturar muito bem essa atmosfera de distopia tecnológica, colocando o jogador no centro de decisões morais complicadas, realidades alternativas e sociedades controladas por algoritmos.
Parece ruim? Parece, PORÉM interessante e desafiador demais para ignorar. Então, vem descobrir que jogos são esses. 🫣
Black Mirror: jogos inspirados na série ou ao contrário?
A nova temporada de Black Mirror chegou e os fãs já estão prontos e ansiosos para passar nervoso com seus novos episódios.
Para quem nunca viu, Black Mirror é aquela série com enredos sombrios e futuristas, que aborda temas como vigilância, inteligência artificial, redes sociais e manipulação da realidade.
A coisa toda às vezes pode parecer muito doida, mas no final sempre deixa aquele “e se” lá no fundo da nossa mente, junto com uma reflexão um tanto amarga de se fazer.
Se você curtiu essa breve sinopse ou já é fanzão da série, confira então jogos que tem tudo a ver com esse universo.
Prepare-se para mergulhar em experiências interativas que vão desafiar sua mente e sua ética.
* 7 Filmes para quem é fã de jogos de cartas
1. Controle, Manipulação e Vigilância
Para facilitar, dividimos os jogos por temas que são abordados em Black Mirror, começando com o assunto que abre a série.
The Resistance (tabuleiro, multiplayer)
The Resistance é um jogo de mesa (board game) para grupos, onde os jogadores assumem papeis secretos em uma rebelião contra um governo opressor.
Alguns são agentes da Resistência e outros são espiões infiltrados do governo. O objetivo dos rebeldes é completar missões com sucesso, enquanto os espiões tentam sabotá-las sem revelarem suas verdadeiras identidades.
Para ser mais parecido com Black Mirror, só se fossem agentes de IA infiltrados em um grupo humano tentando desestabilizar a sociedade.
Do Not Feed the Monkeys (digital, single player)
O jogador é membro do “Clube dos Observadores de Primatas”, uma organização clandestina que monitora pessoas (os “macacos”) por meio de câmeras escondidas.
Seu papel é apenas observar, sem interferir. Mas, claro, existe a opção de quebrar essa regra e interagir com o mundo observado… e aí é que os dilemas começam.
Um jogo interessante que explora voyeurismo, manipulação, privacidade e moralidade.
Papers, Please (digital, single player)
Você é um oficial de imigração recém-contratado na fictícia república comunista de Arstotzka, um país opressor e cheio de tensões políticas.
Seu trabalho é analisar os documentos dos viajantes e, assim, decidir quem entra e quem não entra no país.
Um dos jogos independentes mais aclamados dos últimos anos, pois ele coloca o jogador diante de dilemas morais constantes, expondo o peso de decisões “burocráticas” em vidas humanas, bem o tipo de crítica social que Black Mirror adora.
2. Inteligência Artificial, Identidade e Consciência
Próximo tema: a rebelião das máquinas! #skynetfeelings
Inhuman Conditions (jogo físico, 2 jogadores)
Em Inhuman Conditions, um dos jogadores assume o papel de um investigador do governo, enquanto o outro é um suspeito que pode ser um humano inocente, um robô cooperativo, ou um robô criminoso tentando se passar por humano.
A missão do investigador é descobrir a verdade por meio de um interrogatório de cinco minutos, usando um formulário cheio de perguntas e protocolos. Enquanto o suspeito precisa responder às perguntas sem expor pistas que revelam sua verdadeira natureza.
O jogo inteiro gira em torno da pergunta “essa pessoa é humana?” — ecoando episódios como “Be Right Back” e “White Christmas“, que exploram limites entre humanos e máquinas.
Detroit: Become Human (digital, single player)
Ambientado em uma versão futurista da cidade de Detroit, o jogo se passa em 2038, onde androides fazem parte do cotidiano — como empregados, cuidadores, policiais e até parceiros afetivos.
Eles foram criados para obedecer sem questionar. Mas, claro, algo começa a dar errado: alguns androides desenvolvem emoções e livre-arbítrio, tornando-se os chamados “desviantes”.
É um jogo que mistura escolhas morais, inteligência artificial e questões sociais, ou seja, se Black Mirror fosse um filme, ele se pareceria muito com esse jogo.
3. Psicodélicos, Distópicos e com Dilemas Morais
Para finalizar, vamos a loucura menos louca do que parece.
The Mind (cartas, cooperativo)
The Mind é jogado em grupo (de 2 a 4 jogadores) e tem uma única mecânica central: os jogadores precisam jogar cartas numeradas de 1 a 100 em ordem crescente… sem conversar, sem combinar nada, sem fazer sinais.
Você recebe uma ou mais cartas (dependendo do nível) e precisa, de alguma forma, sentir o momento certo para jogar sua carta sem interromper a sequência. Se alguém jogar uma carta fora de ordem, o grupo perde uma vida. 🤯
A ideia de eliminar completamente a comunicação verbal em prol de uma conexão abstrata remete a episódios como “White Bear” ou “White Christmas“, onde o comportamento humano é testado em condições bizarras.
Observer (digital, single player)
Em Observer o jogador é Daniel Lazarski, um detetive da unidade de polícia que possui a capacidade de acessar as mentes das pessoas através de uma tecnologia chamada Neural Drift.
Essa habilidade permite que ele leia as memórias, traumas e medos das pessoas ao entrar em seus cérebros, fazendo com que o jogo tenha uma atmosfera de investigação psicótica e surreal.
Mais Black Mirror impossível, o jogo explora temas como privacidade, controle mental, e as consequências de viver em um mundo onde as pessoas são desumanizadas pela tecnologia.
We Become What We Behold (online, single player)
Jogo de point-and-click onde você assume o papel de um fotógrafo que observa e captura imagens de uma sociedade em um ciclo de comportamentos.
À medida que você tira fotos de comportamentos específicos, essas ações começam a se multiplicar, espalhando-se pela cidade, e criando uma reação em cadeia. O jogo explora como comportamentos negativos podem se espalhar rapidamente através da mídia.
A maneira como as pessoas mudam com base nas imagens que você fotografa é uma crítica direta a como a sociedade cria estereótipos e vilaniza certos grupos.
Gostou? Quer mais? Vem pro MegaJogos!
E é isso, fãs de Black Mirror, gostaram? Se forem testar algum desses jogos, voltem aqui e contem para gente o que acharam.
Quem prefere os jogos que desafiam a mente de um jeito um pouco mais clássico, é só vim para o MegaJogos.
Nossa plataforma de jogos online de cartas e tabuleiro está à sua espera. Aqui temos bastante tecnologia, mas o único dilema é decidir qual jogo jogar primeiro. 😉
- Atualização3 meses atrás
Atualização MegaJogos – Release 137
- Curiosidades6 anos atrás
Bingo e seus apelidos!
- Dicas1 ano atrás
Aprenda como jogar Pife fácil e rápido
- Dicas6 anos atrás
7 dicas para você ganhar no dominó
- Dicas2 anos atrás
5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
- Curiosidades3 meses atrás
Esquenta Carnaval: história, folia e muito brilho
- Curiosidades13 anos atrás
Sinais no Truco: Como Usar os Sinais para Vencer
- Dicas6 anos atrás
Conheça 10 melhores estratégias de buraco
Bárbara Côrtes
14/05/2023 at 20:02
Uma alegria me encontrar numa postagem como essa! Obrigada!
A História do mundo dos jogos modernos tem um futuro protagonizado por mulheres que vêm, desde já, promovendo as maiores inovações para difundir a compreensão dos jogos não apenas como coisa, mas como linguagem, e parte elementar da Cultura. É uma honra poder partilhar desse trabalho coletivo, junto a cada vez mais mulheres tabuleiristas espalhadas pelo mundo todo.
Foi um grande orgulho estar à frente da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas junto às demais membras, enquanto durou o coletivo, e é um prazer ver tantas das iniciativas que surgiram ali prosseguindo. Pessoalmente, aproveito para compartilhar que sigo atuando no mundo dos jogos, elaborando e executando projetos culturais por meio da Labareda (@movimentolabareda), produtora que criei com esse fim.
Espero que nos encontremos por aí e sigamos partilhadno boas reflexões e experiências no mundão tabuleirista.
Um abraço!