Jogos de tabuleiro
Origem dos nomes dos jogos de tabuleiros mais famosos

Você já parou para se perguntar quem inventou o nome de certos jogos de tabuleiro, como Xadrez? Damas? Dominó?
A origem dos nomes é sempre um assunto curioso, com mais curiosidade do que explicações, mas nós lutamos, nos embrenhamos nas areias do tempo da internet, e conseguimos trazer algumas respostas até aqui.
4 nomes de jogos de tabuleiro lendários e dá onde eles saíram
Já falamos aqui sobre a origem e história de vários jogos de tabuleiro e cartas e, a essa altura, se você nos acompanha, já deve ter percebido que há muita especulação pra pouco fato.
Isso acontece porque na época em que a maioria desses jogos foram criados, ou o papel não havia sido inventado ou era uma novidade pouco usada.
Mas, como diz um ditado particularmente famoso entre mães, “quem procura, acha”! E como as mães sempre tem razão, nós achamos muita coisa.
Veja só o que conseguimos descobrir sobre a origem de 4 nomes de jogos de tabuleiro famosos:
Xadrez
O xadrez tem uma aura de coruja velha que faz todo mundo pensar que ele é da época dos dinossauros, mas, na verdade, se comparado com outros jogos de tabuleiro desta lista, ele é relativamente jovem.
Embora as origens exatas do xadrez sejam desconhecidas, a maioria dos historiadores concorda que o jogo se originou na Índia durante o Império Gupta por volta do século VI dC.
A forma inicial do jogo chamava-se chaturanga, que apresentava as quatro divisões das forças armadas da época: infantaria, cavalaria, elefantes e carruagem. Essas peças acabaram evoluindo para o peão, cavaleiro, bispo e torre, respectivamente.
A partir da Índia, o jogo viajou para a China e para a Pérsia, seguindo as rotas comerciais.
Aí finalmente aparece o nome que conhecemos hoje em dia, que teria sua origem na palavra persa shah, que significa rei.
“Os árabes, que conquistaram a Pérsia em 651, se encarregaram de difundir a prática do jogo”, afirma Carlo Callero, secretário-geral da Confederação Brasileira de Xadrez. Motivo pelo qual ele foi apresentado como xadrez para o resto do mundo.
Damas
A Damas é um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo que ainda é muito praticado hoje em dia.
As origens do jogo remontam à antiga cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia (atual Iraque), que existia por volta de 3000 aC. #apenas
Um jogo de tabuleiro que se assemelha a Damas, com pequenas variações, teve sua datação de carbono confirmada para esse período.
Outra possibilidade é que ela tenha nascido a partir de um jogo chamado Alquerque, muito praticado no Egito Antigo, em que se usava um tabuleiro 5X5, similar a Damas.
Finalmente, por volta de 1100 d.C., um francês teve a ideia de jogar o jogo em um tabuleiro de xadrez. Isso significava expandir o número de peças para 12 de cada lado. Essa nova versão foi batizada de “Fierges” ou “Ferses”.
Logo, os franceses também perceberam que tornar os saltos obrigatórios deixava o jogo mais desafiador e resolveram chamar essa nova versão de “Jeu Force”.
A variação mais antiga era considerada um jogo social para mulheres e chamava-se “Le Jeu Plaisant De Dames” (O jogo agradável das Damas).
Dominó
Os dominós são descendentes diretos dos dados comuns de seis lados e, embora um jogo muito semelhante tenha sido jogado no Egito antigo, o dominó parece ter sido inventado independentemente na Europa e na China.
A versão mais aceita, porém, é que ele tenha surgido há vários séculos na China, inventado por um soldado chamado Hung Ming, que teria vivido de 243 a 181 a.C. Enquanto o jogo europeu parece ter se originado na Itália apenas no início do século XVIII. #suspeito
O que acontece, é que o antigo dominó chinês traz todas as 21 combinações que podem ser obtidas ao lançar dois dados, sugerindo que um jogo possa ter nascido do outro. Já na Europa, há sete peças a mais, combinando esses números também com o zero.
Assim, estudiosos sustentam que, até por ser extremamente simples, o jogo pode ter aparecido simultaneamente em várias partes do mundo. #aindasuspeito
Alguns etimologistas sugerem que o nome deriva do domino, uma capa com capuz preto e forro branco, usado pelos padres, mas isso é apenas um palpite.
Outras teorias sustentam que a palavra “dominó” provavelmente deriva do latim dominus (o dono da casa).
Monopólio

Jogo “Capital” do MegaJogos que simula o “Monopólio”.
Muitos jogadores modernos vêem o Monopólio como uma glorificação do capitalismo cruel, o que é o oposto do que a sua criadora pretendia.
Elizabeth “Lizzie” Magie foi uma defensora do movimento tributário único durante o final do século XIX. A proposta pedia a abolição de todos os impostos em favor de um imposto único sobre a propriedade, esperando que isso reduzisse a distância entre os proprietários ricos e seus inquilinos da classe trabalhadora.
Para tornar esses princípios mais envolventes, Lizzie Magie os transformou em um jogo de tabuleiro em 1902. O objetivo do Jogo do Senhorio, como era chamado inicialmente, era arrebatar o máximo possível de terras. À medida que as propriedades disponíveis se tornavam escassas e o aluguel aumentava, os proprietários assistiam a sua fortuna se multiplicar enquanto os outros jogadores caíam em falência.
Magie achou que a crítica do jogo aos proprietários gananciosos era óbvia, mas ele acabou evoluindo para algo bem distante de sua intenção original.
Depois de patentear sua ideia em 1904, ela enviou o jogo para a Parker Brothers, onde foi rejeitado por ser político demais.
No entanto, logo as pessoas estavam criando suas próprias versões do jogo, sendo que uma delas, batizada de Monopólio, foi aceita pela Parker Brothers em 1934.
Magie concordou em vender seu jogo de tabuleiro sob a condição de que cópias do original também fossem lançadas. Mas, ficou dolorosamente claro qual a versão os consumidores preferiam.
As vendas do monopólio chamativo e cheio de dinheiro dispararam, enquanto a parábola política de Magie ficou esquecida. ?
Jogos de tabuleiro no MegaJogos
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os seus jogos de tabuleiro favoritos, só falta uma coisa: jogar!
Faça agora login no MegaJogos e escolha por qual deles você prefere começar.
Temos Xadrez, Damas, Dominó, Capital, Stratego, Ludo, Bingo e muito mais esperando por você.
Nossas salas de jogo estão sempre abertas e prontas para você começar uma partida. Chame seus amigos ou pratique contra um de nossos bots. De qualquer forma, a diversão é garantida.
Não perca mais tempo, una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!
Curiosidades
Do Xadrez ao Poker: Os Melhores Torneios do Mundo dos Jogos

Jogar seu jogo favorito é bom, mas, melhor ainda se tiver uma dose extra de emoção, e é para isso que servem os torneios.
Imagine estar em um local com um monte de gente apaixonada pelo mesmo jogo que você, ter a oportunidade de competir pra ver quem é o melhor e, além disso, valendo prêmio. Imaginou? Arrepiou? Pois é, esse é o poder dos torneios, uma adrenalina irresistível.
Quer saber mais sobre o assunto e onde você se inscreve? Então, vem que esse post é pra você. 😉
Torneios de jogos de cartas e tabuleiro famosos ao redor do mundo
Torneios são competições organizadas em que indivíduos ou equipes disputam entre si com o objetivo de alcançar a vitória e, quem sabe, levar para casa um belo prêmio (além do título de mestre dos mestres, claro). 👑
Dessa maneira, eles podem ocorrer em diversos formatos — eliminatórias, pontos corridos, mata-mata, entre outros — e são comuns em esportes, eSports, jogos de tabuleiro, cartas, videogames, etc.
Enquanto, no universo dos jogos de cartas e tabuleiro clássicos, como poker e xadrez, os torneios já são bastante consagrados, reunindo jogadores que acabam se tornando verdadeiras lendas do jogo.
Esses torneios ajudam a manter viva a tradição, cativando novas gerações e, ao mesmo tempo, contribuindo para elevar o nível técnico dos jogadores.
Além disso, alguns campeonatos têm prêmios milionários, patrocínios de grandes marcas e cobertura internacional.
Pois é, veja alguns dos torneios mais emblemáticos de jogos de cartas e de tabuleiro ao redor do mundo.
1. World Series of Poker (WSOP) – EUA
O WSOP é o maior torneio de poker do mundo, realizado anualmente em Las Vegas. Esse, até quem não entende nada do jogo já deve ter ouvido falar.
Criado em 1970, o evento cresceu com a popularização do Texas Hold’em. Hoje, atrai milhares de jogadores, desde amadores a lendas do poker.
O vencedor do evento principal conquista o famoso bracelete de ouro, além de prêmios que podem ultrapassar os 10 milhões de dólares. 🤑
O WSOP é tão reconhecido que possui etapas qualificatórias em vários países.
* Conheça os 7 melhores lugares para jogar poker no mundo
2. Campeonato Mundial de Xadrez
Clássico dos clássicos, o xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais antigos e respeitados do mundo.
Enquanto seu Campeonato Mundial, organizado pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez), existe desde 1886 e reúne os maiores mestres da atualidade.
O evento segue um rígido sistema classificatório e é transmitido para milhões de espectadores ao redor do planeta. Jogadores como Magnus Carlsen, Garry Kasparov e Bobby Fischer ajudaram a tornar esse torneio lendário.
Além do mundial, há também eventos renomados como o Tata Steel Chess Tournament (Holanda) e o Sinquefield Cup (EUA).
* Peças de Xadrez: História, Nomes, Valores e Estratégias
3. Magic: The Gathering World Championship
Quem diria que o jogo que começou mais como cartinhas colecionáveis ia virar esse fenômeno que mostrou que veio para ficar.
Magic: The Gathering é o jogo de cartas colecionáveis mais popular do mundo, com uma comunidade ativa desde 1993.
Seu campeonato mundial reúne os melhores jogadores de diversos países após uma temporada de classificatórias e rankings.
Os prêmios chegam a centenas de milhares de dólares, e o prestígio entre os fãs do jogo é imenso.
4. World Championship of Bridge
O bridge é um jogo de cartas extremamente técnico e intelectual, muito popular em países europeus e nos Estados Unidos.
O Campeonato Mundial de Bridge, organizado pela World Bridge Federation (WBF), ocorre a cada dois anos e inclui categorias por idade, gênero e equipes.
É um dos torneios mais respeitados no cenário de jogos mentais, por isso, já foi até considerado para as Olimpíadas.
Países como Itália, Estados Unidos, França e China costumam dominar o pódio.
5. Monopoly World Championship
Esse nos pegou de surpresa e não podíamos deixar de compartilhar aqui.
Pois é, o Monopoly (Banco Imobiliário, no Brasil) também tem um campeonato mundial oficial.
Organizado esporadicamente pela Hasbro, o torneio já passou por cidades como Tóquio, Las Vegas e Monte Carlo.
Os participantes disputam partidas com regras padronizadas, muitas vezes sob limite de tempo e esqueça a vibe de brincadeira com os amigos, pois o campeonato atrai jogadores altamente estratégicos e bem preparados.
* Conheça os 5 melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos
Torneios no MegaJogos
Aqui no MegaJogos organizamos nossos próprios torneios e, embora seja online, garantimos que emoção não falta!
A disputa nos rankings é acirradíssima e uma verdadeira dança das cadeiras, com jogadores determinados a se manterem no topo.
Como aqui a diversão é nível profissional, nossos torneios usam o modelo de Emparceiramento Suíço – método mais difundido para torneios de jogos, utilizado desde 1895 por inúmeros campeonatos ao redor do mundo.
Esse é um modelo de torneio não eliminatório onde cada equipe joga um número fixo de rodadas. A classificação da equipe muda na tabela do torneio a cada partida vencida ou perdida.
Todos os torneios têm horários predefinidos e são iniciados somente se o número mínimo de participantes (geralmente duas mesas completas na disputa) for alcançado até o horário marcado.
Existem dois tipos de torneios no MegaJogos:
- Torneio Pro: Qualquer pessoa pode participar; premiação em créditos, troféus e pontos para o Ranking. O valor da inscrição é de 500 moedas.
- Torneio VIP: Exclusivo para jogadores com Passaporte VIP ativo. Premiação em troféus exclusivos e pontuação para o Ranking.
* VIP? Vantagens do tapete vermelho!
Torneio de Aniversário MegaJogos
Para celebrar os 23 anos do MegaJogos (ihaaaaaa!!! 🎉🎉🎉), organizamos uma série de torneios especiais baseados em habilidade e competição, isso mesmo, não é preciso pagar nada para participar.
Além disso, os vencedores receberão premiações comemorativas em vouchers (vale-compras) digitais e créditos virtuais, como forma de reconhecimento e agradecimento à comunidade de jogadores.

Cronograma de Torneios
Serão realizados 34 torneios especiais, distribuídos conforme cronograma abaixo:
03/08 – Buraco Canastra (7 torneios):
02:00, 08:00, 11:00, 14:00, 17:00, 20:00, 23:00
13/08 – Buraco Fechado STBL (6 torneios):
01:30, 07:30, 10:30, 16:30, 19:30, 22:30
17/08 – Tranca (6 torneios):
00:00, 09:00, 12:00, 15:00, 18:00, 21:00
21/08 – Dominó Clássico (8 torneios):
01:00, 07:30, 10:00, 12:30, 15:00, 17:30, 20:00, 22:30
24/08 – Truco (7 torneios):
01:00, 10:00, 12:30, 15:00, 17:30, 20:00, 22:30
Os torneios seguem o formato e as regras gerais dos torneios da MegaJogos, que você pode conferir aqui: https://www.megajogos.com.br/torneios/regras
Se você é fã desses jogos, não perca a chance de participar!
* Regulamento do Evento de Torneios Comemorativos de 23 anos do MegaJogos
E se esses não estão na sua lista de favoritos, não se preocupe, pois temos vários outros torneios acontecendo o tempo todo no Mega, basta olhar a tabela de horários.
Mais uma vez, fica aquele convite: una-se a nós e faça parte da maior plataforma de jogos online do Brasil!

Dicas
Jogos Offline: 7 opções para quem está sem internet

Sabe o que é pior do que esperar horas por alguma coisa? Esperar horas por alguma coisa sem ter internet pra pelo menos jogar um joguinho online. 🥴
Seja durante uma viagem, na sala de espera do dentista ou numa queda de conexão demorada, se não houver nem um livro para distrair, a boa notícia é que ainda existem os jogos offline para salvar o dia.
Mas aqui no MegaJogos nossos usuários não passam perrengue, e neste post listamos 7 jogos que não dependem de Wi-Fi, 4G ou qualquer sinal. Bóra lá?
Ficou sem internet? 7 jogos offline que vão te salvar
Não são poucos os momentos do dia que a gente pode acabar sem ter nada pra fazer além de esperar.
Longos trajetos de ônibus, filas de espera para atendimento, intervalos de almoço ou de aulas, enfim, às vezes não resta nada a fazer senão esperar o tempo passar, e é aí que os jogos offline são uma ótima pedida, porque nem sempre temos wi-fi a disposição.
No MegaJogos, temos uma grande lista de jogos que você pode jogar sem depender de internet, e separamos sete que consideramos excelentes opções. Então, confira!
1. Buraco
Buraco tem tantos fãs que foi um dos primeiros jogos offline que providenciamos.
Ele é o queridinho das famílias brasileiras, então é bem provável que você tenha uma memória de infância em que aparece uma mesa com quatro pessoas discutindo se “batida vale ponto extra”.
O Buraco é um jogo de cartas para duas ou quatro pessoas (nesse caso, duas duplas) em que o objetivo é formar combinações (trincas e sequências) e baixar todas as cartas antes dos adversários.
Pode parecer um pouco confuso no começo, mas depois que você pegar o jeito não vai querer parar de jogar.
2. Truco
Ah, o Truco… não dá pra falar de jogos offline sem citar esse que é pura emoção e tapa na mesa.
Seja a versão paulista, gaudéria ou mineira, o que importa é que o Truco é quase um esporte nacional.
Já que, rola blefe, sinais escondidos, e uma dose generosa de gritaria. Tudo isso com apenas um baralho e duas ou quatro pessoas. Cada rodada é rápida, mas intensa.
Quem joga truco sabe: não é só um jogo de cartas, mas uma verdadeira farra. Ideal para animar qualquer momento.
* Principais diferenças entre Truco Mineiro x Truco Paulista x Truco Gaudério
3. Dominó
Dominó é aquele jogo que a gente aprende com os avós, mas que nunca sai de moda. É simples e ótimo para todas as idades.
Com 28 peças numeradas, o objetivo é encaixar as peças na mesa combinando os números nas extremidades.
O charme do dominó está na estratégia: saber quando segurar uma peça, quando travar o jogo, e claro, contar as peças que já saíram.
Entre os jogos offline, esse é ótimo para treinar o raciocínio e se desconectar do mundo digital por um tempo.
4. Xadrez
Na vibe de jogos offline que estimulam o cérebro, o xadrez é imbatível.
Imortalizado por gênios como Bobby Fischer e Garry Kasparov, e trazido de volta a popularidade pelo seriado “O Gambito da Rainha”, o xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais antigos e respeitados do mundo.
Com 16 peças para cada jogador e infinitas possibilidades de jogadas, o jogo desenvolve a lógica, o foco, a paciência e o pensamento estratégico.
Pode parecer um pouco intimidador no começo, mas depois que você aprende as regras básicas, percebe como o xadrez é fascinante.
* 11 dicas de xadrez para iniciantes
5. Paciência
Essa é a opção de muitos lobos solitários por aí, aquelas pessoas que não dispensam um momento de silêncio e ausência de qualquer socialização.
Primeiro jogo de cartas a ganhar sua versão virtual, a Paciência é um dos jogos mais populares do mundo e, assim como o buraco e o truco, tem versões variadas.
No jogo tradicional, o objetivo é organizar todas as cartas por naipes, em ordem crescente, usando apenas o que está disponível na mesa e no monte.
O melhor de tudo é que você só precisa de um baralho e uma superfície para jogar. É a companheira perfeita para um dia offline e introspectivo.
* Evolução do jogo Paciência: uma viagem secular
6. Sueca
Muito popular em Portugal e também no sul do Brasil, a Sueca é um jogo de cartas jogado em duplas.
Cada jogador recebe 10 cartas, e o objetivo é fazer mais pontos do que o time adversário com as cartas que vencerem nas rodadas.
A dinâmica da Sueca é envolvente. É um jogo de cooperação de equipe, onde saber a hora certa de jogar aquela carta alta pode fazer toda a diferença
Se você está procurando um jogo de parceria com mais profundidade do que o truco, a Sueca pode ser a escolha perfeita.
7. Gamão
Fechando a lista dos nossos tops jogos offline, temos o sofisticado Gamão (ou Backgammon, como é conhecido internacionalmente).
Um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo, o gamão mistura sorte (com os dados) e estratégia (com o movimento das peças).
O objetivo é tirar todas as suas peças do tabuleiro antes do adversário, enquanto tenta bloquear ou capturar as peças dele.
O tabuleiro pode parecer complicado no começo, mas depois que você aprende é só alegria. Uma ótima maneira de esquecer do resto do mundo por algumas horas.
Outros jogos offline do MegaJogos
Elegemos estes sete como excelentes opções de jogos offline para quem está sem internet porque se obrigou ou foi obrigado.
No entanto, nossa lista é muito maior. Você também pode se desconectar e jogar:
- Tranca
- Conquian
- Chinchon
- Damas
- Cacheta
- Pife
- Scala 40
- Trilha
- Rouba Monte
- Ludo Clássico
- Parchis
- Escopa Italiana
- Scopone Scientifico
Perceba que ficar sem internet não precisa ser um problema. Pelo contrário, pode ser a oportunidade perfeita para revisitar seus jogos favoritos e descobrir novos.
Afinal, vivemos cercados de notificações, mensagens, feeds infinitos e chamadas. Às vezes, tudo o que precisamos é um tempo offline mesmo.
Seja você fã de jogos de cartas, peças ou tabuleiro, o MegaJogos é o seu lugar. Aqui temos opções para todos os gostos. 😉
Então, da próxima vez que o Wi-Fi cair ou você quiser dar um tempo do barulho da internet e das redes sociais, una-se a nós, estamos te esperando!
Curiosidades
Peças de Xadrez: História, Nomes, Valores e Estratégias

Você já parou para se perguntar qual a origem das peças de xadrez? Quem inventou? Por que se movem de formas diferentes e valem mais ou menos? Bom, dá pra imaginar porque determinaram que o peão vale menos que o rei, mas, a rainha toda poderosa, por exemplo, nem esteve lá desde o princípio.
Nós somos curiosos, então, fomos atrás de respostas e este artigo é todo sobre as peças que fazem do xadrez o jogo estratégico e incrível que ele é. Afinal, se você quer dominar o tabuleiro, comece conhecendo bem suas tropas.
Breve História do Xadrez
O xadrez é um jogo milenar com origens que remontam ao século VI, na Índia.
Dessa longa história com várias hipóteses, acredita-se que a versão do jogo mais antiga conhecida era chamada de chaturanga, que significa “quatro divisões do exército” — infantaria, cavalaria, elefantes e carros de guerra.
Da Índia, o chaturanga chegou à Pérsia, chamando-se shatranj, e, após a conquista árabe, se espalhou pela Europa, onde foram incluídos o Bispo e a Dama, em substituição às peças Elefante e Vizir, respectivamente.
Essa substituição ocorreu para deixar o jogo mais dinâmico, uma vez que o elefante podia apenas se mover em saltos por duas casas nas diagonais, e o vizir uma casa nas diagonais.
A inclusão das novas peças deu mais rapidez e novas possibilidades ao jogo, o que fez surgir as primeiras análises de aberturas e aumentar os registros e estudos sobre o xadrez.
*Quem veio antes? O Xadrez, ou o Damas?
Então, por volta do século XV, o jogo já estava bem popularizado na Europa, onde ganhou a forma que conhecemos hoje em dia.
Em 1851, foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres e, em 1924, foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em Paris, que organizou a primeira Olimpíada de Xadrez e o mundial feminino, vencido por Vera Menchik.
Finalmente, com o avanço da computação a partir da década de 1950, começam a surgir os primeiros programas que jogam xadrez, que foram o caminho para os jogos e competições online da atualidade.
* Mulheres importantes na história dos jogos de cartas
As 6 Peças de Xadrez: Funções, Nomes e Valores
O jogo de xadrez é composto por seis tipos diferentes de peças. Cada jogador começa com 16 peças: 1 rei, 1 dama (ou rainha), 2 torres, 2 bispos, 2 cavalos e 8 peões.
As peças de xadrez têm valor relativo, que refere-se à pontuação atribuída a cada uma para avaliar sua força em comparação com outras peças durante o jogo
Peças com maior capacidade de movimento geralmente têm um valor relativo maior, como veremos a seguir.
1. Rei
- Valor relativo: Não tem preço, ou seja, se for capturado, o jogo termina.
- Movimento: Uma casa, em qualquer direção.
- Origem do nome: Do persa shah, que significa “rei”. Em árabe, o termo “shah mat” (xeque-mate) significa “o rei está indefeso”.
O rei é a peça mais importante do jogo. Embora não seja a mais poderosa (e não fala lá muita coisa), sua proteção é o objetivo central da partida.
Então, um xeque-mate significa que o rei não tem mais escapatória — e o jogo termina.
2. Dama (ou Rainha)
- Valor relativo: 9 pontos.
- Movimento: Qualquer número de casas na vertical, horizontal ou diagonal.
- Origem do nome: Na Europa medieval, o vizir do shatranj foi substituído pela “rainha”, em homenagem à influência de mulheres reais da época.
- Resumindo, ninguém segura essa mulher! 💃👸🏽
A dama é a peça mais poderosa do jogo, pois combina o movimento da torre e do bispo. Além disso, sua versatilidade permite ataque e defesa em praticamente qualquer parte do tabuleiro.
3. Torre
- Valor relativo: 5 pontos
- Movimento: Qualquer número de casas na vertical ou horizontal
- Origem do nome: Vem do persa rukh, que significava carro de guerra. Em algumas traduções é chamada de castelo.
A torre é especialmente poderosa no final do jogo, pois é quando o tabuleiro está mais aberto.
Atua bem em colunas e fileiras, e participa do movimento especial do roque com o rei.
* 5 melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos
4. Bispo
- Valor relativo: 3 pontos
- Movimento: Qualquer número de casas em diagonal
- Origem do nome: Na Índia, representava um elefante. Em inglês, chama-se bishop (bispo), devido à mitra na cabeça da peça; enquanto que em francês, fou (bobo da corte); em espanhol, alfil (do árabe al-fil, “elefante”)
O bispo é uma peça estratégica, atuando exclusivamente nas casas da mesma cor em que começa.
Dois bispos podem controlar longas diagonais e complementar a ação da dama.
5. Cavalo
- Valor relativo: 3 pontos
- Movimento: Em “L” (duas casas em uma direção e uma casa perpendicular)
- Origem do nome: Mantém o símbolo da cavalaria desde o chaturanga. Em inglês é knight (cavaleiro), reforçando seu papel militar
É a única peça que pode “pular” sobre as outras.
Por isso, o cavalo é essencial para ataques inesperados e controle de posições centrais no início da partida.
6. Peão
- Valor relativo: 1 ponto
- Movimento: Uma casa para frente (duas na primeira jogada); captura na diagonal
- Origem do nome: Representa a infantaria, os soldados rasos. O termo “peão” deriva do francês pion, que significa soldado a pé
Apesar de subestimado, o peão é fundamental no xadrez.
Eles controlam espaço, protegem peças maiores e podem se transformar em qualquer peça (exceto rei) ao chegar à última linha — um processo chamado promoção.
Estratégia e Valor Relativo das Peças de Xadrez
Conforme mencionamos no início desse tópico, embora o valor das peças de xadrez seja estimado numericamente, o contexto estratégico pode mudar sua importância.
Por exemplo:
- Dois bispos em posições abertas podem valer mais do que uma torre e um peão.
- Um cavalo bem posicionado no centro pode desequilibrar um jogo mesmo contra uma torre.
- O sacrifício de peças (entregar uma peça valiosa para obter vantagem tática) é comum entre jogadores experientes.
* 5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
Conheça sua tropa e derrube o adversário no xadrez
Dominar as peças de xadrez é o primeiro passo para jogar com estratégia e confiança.
Aprender o valor e o movimento de cada peça permite que você crie táticas, visualize ataques e compreenda a lógica por trás de cada jogada.
O xadrez é um jogo de cálculo e visão — e tudo começa com as peças.
Se quiser treinar, é só acessar o MegaJogos! Aqui explicamos todas as regras, damos as melhores dicas, e temos salas online sempre abertas para você praticar e competir com outros jogadores.
Una-se a nós e quem sabe logo logo você não aparece entre os mestres de xadrez do nosso ranking. 😉
- Curiosidades3 anos atrás
Mulheres importantes no mundo dos jogos
- Atualização7 meses atrás
Atualização MegaJogos – Release 137
- Curiosidades6 anos atrás
Bingo e seus apelidos!
- Dicas2 anos atrás
Aprenda como jogar Pife fácil e rápido
- Dicas2 anos atrás
5 jogadas de xadrez que você precisa conhecer
- Dicas6 anos atrás
7 dicas para você ganhar no dominó
- Curiosidades5 anos atrás
7 Filmes para quem é fã de jogos de cartas
- Curiosidades13 anos atrás
Sinais no Truco: Como Usar os Sinais para Vencer
Murilo Gomes Reis
16/09/2020 at 10:14
eu gostei dos jogos de cartas e tabuleiro.