Trilha ou Moinho é um tradicional e antigo jogo de tabuleiro, que frequentemente é incluído por fabricantes brasileiros de jogos de tabuleiro como parte de coletâneas de jogos de tabuleiro.
É da família dos jogos conhecidos como “Merels”, que inclui jogos como o Jogo da Velha e outras variantes da Trilha.

Mas sua origem é certamente bem mais antiga. Um desenho de tabuleiro semelhante ao da Trilha foi encontrado em cavernas pré-históricas na Áustria e em uma caverna na França. Foram encontrados tabuleiros no Egito, datados de 1400 a.C., Srilanka (10 a.C.) e num navio Viking, o Gokstad, de 900 a.C.

O tabuleiro da Trilha consiste em três quadrados concêntricos conectados entre si. Cada jogador escolhe uma cor e dispõe de nove peças. Tanto os cantos dos quadrados quanto os pontos médios de seus lados são posições válidas.

Regras e mecânica do Jogo Trilha:

Esquema do tabuleiro:

O objetivo do jogo é remover as peças inimigas até que restem duas. Cada vez que um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com três de suas peças (um “moinho”) sobre o tabuleiro, tem o direito de escolher uma peça inimiga para remover, desde que essa peça não faça parte de um moinho inimigo.

O jogo começa com o tabuleiro vazio. Os jogadores se alternam colocando peças sobre posições vagas do tabuleiro. Depois que todas as dezoito peças tenham sido colocadas, os jogadores movem peças por turnos. Um movimento consiste em deslizar uma peça ao longo de uma das linhas do tabuleiro para uma outra intersecção adjacente.

Se uma das fases de jogo forma um moinho (três peças colineares da mesma cor), então pode-se remover qualquer peça da cor adversária (desde que não faça parte de outro moinho e ainda haja outras peças da cor adversária no tabuleiro). Se não houver peças adversárias a não ser em moinhos, pode-se remover uma peça de moinho.

Uma situação ideal, que tipicamente resulta em vitória, é aquela em que se pode movimentar uma peça entre dois moinhos, removendo uma peça adversária a cada turno.

Quando um jogador estiver reduzido a três peças, essas peças podem voar de qualquer intersecção para qualquer outra. Embora pareça ser um recurso poderoso para o jogador em desvantagem, na prática esse poder raramente muda o desfecho de um jogo.

Ao ser reduzido a apenas duas peças, um jogador não pode mais capturar (remover) peças de seu oponente, e portanto perde o jogo.

Uma variante comum do jogo de Trilha adiciona quatro linhas diagonais ao tabuleiro, tornando o jogo mais rápido e mais tático.

Para jogar Trilha Online com centenas de jogadores, visite o MegaJogos.

4 Comments

  • Rosa Henrique
    Posted 04/11/2018 14:15 0Likes

    Eu amei❤️❤️❤️😘😘😘😘😘👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️👏👏👏👏😘😘😘😘😘❤️❤️❤️👏👏👏👏❤️❤️😘😘😘👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️👏👏👏👏

  • yuri
    Posted 30/07/2020 07:42 0Likes

    LEGAL ESE JOGO

  • marta r f a carvalho
    Posted 20/01/2021 21:54 0Likes

    sugiro q coloquem no megajogos um jogo chamado rummikub. E um excelente jgo e q atualmente muitas pessoas estao jogando

    • Gabi Rigo
      Posted 15/05/2023 10:03 0Likes

      Olá, Marta, bom dia. Agradecemos a sua sugestão e encaminhamos para a equipe de desenvolvimento!

Deixe um comentário