Você já jogou Buraco?

Aqui no MegaJogos nos reunimos toda semana para uma partidinha e não é a toa que este é um dos nossos jogos de cartas mais acessados!

Mas você sabe a história do Buraco?

O jogo buraco é também conhecido como canastra ou biriba e é por isso que no Mega chamamos de Buraco Canastra. Apesar de muito popular no Brasil, não foi criado por aqui. O jogo de Buraco é originário do Uruguai, e surgiu durante o século passado, nos anos 40. A palavra canastra vem do espanhol canasta e significa “cesta”, local onde os jogadores guardavam as cartas. O Buraco era jogado em reuniões de amigos pois como é um jogo casual de cartas, permite conversas paralelas durante as partidas. Este jogo é considerado um passatempo e não um jogo de disputa como outros que conhecemos como o Pôquer, mas a gente sabe que os jogadores do MegaJogos levam as suas partidas bem a sério, não é mesmo? Vai dizer que você não fica irado quando sua dupla suja a canastra limpa?

Você sabe jogar esse jogo?

Quer aprender como se jogar uma partida de canastra? Se liga na explicação abaixo para aprender tudo bem certinho e ser o primeiro a pegar o morto!

No MegaJogos temos diversas variações dos jogos de Buraco. Em geral o jogo se inicia com a distribuição de 11 cartas para cada jogador (essa é a sua mão de jogo), em seguida é criado o Morto, um conjunto de 11 cartas que será utilizado por quem bater pela primeira vez (são criados dois mortos caso seja um jogo de duplas), o restante das cartas são separadas para a compra dos jogadores durante a partida, esse é chamado de Monte. Na sua vez o jogador tem a opção de comprar uma carta do monte ou todas as cartas do lixo, em seguida ele pode baixar uma trinca de cartas ordenadas e de mesmo naipe ou adicionar uma carta a uma combinação, sua ou de sua dupla, já existente na mesa e finaliza sua jogada descartando uma carta de sua mão para o lixo (mas isto pode variar, no buraco fechado, por exemplo, valem trincas do mesmo número de naipes diferentes).

O jogador bate quando elimina todas as cartas de sua mão e se for a primeira vez ele compra o conjunto de cartas do morto. Se for um jogo em dupla, uma partida de canastra termina quando uma dupla bate o jogo duas vezes e é feita a contagem de pontos. Ganha a dupla que tiver a maior pontuação de acordo com as combinações feitas na mesa.

Dependendo das duplas um jogo de Buraco pode se mostrar um ótimo exercício de raciocínio e estratégia. E você ainda pode aproveitar para colocar as últimas fofocas da semana em dia durante a partida. Você pode aprender mais sobre como jogar buraco com as nossas incríveis dicas aqui e impressionar seus parceiros de jogo. Caso você queira mais detalhes da regras da canastra, é só acessar a página de regras da canastra!

Ficou com vontade de jogar? O MegaJogos possui a maior plataforma de jogos de cartas do Brasil, lá você pode jogar os diversos estilos de Buraco, Truco, Cacheta, Tranca e jogos de tabuleiro. Venha jogar e se divertir com a gente!

 

1 Comment

  • Luci Elena Aguiar Pinheiro de Moura
    Posted 29/04/2019 21:55 0Likes

    Amo o Mega jogos. Adoro jogar buraco e a plataforma do Mega jogos e maravilhosa… Quero agradecer a vocês por essa grande criação que além de interter também ensina como jogar. Parabéns a equipe do Mega Jogos!!!!!!!

Deixe um comentário