Dia das crianças chegando e quais são os planos? Jogar alguns jogos com seus filhos, sobrinhos ou com a criança que mora em você!

Uma coisa com a qual todos podemos concordar, é que jogos de carta, tabuleiro e diversos outros, não têm idade. Uma prova disso é que nascemos e morremos jogando canastra. #fatos

A verdade, é que esses jogos, muito mais do que apenas entreter, trazem diversos benefícios para a criançada. Então, continue lendo esse post para entender porque você pode (e deve) convidar os pequenos para um partida do seu jogo favorito.

Benefícios dos jogos para as crianças

Diversos estudos mostram que a prática de jogos traz uma série de benefícios educacionais, emocionais e sociais para as crianças. 

Promotores de uma competição saudável, bem como de oportunidade de interação social, os jogos podem desencadear o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como:

Habilidades motoras

Jogar baralho é benéfico para a destreza e a coordenação olho-mão. A simples ação de segurar cartas ajuda as crianças a desenvolverem essas duas habilidades motoras principais. A agilidade também pode ser aprimorada, dependendo da complexidade do jogo.

Habilidades cognitivas

Inúmeras habilidades cognitivas são desencadeadas nas crianças por meio de um jogo de cartas, tais como: memorização à correspondência, reconhecimento de números e padrões e a promoção de conceitos matemáticos mais complexos. O aumento dos níveis de dificuldade faz com que as crianças usem mais o intelecto para encontrar soluções e novas maneiras de vencer.

Jogos de cartas e tabuleiro também envolvem habilidades relacionadas à probabilidade e à estatística. Mas, é preciso lembrar que o jogo deve ser divertido, a fim de manter a criança focada nele. Nada de passar como lição de casa.

Quem acompanha os pequenos nestas atividades deve manter um ambiente alegre e  sugerir o jogo como uma brincadeira.  

Inteligência emocional

E quanto à saúde emocional? Como os jogos melhoram isso nas crianças? Promovendo a interação entre múltiplos jogadores. Afinal, você já esqueceu da emoção que uma partida de ludo pode criar?

As crianças interagem com a família e amigos em um ambiente em que se sentem seguras, e são incentivadas a participar de uma competição amigável. Paciência e fair-play podem ser desenvolvidos ou ensinados desde cedo, e os jogos são meios extremamente úteis para isso. 

Além disso, todos os jogos requerem comunicação, por isso as crianças têm de falar umas com as outras, negociar e compreender as regras. Ajudar um amigo em dificuldade e ser um jogador de equipe honesto também são qualidades que podem ser desenvolvidas através dos jogos.

Ideias de jogos para crianças

Existem diversos jogos que podem ser ensinados para as crianças, com o objetivo de divertir e promover o desenvolvimento de habilidades.

Separamos alguns que quem é da década de 80 certamente aprendeu, e que achamos que a criançada atual também merece saber.

PIFE

Os jogos da família do rummy, como a canastra e o pife, são os mais populares entre as gerações. Fáceis de assimilar e bastante dinâmicos, a dica é deixar que os pequenos comecem aprendendo apenas as regras básicas, para irem evoluindo para versões mais complexas. Esses são jogos que agradam todas as idades, por isso, ninguém vai se chatear em ser convidado para jogar. Uma ótima oportunidade para se divertir em família!

MAU-MAU (UNO)

O deck do mau mau não é apenas ótimo para aprimorar o conhecimento de cores e números entre as crianças mais novas, mas, conforme elas começam a aprender matemática, há uma série de jogos que podem ser jogados com o mesmo baralho que são uma maneira divertida de entender adição, subtração e outras formas de aritmética.

GO FISH

Bastante popular nos Estados Unidos, este é um jogo que as crianças adoram, principalmente porque podem gritar para os pais, “Vá pescar!” (Go Fish), quando eles erram uma carta. Crianças adoram ver adultos cometendo erros. Fora a diversão que isso causa, é saudável para eles verem que você pode tentar e falhar e tentar novamente. O jogo é um bom exercício de comunicação e negociação.

LUDO

Os benefícios do Ludo são imensos para o público jovem. Esse jogo ensina espírito esportivo, a importância do revezamento, da partilha e promove uma competitividade saudável. Especialistas consideram o ludo uma ferramenta eficaz que desenvolve as habilidades matemáticas da criança, bem como sua linguagem posicional. E, vamos convir, é muito divertido!

XADREZ

O xadrez é muito vinculado ao aprimoramento da concentração infantil, da resolução de problemas, do pensamento crítico, original e criativo – e até mesmo das habilidades matemáticas. Também é dito que o jogo ajuda a melhorar a memória e ensina o cérebro jovem a gerenciar informações. Toda escola costuma ter um clube do xadrez, o que também dá a oportunidade de crianças socializarem com outras.


DOMINÓ

O dominó é um grande recurso de aprendizagem e uma excelente ferramenta para desenvolver o senso numérico e as habilidades matemáticas. O jogo ajuda crianças a praticar operações de adição, contagem, correspondência, classificação e muito mais. Além disso, os jogos de dominó infantis têm uma jogabilidade muito simples, que envolve nenhuma ou muito pouca habilidade. Isso iguala qualquer vantagem que outra criança possa ter, produzindo um resultado igualitário. 

SUDOKU 

Sudoku parece complexo, mas acredite, mesmo os mais novos podem ganhar bastante com esse jogo. As crianças podem aprender a identificar e reconhecer números, mesmo que um pai ou professor diga a eles qual número selecionar e exatamente onde colocar a peça. Crianças mais velhas são estimuladas a pensar fora da ordem numérica e começam a reconhecer padrões na forma como as peças são colocadas.

FORCA

O nome não é dos melhores, mas o antigo jogo da Forca é uma boa maneira para os leitores mais jovens praticarem o vocabulário. Juntamente com a fonética, praticar o vocábulo ajuda as crianças a aprimorarem o fluxo e a velocidade da leitura, aumentando sua confiança e gosto pelos livros.

Venha se divertir no MegaJogos!

Como podemos concluir, todos esse jogos e muitos outros, ensinam às crianças habilidades básicas de matemática e concentração, bem como habilidades sociais e emocionais importantes.

Aprender pode ser divertido, e os jogos são a prova disso. Por isso, a sugestão do MegaJogos, é que você aproveite o Dia das Crianças para entreter os pequenos com uma diversão saudável, curtindo uma atividade que você podem fazer juntos.

Se faltar um baralho ou caixas de jogos em casa, não se preocupe, todos podem brincar com seus jogos favoritos aqui, no site do Mega. Venha se divertir conosco!

Deixe um comentário