Pessoal que já passou da casa dos 30 com certeza deve lembrar daquela época de visitas às bancas, atrás de uma palavra-cruzada e um sudoku pra passar o tempo em casa.

Hoje, com a internet, o que mudou é que você não precisa nem sair de casa, dá pra jogar sudoku online

Esse quebra-cabeça numérico tão popular e querido, é merecidamente a estrela do post de hoje.

Sudoku é um jogo japonês, certo? Tente de novo!

É bastante óbvio pensar que um jogo chamado sudoku deve ter nascido na Terra do Sol Nascente. Mas essa parece ser a legítima pegadinha do malandro. Acredite ou não, o jogo veio da terra do tio Sam. #pasme

Howard Garns
Leonhard Euler

Esse famoso racha-cuca foi desenvolvido por Howard Garns, um arquiteto aposentado de Nova York que tinha como hobbie a construção de quebra-cabeças. 

A inspiração veio dos “quadrados latinos” criados em 1783 por Leonhard Euler, matemático suíço. Euler descreveu como “um novo tipo de quadrados mágicos”, uma grade na qual cada número ou símbolo aparece uma vez em cada linha ou coluna. 

Mais de dois séculos depois, a diferença para o Sudoku é que, neste último, a grade é subdividida em blocos de nove.

E dá onde veio o nome japonês?

As primeiras publicações do sudoku surgiram no final da década de 70 na revista Dell Puzzle Magazines, especializada em desafios e quebra-cabeças. O nome original do jogo era “Number Place” – pelo qual continua a ser conhecido nos Estados Unidos.

Em meados da década de 80, ele foi descoberto pela Nikoli, maior empresa japonesa de quebra-cabeça da época e temos aí finalmente a origem do nome sudoku! 

A editora o renomeou para a abreviação japonesa da frase suuji wa dokushin ni kagiru que significa “os dígitos devem permanecer únicos”.

Em 1986, depois de alguns aperfeiçoamentos, o sudoku tornou-se um dos jogos mais vendidos do Japão, onde os jogos numéricos são mais populares que palavras-cruzadas, que não funcionam muito bem na língua japonesa.

Volta ao mundo

Wayne Gould

A disseminação do sudoku para o resto do mundo levou quase duas décadas e, parece ser em boa parte, responsabilidade de Wayne Gould, um juiz que se mudou para Hong Kong e estava fazendo compras em Tóquio, em março de 1997. 

Segundo conta o próprio Wayne, ele se deparou com o jogo por acaso, espiando as prateleiras de uma livraria enquanto esperava a abertura de uma loja. “Assim que vi a grade com os quadrados vazios, me senti muito tentado a preenchê-los. Nos seis anos seguintes, desenvolvi um programa de computador que cria quebra-cabeças de Sudoku na hora”.

Sua próxima parada foi a Grã-Bretanha. “Eu estava a caminho de Hong Kong via Londres”, lembra Gould. “Eu apareci sem avisar no Times, como um caixeiro-viajante antiquado, e coloquei o pé na porta. Eles publicaram o quebra-cabeça no mês seguinte e ele decolou”.

A popularidade rápida fez surgir a Sudoku Selection, revista mensal dedicada à mania, além de vários livros sobre o assunto.

A revista Teachers, apoiada pelo governo, recomendou o Sudoku como um exercício cerebral nas salas de aula. Foi até sugerido que ele pode retardar a progressão de doenças como o Alzheimer.

O sudoku apareceu em jornais da França à Eslováquia e, daí por diante, pegou carona na onda da globalização.

No Brasil, é publicado pelas Revistas Coquetel desde setembro de 2005.

Segundo Wayne, o sucesso do sudoku se deve ao fato de que “O jogo é um passatempo leve e, qualquer pessoa, incluindo imigrantes que não falam a língua nativa, podem fazê-lo”.

Como jogar Sudoku

Jogar sudoku pode parecer meio intimidante a primeira vista, principalmente para a grande parcela da população que não é grande fã de matemática, mas, diferente do que se pensa, o jogo  não requer nenhuma habilidade especial. 

Cubo de Rubik

Chamado de Cubo de Rubik do século 21, ele consiste em uma grade de 81 quadrados, divididos em nove blocos de nove quadrados cada. 

O objetivo é preencher os quadrados vazios para que os números 1 a 9 apareçam apenas uma vez em cada linha, coluna e bloco individual. 

A exigência é lógica ou, para aqueles que desejam se envolver em um jogo diabólico de tentativa e erro, pura paciência.

Curiosidades do Sudoku

Tanto em revistas quanto no mundo online, você geralmente pode escolher o nível de dificuldade do jogo que pretende enfrentar.

Em 2012, o matemático finlandês Arto Inkala, afirmou ter criado o sudoku mais difícil do mundo, batizado por ele de “Everest”.

Inkala projetou o Everest de modo que sua solução fosse quase impossível de ser descoberta, desafio voltado apenas para as poucas mentes brilhantes que existem por aí.

Na cultura do Sudoku, o jogo é classificado em uma escala de cinco estrelas, sendo que quanto mais estrelas, mais difícil. De acordo com o jornal britânico The Telegraph, o Everest é classificado com onze.

Mas quem quiser bater no peito, chamar o gênio interior pra luta e tentar resolver o desafio, pode ficar tranquilo, porque o número de Sudokus possíveis de realizar é de 6.670.903.752.021.072.936.960 (6.7 mil biliões). Ou seja, se você persistir bastante, uma hora acerta. 

(Mentira, não há tempo de vida para testar tudo isso. Nossa recomendação é que você deixe o Everest para lá, escale um morrinho mais simpático e evite o estresse.)

Quem quiser se divertir com esse racha-cuca dos números, pode começar agora mesmo, é só acessar o site do MegaJogos.

Estamos online 24 horas esperando você para uma partida dos seus jogos favoritos.

Faça login e veja quanto tempo você leva para terminar um sudoku! É a sua chance de provar que as aulas de matemática valeram pra alguma coisa ou que você nunca precisou delas em primeiro lugar.

Deixe um comentário