Jogos de Cartas
Conheça os jogos de cartas italianos que amamos!

Nutella, Moka, Escopa, Scala… de fato, é longa a lista de coisas que amamos sobre a Itália.
Podemos dizer que nossos amigos da terra da pizza contribuíram muito para deixar nossa vida mais saborosa e divertida.
Então para mostrar um pouco de toda nossa apreciação, reunimos aqui seis jogos de cartas italianos que amamos e um pouco de suas histórias. Confira!
História dos jogos de cartas italianos
A história dos jogos de cartas italianos remonta ao final do século XIV. Acredita-se que as primeiras cartas conhecidas no país tenham sido trazidas do Egito mameluco, devido as imagens usadas.
Antes da fusão dos seus estados independentes, a Itália ocupava muitas regiões diferentes, formando um caldeirão aberto para influências de jogos vindos de todas as partes.
As cartas italianas tradicionais usavam os naipes latinos de espada, copas, moedas e paus, e tinham três cartas com personagens: Valete, Cavaleiro e Rei. Porém, devido à variação regional, era comum encontrar baralhos espanhóis, franceses e alemães em circulação.
Os jogos de cartas italianos modernos usam o baralho de 52 cartas padrão, com algumas cartas removidas (8, 9 e 10) para simular os baralhos tradicionais que costumavam ter apenas 40 cartas.
Como os italianos não dispensam um bom jogo, que podem usar para expressar todas as suas emoções acaloradas, 500 anos depois, jogos como Scala 40 e Briscola ainda são bastante populares no país. #mammamia!
Vamos conhecer um pouco mais sobre os jogos que fazem sucesso lá e aqui no MegaJogos também!
Scala 40
O Scala 40 é um popular jogo de rummy italiano com algumas semelhanças com o mexe-mexe no Brasil e o Kalookie do norte da Europa.
Possivelmente adaptado do jogo de rummy chinês conhecido como Khanhoo, ele deu origem ao Rumino e ao famoso Gin Rummy dos Estados Unidos.
O Scala 40 é jogado por 2 a 5 participantes usando 2 baralhos franceses de 52 cartas e 2 Curingas.
O objetivo é formar trincas ou quadras de cartas de naipes diferentes, mas do mesmo valor, ou sequências de três ou mais cartas do mesmo naipe com valores seguidos (1, 2, 3…).
O vencedor é o jogador que consegue “fechar” o jogo juntando todas as suas cartas às combinações que estão na mesa e descartando a última carta na lixeira.

Escopa
A escopa (em italiano scopa) é um dos jogos de cartas italianos introduzido no Brasil pelos imigrantes no início do século XX.
O jogo, que já foi bastante popular na Itália, ainda é comum em pequenas cidades, onde pessoas se reúnem em torno de uma mesa e idosos trocam palavrões enquanto disputam uma partida de Escopa.
Fácil de aprender, mas é difícil de dominar, tradicionalmente é jogado com um baralho de cartas napolitanas.
O objetivo é combinar uma carta da mão com uma ou várias da mesa, para fazer o maior número de pontos e alcançar, antes dos oponentes, a pontuação selecionada no início da partida: 11, 16 ou 21.
Até hoje o Escopa mantém sua popularidade nos bairros italianos de São Paulo, ABC Paulista e outras cidades de origem italiana, como Santa Teresa (Espírito Santo).

Scopone
O Scopone é uma variante do Escopa para duplas. Na versão do MegaJogos, usamos um baralho de 40 cartas, e cada participante recebe 9 cartas, enquanto as 4 restantes ficam viradas sobre a mesa.
A meta é conseguir os pontos estabelecidos para a partida (normalmente 16). Se um jogador pega todas as cartas na mesa, ele consegue uma ‘Scopa’, que vale 1 ponto.
A dupla que primeiro chegar ou passar dos 16 pontos ganha a partida, somando os pontos obtidos em cada mão (rodada) aos pontos das mãos anteriores.

Briscola
Este é um jogo popular em todo o Mediterrâneo. Provavelmente praticado por marinheiros italianos, acabou se espalhando para Espanha, Croácia e Portugal.
Um dos jogos de cartas italiano mais popular atualmente, Briscola é feito para 2 a 6 participantes.
Disputado com um baralho de 40 cartas, os jogadores de cada dupla se posicionam na mesa em ordem alternada.
O carteador distribui em sentido horário 3 cartas para cada um e vira uma carta sobre a mesa. Essa carta representa o naipe da Briscola, válido para aquela mão.
O jogador à direita do carteador começa baixando uma carta na mesa. A escolha da carta é livre (não sendo obrigatório baixar uma carta do Naipe de Briscola). Ao final da rodada, ganha e recolhe as cartas quem jogou a carta de maior valor do Naipe de Briscola. Ou caso nenhum jogador tenha cartas desse naipe, ganha quem jogou a carta de maior valor do naipe baixado pelo primeiro jogador.
Os pontos disponíveis para cada partida são 120. Vence a dupla que alcançar ao menos 61 pontos.

Tressette
Tressette é um dos principais jogos de cartas italianos, junto com Scopa e Briscola.
Seus registros datam apenas a partir do início do século XVIII, embora acredite-se que suas origens sejam bem mais antigas.
O nome do jogo, “três sete”, pode se referir a sete conjuntos de possibilidades de três ou quatro pontos, quando combinam-se um mínimo de três de cada (três, dois, ás ou todas de um mesmo naipe), ou ao fato de jogarem até vinte e um pontos.
O Tressette é jogado por 4 pessoas (duplas), com um baralho de 40 cartas.
Ao começar, cada jogador recebe 10 cartas. O primeiro de mão, que é o jogador à direita do carteador, coloca uma carta na mesa; o jogador à sua direita deve responder com uma carta do mesmo naipe. Segue a dupla do primeiro de mão e o carteador fecha a rodada. Ganha quem tiver jogado a carta de maior valor.
A dupla que chegar primeiro aos pontos prefixados ganha o jogo.

Escoba
Escoba é uma variante do jogo Scopa, que significa “vassoura”, um nome que se refere à situação no jogo em que todas as cartas da mesa são “varridas” em um turno.
É um jogo que requer habilidade e sorte. Existem tantas variantes de escoba quanto maneiras de jogar poker, então, cuidado ao sentar-se com um monte de velhos aparentemente inocentes em uma pequena praça em Nápoles. Sempre haverá uma regra local que você não conhece.
Aqui no MegaJogos, jogamos escoba com baralho espanhol e o objetivo é fazer o máximo de combinações de cartas que somem 15 pontos.
Quando o jogador consegue, utilizando uma carta de sua mão, pegar todas as cartas da mesa para somar 15 pontos, acontece uma escoba.
Por fim, ganha o jogador que nas diversas rodadas chegar primeiro a pontuação escolhida no início da partida (21 ou 31).

Jogos de cartas italianos no MegaJogos
Os jogos de cartas italianos mais populares são os praticados em dupla, o que deixa claras algumas das maiores características da sociedade italiana: sociabilidade, paixão e competitividade.
De fato, os jogos de cartas sempre fizeram parte da vida urbana italiana, e provavelmente continuarão a fazer. Então, se você tiver a oportunidade de visitar a Itália, não perca a chance de jogar uma partida por lá, para aproveitar ainda mais essa experiência.
Enquanto isso, fique a vontade para praticar e se divertir nas salas do MegaJogos, temos todos esses jogos e muitos outros a sua disposição.
Crie sua conta agora mesmo e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil (que tem um pézinho no globo todo)!
Curiosidades
Sueca: Origem, Evolução e Variações

A Sueca é um dos jogos de cartas mais populares em países de língua portuguesa, especialmente em Portugal e no Brasil.
Aqui no Mega, temos tantos apaixonados pelo jogo que temos campeonatos online e presenciais que geram disputas animadas, dão prêmios inusitados e garantem amigos para uma vida além das telas.
* Torneio Áses da Sueca 2022 – Edição Destaques
Se você ainda não conhece a Sueca, continue lendo e prepare-se para virar fã!

Uma origem nebulosa e nada sueca
A origem exata do jogo de cartas Sueca é incerta. Apesar de seu nome que sugere origem escandinava, a Sueca tem raízes portuguesas e acredita-se que tenha sido inspirada em jogos italianos e espanhóis. Ou seja, de sueca não tem nada. 😅

Existe pouca documentação sobre a origem e história do jogo. O que se sabe é que ele foi transmitido oralmente através de gerações, o famoso de avô-pra-pai-pra-filho-pra-primo e assim por diante durante séculos.
Alguns historiadores apontam que a Sueca pertence à família de jogos de Ás-Dez (ace–ten). Que é um grupo de jogos de vazas com contagem de pontos onde o Ás vale 11 e outro determinado valor (dez, sete ou três) vale 10 pontos.
Essa família inclui jogos antigos europeus, e há fortes semelhanças entre a Sueca e o jogo italiano Briscola, sugerindo que a Sueca se inspirou nesse antecessor italiano.
De fato, o jogo pode ser visto como uma adaptação da Bisca, versão portuguesa do Briscola, uma vez que compartilha a mesma pontuação de cartas e mecânica de trunfo.
Tudo indica que os portugueses conheceram o Briscola através de contatos com italianos, espanhóis ou franceses no século XVIII.

Em Portugal, o jogo acabou se difundindo e ganhando características próprias, nascendo então a Sueca que rapidamente se tornou um dos passatempos favoritos dos portugueses.
Com a s navegações, os portugueses levaram o jogo da Sueca às suas colônias. Assim, ele se espalhou para regiões como o Brasil, Angola e Moçambique ao longo dos séculos XIX e XX.
* Conheça os jogos de cartas italianos que amamos!
Mas, porque Sueca?
Como podemos perceber, o jogo nada tem a ver com a Suécia, suecos ou suecas, e não há nenhuma confirmação do por quê foi batizado assim. 😑Uma hipótese é que o nome venha de uma gíria ou expressão portuguesa antiga e que esteja relacionado ao caráter silencioso do jogo.
Em português, existe a expressão “fazer-se de sueco” (fingir que não entende, permanecer alheio), o que pode ter influenciado a denominação do jogo, uma vez que os jogadores devem permanecer calados, “fazendo-se de suecos” durante as vazas.

Diferentes versões da Sueca
Com o passar do tempo, a Sueca evoluiu de um jogo familiar e regional em Portugal para uma prática enraizada na cultura do país.
No século XIX e início do século XX, era comum ver grupos de diferentes faixas etárias e classes sociais jogando Sueca em cafés, tabernas (tascas) e reuniões de família.
No Brasil, registros apontam que o jogo chegou com os colonizadores e tornou-se popular já no período imperial e republicano, persistindo como passatempo entre os jovens nas décadas de 1960 e em diante.
Igualmente em Angola, Moçambique, Cabo Verde e Goa, a Sueca entrou nos costumes locais via influência portuguesa, mantendo as regras quase idênticas às da metrópole.

Quanto às suas variações, as mais conhecidas são as dos jogos relacionados a sua origem:
Itália – Briscola
O Briscola é jogado tradicionalmente com baralho italiano ou espanhol de 40 cartas (que correspondem às mesmas cartas usadas na Sueca). A principal diferença está na dinâmica do jogo: na Briscola clássica, usualmente para 2 jogadores (ou 4 em duplas), não é obrigatório seguir o naipe da carta líder – cada jogador pode baixar qualquer carta na sua vez.
Além disso, na versão para 2 participantes, cada jogador começa com apenas 3 cartas na mão e repõe uma carta do monte após cada vaza, até acabarem as cartas do baralho.
Isso torna o jogo mais tático quanto à gestão de mão e memória de cartas descartadas, porém menos calculado do que a Sueca (onde todas as cartas são distribuídas desde o início).
Em termos de pontuação, a Briscola considera o 3 como a carta de 10 pontos (imediatamente abaixo do Ás), ou seja, no baralho latino o 3 vale 10 e o 7 não vale pontos (ao contrário da Sueca, em que o 7 vale 10 pontos e o 3 vale 0).
Fora isso, o valor das demais cartas coincide: Ás =11, Rei = 4, Dama/Cavalo = 3, Valete/Sota = 2 pontos.
* História e curiosidades do baralho espanhol
Portugal e Brasil – Sueca
A versão clássica jogada em Portugal e no Brasil (além de Angola e outros países lusófonos) segue as regras tradicionais.
- 40 cartas (baralho francês)
- 4 jogadores em duplas
- Vazas com trunfo e obrigatoriedade de seguir o naipe inicial
- A carta de maior valor após o Ás é o 7 (chamado de manilha), que vale 10 pontos.
- Uma partida completa soma 120 pontos e vence a dupla que atingir 61 ou mais pontos
Essa escolha do 7 como segunda carta mais alta é característica portuguesa; corresponde à bisca do baralho.
Note que a diferença mais importante que a Sueca incorporou (provavelmente sob influência de outros jogos de vazas como o Whist) é a obrigatoriedade de seguir o naipe da carta inicial da vaza.
Isso significa que cada jogador deve jogar uma carta do mesmo naipe daquela que abriu a rodada, caso possua. Se não tiver, pode descartar qualquer carta ou cortar com trunfo.
Essa regra de “obrigar o naipe” distingue a Sueca da Bisca/Briscola original, aumentando a estratégia e o desafio de memória, já que todas as cartas estão distribuídas entre os jogadores (não há monte de compra).
Isso acaba tornando a Sueca um jogo mais estratégico e silencioso, enquanto suas variantes diretas mantiveram um estilo mais simples.
* 5 tipos de baralhos que você precisa conhecer
Novo jogo Sueca Taverna
Agora, se você também acredita que Sueca pode ser uma verdadeira batalha de honra, com estratégia, emoção e um bom trunfo na manga, então temos uma surpresa especial vindo aí.
Muito em breve, os portões da Vila da Sueca vão se abrir para todos os jogadores que quiserem embarcar nessa aventura de cartas com clima de taverna medieval.
É o mesmo jogo de sempre, com as regras clássicas da Sueca que você já conhece, mas agora em um novo universo visual, com personagens cativantes, mesas personalizadas e uma personalidade gráfica totalmente única. Tudo isso construído com uma nova tecnologia, trazendomais fluidez, desempenho e possibilidades visuais, ou seja, um upgrade de experiência sem mudar o coração do jogo.
📲 O pré-registro já está disponível na Google Play! Assim você saberá, antes de todo mundo, quando o jogo está pronto para jogar.
Se você quer jogar Sueca pela primeira vez ou está a procura de parceiros de jogo, o MegaJogos é o seu lugar! 🙂
Jogos de Cartas
Paciência com adrenalina: conheça o novo modo Duelo no Mega

Se você achava que já sabia tudo sobre Paciência, é porque ainda não experimentou o novo modo Duelo do MegaJogos. Pois a clássica experiência solo agora ganhou um toque de adrenalina e competição em tempo real e isso muda tudo.
Com essa atualização, o jogo que sempre foi sinônimo de calma e estratégia agora também é sobre velocidade, precisão e raciocínio rápido. Mas sabe o que é melhor? As regras seguem as mesmas que você já conhece.
Neste post, você vai descobrir:
- O que é o modo Duelo no Paciência
- O que muda em relação à versão tradicional
- Como funcionam os power ups com tempo
- Por que esse modo transforma sua forma de jogar
- Dicas para se dar bem nas partidas
- E como começar a jogar agora mesmo
Então, prepare-se para duelar com jogadores do Brasil inteiro e provar que é o mais rápido na arte de organizar cartas!

O que é o modo Duelo?
O modo Duelo é uma nova modalidade de jogo do Paciência do Mega (lançado no mobile no ano passado).
Ele traz um diferencial poderoso: agora, além de jogar sozinho contra o próprio tempo, você também pode enfrentar outro jogador online em tempo real.
A lógica continua simples e familiar: organize as cartas em ordem crescente, por naipe, do Ás ao Rei. Mas agora, você precisa fazer isso mais rápido que seu oponente. Quem terminar primeiro, vence o duelo.
É o mesmo Paciência que você conhece só que com uma dose extra de emoção, estratégia e urgência.
O que muda em relação ao modo Solo?
A principal diferença entre os dois modos está no ritmo.
Enquanto o modo Solo permite um jogo mais calmo e estratégico, o modo Duelo exige decisões rápidas e movimentos certeiros. Cada segundo conta! Assim, a pressão do tempo e do adversário cria uma dinâmica nova e empolgante.
Outras diferenças importantes:
- 🆚 No Duelo, você joga contra outro jogador, com o mesmo desafio.
- ⚡ O objetivo é completar o jogo primeiro.
- 🎯 O modo exige foco e rapidez, sem espaço para erros.
- 🪄 Os Power Ups não custam moedas, mas sim tempo.
Se você é fã da versão clássica, então vai adorar ver como o jogo se transforma sem perder a essência.
Power ups: agora com tempo, não créditos
Sim, os power ups continuam presentes no Duelo. Eles ajudam a destravar movimentos, encontrar jogadas ou desfazer erros como no modo Solo. Mas tem uma mudança importante:
No Duelo, os power ups não gastam créditos de jogo. Em vez disso, eles têm um tempo de ativação. Ou seja, ao acionar um power up, você precisa esperar alguns segundos até ele ser aplicado.
Essa mecânica deixa a decisão mais estratégica:
- Vale a pena usar um power up se ele vai te fazer perder segundos preciosos?
- Ou é melhor tentar resolver na raça e manter o ritmo?
Essa escolha torna cada partida única e muito mais tensa.

Por que você vai gostar do modo Duelo?
Separamos alguns motivos para você testar o novo modo agora mesmo:
- ✅ Partidas rápidas e empolgantes
- ✅ Clássico repaginado com pegada moderna
- ✅ Ideal para quem tem pouco tempo e quer competir
- ✅ Sem necessidade de créditos para power ups
- ✅ Desafio real com jogadores de todo o Mundo
- ✅ Fácil de aprender, difícil de querer parar
E claro, continua sendo 100% gratuito e acessível no seu app MegaJogos.
Dicas para mandar bem no Duelo
Quer vencer mais partidas? Então, aí vão algumas dicas rápidas:
- Treine no modo Solo, assim você pode ganhar agilidade e prever movimentos.
- Evite erros de clique, pois eles custam tempo precioso.
- Use power ups com sabedoria às vezes esperar 3 segundos pode ser a diferença entre ganhar ou perder.
- Mantenha a calma, mesmo sob pressão.
- Acompanhe o desempenho do seu oponente para pegar dicas das próximas cartas
Com o tempo, você vai pegar o ritmo e começar a vencer mais duelos.

Como jogar o modo Duelo no Mega?
Se você já tem o app Mega instalado, é fácil:
- Abra o app
- Vá até o jogo Paciência
- Selecione o modo Duelo
- Aguarde um oponente chegar na partida
- Boa jogada! 🍀
Se ainda não atualizou o app, faça isso agora na loja de aplicativos. A atualização mais recente já está disponível para Android e iOS.

Paciência Duelo no MegaJogos
O modo Duelo trouxe uma nova cara ao Paciência para mostra que é possível modernizar um clássico, sem perder sua essência.
O que era um passatempo individual agora é uma arena. E o melhor: a qualquer hora, de qualquer lugar, direto do seu celular.
Se você curte jogos rápidos, com estratégia e competição, o novo Paciência Duelo foi feito pra você.
Atualize agora, entre no Duelo e descubra quem é o mais rápido no baralho!
O Mega continua crescendo e evoluindo com você e o jogo só está começando. 🧡

Curiosidades
Buraco STBL: o favorito entre jogadores experientes

O Buraco STBL é uma variação de um dos jogos de cartas mais populares do Brasil, criado, portanto, para agradar jogadores exigentes e experientes.
Mas, o que significa STBL? Como funciona essa variação e por que ela atrai jogadores que querem subir a barra da dificuldade? Tudo isso você descobre neste post. 😉
Origem do Buraco
Simples de aprender e com uma dinâmica cativante, é difícil achar alguém que dispense o convite para uma partida de Buraco.
Sua raiz mais direta é o jogo de cartas Canasta, criado em 1939 no Uruguai por uma dupla de advogados que desejava um jogo que tivesse a complexidade estratégica do Bridge, mas fosse mais simples e rápido de aprender.
A Canasta foi um sucesso tão grande que acabou se espalhando pela América Latina e, assim, vindo parar no Brasil por volta dos anos 1940 e 1950, onde ficou conhecido como Canastra ou Buraco.
Mas, aqui, o jogo acabou sofrendo algumas adaptações, originando outras versões como o Buraco Fechado, Buraco Justificado e o Buraco STBL.
Essas adaptações tornaram as partidas mais dinâmicas e emocionantes, adicionando novas regras e camadas de dificuldade ao jogo.
* Guia definitivo sobre a CANASTRA!
O que significa Buraco STBL?
STBL significa Sem Trinca Bate Limpo. Ou seja, reúne as principais dificuldades das outras modalidades.
Nessa versão só pode bater com canastra limpa, os coringões são usados (Jokers), não vale trinca e a compra da lixeira deve ser justificada.
Essas restrições são o motivo que tornam o jogo tão atrativo para quem busca partidas mais desafiadoras.
Como jogar Buraco STBL
Vamos começar com as regras básicas:
- É jogado normalmente em duplas, com dois baralhos de 52 cartas cada, mais os 2 coringões (Jokers).
- O objetivo é formar sequências de cartas do mesmo naipe.
- NÃO vale trincas.
- Cada dupla deve baixar o maior número de combinações possíveis e, ao final, somar mais pontos que os adversários.
Agora, as principais características que fazem o buraco STBL desafiador e o favorito entre os mais experientes é:
- Para comprar da lixeira, o jogador deverá justificar a compra, baixando a carta de cima da lixeira em um jogo que já estivesse baixado, ou em um novo jogo sem usar nenhuma outra carta da lixeira.
- O morto tem 11 cartas e num jogo de duplas, existe um morto para cada DUPLA – só vai um morto para cada jogador da mesa quando for um contra um.
- Para bater e terminar a partida, a dupla precisa ter ao menos uma canastra limpa na mesa.
Essas variações afetam diretamente a estratégia e a duração das partidas.
Em torneios, o Buraco STBL é usado como padrão em diversas mesas, por proporcionar rodadas mais equilibradas e empolgantes.
Essa competitividade atrai jogadores que não querem apenas diversão, mas também aprimorar suas técnicas.
* Conheça todas as variações do jogo Buraco
Dicas para jogar Buraco STBL como um expert
Se você ficou interessado em experimentar o STBL, aqui vão algumas dicas para se sair bem:
- Estude cada variação antes de jogar – não entre em uma partida “sem trinca” pensando que pode usar as mesmas estratégias do modo tradicional.
- Administre os curingas com cuidado – nessa variação eles são ainda mais valiosos.
- Observe o descarte dos adversários – isso ajuda a prever quais sequências eles estão tentando montar e qual estratégia você deve seguir.
Como há muitas variáveis, contar apenas com sorte não basta. É preciso planejar bem cada jogada e acompanhar de perto o que o adversário está fazendo.
Lembre-se que o STBL exige raciocínio tático apurado, já que as combinações de regras criam mais possibilidades de jogadas (e também mais armadilhas).
* Conheça 10 melhores estratégias de buraco
Leve seu jogo para o próximo patamar com o Buraco STBL
Com o crescimento dos jogos online, o Buraco STBL também ganhou espaço em plataformas digitais.
Sites e aplicativos como o MegaJogos oferecem a possibilidade de escolher essa variação, permitindo que jogadores de todo o Brasil e do mundo aprimorem suas habilidades.
Se você já domina o Buraco tradicional, experimentar o STBL pode ser o próximo passo para elevar sua experiência de jogo. Afinal, como dizem os fãs mais apaixonados: depois que você joga STBL, dificilmente volta para outra versão.
Acesse agora o MegaJogos e desafie a si mesmo numa partida!

Curiosidades3 anos atrásMulheres importantes no mundo dos jogos
Atualização1 ano atrásAtualização MegaJogos – Release 137
Dicas2 anos atrásAprenda como jogar Pife fácil e rápido
Curiosidades7 anos atrásBingo e seus apelidos!
Curiosidades1 ano atrásBaralho Cigano: história, simbolismo e mistérios
Curiosidades1 ano atrásEvolução do jogo Paciência: uma viagem secular
Dicas3 anos atrás5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
Dicas7 anos atrás7 dicas para você ganhar no dominó








































