O Scala 40 é um popular jogo de rummy italiano com algumas semelhanças com o mexe-mexe no Brasil e o Kalookie do norte da Europa

Jogo de cartas ágil e divertido, que pode ser jogado por um número ímpar de participantes, vamos falar um pouco mais sobre o Scala 40. 😉

Rummy who?

Rummy é um grupo de jogos de cartas que se destaca por suas regras similares, no qual o objetivo é formar sequências do mesmo naipe ou grupos de 3 ou mais cartas do mesmo valor. Ganha quem descartar todas as suas cartas primeiro.

O jogo mexicano Conquian é considerado pelo estudioso David Parlett como ancestral de todos os jogos de rummy, o qual é derivado de um jogo chinês chamado Khanhoo.

O princípio do rummy de comprar e descartar cartas com a intenção de fazer combinações aparece em jogos de cartas chineses desde o século 18.

E ninguém duvida, porque já vimos por aqui que os chineses são os pais de boa parte dos jogos que conhecemos atualmente.

Mas o que tem o Rummy a ver com o Scala 40?

Bom, o Scala 40 é um jogo de rummy possivelmente adaptado do original chinês e que, graças a imigração, deu origem a outros tipos de jogos, como o Rumino e o famoso Gin Rummy dos Estados Unidos. 

Scala 40: como jogar

O Scala 40 é jogado por 2 a 5 jogadores usando 2 baralhos franceses de 52 cartas e 2 Curingas.

Como em todos os jogos de rummy, o objetivo é, através de compra e descarte, formar trincas ou quadras de cartas de naipes diferentes, mas do mesmo valor, ou sequências de três ou mais cartas do mesmo naipe com valores seguidos (1, 2, 3…).

O vencedor é o jogador que consegue “fechar” o jogo juntando todas as suas cartas às combinações que estão na mesa e descartando a última carta na lixeira.

Resumo do jogo

Scala 40 jogo

  • São distribuídas 13 cartas em sentido horário, para cada jogador. 
  • Uma carta é virada e representa o começo da lixeira. As demais cartas cobertas (viradas com seus valores para a mesa), são colocadas ao lado da lixeira e formam o monte de compra. 
  • Cada jogador compra uma carta do monte e descarta outra, colocando-a na lixeira. 
  • Para abror a partida, é necessário que um jogador baixe uma ou mais trincas, quadras ou sequências que somem, ao menos, 40 pontos. 
  • O jogador que ainda não tenha aberto (baixado nenhum jogo) pode comprar a carta da lixeira somente se utilizar essa carta de imediato para a abertura.
  • O primeiro jogador, também conhecido como “mão”, depois da distribuição das cartas pode comprar a carta da lixeira sem ter que justificar (por exemplo: na distribuição é colocado um Curinga na lixeira. O primeiro jogador pode pegar esse Curinga sem ter que Abrir). Quando se forma uma combinação (trinca, quadra ou sequência) qualquer carta pode ser substituída por um Curinga. 
  • Depois da abertura, na hora de comprar, um jogador pode pegar a última carta da lixeira, enquanto quem ainda não abriu só pode comprar do monte.

Scala 40 jogo

  • Aberto o jogo, um jogador pode, depois de comprar uma carta, adicionar uma ou mais cartas nas combinações que já estão na mesa, mesmo não tendo sidas baixadas por ele. Caso em uma combinação na mesa haja um curinga e o jogador da vez tenha a carta que ele substitui, ele pode colocar a carta e pegar o curinga. 
  • No caso de todas as cartas do monte serem usadas, a lixeira é virada, formando assim um novo monte e a primeira carta é revelada, tornando-se a primeira carta da nova lixeira. 

Scala 40 jogo

  • Não é permitido bater sem descarte. Um jogador pode bater baixando ao mesmo tempo todas as cartas e descartando a última. Nesse caso é chamado de Batida em Mão e os pontos pagos pelos oponentes são calculados em dobro. Não é permitido bater na primeira rodada.

Pontuação

Quando o jogo termina, todos os jogadores contam e marcam o valor total das cartas restantes em suas mãos:

  • As cartas de 2 a 9 valem o próprio valor da carta.
  • As figuras valem 10 pontos.
  • O Curinga vale 25 pontos.
  • O Ás vale 1 ponto quando colocado em uma sequência antes do 2. Vale 11 pontos quando colocado depois do Rei, ou quando colocado em uma trinca ou quadra.

scala 40 pontuação

Qualquer jogador cuja pontuação seja igual ou superior a 101 deve dizer adeus ao jogo, enquanto os outros continuam. O último soldado vivo é o vencedor.

Variações do Scala 40

Como o bom jogo popular que é, famoso por ser jogado em família, o Scala 40 apresenta muitas versões com regras variadas.

Veja algumas que listamos abaixo:

Jogo Único

Cada partida é um evento único. O jogador que fecha simplesmente vence. Neste caso, não há necessidade de os outros jogadores contarem o valor de suas cartas restantes.

Maior Pontuação Alvo

A pontuação na qual um jogador é eliminado do jogo é 151 ou 201, em vez de 101. Esta pontuação alvo deve ser acordada antes de começar o jogo.

Uso anterior da Pilha de Descarte

Permite que um jogador que ainda não abriu, compre a carta do topo da pilha de descarte, desde que esta carta seja usada imediatamente como parte da combinação de abertura do jogador.

Não é necessário descartar ao fechar

O jogador pode fechar o jogo combinando todas as suas cartas com as da mesa, de modo que não sobre nenhuma para descartar no final deste último turno.

Sequências divididas 

As regras para Scala 40 nos livros do jogo de cartas do século XX especificam que nenhuma sequência pode ter mais que cinco cartas. No entanto, as regras oficiais da Federazione Italiana Scala 40 e outras regras publicadas na web não mencionam essa restrição. Então, a maioria das pessoas agora permite sequências mais longas e não permite que elas sejam divididas. 

Scala 40 no MegaJogos

Jogar Scala 40 online envolve muito mais do que apenas tirar boas cartas.

É preciso ter uma visão ampla do jogo e bolar estratégias para usar a mesa toda a seu favor.

A graça do Scala 40 mora justamente aí: apesar de ser fácil de aprender, para vencer nesse jogo você vai ter que queimar seus neurônios.

Quer experimentar? É só acessar o jogo no MegaJogos e você pode começar agora mesmo!

O MegaJogos funciona como um grande salão de jogos virtual, onde pessoas do mundo inteiro podem se encontrar a qualquer hora para jogar seus jogos de cartas e tabuleiro favoritos, como Truco, Tranca, Buraco, Poker, Ludo, Damas e diversos outros games.

Quer sentir a emoção da mesa de jogos sem sair de casa? Una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

cta_scala_40

Deixe um comentário