Você conhece ou já jogou o famoso jogo Damas? Difícil alguém dizer que não. O jogo Damas é mundialmente conhecido porém a sua exata data de criação é imprecisa. Muitos historiadores convergem para a era da Europa Medieval. Além disso, o game tem ligações diretas com um antigo jogo chamado “Alquerque” e o nosso conhecido Xadrez.

Você sabia que existem variações no jogo?


Como a maioria dos jogos datados dessa época, o jogo Damas, sofreu diversas variações históricas e regionais. Por conta disso, hoje existem no mínimo 5 variações diferentes na forma de se jogar este divertido jogo de tabuleiro! Dessa forma o que para muitas pessoas não deve ser surpresa, nós do MegaJogos trouxemos essas 5 variações para você!

Com quais regras costuma-se jogar?


O jogo de Damas mais conhecido no Brasil é uma variação criada aqui. Assim nomeada de “Damas Brasileiras”, o tabuleiro possui 8 linhas e 8 colunas. As pedras podem capturar para trás, já a dama pode mover-se livremente nas diagonais. Da mesma forma, outra variação do game bastante parecida é o “Damas Internacionais”, tendo como única diferença um tabuleiro maior, contendo 10 colunas.

E na Europa?

O MegaJogos possui 3 versões de Damas Europeias. Você pode divertir-se com a Italiana, Espanhola ou Inglesa. Igualmente todas as variações contam com um tabuleiro de 8 colunas e as peças podem capturar apenas para frente. A única dessas 3 em que a dama pode fazer movimentos longos são as Damas Espanholas. Por outro lado a Italiana possui a grande diagonal de cor branca. Tudo bem que as variações entre essas 3 modalidades são mínimas, mas para vencer no game é importante conhecê-las e principalmente treinar muito!

Você conhecia essas variações? Qual delas você já jogou? Aproveite e teste todas essas variações no MegaJogos! Divirta-se e nos conte qual das variações você mais gosta!

2 Comments

  • Herlinda Calmet
    Posted 08/02/2019 20:10 0Likes

    Las damas españolas son las mas comunes y para mi las mejores que siempre he jugado. Diganme si hay opción de que puedan incluírlas en los juegos.

  • Kauan
    Posted 17/09/2020 14:12 0Likes

    Ja joguei a Italiana, e eu não conhecia essas variações.

Deixe um comentário