Você já ouviu falar do Royal Straight Flush? E de um Full House? E uma quadra? Esses são os nomes de algumas das combinações possíveis em um jogo de Poker, uma das modalidades de jogos de cartas mais populares do mundo e que também está disponível aqui no MegaJogos. Confira alguns fatos e curiosidades sobre o game.

De onde ele surgiu?

O funcionamento do jogo de poker é muito similar ao antigo jogo persa chamado As-Nas, que envolve fazer combinações com os desenhos das cartas. No século 19 ele chegou à Europa e, posteriormente, à América por colonizadores franceses. O jogo começou a crescer em popularidade e se tornou um símbolo do Velho Oeste americano, visto constantemente em filmes que ilustram tal período da história do país.

Como se joga?

O jogador recebe cinco cartas completamente aleatórias e verifica se com elas é possível fazer alguma das combinações permitidas. Caso a mão não o favoreça ou ainda ele queira apostar mais alto na própria sorte, ele pode trocar quantas cartas quiser e sacar o mesmo número descartado. Em seguida, os jogadores mostram as mãos e aquela que tiver a combinação mais forte, vence.

Quais são as combinações possíveis?

Um baralho normal de 52 cartas pode render até 2.598.960 combinações diferentes. O jogador, entretanto, só está no páreo se contar com os seguintes arranjos de mãos (do mais fraco para o mais forte):

  • Par: Quando na mão de cinco, apenas duas cartas são de mesmo número;
  • Dois pares: Quando na mão de cinco, há dois pares de cartas de mesmo número, restando uma diferente;
  • Trinca: Quando na mão de cinco, há três cartas de mesmo número iguais;
  • Sequência: Quando os números das cinco cartas formam uma sequência, independente do naipe delas;
  • Flush: Quando a mão com as cinco cartas pertencem ao mesmo naipe, independente do número;
  • Full House: Quando na mão de cinco cartas, duas formam um par de mesmo número e outras três foram uma trinca nas mesmas condições;
  • Quadra: Quando na mão com as cinco cartas, quatro delas pertencem ao mesmo número;
  • Straight Flush: Quando as cinco cartas na mão formam uma sequência de mesmo naipe;
  • Royal Straight Flush: Quando as cinco cartas na mão formam uma sequência consistida em 10, J, Q, K e Às, todos no mesmo naipe.

Ressalta-se que, na hipótese de todos os jogadores não conseguirem formar sequer uma dupla, ganha aquele que tiver a carta mais alta.

Poker na mídia

O poker é um jogo muito presente na mídia. Ele já foi tema central de vários filmes, como Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998, dir. Guy Ritchie), Maverick (1994, dir. Richard Donner) e Cartas na Mesa (1998, dir. John Dahl). Além disso, ganhou popularidade também no mundo da música, com o hit Poker Face, da cantora Lady Gaga.


E aí? O que você já conhecia sobre o Poker? Acha que aprendeu direitinho sobre o jogo? Então está na hora de treinar suas habilidades nas nossas mesas de Poker Online.

O MegaJogos possui a maior plataforma de jogos de cartas online do mundo e uma comunidade cheia de parceiros para uma partidinha. Além de vários outros jogos como, Canastra, Dominó, Tranca, Poker e vários outros.

Deixe um comentário