O Buraco é um dos jogos de cartas mais acessados da comunidade MegaJogos! Esse divertido jogo pode ser jogado sozinho ou em duplas. Sendo assim, hoje nós trazemos para vocês as respostas para todas as dúvidas e curiosidades sobre o jogo.

Onde surgiu?

O nome deste jogo é bem conhecido entre os brasileiros,  e isso indefere em saber ou não jogá-lo. Só que apesar de muito popular no Brasil, não foi criado por aqui. O jogo de Buraco é originário do Uruguai, e surgiu durante o século passado, nos anos 40. Se você tem curiosidade de se aprofundar na história deste famoso jogo, podemos te ajudar, apenas clique aqui.

Qual o objetivo deste jogo?

O objetivo do Buraco é relativamente simples! Fazer mais pontos do que seu adversário no fim do jogo.

Ao término da partida:

  • somam-se os pontos na mesa
  • o valor extra das canastras.
  • Deduz -se os valores das cartas que sobraram na mão.

Para o jogador ou dupla que bateu:

  • soma mais 100 pontos da batida
  • caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade.

IMPORTANTE: se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não o tivesse sido comprado.

Você sabe o que todos os termos usados no jogo significam?

Curingas – Os dois são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta.

Batida – é acabar as cartas da mão.

Morto – No caso de jogo com 2 participantes, cada jogador recebe após bater 11 cartas (morto). Se for jogo de dupla, só recebe o primeiro da dupla a bater.

Batida Direta e Batida Indireta – Batida direta é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta. Batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.

Canastra – Jogo de sete cartas ou mais em sequência do mesmo naipe. Existem  dois tipos de canastra:

“Limpa” (sem curinga) e “Suja” (com curinga).

Lixeira – Refugo ou cartas da mesa.

Monte – cartas que sobrarem após a distribuição.

Existem variações nas regras do jogo?

Sim! E no MegaJogos é possível jogar diversas destas variações.

No Buraco Fechado por exemplo, para comprar da lixeira, o jogador deverá justificar a compra, baixando a carta de cima da lixeira em um jogo que já estivesse baixado, ou em um novo jogo sem usar nenhuma outra carta da lixeira.

Já no Mega Buraco você pode fazer um jogo com três ou mais cartas do mesmo valor podendo ter naipes diferentes (trincas) e os baralhos contam com dois Coringões cada. No entanto, no Buraco Canastra não acontece.

Confira as regras completas de cada uma das variações

Regras Mega Buraco

Regras Buraco Fechado

Regras Buraco Canastra  

O MegaJogos possui a maior plataforma de jogos de cartas online do mundo e uma comunidade cheia de parceiros e adversários à sua altura! Agora que você já leu tudo sobre Buraco, que tal testar suas habilidades em uma de nossas mesas?

3 Comments

  • Renata Dias Martins
    Posted 18/09/2019 11:10 0Likes

    Como é uma maravilha jogar buraco porque nós todos se divertimos pra valer galera.

  • RODRIGO MAGRANI FERREIRA
    Posted 23/09/2019 00:38 0Likes

    Tenho uma dúvida no jogo de buraco…
    Um dos mortos foi para mesa e o outro está para ser pego, um jogador pega e na rodada seguinte outro jogador bate sem que o morto seja usado, ele pode bater ou deve-se esperar o morto ser usado já que ninguém pegou o morto?

    • Gabi Rigo
      Posted 15/05/2023 09:36 0Likes

      Olá, Rodrigo, bom dia. Se ainda existe um morto na mesa, não é possível bater diretamente, ou seja, quando um jogador descartar todas as cartas da mão ele o receberá.

Deixe um comentário