25 de maio se comemora o Dia do Orgulho Nerd e o bando de geeks aqui do Mega já está tão animado, que resolvemos juntar num post duas paixões: TV e jogos.

Fizemos uma lista com alguns filmes, seriados e animes que envolvem jogos para nerd nenhum botar defeito. Confira!

Luz, câmera, ação: Nerds em cena!

Segundo a Wikipédia (um site bem nerd, diga-se de passagem), “Nerd é uma pessoa vista como excessivamente intelectual, obsessiva por assuntos que a maioria das pessoas não se interessa, e com falta de habilidades sociais. Tal pessoa pode gastar quantidades excessivas de tempo em atividades impopulares, que geralmente são altamente técnicas, complexas, abstratas ou relacionadas a livros, filmes e séries de ficção ou fantasia, com exclusão de atividades mais comuns”.

Isso é para ser uma ofensa? Um grande elogio? Não sabemos, mas nós gostamos, afinal somos representados pelos melhores personagens, como Hermione Granger, a trupe de The Big Bang Theory, Spencer Reid e Penelope Garcia, e tantos outros.

Com uma inteligência fora do comum, todos esses heróis CDFs das telas começaram suas jornadas humilhados e acabaram exaltados.

Com tanta inspiração, a nação geek parou de esconder suas HQs dos coleguinhas, se rebelou e, em 2006, criou o Dia do Orgulho Nerd.

A data escolhida foi 25 de maio, porque foi neste dia, em 1977, que estreou Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança. E nada pode ser mais nerd nesse mundo do que Guerra nas Estrelas.

Então, vamos comemorar as mentes científicas, criativas, peculiares, que fogem do quadrado, fazendo uma lista de filmes e séries que todo nerd que adora jogos deve ver.

Filmes

Batman 

Vamos começar com esse clássico imortal que nasceu nas histórias em quadrinhos. Nos filmes do homem-morcego mais rico de Gotham, temos dois personagens que homenageiam o mundo dos jogos: Coringa e Charada.

O primeiro é um dos vilões mais surpreendentes e bem construído de todos os tempos, que se identifica com a carta Joker do baralho e ri enquanto comete todo tipo de crime violento. 

Já o Charada é o verdadeiro nerd do mal: inteligente, estrategista e com zero vontade de suar a camisa, ele contrata capangas para fazer o trabalho sujo. Sua particularidade é que ele é incapaz de cometer delitos sem o uso de diversos enigmas, charadas, quebra-cabeças e palavras cruzadas.

Alice no país das maravilhas 

No filme que nasceu do famoso livro de Lewis Carrol, o país das maravilhas de Alice é todo inspirado em jogos. 

Com sua personagem principal vivendo na era Vitoriana do Reino Unido, o autor criou personagens que eram cartas, e relacionou os símbolos das cartas de baralho com sua função na sociedade da época. As cartas de espadas são jardineiros, as de paus são soldados, as de ouro são membros da corte e as de copas são as crianças reais. 

Seguindo essa lógica, a rainha de “coração” (rainha vermelha), explicou Carroll, “é a incorporação da paixão desgovernada”. 

Mas nem só de baralho vive esse espetáculo. Na cena da batalha final, o chão é uma imitação de um tabuleiro de xadrez e o exército da rainha branca luta com armaduras de peças do jogo. A cena é uma alusão ao jogo de xadrez que, no livro, Alice estaria jogando o tempo todo. É ou não é uma pérola nerd maravilhosa?!

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Essa é uma preciosidade tão grande que agradou todo mundo, desde geeks a pessoas que nunca tinham encostado num livro do bruxo mais famoso de todos os tempos. Baseado no primeiro livro da saga Harry Potter, de J.K. Rowling, o xadrez é parte importante da história.

Rony, amigão do Harry, é famoso por herdar velharias da parentada, como roupas bem fora de moda e até animais de estimação. Até que ele ganha um jogo de xadrez que era de seu avô, o que no mundo mágico é uma vantagem, pois as peças confiam nele e colaboram no jogo.  

Eis que Rony é um bom jogador, o que se prova muito útil, porque a penúltima camada de segurança da Pedra Filosofal, artefato mágico que os amigos têm que encontrar antes do vilão, é justamente um enorme Tabuleiro de Xadrez bruxo, e eles precisam vencer a partida (em que são peças, aliás) para passar. Muito incrível, sim ou com certeza? Harry Potter não erra nunca. #potterhead

Séries


Meteor Garden

No rastro dos doramas (séries asiáticas) que vêm fazendo o maior sucesso, surge Meteor Garden. 

Essa série chinesa conta a história de Dong Shancai, uma garota simples que vai estudar em Mingde, a faculdade de maior prestígio do país. Lá ela conhece o F4, quatro amigos que são a famosa panelinha dos populares da escola. 

Onde os jogos entram nessa história aparentemente clichê? Através de partidas de bridge (pasme!) que os outros estudantes desafiam o F4 a jogar, para provar que são melhores que eles.  

Para isso, o grupinho pop criou a regra do coringa: quem quiser desafiá-los precisa achar uma oportunidade de dizer que quer um desafio e, se eles acharem que o adversário é capaz, ele recebe uma carta coringa e um prazo. Porém, antes do jogo, é preciso apostar algo. 

Justo dizer que com um enredo desses, Meteor Garden arrebatou uma boa porcentagem de nerds românticos por aí.

Alice in Bordeland

Adaptação do mangá Alice in Borderland (Imawa no Kuni no Alice), essa série estreou na Netflix em dezembro de 2020 e já está com sua segunda temporada garantida. E sim, como sugere o nome, a série é uma adaptação livre de Alice no País das Maravilhas, nossa outra já citada pérola geek.

O mangá conta a história de Ryohei Arisu (pronunciado como “Alice” em japonês), um estudante do ensino médio entediado que sai uma noite com seus amigos e vê o mundo que ele conhece virar do avesso, quase literalmente.

A super movimentada Tóquio vira uma cidade fantasma e os três amigos são forçados a participar de jogos perigosos, cujo tipo e dificuldade são determinados pelo jogo de cartas. Resumindo: acabou o tédio! Os três têm que lutar para sobreviver e encontrar o caminho de volta para casa.

Alice in Borderland | Netflix tem previsão de estreia para a 2° temporada -  Suco de Mangá

O gambito da Rainha

Série que levou uma enxurrada de prêmios para casa, o Gambito da Rainha já tem como título um movimento de xadrez, provando que aí vem coisa boa. 

A história conta a vida de Beth Harmon, uma órfã com zero habilidades sociais que, ainda na infância, se mostra um prodígio do xadrez e se vicia em medicamentos. 

Toda essa mistura de eventos gera uma personagem complexa, que tenta ser a melhor jogadora do mundo ao mesmo tempo em que se afunda em comportamentos autodestrutivos. 

Uma mistura de geek com sexo, drogas e rock and roll pra ninguém botar defeito!

Animes

No game, no life

Se você é um nerd real oficial, provavelmente adora um desenho, seja em HQ, mangá ou anime, ou quem sabe os três. 

Nerds otakus vão adorar essa história na qual dois irmãos anti-sociais e desempregados, passam o dia jogando RPG online, onde são conhecidos como uma espécie de lenda urbana por nunca terem perdido uma partida.

A confusão começa quando eles vencem uma partida de xadrez contra um ser misterioso e recebem a super normal proposta de renascerem em seu mundo, Disboard, lugar onde tudo é resolvido através de jogos. 

Como todo bom geek insano, eles aceitam a proposta, são “sugados” por um computador e vão parar em um lugar onde precisam enfrentar vários adversários e disputar seus tronos. Um reinado em troca de uma partida de poker, o que você acha?

Kakegurui 

Temos que bater palmas para a criatividade dos japoneses, haja ideia doida. 

Hyakkaou Private Academy é uma escola de elite que tem como objetivo preparar os filhos das pessoas mais ricas do mundo para a vida real. 

Acontece que, se de dia ela é como qualquer outra instituição de ensino, à noite a escola se transforma em uma casa de jogos, onde os estudantes aprendem como manipular as pessoas e o poder do dinheiro. Como criar gente boa, você não vê aqui!

Para quem gosta de jogos esse anime é um prato cheio, porque em Kakegurui se joga de tudo, desde pedra, papel e tesoura, jogo da memória e poker, até jogos inéditos inventados com cartas de baralho

Desenho

Cuphead (Netflix)

Cuphead é um desenho baseado em um dos clássicos jogos de ação, com foco em batalhas contra chefes. 

Inspirado nos desenhos animados da década de 1930, os visuais e o áudio são criados com as mesmas técnicas da época, ou seja, animação tradicional desenhada à mão, fundos em aquarela e gravações originais de jazz! #oldbutgold

Os personagens principais são uma xícara e uma caneca, irmãos, que fazem uma aposta com o Diabo tentando ficar ricos e acabam perdendo, óbvio. Aí, para conseguir perdão, eles têm que recolher as almas de outros personagens devedores (os chefes). Um desses chefes é um dado chamado King Dice, que controla um cassino e um show de talentos. Tá doido e nerd que chega pra você?

Comemore o dia do Orgulho Nerd jogando seus jogos favoritos

E é isso aí povo nerd desse mundão, vamos comemorar este 25 de maio vendo bons filmes, jogando nossos jogos favoritos e trocando ideias sobre essa infinidades de assuntos geeks que tornam nossos dias mais gloriosos.

As salas de jogos do Mega já estão à sua espera, é só entrar e se divertir.

Temos partidas, torneios e rankings para você provar quem é o mais crânio e super poderoso do Mega. 

Que a Força esteja com você.

1 Comment

  • Pedro
    Posted 16/09/2022 08:12 0Likes

    Bem daohra,os únicos que assisti daqueles são Kakegurui e chuphead recomendo!

Deixe um comentário