Alô, amantes dos jogos! Amanhã se comemora o Dia das Crianças e como diria um clássico da música infantil brasileira, “Roda roda roda; Pé pé pé; Só não é criança quem não quer”. 😂

Abraçando essa filosofia, resolvemos recordar os jogos que jogávamos quando pequenos e seguimos jogando, agora um pouquinho maiores. 

Vem com a gente recordar e ver se você colocaria mais algum nessa nossa listinha.

Jogos para criança e adulto nenhum botar defeito

Jogos de cartas e tabuleiro fazem parte de qualquer infância, principalmente da geração pré internet. 

Difícil achar alguém que não se recorde de dias chuvosos ou tardes de férias ao redor de uma mesa, jogando seus jogos favoritos com a família e amigos.

Tempos deliciosos que fazemos questão de reviver e repetir em cada oportunidade, nem que seja online.

Aqui no Mega foi fácil fazer uma lista dos jogos que o pessoal mais gostava e ainda joga hoje em dia, afinal, um bom jogo nunca fica velho.

Confira os nossos favoritos e comente depois se você acha que faltou algum.

Uno

Um clássico atemporal! Quem não lembra dessas cartinhas coloridas na infância não tem memória, porque com certeza jogou nem que seja na casa do vizinho.

Jogo dinâmico, divertido e que gera aquela rivalidade saudável, o Uno, também conhecido como mau-mau, foi e ainda é responsável por muita gritaria, risadas e até alguns xingamentos.

Hoje em dia fica mais difícil reunir aquela turma toda pra deixar o jogo mais emocionante, mas nada que o MegaJogos não resolva pra você. 😉

Truco

TRUCO!! PEDE SEIS?? Quem nunca, Brasil?! Aquela batida na mesa que fazia as cartas quase se revelarem e aquela barulheira pra avô nenhum conseguir cochilar à tarde.

O truco é cheio de artimanhas, sinais e blefes, um pouco mais difícil de dominar, mas quando se aprende, ah, difícil querer jogar outra coisa.

Do final da infância a adolescência, é um verdadeiro rito de passagem e marca muitos momentos incríveis com amigos.

* Veja nosso GUIA DEFINITIVO sobre Truco!

Damas

Esse, se não se aprende em casa com um avô, se aprende na escola. 

Um dos jogos mais clássicos que existe, parece que a gente já nasce sabendo reconhecer a imagem de um tabuleiro de damas.

Ótima maneira de exercitar a mente, saber jogar damas quando criança era sinal de inteligência, provável razão pela qual os mais velhos não perdiam a chance de ensinar.

Entre partidas de damas e trilha, muitas crianças passaram horas, e continuam passando como adultos que não perderam o gostinho do que era bom na infância.

Dominó

No mesmo kit de jogos que tinha o tabuleiro de damas, tinha a caixinha com as peças de dominó.

Durante a infância, pelo menos em um natal você acabava ganhando um desses kits para garantir os dias de chuva nas férias de verão.

E vamos convir que o dominó é perfeito para todas as idades. A simplicidade das regras e a necessidade de estratégia fazem dele uma escolha de adultos e crianças, impossível não gostar. 

Nem que seja para usar as peças para construir torres ou colocá-las em fila para derrubar depois.

* Confira as diferenças entre 3 tipos de Dominó

Ludo

Mais um que não pode faltar na nossa lista de jogos que marcaram a infância.

Ainda dá pra sentir o nervoso que dava quando faltava levar só uma pecinha para a casa e os dados ou os colegas não ajudavam.

A diversão já começava em escolher a cor favorita de peões e aí era quem soprava mais os dados para ver se era abençoado com o número seis.

Jogo delicioso, de roer as unhas, impossível um dia se desapaixonar pelo ludo.

Banco Imobiliário

Outro clássico presente de natal. Se não foi você, com certeza seu irmão ou algum primo ganhou.

Hora de aprender a contar dinheiro e sentir quanto custa a vida adulta, um belo jeito de dar algum senso de realidade econômica para crianças. 😅

Um jogo que ensina um pouco sobre finanças, negociar e lidar com surpresas e contratempos do mundo dos negócios e investimentos.

Depois de adulto, parece ainda mais divertido de jogar. Se você ainda não tentou, experimente aqui com a nossa versão online, o Capital!

* 9 jogos para divertir a família toda 

Xadrez

Uma atividade extracurricular clássica em muitas escolas, o xadrez reunia a turma dos chamados “nerds”.

Isso porque é um jogo que combina estratégia, tática e, uma característica mais difícil de se ter na infância, a paciência. 

O xadrez ensina não só a importância do planejamento, mas também a lidar com a vitória e a derrota de maneira respeitosa. 

É um jogo que pode ser jogado em diferentes níveis de complexidade, e sempre há algo novo a aprender. 

* História e Curiosidades do Xadrez

Venha curtir seus jogos de infância aqui no MegaJogos

Esses são só alguns dos jogos que marcaram essa nossa infância querida que os anos não trazem mais.

Os anos realmente não voltam, mas os jogos, esses sim estão sempre aí pra gente reviver e viver novos momentos de alegria e diversão.

Eles também são o motivo perfeito para reunir família e amigos, e a folga merecida da rotina de trabalho.

E, se não der pra ter todo mundo na mesma casa, ainda é possível ter todo mundo na mesma sala aqui no MegaJogos.

Basta fazer login, escolher seu jogo favorito e sentir aquela adrenalina que não tem idade para acabar.

Deixe um comentário